Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 30 minutos, André Sousa disse:

Eu fui ver o exame, digam me que aquilo é a brincar!
É tudo muito aleatório, eu ia tirar uma nota nojenta!
Este ano o IAVE andou nas drogas! Quando se achava que não conseguia ser pior que 2017, o IAVE surpreende! 
"Selecione a estratégia, A ou B, que, como autarca, escolheria" eu berrei nesta parte! 

Eu até gostei das duas questões da estratégia. Primeiramente, achei estranhas. Depois, percebi que tanto faz escolher uma estratégia como outra, que a cotação não é desvalorizada, as medidas é que podem ser diferentes. No meu caso, escolhi a estratégia com que estava mais à vontade.

Pior, para mim, foram aquelas questões de escolha múltipla em que temos de dizer as verdadeiras e as falsas (fiquei confuso em todas desse tipo) e a de indicar as culturas temporárias de regadio das apresentadas. Além disso, fartei-me de estudar o clima, pois no ano passado não saiu, e, afinal, também não saiu neste exame.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Eu até gostei das duas questões da estratégia. Primeiramente, achei estranhas. Depois, percebi que tanto faz escolher uma estratégia como outra, que a cotação não é desvalorizada, as medidas é que podem ser diferentes. No meu caso, escolhi a estratégia com que estava mais à vontade.

Pior, para mim, foram aquelas questões de escolha múltipla em que temos de dizer as verdadeiras e as falsas (fiquei confuso em todas desse tipo) e a de indicar as culturas temporárias de regadio das apresentadas. Além disso, fartei-me de estudar o clima, pois no ano passado não saiu, e, afinal, também não saiu neste exame.

Tinha umas muito giras sobre a localização do Altice Arena e a Gare do Oriente. Era mesmo para reprovar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, D007 disse:

Em Física e Química também passaram as escolhas múltiplas para 6 pontos.

E deve acontecer o mesmo em Matemática.

O que me deixa contente é não terem metido as escolhas múltiplas a valer 0,8 valores como na prova de Português.

O que vale é que, mesmo que tire 15, não baixo do 18, embora gostasse de ter uma nota acima de 18. Além disso, não é disciplina de acesso.

Agora mesmo, André Sousa disse:

Tinha umas muito giras sobre a localização do Altice Arena e a Gare do Oriente. Era mesmo para reprovar!

Estava lá a figura, por isso dava para ver que a Altice Arena é a este da Gare do Oriente. Achei graça à publicidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

O que me deixa contente é não terem metido as escolhas múltiplas a valer 0,8 valores como na prova de Português.

O que vale é que, mesmo que tire 15, não baixo do 18, embora gostasse de ter uma nota acima de 18. Além disso, não é disciplina de acesso.

Estava lá a figura, por isso dava para ver que a Altice Arena é a este da Gare do Oriente. Achei graça à publicidade.

O que me está a fazer confusão é a informação da prova, eu não estou a conseguir abrir mas eles normalmente diziam que a EM podia valer até 120.
Eles desta vez disseram que podia ir até 140? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, André Sousa disse:

O que me está a fazer confusão é a informação da prova, eu não estou a conseguir abrir mas eles normalmente diziam que a EM podia valer até 120.
Eles desta vez disseram que podia ir até 140? 

Como já disse aqui no fórum, na informação-prova do exame de Geografia A não vinha qualquer informação sobre a repartição dos pontos pelas questões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, André Sousa disse:

Não tinha visto, desculpa.
Isso é muito estranho. 
Não sei o que deu ao IAVE este ano! 

Quiseram fazer-nos de cobaias...

Entretanto, numa questão, respondi Regiões Agrárias do Ribatejo e Oeste e de Trás-os-Montes e Alto Douro. No entanto, a região só se chama Trás-os-Montes. Acham que me vão considerar a resposta como errada?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, André Sousa disse:

O que me está a fazer confusão é a informação da prova, eu não estou a conseguir abrir mas eles normalmente diziam que a EM podia valer até 120.
Eles desta vez disseram que podia ir até 140? 

