Jump to content

Memórias da Televisão Brasileira


Luiz Felipe

Posts Recomendados

Clássico do YT, segundo comentários não era o separador de fecho, e passou a ser tal a partir de 1977 (no primeiro ano, era usado exclusivamente para abrir o horário nobre). Como mudaram para o famoso T em 1978, é-me provável que o vídeo tenha sido usado sem mudanças.

E por falar em TV Tupi:

Spoiler

De acordo com relatos do tempo da primeira TV Ceará (já sabes onde parou a concessão), uns relatos que alguém reservou para a posteridade do início da Tupi RJ e o livro Do Tamanho do Brasil, a Tupi (e o posterior grupo dos Associados) encerrava com a canção Acalanto, que no caso de São Paulo, era o tema que encerrava o programa especial de inauguração, onde o apresentador disse que "a televisão é isto, é espectáculo" etc., livro recomendado, tem detalhes a mais. Consta-se que no Rio, quando a canção era tocada, dava-se a grelha do dia seguinte. Não sei quando é que tiraram a canção, mas os meus instintos dizem que foi por causa da renovação geral de 1972, quando surgiu o bombom.

Casos relativos a outros canais:

  • No caso da Globo, há um fosso entre 1976 e 1979 (o fecho onde se preparava a programação "para o homem do ano 2000" do grafismo anterior sobrevive graças a relatos) já que existe muita gente que acredita que o célebre "até amanhã" só entrou em 1979. Já os separadores da Globo eram mais arrojados do que os primeiros feitos nos EUA. Sabe-se que em Londrina foi ao ar até ao fim dos anos 80. Num comentário na conta antiga do Pedro Janov ouvi falar de um comentário a dizer "feio é se usassem no fim dos anos 90"
  • Ainda não foi desenterrado algum fecho do tempo dos tubos (1981-1982), só há escassas evidências e paródia da Salt Cover de 2017
  • Quando o SBT entrou no ar, não se sabe qual o separador usado, o registo mais antigo (antes do célebre separador do satélite) é de 1987 onde o separador corriqueiro da TVS com a música (emprestada) da HBO foi ao ar e meteram foi o habitual anúncio de fecho. Antes de 1985 (?) capaz de ter sido aquele da inauguração sem 4 ou 11 (a não ser que o fecho tenha sido gerado pela filial)
  • O fecho da Record com o tema de São Paulo deve ter sido aposentado quando a logo foi trocada em 1983 uma vez que a gravação ainda tem a logo da década anterior. Com base em registos dos últimos anos antes da toma do Macedo, o canal metia separadores breves daqui para a frente (excepto o início da gestão Macedo)
  • Há ainda "fossas" nas filiais, porque até agora não surgiu a título de exemplo algo da Verdes Mares anterior a 2008 salvo esses do início dos anos 90. Há uns anos tinha em mente fazer um fecho da Verdes Mares com os slides da sereia com base nos encerramentos do grafismo de 2008 no YouTube, aplicado aos grafismos anteriores, e iria fazer a locução, mas não tive vontade por falta de motivação na altura
  • Fora isto, a cronologia dos encerramentos da Globo e da RBS já estão praticamente completas.
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/01/2024 at 11:36, ATVTQsV disse:

Clássico do YT, segundo comentários não era o separador de fecho, e passou a ser tal a partir de 1977 (no primeiro ano, era usado exclusivamente para abrir o horário nobre). Como mudaram para o famoso T em 1978, é-me provável que o vídeo tenha sido usado sem mudanças.

E por falar em TV Tupi:

  Ocultar conteúdo

De acordo com relatos do tempo da primeira TV Ceará (já sabes onde parou a concessão), uns relatos que alguém reservou para a posteridade do início da Tupi RJ e o livro Do Tamanho do Brasil, a Tupi (e o posterior grupo dos Associados) encerrava com a canção Acalanto, que no caso de São Paulo, era o tema que encerrava o programa especial de inauguração, onde o apresentador disse que "a televisão é isto, é espectáculo" etc., livro recomendado, tem detalhes a mais. Consta-se que no Rio, quando a canção era tocada, dava-se a grelha do dia seguinte. Não sei quando é que tiraram a canção, mas os meus instintos dizem que foi por causa da renovação geral de 1972, quando surgiu o bombom.

