Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

On 08/03/2021 at 21:05, ATVTQsV disse:

E aí estão os separadores da RTP 2, os primeiros em 3D, que surgiram pouco depois do ambicioso separador de início e fim da Manchete, só que feito num laboratório mais pequeno no Reino Unido. Diz o LP 98 que o separador, em contraste com o da RTP 1, está um pouco "cortado".

"O 2 não era amarelo?"

Cala-te, já sabemos desde 2019 que os algarismos eram iguais nos dois canais, vá-se lá saber porquê. E acho que na altura dos algarismos às riscas diagonais (anterior a este) era amarelo na RTP 1 também.

Com a chegada do novo separador, feito em filme, foi também um retrocesso, porque com a crise houve o corte nas emissões durante o dia, e segundo o que se sabe da revista Mais, o Vascof2001 contou-me que o círculo da RTP 2 nesta fase era rosa.

pois, parece que o vinil do Dervish D foi estragado e a RTP teve de por assim.

 

Já agora aproveito para perguntar. Alguém sabe como foram feitos estes separadores, será scanimate, chroma keying, cgi? Os modelos das letras e o 2 até parecem reais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, bruhmite disse:

 

Já agora aproveito para perguntar. Alguém sabe como foram feitos estes separadores, será scanimate, chroma keying, cgi? Os modelos das letras e o 2 até parecem reais.

Acho que foi com Chroma keying e edição/mistura, imagino que as letras são filmadas de diversos planos e depois montadas em pós produção

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excerpto de uma emissão da RTP 2 no dia 13 de Setembro de 1983:

- Após a exibição do filme que estava a dar nesse dia, aparece-nos a continuidade antes do "Jornal da noite".

O início deste segemento de continuidade é... bem... interessante:

Spoiler

Em vez de vermos a locutora de continuidade a começar logo a sua intervenção...

...bem, alas: a régie deve ter começado o momento de continuidade mais cedo, pois vemos a locutora a instalar-se na cadeira antes de começar a intervenção

Podia até pensar que isto seria um "blooper" não intencionado

- Porque é que o locutor voz-off que pode ser ouvido no final da promoção a um programa da RTP 2 me soa familiar?

- Antes do "Jornal da noite", o relógio Omega ao som dos Iron Maiden com a canção "Purgatory" que vem do album "Killers" lançado em 1981

Editado por LAboy 456
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha a locutora desprevenida :riso:

"Fazemos aqui uma pequena pausa na nossa emissão" e veio-me à mente o fim de emissão da Globo ("mais logo estaremos juntos novaemnte"), olhe que já na altura desta gravação a Globo tinha usado este padrão (e os slides) nos seus fechos

Isto parece uma versão séria da locutora de continuidade de O Tal Canal, mais até do que o fecho da RTP 1 do mês anterior. Deduzo que inspiraram-se neste estúdio para construir o do Tal Canal. O programa só estrearia depois do novo mapa-tipo que proibia a RTP 1 de continuar com a emissão da tarde (só de segunda a sexta) devido a uma crise económica.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 minutes ago, miguelalex23 said:

Dúvidas desfeitas: https://www.voxartist.pt/destaques/candido-mota/

Também o associo muito à RTP1 de 1996 a 98 ou 99.

Exacto, e depois disso saltou para a RTP2 até 2000.

Para a RTP1 em 98 foram o José Mariño e uma voz feminina que não consigo identificar; depois ficou o Mariño a solo, até ao regresso do Rogério Gil em 2000. Mariño nessa altura passou para a RTP2.

Acho que é isto.

Para sintetizar: 
1996-1998: RTP1, Cândido Mota; RTP2, Sílvia Alves;
1998-1999: RTP1, José Mariño e uma voz feminina; RTP2, Cândido Mota;
1999-2000: RTP1, José Mariño; RTP2, Cândido Mota;
2000-2002: RTP1, Rogério Gil; RTP2, José Mariño

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rangel disse:

Exacto, e depois disso saltou para a RTP2 até 2000.

Para a RTP1 em 98 foram o José Mariño e uma voz feminina que não consigo identificar; depois ficou o Mariño a solo, até ao regresso do Rogério Gil em 2000. Mariño nessa altura passou para a RTP2.

Acho que é isto.

Para sintetizar: 
1996-1998: RTP1, Cândido Mota; RTP2, Sílvia Alves;
1998-1999: RTP1, José Mariño e uma voz feminina; RTP2, Cândido Mota;
1999-2000: RTP1, José Mariño; RTP2, Cândido Mota;
2000-2002: RTP1, Rogério Gil; RTP2, José Mariño

1985-1986: RTP1 e 2, Nunes Forte e Maria Fernanda

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Olha a locutora desprevenida :riso:

"Fazemos aqui uma pequena pausa na nossa emissão" e veio-me à mente o fim de emissão da Globo ("mais logo estaremos juntos novaemnte"), olhe que já na altura desta gravação a Globo tinha usado este padrão (e os slides) nos seus fechos

Isto parece uma versão séria da locutora de continuidade de O Tal Canal, mais até do que o fecho da RTP 1 do mês anterior. Deduzo que inspiraram-se neste estúdio para construir o do Tal Canal. O programa só estrearia depois do novo mapa-tipo que proibia a RTP 1 de continuar com a emissão da tarde (só de segunda a sexta) devido a uma crise económica.

O 1º Período de Emissão só foi suspenso após 6 de Março de 1984, até lá era bastante simples: Um proto-programa da manhã chamado "Meio-Dia" que era apresentado pelo Luís Pereira de Sousa que incluia desenhos animados (da HB) e o Jornal da Tarde.

