Jump to content

Animais


OrcLindo

Posts Recomendados

Acabei de receber, de uma forma nua a crua, a notícia de que a Lucy foi eutanasiada.

Eu concordei com esta solução porque ela já não comia, já quase não se mantinha em pé, respirava com muita dificuldade e tinha o sofrimento estampado nos olhos. Despedi-me dela esta tarde e pedi encarecidamente à minha avó para esperar que os meus pais fossem visitá-la ao fim do dia para fazerem o mesmo antes de tomar qualquer medida, mas, pelos vistos, ela estava com tanto medo que a cadela vomitasse de novo nos tapetes e a fizesse perder outra noite que preferiu passar por cima dos sentimentos de duas pessoas que a amaram durante 12 anos e livrar-se do fardo o mais rápido possível. Entregou-a ao veterinário, como quem entrega um porco a um matadouro, e deixou-a sozinha (muito provavelmente, aterrorizada), nas mãos de desconhecidos, nos seus últimos minutos de vida. Não foi isto que eu idealizei quando concordei com a eutanásia. Não queria que o procedimento fosse feito sem a presença de, pelo menos, um familiar. Não queria que a minha menina, que tanto amei e tanto amor me deu, se sentisse abandonada no seu leito de morte. Tenho consciência de que a culpa não foi minha e que, da minha parte, ela nunca teve falta de carinho, mas vou carregar esta mágoa e este ressentimento até ao fim da minha vida. Nunca vou esquecer a forma fria como a minha avó me deu a notícia: “A esta hora a cadela já está morta. Entreguei-a ao veterinário.”. Nem uma lágrima. Nem o mínimo sinal de tristeza. 

Não tenho palavras para descrever tanta falta de humanidade.

Descansa em paz, Lucy. 

iE6vs5X.jpg

Editado por Buwayh
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Ivo disse:

Sinto muito Buwayh :(  sei o que é perder um animal de estimação, provavelmente vais sentir um enorme vazio nos próximos tempos. A atitude da tua avó não foi a mais correta, foi muito fria.

Foi mais do que fria, e teve o desplante de me dizer que fui eu que lhe disse para eutanasiar a Lucy o mais depressa possível quando a confrontei com o fato de ela não ter esperado pela visita dos meus pais. Eu disse-lhe que tínhamos que fazer o que tinha que ser feito depressa, mas DEPOIS da despedida dos meus pais.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, Buwayh disse:

Foi mais do que fria, e teve o desplante de me dizer que fui eu que lhe disse para eutanasiar a Lucy o mais depressa possível quando a confrontei com o fato de ela não ter esperado pela visita dos meus pais. Eu disse-lhe que tínhamos que fazer o que tinha que ser feito depressa, mas DEPOIS da despedida dos meus pais.

O meu avô (pessoa que já falei aqui no fórum milhentas vezes) também é assim com animais. Por exemplo a minha avó quando cá vem fica toda derretida com o meu gatinho e dá-lhe comida, brinca com ele etc e o meu avô um dia viu isso e disse-lhe: Agora és protetora dos animais? Disse isso com um tom frio... E viu-me a abraçar o gato e ele a dizer para não fazer isso porque é um animal e perguntou se agora era animalista e do PAN... enfim... o melhor é não ligar ;):( 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutos atrás, Ambrosio Silva disse:

O meu avô (pessoa que já falei aqui no fórum milhentas vezes) também é assim com animais. Por exemplo a minha avó quando cá vem fica toda derretida com o meu gatinho e dá-lhe comida, brinca com ele etc e o meu avô um dia viu isso e disse-lhe: Agora és protetora dos animais? Disse isso com um tom frio... E viu-me a abraçar o gato e ele a dizer para não fazer isso porque é um animal e perguntou se agora era animalista e do PAN... enfim... o melhor é não ligar ;):( 

