D91 Posted March 19, 2025 Posted March 19, 2025 Emissão do funeral da Princesa Diana na Rede Globo: 1 Quote
PierreDumont Posted March 30, 2025 Posted March 30, 2025 Raridade - filme apresentado na TV Educativa do Rio de Janeiro em setembro de 1979 com locução de continuidade: Quote
ATVTQsV Posted March 30, 2025 Posted March 30, 2025 há 27 minutos, PierreDumont disse: Raridade - filme apresentado na TV Educativa do Rio de Janeiro em setembro de 1979 com locução de continuidade: Censura Federal mais suja que nos outros canais Cineclube TVE RJ, capaz da locução ter sido inserida dentro do próprio programa Quote
Lee Posted March 30, 2025 Posted March 30, 2025 (edited) Publicação do antigo blog de Aguinaldo Silva, a propósito de Vale Tudo: Citação BRASIL MOSTRA A TUA CARA! Como disse antes, aceitei sem pestanejar o convite de Gilberto Braga para escrever com ele e Leonor Bassères uma novela. Seríamos co-autores, o que significa que teríamos o mesmo peso quanto à autoria. Mas a idéia original era de Gilberto e, na feitura da sinopse, eu e Leonor apenas ajudaríamos. Foi um trabalho difícil. Ao contrário de mim, que considero a sinopse uma peça literária destinada a vender a história aos executivos da emissora, Gilberto acha que ela deve ser simples, concisa e sem maiores arroubos: quase um relatório, num estilo que afinal de contas não facilita muito a leitura. Talvez por isso ela tenha sido devolvida e reescrita quatro vezes, o que acabou por nos deixar inseguros. Além disso, Daniel Filho não morria de amores pela história e, numa das últimas reuniões antes que ela fosse aprovada por Boni, deixou isso bem claro. Mesmo assim ela foi considerada a novela da vez. E então começamos pra valer o nosso trabalho. Eu e Gilberto temos horários e ritmos diferentes: ele vai dormir quando acordo, e só começa efetivamente a trabalhar quando já estou descansando. Na divisão de trabalho ficou estabelecido que ele faria o resumo do bloco (da semana) e o mandaria pra mim, que, de posse deste material, elaborava as escaletas e depois dividia entre os três o trabalho, ou seja: dizia quem ia escrever que cenas. Gilberto morava no Flamengo. Eu tinha acabado de mudar pra Barra da Tijuca, e o bairro, a não ser pela rua Olegário Maciel e as avenidas Armando Lombardi e das Américas, era um vasto descampado. Ainda não havia internet; e o material que Gilberto me enviava às sextas-feiras, devidamente datilografado, era trazido por um mensageiro ao qual, de modo politicamente incorreto, apelidamos “o Negrinho”. Coitado do Negrinho. Chegava à casa de Gilberto por volta de 19 horas e lá ficava até três, quatro da matina (quando este liberava afinal o “resumo da semana”), e então ia entregá-lo em minha casa. O meu prédio não tinha porteiro e tudo que o Negrinho podia fazer era atirar o envelope através das grades da entrada do prédio e depois ir embora pra sua própria casa lá em Mesquita. Enquanto isso eu não dormia. Temia pela segurança do envelope. E se algum vizinho, de sacanagem, o apanhasse antes de mim e sumisse com ele? Com medo que isto acontece descia várias vezes pra ver se o Negrinho já tinha passado e deixado o envelope; porém isso nunca acontecia antes das 4 da matina, quando afinal eu me via com o resumo da semana, bem a tempo de começar a minha jornada de trabalho às 5 e meia. A essa altura a novela já tinha estreado, vinha causando verdadeira comoção e ameaçava se transformar no assunto do dia. As desventuras de Raquel, as canalhices de Maria de Fátima, as maldades de Odete Roitman eram temas de todas as conversas. Enquanto isso, às sextas-feiras, até que chegasse o tal resumo da semana, eu não dormia. A tensão era tanta que a certa altura eu tive a minha primeira crise hipertensiva e precisei ficar internado um dia. Com o decorrer das semanas os resumos de Gilberto iam ficando cada vez mais sucintos... Até que, numa sexta-feira, ele tinha pouco mais de uma linha, que era: “desenvolver a história da maionese e dar um jeito de botar todos os personagens na trama”. A história da maionese era aquela em que Odete Roitman, na tentativa de prejudicar os negócios de Raquel, providenciava pra que ela servisse maionese estragada na sua empresa de