Casos relativos a outros canais:

  • No caso da Globo, há um fosso entre 1976 e 1979 (o fecho onde se preparava a programação "para o homem do ano 2000" do grafismo anterior sobrevive graças a relatos) já que existe muita gente que acredita que o célebre "até amanhã" só entrou em 1979. Já os separadores da Globo eram mais arrojados do que os primeiros feitos nos EUA. Sabe-se que em Londrina foi ao ar até ao fim dos anos 80. Num comentário na conta antiga do Pedro Janov ouvi falar de um comentário a dizer "feio é se usassem no fim dos anos 90"
  • Ainda não foi desenterrado algum fecho do tempo dos tubos (1981-1982), só há escassas evidências e paródia da Salt Cover de 2017
  • Quando o SBT entrou no ar, não se sabe qual o separador usado, o registo mais antigo (antes do célebre separador do satélite) é de 1987 onde o separador corriqueiro da TVS com a música (emprestada) da HBO foi ao ar e meteram foi o habitual anúncio de fecho. Antes de 1985 (?) capaz de ter sido aquele da inauguração sem 4 ou 11 (a não ser que o fecho tenha sido gerado pela filial)
  • O fecho da Record com o tema de São Paulo deve ter sido aposentado quando a logo foi trocada em 1983 uma vez que a gravação ainda tem a logo da década anterior. Com base em registos dos últimos anos antes da toma do Macedo, o canal metia separadores breves daqui para a frente (excepto o início da gestão Macedo)
  • Há ainda "fossas" nas filiais, porque até agora não surgiu a título de exemplo algo da Verdes Mares anterior a 2008 salvo esses do início dos anos 90. Há uns anos tinha em mente fazer um fecho da Verdes Mares com os slides da sereia com base nos encerramentos do grafismo de 2008 no YouTube, aplicado aos grafismos anteriores, e iria fazer a locução, mas não tive vontade por falta de motivação na altura
  • Fora isto, a cronologia dos encerramentos da Globo e da RBS já estão praticamente completas.

Como a emissão das estações brasileiras não era unificada e o videocassete tardou a ser lançado oficialmente no Brasil [apenas em fevereiro de 1982, embora já houvesse contrabando destes aparelhos desde 1978] fica difícil que essas lacunas sejam devidamente preenchidas. Mas, em muitos casos, era similar à TVE Brasil: um genérico simples e uma locução de continuidade. E, às vezes, nem isso. A TV Bahia sequer tinha abertura e encerramento, entrava e saía direto. 

No SBT não havia um encerramento oficial, apenas uma simples locução informando da abertura ou fecho da emissão. O que seria uma raridade espetacular se tiverem gravado a mira técnica da TV Tupi ou SBT até o final dos anos 80. Me informaram que eles usavam a lendária PM5544 da Philips. O restante das estações usava as colorbars EBU. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, PierreDumont disse:

E, às vezes, nem isso. A TV Bahia sequer tinha abertura e encerramento, entrava e saía direto.

Tenho a ideia de que era só depois de 1998 porque há um fecho de 1995 (nós já vimos) onde até outras afiliadas ousaram tirar o padrão mesmo no encerramento. Que eu saiba quando a TV Paranaense mudou para RPC já não havia Imagine. A RBS (RS) tinha tirado o vídeo de encerramento de 1994 mas a RBS (SC) ainda usava em 2007. A Gazeta (ES) encerrava com um vídeo da sede do grupo à noite sem locução (estava no YouTube em 2022, nunca mais o encontrei, parece que desapareceu). A Anhanguera também. Todas as manutenções da Liberal e da Clube pós-1998 estão desprovidas de aviso. Ia passar o separador de não emissão da Sessão de Gala e dito e feito. Tal também aconteceu na TV Bahia depois disto, eles tinham os diapositivos, eles tinham a grelha, mas a prática praticamente desapareceu.

