Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Não é nada oficial mas poderá fazer depois das eleições para aumentar o assento no parlamento e para quem sabe fazer com que o Costa seja PM. Catarina Martins e António Costa reúnem a 5 de Outubro

Tendo em conta as sondagens, se a coligação não conseguir maioria parlamentar, o melhor para o país, no que toca a estabilidade governativa para não haver novas eleições dentro de 2 anos, era o PS coligar-se com o BE ou, então, um bloco central, mas acho esse cenário mais difícil.

Anastacia, podes partilhar as sondagens que viste, se faz favor?

Outra coisa em relação à veracidade destas sondagens. Em 2011, creio que houve sondagens que colocavam o PS à frente. Foi por isso que fui à procura delas, mas não achei essas... Podem-me confirmar se chegou mesmo a haver sondagens dessas com o PS à frente e por que empresa(s) foram criadas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora os portugueses são sado-masoquistas só porque a coligação está à frente? Eu pergunto-me é como é há tanta gente que acredite nas dezenas de promessas do Costa, em que ele se compromete a fazer tudo e mais alguma coisa, tal como o Tsipras. Aliás, o próprio Costa só agora se está a aperceber que não há um tudo ou nada, porque se jogar assim vai certamente obter um nada. Discursos populistas em que se promete a reposição de tudo e mais alguma coisa mas depois não garante como vai fazer isso (está tudo na famosa "pastinha" :rolleyes: ) já viram, de facto, melhores dias. No Reino Unido, apesar de também terem passado por algumas medidas de austeridade, os britânicos deram uma nova chance aos Conservadores porque sabiam que eram a melhor opção, apesar de tudo. E aqui está a acontecer exatamente o mesmo. 

E mesmo que o PS faça coligação com o BE, se pegarem nos valores das sondagens em cima, não vão ter maioria absoluta. Aliás, continuam a não ultrapassar a coligação na sondagem da Católica e nem chegam aos 40% na da Intercampus. E depois vão a quem? PCP? Querem que o governo dure um ano, com visões tão diferentes destes 3 partidos de esquerda? Costa até pode ir por uma coligação de esquerda, mas acredito que será bem mais instável que um bloco central. A subida da coligação está mesmo a tornar a ideia do bloco central possível, até porque a direita já se mostrou disposta a negociar, mas claro, o Costa prefere embirrar como uma criancinha e dizer "ou tenho tudo, ou não têm nada". Isso, claro, no seu mundo encantado de promessas...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora os portugueses são sado-masoquistas só porque a coligação está à frente? Eu pergunto-me é como é há tanta gente que acredite nas dezenas de promessas do Costa, em que ele se compromete a fazer tudo e mais alguma coisa, tal como o Tsipras. Aliás, o próprio Costa só agora se está a aperceber que não há um tudo ou nada, porque se jogar assim vai certamente obter um nada. Discursos populistas em que se promete a reposição de tudo e mais alguma coisa mas depois não garante como vai fazer isso (está tudo na famosa "pastinha" :rolleyes: ) já viram, de facto, melhores dias. No Reino Unido, apesar de também terem passado por algumas medidas de austeridade, os britânicos deram uma nova chance aos Conservadores porque sabiam que eram a melhor opção, apesar de tudo. E aqui está a acontecer exatamente o mesmo. 

E mesmo que o PS faça coligação com o BE, se pegarem nos valores das sondagens em cima, não vão ter maioria absoluta. Aliás, continuam a não ultrapassar a coligação na sondagem da Católica e nem chegam aos 40% na da Intercampus. E depois vão a quem? PCP? Querem que o governo dure um ano, com visões tão diferentes destes 3 partidos de esquerda? Costa até pode ir por uma coligação de esquerda, mas acredito que será bem mais instável que um bloco central. A subida da coligação está mesmo a tornar a ideia do bloco central possível, até porque a direita já se mostrou disposta a negociar, mas claro, o Costa prefere embirrar como uma criancinha e dizer "ou tenho tudo, ou não têm nada". Isso, claro, no seu mundo encantado de promessas...

Concordo em parte e digo mais. O PS perdendo as eleições para a coligação, o Costa já era. Antevejo uma crise interna. É caso para dizer volta Seguro, estás perdoado. É um outro cenário possível. Eu avisei... :lol:

Editado por Fernando Costa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta as sondagens, se a coligação não conseguir maioria parlamentar, o melhor para o país, no que toca a estabilidade governativa para não haver novas eleições dentro de 2 anos, era o PS coligar-se com o BE ou, então, um bloco central, mas acho esse cenário mais difícil.

Anastacia, podes partilhar as sondagens que viste, se faz favor?

Outra coisa em relação à veracidade destas sondagens. Em 2011, creio que houve sondagens que colocavam o PS à frente. Foi por isso que fui à procura delas, mas não achei essas... Podem-me confirmar se chegou mesmo a haver sondagens dessas com o PS à frente e por que empresa(s) foram criadas?