cattering. Gilberto não podia ter sido mais sucinto. Mesmo assim eu desenvolvi a “história da maionese” de modo tal que ela durou uma semana. De vez em quando tínhamos o que chamávamos uma “reunião de trama”. Era sempre na casa de Gilberto, e nunca começava antes das 22 horas. Eu ia mais cedo, chegava no Flamengo por volta de 19 horas, deixava o carro estacionado num posto de gasolina, ia pra Churrascaria Majórica, comia um bifão com batatas fritas e duas caipirinhas... E estava pronto pra varar a madrugada trabalhando. Bons tempos em que não padecia de refluxo nem de azia... Eram reuniões divertidíssimas, pois Gilberto é um grande conversador, e para abrilhantar ainda mais o convescote contava com as intervenções sempre bem humoradas do seu copeiro, Ângelo, e o ajudante deste, um rapaz chamado “Fanha”. Leonor, bem mais velha que nós, era sempre a mais animada e disposta. Ela morreu em 2004, aos 78 anos, mas ainda com espírito de menina que estudou no Colégio Sacre Coeur de Marie. Foi um trabalho árduo, difícil, mas sempre prazeroso. Não houve entre nós sequer uma rusga. Posso dizer que houve apenas uma pequena discordância... Por causa do tal mambo da Heleninha. Em 1958, aos quatorze anos de idade, eu vi no cinema uma das cenas mais impressionantes de toda a minha vida: em “Palavras ao Vento”, um filme do diretor Douglas Sirk, a atriz Dorothy Malone dançava um mambo no seu quarto enquanto na sala o seu pai morria. Dorothy ganhou em 1957 o Oscar de atriz coadjuvante por este filme, e sem dúvida a cena do mambo ajudou muito nisso. Durante anos obcecado por esta cena, eu achei que Heleninha Roitman (Renata Sorrah) devia fazer o mesmo no dia da morte de sua mãe, Odete Roitman (Beatriz Segall). Mas Gilberto foi contra. Pra ele a Heleninha, por causa de suas bebedeiras, já aprontara demais da conta. Eu achava que o público queria mais, e esse plus poderia ser o tal mambo. Mas fui voto vencido, e Heleninha se comportou melhor do que eu queria ao saber da morte da mãe: teve apenas um ataque histérico. De qualquer modo, mas não nessa ocasião, ela acabou dançando um mambo na novela. Ele está no You Tube pra quem quiser ver, e coroa uma longuíssima cena de bebedeira que Renata faz magistralmente. “Vale Tudo” estreou em maio de 1988 e terminou em janeiro de 1989. O detalhe da morte de Odete Roitman é que, ao escrevê-la, não nos preocupamos com a data em que ela iria ao ar... E só descobrimos muito tarde que seria no dia 24 de dezembro: véspera de Natal! Não podia ser uma data mais imprópria... Nem tão ruim para o Ibope, pois, tradicionalmente, esse é o dia do ano em que a audiência da televisão é mais baixa. Por isso, nas escaletas seguintes, tive que apelar mais vezes do que a decência permitia para o flash-back: a cada dois capítulos tínhamos o vale a pena ver de novo da morte de Odete Roitman. Ao decidir quem a matou, escolhemos o personagem menos óbvio, e assim Cássia Kiss é que foi a premiada. Várias versões foram gravadas; e ninguém conseguiu descobrir quem era o assassino até o dia em que a cena foi exibida. O fato é que, com ou sem mambo, Vale Tudo a essa altura já se transformara numa daquelas novelas que as pessoas não esquecem. Não que ela tenha sido uma campeã de audiência: não está nem entre as doze primeiras. Mas é, sem dúvida, uma das mais lembradas. Acabado o trabalho eu nem pude descansar sobre os louros, pois ainda naquele ano de 1989 já estreava com TIETA. E mal esta acabou, em 1990, o telefone tocou na minha casa – trim, trim -, eu atendi, e era Gilberto Braga, que propôs: “Vamos fazer de novo?” Eu disse que sim – é claro. A novela seria “O Dono do Mundo”, e eu já participara de várias reuniões de estabelecimento da sinopse quando veio o recado de Daniel Filho em nome da Rede Globo: “Aguinaldo e Gilberto juntos nunca mais; a partir de agora cada um faz a sua”. E foi por isso – só por isso – que nos separamos. Mas quem sabe um dia a proibição será revogada, e então voltaremos a trabalhar juntos? E a Leonor ainda pode nos dar uma mãozinha lá de cima. Edited March 30, 2025 by Lee 1 Quote