Citando um certo potiguar "Eu ouvi relatos de que a (Inter)TV Cabugi encerrava com a programação"

há 12 minutos, PierreDumont disse:

No SBT não havia um encerramento oficial, apenas uma simples locução informando da abertura ou fecho da emissão.

Por isso estou a especular que até 1985, em São Paulo a emissão fechava com o primeiro separador como SBT (canal 4) ou algum separador com a marca TVS, como esse de 1987 onde a locução aparece em cima do separador com música emprestada da HBO.

Portanto pela tua lógica o separador de 1988 a 1996, o do satélite e do mapa com as cidades, poderia não ter sido exclusivo do início e do fim. Quando surgiu um separador mais antigo do SBT com o mapa e as cinco regiões, havia quem teorizava que era para encerrar, mas não.

há 14 minutos, PierreDumont disse:

O que seria uma raridade espetacular se tiverem gravado a mira técnica da TV Tupi ou SBT até o final dos anos 80. Me informaram que eles usavam a lendária PM5544 da Philips. O restante das estações usava as colorbars EBU. 

Uma pergunta:

Essa clássica mira do SBT e o relógio tem cara de NEC? É que a mira foi usada no Canal 9 do Peru nos anos 80 e já vi canais do Sri Lanka, Afeganistão, até do próprio Japão cujo relógio usava essa mesma fonte... como a TV estatal do Sri Lanka recebeu doações de equipamentos da NEC durante muitos anos, capaz de ter sido o caso na sede do SBT.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/01/2024 at 15:56, ATVTQsV disse:

Essa clássica mira do SBT e o relógio tem cara de NEC? É que a mira foi usada no Canal 9 do Peru nos anos 80 e já vi canais do Sri Lanka, Afeganistão, até do próprio Japão cujo relógio usava essa mesma fonte... como a TV estatal do Sri Lanka recebeu doações de equipamentos da NEC durante muitos anos, capaz de ter sido o caso na sede do SBT.

Eu não sei, mas posso procurar saber. Esta mira técnica era bastante usada nos canais da Embratel na parabólica [posições 17 e 18 na Banda C]. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

1983 a 1985, depois do criador das antigas mascotes da Excelsior falecer, é-me provável que nasceu o encerramento da lista das filiais.

O que serão aquelas cidades no separador comprido? Uma com toda a certeza é São Paulo e um comentário afirma que seriam algumas cidades que tinham filiais.

E aquele símbolo em forma de U, altas horas de ressaca, nunca mais saberemos :riso:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, starlx90 disse:

Alguém sabe em que canal português o "Gol Show" foi emitido?

Edit: RTP - apresentado por Jorge Carreira em 1995 e 1996

https://www.facebook.com/watch/?v=160003479324471

Vendo o site da SPI International do início dos anos 2000, o formato estava para venda como Goal Show

Não sei de onde veio a ideia do formato, se era da RTP ou se era estrangeiro, já que eles também vendiam Major Alvega e Gnomos, ambos da Miragem (sendo que Gnomos passou na Polónia)

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Fita de promoção de Março de 1998 da DIRECTV "TV de rico" para condomínios e prédios (as gravações dos canais e descodificador foram feitas em Setembro do ano anterior)

E ainda o JB de 23 de Dezembro de 1995. Na época (antes das mudanças de 2006) os canais para o mercado hispânico estavam em canais pares, e no Brasil, nos canais ímpares. Eles não resolveram o problema nos canais "uniformes", as que tinham cobertura panregional.

https://memoria.bn.br/pdf/030015/per030015_1995_00259.pdf

Uma vez (2003) a DIRECTV do Chile tinha a RTP Internacional em duas posições com a mesma grelha (a par e a ímpar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa parte deste programa é mais um "enchimento do saco" da IURD/Record à Globo, pouco depois do acidente de Outubro de 1995. Aqui o tema principal eram dívidas e uso de dinheiro da Caixa Económica por parte da Globo. Reportagens aprofundadas apartir dos 34 minutos até ao fim, quando a cassete fica danificada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...