Vi da RTP/Católica, SIC/Expresso, TVI/Público e Correio da Manhã. Também vi algumas mais amadoras nas redes sociais e em alguns sites. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa em relação à veracidade destas sondagens. Em 2011, creio que houve sondagens que colocavam o PS à frente. Foi por isso que fui à procura delas, mas não achei essas... Podem-me confirmar se chegou mesmo a haver sondagens dessas com o PS à frente e por que empresa(s) foram criadas?

Podes consultar a evolução aqui, incluindo já as exit polls no dia das eleições: https://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_legislative_election,_2011 Mas basicamente todas elas davam vitória ao PSD, embora a distância para o PS acabasse por ter sido relativamente maior do que se previa.

Concordo em parte e digo mais. O PS perdendo as eleições para a coligação, o Costa já era. Antevejo uma crise interna. É caso para dizer volta Seguro, estás perdoado. É um outro cenário possível. Eu avisei... :lol:

Tal como acredito que, se a derrota para à coligação for pesada, o Passos Coelho demite-se, acredito que se o PS sofrer uma derrota considerável no dia 4, o Costa se demite.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes consultar a evolução aqui, incluindo já as exit polls no dia das eleições: https://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_legislative_election,_2011 Mas basicamente todas elas davam vitória ao PSD, embora a distância para o PS acabasse por ter sido relativamente maior do que se previa.

Obrigado. Afinal, houve ainda uma em maio que dava a vitória ao PS. Se calhar era essa que me estava a colocar em dúvida as atuais. Por aí, as mais próximas que ficaram do resultado final foram as da Aximage e da Marktest. Estas medidoras estão a facultar dados atualmente a algum jornal?

Quanto ao cenário duma coligação PS-BE. Eu falei num cenário desses, caso o PS troque de valores com a coligação. Aí, juntamente com o BE, já fica próximo dos 50%.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solução é o PS ou é outro partido?

Não há nenhuma solução mágica. Mas sim prefiro o PS à Coligação.

Mas já percebi que quem não é de direita aqui, é logo atacado.

 

Ah e quanto aos discursos, epá menos, vão ver os discursos do Passos de 2011 e descobrir as 23930249 incoerências entre o que ele disse e fez. Mas claro isso já não interessa. E essas tentativas de colagem do Costa ao Tsipras são hilariantes. Agora o PS é de extrema-esquerda querem ver? 
Têm todo o direito de preferir uma ideologia de direita, de gostarem mais do PSD, de odiarem o PS ou o Costa. Mas como é possível acharem que o governo foi competente? Até onde vão as vossas palas sinceramente.

Editado por joanna
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e quanto aos discursos, epá menos, vão ver os discursos do Passos de 2011 e descobrir as 23930249 incoerências entre o que ele disse e fez. Mas claro isso já não interessa. E essas tentativas de colagem do Costa ao Tsipras são hilariantes. Agora o PS é de extrema-esquerda querem ver? 
Têm todo o direito de preferir uma ideologia de direita, de gostarem mais do PSD, de odiarem o PS ou o Costa. Mas como é possível acharem que o governo foi competente? Até onde vão as vossas palas sinceramente.

Não é de extrema-esquerda, mas, pela primeira vez, acho que estas eleições não irão tanto pelo político que promete mais mas sim por aquele que parece saber confrontar os desafios previsíveis que temos pela frente e tem um discurso mais de cautela do que de reposição de tudo e mais alguma coisa assim de repente. No entanto, e isto acontece do mesmo modo na esquerda um pouco por toda a Europa, o Costa continua com os seus discursos populistas, continua a prometer repor um monte de coisas quando é óbvio que a nossa economia ainda está demasiado frágil para isso. Portanto, as colagens do Costa ao Tsipras não são assim tão hilariantes. Um prometeu o impossível, outro está a prometer aquilo que não se pode fazer já.

E não foi competente por quê? Quando o Portas apresentou a sua demissão "irrevogável", o governo podia muito bem ter caído, o Passos podia ter muito bem ter-se demitido. E não o fez... Provavelmente outros teriam-no feito. Ele segurou-se ao cargo mesmo com tantos protestos, greves, demissões, entre um monte de outras coisas. Só isso diz muito, e não digo isto por ser de direita, mas sim porque sei que ao longo da nossa democracia pós-25 de Abril, derrubaram-se governos por menos. Se foi uma maravilha? Não, fez coisas erradas também como qualquer governo. Agora, depois daquilo que lhe foi herdado, eu acho que merece um 2º mandato, em que certamente não estará tão preso àquilo que tinha de cumprir em 2011.