D91 Posted April 5, 2025 Posted April 5, 2025 (edited) Telenovelas de Walcyr Carrasco fora da Globo: Cortina de Vidro (telenovela do SBT, emitida na RTP1 em 1995): Xica da Silva (telenovela da Rede Manchete, emitida na TVI entre 1996 e 1997): Fascinação (telenovela do SBT, emitida na TVI entre 1998 e 1999): Edited April 5, 2025 by D91 3 Quote
D91 Posted April 13, 2025 Posted April 13, 2025 Brida: https://www.youtube.com/watch?v=Hjr8rjkMv2Q https://www.youtube.com/watch?v=D1YB1zlafNA&pp=ygUQYnJpZGEgY2FwaXR1bG8gMQ%3D%3D Quote
ATVTQsV Posted April 22, 2025 Posted April 22, 2025 Gravado mesmo com os problemas no ar condicionado deles Quote
PierreDumont Posted April 30, 2025 Posted April 30, 2025 On 22/04/2025 at 08:55, ATVTQsV disse: Gravado mesmo com os problemas no ar condicionado deles Definitivamente isso não faz o menor sentido: uma emissora de nome indígena, em um país predominantemente tropical em que a neve é escassa, fina e ocorre apenas em meados do ano (e quando ocorre...). Quote
ATVTQsV Posted August 6, 2025 Posted August 6, 2025 Fim de emissão da TV Jornal (confia) na fase Band. Corte do sinal nacional com uma diapositiva de despedida feita em Recife com música de tourada e corte do emissor 1 1 Quote
PierreDumont Posted August 6, 2025 Posted August 6, 2025 (edited) há 20 horas, ATVTQsV disse: Fim de emissão da TV Jornal (confia) na fase Band. Corte do sinal nacional com uma diapositiva de despedida feita em Recife com música de tourada e corte do emissor Uma baita raridade em uma época que recebíamos a emissão de Recife por aqui até 1986 (depois foi possível captar a TV Jornal diretamente de Recife pelo canal 2 até saírem da Bandeirantes no final de 1987). Milagre não exibirem a mira técnica do canal 2. Edited August 6, 2025 by PierreDumont 1 Quote
ATVTQsV Posted August 7, 2025 Posted August 7, 2025 há 14 horas, PierreDumont disse: Uma baita raridade em uma época que recebíamos a emissão de Recife por aqui até 1986 (depois foi possível captar a TV Jornal diretamente de Recife pelo canal 2 até saírem da Bandeirantes no final de 1987). Milagre não exibirem a mira técnica do canal 2. A tourada foi tão forte que apagou o emissor tão depressa Quote
ATVTQsV Posted August 11, 2025 Posted August 11, 2025 SBT? O que é SBT? Sempre foi SIBRATEL (Tupi, Record e Band) Quote
PierreDumont Posted August 13, 2025 Posted August 13, 2025 On 05/08/2025 at 22:14, ATVTQsV disse: Corte do sinal nacional com uma diapositiva de despedida feita em Recife com música de tourada e corte do emissor Curiosidade random: as touradas nunca se consolidaram no Brasil e são proibidas desde 1934. O mais estranho é que nenhum brasileiro suspeita da existência da corrida de touros em Portugal, o polêmico evento é associado exclusivamente à Espanha. Confesso que eu fiquei surpreso quando soube que peruanos, colombianos, venezuelanos, mexicanos e portugueses realizavam touradas. On 10/08/2025 at 22:09, ATVTQsV disse: SBT? O que é SBT? Sempre foi SIBRATEL (Tupi, Record e Band) E ainda existiu o SBC (Sistema Brasileiro de Comunicação), falha tentativa da TV Rio em formar uma rede nacional. Fizeram até um experimento em rede com a famosa luta "The Rumble in the Jungle" em outubro de 1974. Quote
ATVTQsV Posted August 25, 2025 Posted August 25, 2025 Voltou o canal principal do Janov, com títulos modificados para não chamar a atenção dos bots do copyright. Tens a minissérie Agosto e mais tarde em Classe A, Setembro Quote
PierreDumont Posted September 13, 2025 Posted September 13, 2025 há 5 horas, D91 disse: Saudades dos loucos anos 90/2000. O que aparecia de homem de sunguinha com o Malaquias bem-marcado e até gente pelada nos comerciais! 1 Quote
PierreDumont Posted September 13, 2025 Posted September 13, 2025 @D91 eu acho que você irá gostar... Sorvete Kibon 1996: Coppertone - 1990: Champô Dimension - 1991: 1 Quote
ATVTQsV Posted September 13, 2025 Posted September 13, 2025 O primeiro desses eu vi no Anúncios de Graça. Em Portugal, a "censura" só começou depois do primeiro Big Brother, por causa das asneiras e tal. E hoje regredimos, a televisão em qualquer país parece o YouTube, com medo de ser "desmonetizado". Quote
ATVTQsV Posted October 15, 2025 Posted October 15, 2025 Era assim que o SBT se apresentava ao segundo encontro dos canais lusófonos em 1989. Quote
Recommended Posts