A EM valeu na mesma os 120, aumentou a pontuação por alínea, mas diminuíram o número de alíneas, de 24 passou para 20, e aumentaram as perguntas de resposta escrita, para 10, mas diminuíram a pontuação. Costumava ser duas perguntas com 20 pontos cada, desta vez foi as tais duas perguntas da estratégia a valer 12.

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Quiseram fazer-nos de cobaias...

Entretanto, numa questão, respondi Regiões Agrárias do Ribatejo e Oeste e de Trás-os-Montes e Alto Douro. No entanto, a região só se chama Trás-os-Montes. Acham que me vão considerar a resposta como errada?

Essa também era a dúvida da minha professora, se eles aceitam tanto as antigas como as novas denominações das NUTS. Mas eu estou pior, eu não li bem a pergunta e pus Ribatejo e Oeste e Alentejo... Presumo que descontem os 6 pontos.

O pior nos exames de Geografia, mais uma vez, é os critérios de correção das perguntas escritas. Acho que este ano aumentaram o leque de hipóteses, mas mesmo assim, há inúmeras hipóteses possíveis, por exemplo, para perguntas como a 7 e a 14, e várias maneiras de as dizer, por exemplo, no entanto, tenho medo que só por não estar como eles dizem que tem de estar, embora esteja correto à mesma, desconte muito ou tudo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Pimpolho disse:

A EM valeu na mesma os 120, aumentou a pontuação por alínea, mas diminuíram o número de alíneas, de 24 passou para 20, e aumentaram as perguntas de resposta escrita, para 10, mas diminuíram a pontuação. Costumava ser duas perguntas com 20 pontos cada, desta vez foi as tais duas perguntas da estratégia a valer 12.

Essa também era a dúvida da minha professora, se eles aceitam tanto as antigas como as novas denominações das NUTS. Mas eu estou pior, eu não li bem a pergunta e pus Ribatejo e Oeste e Alentejo... Presumo que descontem os 6 pontos.

O pior nos exames de Geografia, mais uma vez, é os critérios de correção das perguntas escritas. Acho que este ano aumentaram o leque de hipóteses, mas mesmo assim, há inúmeras hipóteses possíveis, por exemplo, para perguntas como a 7 e a 14, e várias maneiras de as dizer, por exemplo, no entanto, tenho medo que só por não estar como eles dizem que tem de estar, embora esteja correto à mesma, desconte muito ou tudo.

Eu acho que devem dar 3 pontos por região agrária. Quanto a Trás-os-Montes e Alto Douro, acho que vai depender do professor classificador. Tal como na das culturas, meti trigo e melão e, pelo que me disseram, era tomate e melão, por isso espero ter, pelo menos, metade da cotação, ou seja, 3 pontos.

Quanto aos critérios de correção das perguntas escritas, presumo que estes sofram alterações. Já ouvi dizer que há até um fórum onde os professores partilham opiniões e os jurados do IAVE mostram o seu ponto de vista. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu achei o Exame de Geografia A de 2018 muito mais acessível que o de 2017 (também não era preciso muito). As alterações que fizeram foram boas, na minha opinião. Um exame com 24 perguntas de escolha múltipla era extremamente cansativo, e, embora só tenha perdido 4, já é melhor. Quanto às duas de desenvolvimento, não percebo as críticas... Falava de autarquias, é certo, mas tínhamos de interpretar a pergunta pelos tópicos de resposta e escolher um, basicamente, o que é muito melhor do que ter de falar obrigatoriamente dos dois. E não foi, de forma nenhuma, mais cultura geral, porque a maioria das perguntas foram lecionadas em aula, ao contrário do exame de 2017, em que apareceram lá casos de estudos que nunca tinha visto à frente e com perguntas que nem eram de análise... 