Eu já esclareci as coisas com a minha avó e percebi que ela tomou a decisão certa ao eutanasiar a Lucy hoje. A doença progrediu muito nos últimos dois dias e a pequenita estava a agonizar. Era provável que não resistisse até ao final desta semana e aparecesse morta num canto da casa. Eu acompanhei o desenvolvimento da doença e fiquei impressionado com o estado em que ela estava hoje, semi-consciente e a lutar para manter-se acordada e de pé. Por muito que me custe, foi melhor assim. Com o passar dos dias, a dor da ausência vai transformar-se em saudade, mas o vazio vai demorar muito tempo a desaparecer.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutos atrás, Ambrosio Silva disse:

O meu avô (pessoa que já falei aqui no fórum milhentas vezes) também é assim com animais. Por exemplo a minha avó quando cá vem fica toda derretida com o meu gatinho e dá-lhe comida, brinca com ele etc e o meu avô um dia viu isso e disse-lhe: Agora és protetora dos animais? Disse isso com um tom frio... E viu-me a abraçar o gato e ele a dizer para não fazer isso porque é um animal e perguntou se agora era animalista e do PAN... enfim... o melhor é não ligar ;):( 

E o amor "cristão"... desculpa não resisti :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso na Lucy todos os dias e contenho-me para não chorar quando vejo fotografias dela, mas estou a lidar melhor com a perda do que alguma vez pensei ser possível. Já a minha avó perdeu a pouca alegria que lhe restava e entrou num estado depressivo preocupante. Não esperava que a ausência da Lucy lhe custasse tanto e não sei o que fazer para ajudá-la a superar esta situação. Tenho medo que não resista ao desgosto. :(

Editado por Buwayh
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, Buwayh disse:

Penso na Lucy todos os dias e contenho-me para não chorar quando vejo fotografias dela, mas estou a lidar melhor com a perda do que alguma vez pensei ser possível. Já a minha avó perdeu a pouca alegria que lhe restava e entrou num estado depressivo preocupante. Não esperava que a ausência da Lucy lhe custasse tanto e não sei o que fazer para ajudá-la a superar esta situação. :(

Tens que dar tempo... o luto pode demorar meses ou ate anos, depende das pessoas.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutos atrás, Tiago Madeira disse:

Notícia bastante interessante. :) O pior é saber que alguns são desprezados e mal tratados, principalmente os cães.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hora atrás, Tiago Madeira disse:

A ideia de ter um cão num apartamento é algo que não faz sentido pra mim, mas é a minha opinião xD 

É sempre complicado ter um cão num apartamento se for um de ladrar muito, mas desde que seja passeado e tenha as condições básicas acho que não há problema. :P No prédio onde vivo há um cão e nunca o ouço ladrar. O que não faz sentido para mim é as pessoas saberem que não têm condições para terem um cão mas têm-no mesmo assim, e depois há casos em que o cão passa a vida acorrentado e a única coisa que faz é comer, beber e dormir, sempre preso. :S Isso, sim, mete-me nojo e é triste.

Editado por Yggdrasil
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 horas atrás, Yggdrasil disse:

É sempre complicado ter um cão num apartamento se for um de ladrar muito, mas desde que seja passeado e tenha as condições básicas acho que não há problema. :P No prédio onde vivo há um cão e nunca o ouço ladrar. O que não faz sentido para mim é as pessoas saberem que não têm condições para terem um cão mas têm-no mesmo assim, e depois há casos em que o cão passa a vida acorrentado e a única coisa que faz é comer, beber e dormir, sempre preso. :S Isso, sim, mete-me nojo e é triste.

Por algum motivo estão acorrentados, depende dos cães. Dos cães que tive até hoje sempre tive que os ter presos, porque se assim não fosse eles saiam mal se abrisse uma porta ou qualquer coisa (e no quintal de minha casa eles mesmo com portas fechadas conseguem arranjar maneira de sair). E deixá-los sair para a rua, para voltarem para casa uns tantos dias depois com doenças, cheios de bichos, outros são atropelados e nem voltam, acho que mais vale os ter presos, isso não implica de modo algum que seja triste ou que seja mau para eles, muito pelo contrário, é para o bem deles.