Além disso, Passos conseguiu unir a direita. A direita está mais que unida atualmente. Se a direita ganhar, já sabemos que, em princípio, não haverá nenhuma espécie de cisão. E, independentemente da idealogia política que temos, se somos mais de direita ou de esquerda, é notório que a esquerda não está assim tão unida. Há diferenças enormes seja a nível nacional, seja a nível europeu. Eu até vejo um acordo entre PS e BE (se, juntos, conseguirem obter uma maioria absoluta no parlamento). Mas com o PCP, que é basicamente um partido de protesto, esteja lá PS ou PSD? Acho que todos sabemos o que acontece se Portugal passar um período de instabilidade política. Claro que depois há o bloco central, que até é a solução que prefiro caso nenhum consiga maioria absoluta, resta saber é se o Costa sabe dar o braço a torcer, até porque ainda continua a pedir maiorias absolutas quando já nem à frente da coligação está, à exceção da sondagem do Expresso. Para ter um governo de um ano, que cai à primeira linha vermelha do PCP ou do BE, que é cruzada, acho que é preferível optar pela direita, sim, a direita que até fez cortes necessários num país que nunca esteve habituado a ter um estado social mas que o quer ter independentemente de tudo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marinho e Pinto diz:

“Eu vou ser eleito deputado no distrito de Coimbra contra todas as sondagens”

http://pdr-partidodemocraticorepublicano.simply-webspace.com.pt/?p=2859

Tenho sérias dúvidas. Acredito que o PDR eleja deputados pelo Porto e/ou por Lisboa. Agora por Coimbra...

Se bem que podiam chamar o PDR caso ninguém consiga a maioria absoluta, oferecendo-lhes o cargo de Ministro da Educação. Eles defendem que os professores tenham mais autoridade e eu sou totalmente a favor disso. Hoje em dia, há alunos que fazem dos professores gato sapato.

 

Quanto às sondagens em si, numa eu reparei que a percentagem de alentejanos no inquérito era de 2%. Acho que isto pode explicar algumas coisas, não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizem que os Funcionários Públicos são os culpados da crise, mas são dos poucos portugueses que não conseguem escapar ao pagamento de impostos, muitos também recebem o SMN (coveiros, auxiliares de acção educativa, etc)... Será que também não houve muitos trabalhadores do privado que fugiam aos impostos e recebiam por fora (como no caso da construção civil ou das limpezas)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu tinha 14 anos, era a favor, porque queria votar e não podia. Mas devia ser uma exceção, portanto... Hoje em dia é-me indiferente. O BE tem propostas melhores. :P 

Mas tem razão nesse aspeto: se se trabalha, creio que já deviam ter o direito de votar (e de ter a carta de automóvel, também; enfim, a maioridade).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nah, há gente com 20 anos mais imatura que eu sei lá, quanto mais com 16 anos. Acredito que muitos adolescentes votariam em consciência e tudo mais, mas sei que a maioria não estaria nem aí para as eleições.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS cancela comício onde coligação juntou seis mil apoiantes

Era um bocado complicado para o PS meter 1500 pessoas num sitio onde a coligação meteu quase 6500 ...

http://www.tvi24.iol.pt/politica/europarque/ps-cancela-comicio-onde-coligacao-juntou-6-mil-apoiantes?utm_campaign=ed-tvi24&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vale o que vale. Sinceramente, nunca confio nos resultados das sondagens (nem mesmo à boca das urnas). De qualquer maneira, se a coligação ganhar, prefiro que seja com maioria.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vale o que vale. Sinceramente, nunca confio nos resultados das sondagens (nem mesmo à boca das urnas). De qualquer maneira, se a coligação ganhar, prefiro que seja com maioria.

Eu só comento resultados no Domingo a partir das 22H. Até as próprias sondagens à boca da urnas vão ter grandes probabilidades de falhar. O tempo segundo consta não vai ajudar por isso a abstenção será provavelmente superior a 40 por cento. Custa-me a acreditar nos valores das últimas sondagens princpalmente a da Aximage e da Marktest que já dão a coligação acima dos 40...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só comento resultados no Domingo a partir das 22H. Até as próprias sondagens à boca da urnas vão ter grandes probabilidades de falhar. O tempo segundo consta não vai ajudar por isso a abstenção será provavelmente superior a 40 por cento. Custa-me a acreditar nos valores das últimas sondagens princpalmente a da Aximage e da Marktest que já dão a coligação acima dos 40...

Diria mais superior a 60%...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diria mais superior a 60%...

Espero bem que não seja tanto.

Em 2011 já foram 42% e foi um número histórico, quase de certeza que desta vez vai subir, Para mim mais do 50% de abstenção é um número caótico numa democracia e seria o sinal que é preciso alterar alguma coisa relativamente a eleições, mais propriamente inserir o voto electrónico ou a obrigatoriedade do voto. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero bem que não seja tanto.

Em 2011 já foram 42% e foi um número histórico, quase de certeza que desta vez vai subir, Para mim mais do 50% de abstenção é um número caótico numa democracia e seria o sinal que é preciso alterar alguma coisa relativamente a eleições, mais propriamente inserir o voto electrónico ou a obrigatoriedade do voto. 

O povo ja nao quer votar pois ja perceberam que os governos nao passam de marionetas da troika/alemanha.

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...