Quanto ao meu exame, e aos critérios: Se no de 2017 tirava um 16, aqui acho que tenho grandes hipóteses de ter um 19. Acertei toda a escolha múltipla e perguntas de resposta direta. Não sei como :haha: Depois, acho que vou perder muitos pontos na questão 12.3, das plataformas digitas, porque nenhum tópico que referi está contemplado nos tópicos de resposta (no máximo dos máximos tenho 4 pontos em 8). Depois na pergunta 14, sobre fomentar a mobilidade sustentável, só acertei num tópico, se bem que falei tanto de reduzir a poluição, como de fomentar o uso de transportes públicos... Se o professor corretor for bom sou capaz de ter a cotação toda, mas se for muito rígido perco pelo menos metade. E depois há aquela da radiação solar e agricultura que lá bem no fim falei das culturas de sequeiro se adaptam à melhor insolação, depois de não ter conseguido sair da energia fotovoltaica (que afinal dava para dois tópicos) xD

Em suma, correu bem, acima das minhas expectativas, e acho que vou conseguir manter a minha nota de frequência :yes: Além disso na minha escola nunca ninguém tirou mais de 18, com sorte sou o primeiro (e se calhar mais um colega meu, que também deve ter aproveitado esta mudança benéfica na estrutura!). 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Fernandovisão disse:

Estou só a falar do ano passado, eu ainda nem sei como irá correr o 11º. Mas para mim geografia sempre foi fácil e tiro boas notas, apesar de não gostar nada de aquilo. Eu memorizo as coisas rápido e ser observador e conhecer o meio ajuda. Para Geografia é necessário aplicar-se os conhecimentos reais, ou seja, conhecer o mundo e saber como ele funciona. É um truque simples, acho eu.

Mas não devia ser. É uma disciplina com programa curricular avaliado em exame por algum motivo, se não não era preciso programa (nem disciplina) e ia-se avaliar o que cada pessoa sabia por conhecimento geral do mundo :| 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Tiago João disse:

Mas não devia ser. É uma disciplina com programa curricular avaliado em exame por algum motivo, se não não era preciso programa (nem disciplina) e ia-se avaliar o que cada pessoa sabia por conhecimento geral do mundo :| 

Mas os próprios professores avisam que é necessário assistir-se ao telejornal, ler noticias e assim. Eles são os primeiros a dizer isso. É uma disciplina que os próprios conhecimentos adquiridos são mesmo coisas que se podem observar diariamente olhando o mundo. Mas há certas coisas que colocam no exame que são exageradas e nunca foram observadas na aula, nisso acho que é um tremendo exagero.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Fernandovisão disse:

Mas os próprios professores avisam que é necessário assistir-se ao telejornal, ler noticias e assim. Eles são os primeiros a dizer isso. É uma disciplina que os próprios conhecimentos adquiridos são mesmo coisas que se podem observar diariamente olhando o mundo. Mas há certas coisas que colocam no exame que são exageradas e nunca foram observadas na aula, nisso acho que é um tremendo exagero.

Sim, é verdade que eles dizem isso, mas não é suposto isso ser objeto de avaliação num exame, em que todos devem estar em pé de igualdade no que toca a aquisição de conhecimentos. :P 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

Sim, é verdade que eles dizem isso, mas não é suposto isso ser objeto de avaliação num exame, em que todos devem estar em pé de igualdade no que toca a aquisição de conhecimentos. :P 

Sim, nisso concordo. Acho que os exames tem muita cultura geral e isso pode prejudicar muita gente. Mas eu nos meus testes, sempre tive sorte nesse ponto. A professora colocou sempre a matéria, podia haver uma ou outra assim mais de cultura geral mas nada de especial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

Quiseram fazer-nos de cobaias...

Entretanto, numa questão, respondi Regiões Agrárias do Ribatejo e Oeste e de Trás-os-Montes e Alto Douro. No entanto, a região só se chama Trás-os-Montes. Acham que me vão considerar a resposta como errada?