Para acontecer como aconteceu com o meu último cão, que "cresceu comigo" e era a melhor coisa que tinha na minha vida, que a última vez que saiu de casa quando chegou passado uns dias veio a espumar da boca e morreu (envenenaram-no onde ele andou, provavelmente), sim prefiro tê-los preso, acaba por ser um "mal para o bem" deles. Ninguém prende os cães por puro prazer, se eu pode-se tinha-os soltos pela casa a toda a hora pois também não os gosto de ver presos, mas como não os consigo "segurar" e para zelar pelo bem deles, tenho que o fazer (se bem que eles só ficam presos quando a casa está vazia, quando estamos em casa andam quase sempre à solta, mas tem que se andar de olho em cima deles para eles não tentarem sair). 

Acho que cada caso é um caso. :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, JoãoM94 disse:

Por algum motivo estão acorrentados, depende dos cães. Dos cães que tive até hoje sempre tive que os ter presos, porque se assim não fosse eles saiam mal se abrisse uma porta ou qualquer coisa (e no quintal de minha casa eles mesmo com portas fechadas conseguem arranjar maneira de sair). E deixá-los sair para a rua, para voltarem para casa uns tantos dias depois com doenças, cheios de bichos, outros são atropelados e nem voltam, acho que mais vale os ter presos, isso não implica de modo algum que seja triste ou que seja mau para eles, muito pelo contrário, é para o bem deles.

Para acontecer como aconteceu com o meu último cão, que "cresceu comigo" e era a melhor coisa que tinha na minha vida, que a última vez que saiu de casa quando chegou passado uns dias veio a espumar da boca e morreu (envenenaram-no onde ele andou, provavelmente), sim prefiro tê-los preso, acaba por ser um "mal para o bem" deles. Ninguém prende os cães por puro prazer, se eu pode-se tinha-os soltos pela casa a toda a hora pois também não os gosto de ver presos, mas como não os consigo "segurar" e para zelar pelo bem deles, tenho que o fazer (se bem que eles só ficam presos quando a casa está vazia, quando estamos em casa andam quase sempre à solta, mas tem que se andar de olho em cima deles para eles não tentarem sair). 

Acho que cada caso é um caso. :)

Acho que percebeste mal o que eu quis dizer. Não há problema nenhum em ter um cão preso em casa, desde que seja passeado regularmente e tenha a devida atenção dos seus donos. Estava apenas a falar naqueles casos de cães que estão SEMPRE acorrentados, sem direito a passear e a brincar, e que basicamente têm uma vida resumida em comer e dormir. Uns tios meus têm uma cadela que quando era pequenina era passeada frequentemente, mas os passeios foram diminuindo à medida que ela foi crescendo e agora está confinada a uma corrente e a um pequeno espaço onde come, dorme e faz as necessidades. Há uns tempos os meus tios deixavam-na andar pelas redondezas da casa livremente, mas como agora têm gatos é complicado, pois ela pode atacá-los se não estiver presa ou na companhia de alguém. Um cão, nestas condições, é triste e frustrado. O cão é um animal que precisa de sociabilizar e de estar em contacto com o mundo que o rodeia, precisa de brincadeira e de carinho e, sem estas bases, estamos a tirar-lhes (qualidade de) vida. :)

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, Yggdrasil said:

Notícia bastante interessante. :) O pior é saber que alguns são desprezados e mal tratados, principalmente os cães.

Adoro animais e tudo, mas nunca estou a ver me a ter filhos, mas eu simplesmente vejo a noticia, como uma má noticia. Como tu disseste, muitos deles são mal tratados, desprezados e até quando deixam a casa, ele fica lá(conheço um caso).  Infelizmente nunca tive cães, mas já tive um pato(foi o melhor animal que tive e o que durou mais), já tive passaros e tartarugas. Então, quando há casais que só tem cães, e depois há divorcio, o cão até é aquele que primeiro, o desprezam e dão a outras pessoas.

PS: Já comecei, no canil da Amadora, a voluntariar e gostei bastante. Talvez seja para continuar, a ver vamos. :D

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...