O cenário do Informação 3 do Tal Canal também foi inspirado no cenário do Telejornal utilizado até à entrada da nova grelha em Outubro, especialmente nas tabuletas a indicar o pivot.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, miguelalex23 said:

Sílvia Alves que tinha uma voz grave mas agradável. Agora, do que vou ouvindo dela na Antena 2, tem uma voz que até me faz alguma impressão de ouvir, confesso. 

Não sei o que se passou com a voz dela porque realmente está lastimável...

Editado por Rangel
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sequências de intervalo da RTP 2 no dia 18 de Abril de 1989 - durante a transmissão de um filme na rúbrica "CInema Dois":

O filme em questão era "O espelho", filme de Andrey Tarkovsky lançado em 1975 (a locutora de continuidade nesse dia, Serenella Andrade, referiu que o filme foi produzido em 1974) que até então não tinha sido visto nos cinemas aqui em Portugal + nem sequer tinha tido um lançamento em K7 - fazendo com que essa transmissão fosse totalmente inédita aqui

ExtraÍnicio do que se pode considerar ser o final de emissão da RTP 2 nesse dia (ínicio, pois o resto - infelizmente - não há)

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, LAboy 456 disse:

ExtraÍnicio do que se pode considerar ser o final de emissão da RTP 2 nesse dia (ínicio, pois o resto - infelizmente - não há)

 

É o fim da emissão. A grelha segundo o DL era a seguinte:

15:00 - Filhos e Filhas
15:25 - Agora Escolha
16:55 - Sinhá Moça (42)
17:35 - Trinta Minutos com
18:00 - O Aparecimento do Homem (5)
19:00 - Futebol: 2ª mão das meias-finais da Taça Europeia: Milão-Real Madrid
21:30 - Jornal das 9
22:00 - O Grande Sertão Veredas (6)
22:40 - Som da Surpresa: Art Ensemble of Chicago na Calouste Gulbenkian (segunda parte)
e a seguir o fecho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, hybirdfox disse:

E quando a RTP2 tinha os melhores fins de tarde

 

 

Saudades do Hugo e da Sabrina.

Nessa altura também passava ao final da tarde um desenho animado que eu gostava muito, o Monstro por Engano, mas infelizmente nunca encontrei na net o genérico ou um excerto da versão portuguesa desse desenho animado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, D91 said:

Saudades do Hugo e da Sabrina.

Nessa altura também passava ao final da tarde um desenho animado que eu gostava muito, o Monstro por Engano, mas infelizmente nunca encontrei na net o genérico ou um excerto da versão portuguesa desse desenho animado.

Nao estou a ver qual é. Agora que falaste nisso, lembro-me de uns monstros em marioneta (tipo Alf) que costumavam apresentar o que vinha ai. Mas não me lembro do nome :shipwrecked:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, D91 disse:

Saudades do Hugo e da Sabrina.

Nessa altura também passava ao final da tarde um desenho animado que eu gostava muito, o Monstro por Engano, mas infelizmente nunca encontrei na net o genérico ou um excerto da versão portuguesa desse desenho animado.

A triste verdade é que 90% das dobragens não estão na net. Nem das séries cujos direitos já foram caducados já há bastante tempo.

há 2 minutos, hybirdfox disse:

Nao estou a ver qual é. Agora que falaste nisso, lembro-me de uns monstros em marioneta (tipo Alf) que costumavam apresentar o que vinha ai. Mas não me lembro do nome :shipwrecked:

"Não estou a ver qual é" = em inglês chama-se Monster by Mistake.

"Monstros em marioneta" = isso era o quê, uma espécie de faixa tipo Um-Dó-Li-Tá ou o Levados da Breca?

Agora falo a sério, a última fase do Um-Dó-Li-Tá era apresentado por duas molas com olhos (Um-Dó e Li-Tá) e tinha uma estética parecida com os CD-ROMs da altura, Havia um vídeo na finada conta do ToXicPortugal no início da década passada, mas o canal inteiro foi derrubado pelas forças gananciosas do YouTube.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, ATVTQsV said:

A triste verdade é que 90% das dobragens não estão na net. Nem das séries cujos direitos já foram caducados já há bastante tempo.

"Não estou a ver qual é" = em inglês chama-se Monster by Mistake.

"Monstros em marioneta" = isso era o quê, uma espécie de faixa tipo Um-Dó-Li-Tá ou o Levados da Breca?

Agora falo a sério, a última fase do Um-Dó-Li-Tá era apresentado por duas molas com olhos (Um-Dó e Li-Tá) e tinha uma estética parecida com os CD-ROMs da altura, Havia um vídeo na finada conta do ToXicPortugal no início da década passada, mas o canal inteiro foi derrubado pelas forças gananciosas do YouTube.

Honestamente ja nao me lembro bem, eles vinham numa nave que se despenhava no planeta terra, também não sei se teria alguma coisa a ver com a reciclagem (secular estou a fazer confusão nessa parte), mas sim eles iam tendo vários segmentos entre os desenhos animados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, hybirdfox disse:

Honestamente ja nao me lembro bem, eles vinham numa nave que se despenhava no planeta terra, também não sei se teria alguma coisa a ver com a reciclagem (secular estou a fazer confusão nessa parte), mas sim eles iam tendo vários segmentos entre os desenhos animados.

Eu ia dizer Ecoman mas acho que não tinha nada a ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, hybirdfox disse:

Nao estou a ver qual é. Agora que falaste nisso, lembro-me de uns monstros em marioneta (tipo Alf) que costumavam apresentar o que vinha ai. Mas não me lembro do nome :shipwrecked:

A série que eu estava a falar é esta:

https://m.youtube.com/watch?v=27SS8Pnmrok&feature=youtu.be

Chamava-se em português Monstro por Engano e passava na RTP 2 ao final da tarde. Também passou na RTP1 de manhã. Estreou algures no verão de 2001.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...