Tens os pontos da 1.ª região agrária com toda a certeza. Quanto à segunda, pelos critérios, acho que é provável tirarem-te a cotação. Eu o ano passado perdi 0.5 valores tanto em História como em Português (e em Inglês até perdi mais no 11.º ano) porque, apesar de as minhas respostas restritas estarem "praticamente" bem, "tecnicamente" não eram iguais aos critérios. Eu na altura enviei um email à minha professora de Português porque estava realmente revoltada com a situação, e ela disse que, apesar de concordar com o meu raciocínio e ser claro pela minha resposta a que oração é que me estava a referir, só podiam colocar como certo se estivesse igual aos critérios. Mas friso que não sou professora e então não te posso dizer o que o teu corretor vai fazer.

há 3 horas, msm0 disse:

Já percebi que este ano o iave está a mudar a estrutura de todos os exames, espero que não inventem muito no de História. 

Já que acertei no que ia acontecer a Geografia: se calhar o grupo do 10.º deixa de ser só escolha múltipla...

há 1 hora, Tiago João disse:

Além disso na minha escola nunca ninguém tirou mais de 18

Estás melhor que nós :P No meu ano tive só 159 e foi a nota mais alta da escola em ambas as fases (foi muita gente, incluindo eu, tentar fazer melhoria na 2.ª fase para não descer a nota), e éramos mesmo bastantes alunos internos a ir a exame. Muitos de nós tínhamos notas internas altas a fazer testes com a mesma estrutura e dificuldade de exame e acabámos por descer. O problema geral é exatamente o que o @Televisão 10 diz: os elenco de hipóteses apresentadas nas respostas de desenvolvimento é muito reduzido face à abrangência de tópicos cientificamente possíveis de enquadrar na resposta e faz com que seja tudo muito aberto à interpretação do corretor, e mesmo que ele queria não pode fazer milagres.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gente, Geografia sempre teve exames ridículos, não é de agora. Aquilo não avalia os bons alunos, qualquer pessoa pode espalhar-se ao comprido num exame daqueles assim como qualquer pessoa sem o mínimo estudo da disciplina consegue tirar uma positiva. Uma vergonha nunca terem-se dignado a mudar o exame (ainda não vi o deste ano, mas duvido que as alterações sejam muito significativas) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O modelo de exame de Português do 12º é parecido ao de 9º do ano passado. Reparei nisso porque hoje fui dar uma vista de olhos ao exame e reparei que as estrutura é bastante parecida na parte de interpretação e, apesar de estar dois anos atrasados, não achei o exame difícil de todo, principalmente a Parte C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Duarte disse:

gente, Geografia sempre teve exames ridículos, não é de agora. Aquilo não avalia os bons alunos, qualquer pessoa pode espalhar-se ao comprido num exame daqueles assim como qualquer pessoa sem o mínimo estudo da disciplina consegue tirar uma positiva. Uma vergonha nunca terem-se dignado a mudar o exame (ainda não vi o deste ano, mas duvido que as alterações sejam muito significativas) 

Não deixa de ser mau, mas está bem melhor, pelo menos que o aborto que foi o de 2017. Acho que tinha menos questões específicas da matéria (acho que eram raras), mas quase todas tinham sido mais ou menos levemente faladas nas aulas, em 2017 metade delas eram coisas das quais nunca tinha ouvido falar. Espreita o exame e depois diz qualquer coisa :P 

há 32 minutos, Francisca disse:

Tens os pontos da 1.ª região agrária com toda a certeza. Quanto à segunda, pelos critérios, acho que é provável tirarem-te a cotação. Eu o ano passado perdi 0.5 valores tanto em História como em Português (e em Inglês até perdi mais no 11.º ano) porque, apesar de as minhas respostas restritas estarem "praticamente" bem, "tecnicamente" não eram iguais aos critérios. Eu na altura enviei um email à minha professora de Português porque estava realmente revoltada com a situação, e ela disse que, apesar de concordar com o meu raciocínio e ser claro pela minha resposta a que oração é que me estava a referir, só podiam colocar como certo se estivesse igual aos critérios. Mas friso que não sou professora e então não te posso dizer o que o teu corretor vai fazer.

Já que acertei no que ia acontecer a Geografia: se calhar o grupo do 10.º deixa de ser só escolha múltipla...

Estás melhor que nós :P No meu ano tive só 159 e foi a nota mais alta da escola em ambas as fases (foi muita gente, incluindo eu, tentar fazer melhoria na 2.ª fase para não descer a nota), e éramos mesmo bastantes alunos internos a ir a exame. Muitos de nós tínhamos notas internas altas a fazer testes com a mesma estrutura e dificuldade de exame e acabámos por descer. O problema geral é exatamente o que o @Televisão 10 diz: os elenco de hipóteses apresentadas nas respostas de desenvolvimento é muito reduzido face à abrangência de tópicos cientificamente possíveis de enquadrar na resposta e faz com que seja tudo muito aberto à interpretação do corretor, e mesmo que ele queria não pode fazer milagres.

Mas o 18 de que falo é mesmo desde 1996 ou lá o que é em que é feito o Exame :ph34r: E na minha escola há cerca de 60 pessoas por ano a fazer o exame, não sei como era na tua :P 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Tiago João disse:

Não deixa de ser mau, mas está bem melhor, pelo menos que o aborto que foi o de 2017. Acho que tinha menos questões específicas da matéria (acho que eram raras), mas quase todas tinham sido mais ou menos levemente faladas nas aulas, em 2017 metade delas eram coisas das quais nunca tinha ouvido falar. Espreita o exame e depois diz qualquer coisa :P 

Mas o 18 de que falo é mesmo desde 1996 ou lá o que é em que é feito o Exame :ph34r: E na minha escola há cerca de 60 pessoas por ano a fazer o exame, não sei como era na tua :P 

estou a fazer o de 2018 por ser tão mas tão estupidamente fora da matéria de Geografia. A escolha múltipla dos rios é matéria do 3º ano. 

conheço quem tenha tirado 19 a Geografia A no exame do ano passado (arredondado). 

Editado por Duarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só espero que não inventem no Exame de Economia A, que deve ser dos únicos que está perfeitinho como está :ph34r: Explícito, claro, de acordo com o programa, cotações equilibradas, possibilidades de com estudo ter mais de 18/19, espero que não façam parvoíces (e que não se lembrem de aumentar a cotação das escolhas múltiplas!!!). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Duarte disse:

estou a fazer o de 2018 por ser tão mas tão estupidamente fora da matéria de Geografia. A escolha múltipla dos rios é matéria do 3º ano. 

conheço quem tenha tirado 20 a Geografia A no exame do ano passado (arredondado). 

Até pode ser um pouco fora, mas acho que o 2017 era muito mais fora de contexto. O grupo IV da 2ªfase sobre portos, se não me engano era o cúmulo. Nada a ver mesmo. Neste exame não senti que houvessem perguntas muito fora do contexto, apesar de, claro, ainda estar fora do contexto.

Como? :shok: Pelo menos diz-me que foi na 1ªfase :ph34r: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Tiago João disse:

Até pode ser um pouco fora, mas acho que o 2017 era muito mais fora de contexto. O grupo IV da 2ªfase sobre portos, se não me engano era o cúmulo. Nada a ver mesmo. Neste exame não senti que houvessem perguntas muito fora do contexto, apesar de, claro, ainda estar fora do contexto.

Como? :shok: Pelo menos diz-me que foi na 1ªfase :ph34r: 

foi :P

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Duarte disse:

foi :P

Já vi que foi 19 xD Mas mesmo assim, para o exame que era é obra. Até com um 18 que houve na minha escola me choquei. Neste exame já acho que consigo ter uma nota do género tipo 18/19, mas no do ano passado ia ter um 15/16 e ia matar a minha nota de frequência linda :crying: Que benção ser um ano depois! E eu acho que me ia assustar se chegasse à 2ªfase e me deparasse ali com aquele grupo, ia começar a stressar imenso :ph34r: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...