Jump to content

Informação TVI


Pedro

Posts Recomendados

há 3 horas, Mr. Carter disse:

Se fosses diretor de informação acabavas com as séries documentais e histórias de vida? 

Acho que estás a misturar duas coisas e, em última análise, até a tirar conclusões infundadas a partir do meu comentário que em nada leva a inferir a conclusão que tiraste. Onde é que eu defendo o fim das séries documentais? Até acho é que temos falta delas. Certamente não deves ter lido a opinião que aqui deixei sobre a série Destino: Europa.

A questão é que, pelo que é dado a conhecer na promo, não parece haver nada de interesse jornalístico ou relevância Jornalística ali. É uma história de vida que não será única. Já se ouviu muitas outras pessoas a passar exatamente pelo mesmo e com o mesmo discurso. Basta ver as histórias do Goucha ou do Julia.

Não vejo onde esteja o interesse jornalístico na história aparentemente em causa. Mas esperemos para ver então. Uma coisa eu sei, a abordagem de "histórias de vida" de que a informação da TVI gosta rarissimamente reveste de algum interesse jornalístico. A exceção que me ocorre de repente é aquela história de uma mulher que estava impedida de ter um filho do marido que já tinha morrido. Essa história, por exemplo, levantava uma questão muito importante e que exigia uma reflexão da sociedade. Mas a maior parte dos trabalhos do género que a TVI faz não são assim e esta, a avaliar pela promo, não parece diferente. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Tomás_RL disse:

Acho que estás a misturar duas coisas e, em última análise, até a tirar conclusões infundadas a partir do meu comentário que em nada leva a inferir a conclusão que tiraste. Onde é que eu defendo o fim das séries documentais? Até acho é que temos falta delas. Certamente não deves ter lido a opinião que aqui deixei sobre a série Destino: Europa.

A questão é que, pelo que é dado a conhecer na promo, não parece haver nada de interesse jornalístico ou relevância Jornalística ali. É uma história de vida que não será única. Já se ouviu muitas outras pessoas a passar exatamente pelo mesmo e com o mesmo discurso. Basta ver as histórias do Goucha ou do Julia.

Não vejo onde esteja o interesse jornalístico na história aparentemente em causa. Mas esperemos para ver então. Uma coisa eu sei, a abordagem de "histórias de vida" de que a informação da TVI gosta rarissimamente reveste de algum interesse jornalístico. A exceção que me ocorre de repente é aquela história de uma mulher que estava impedida de ter um filho do marido que já tinha morrido. Essa história, por exemplo, levantava uma questão muito importante e que exigia uma reflexão da sociedade. Mas a maior parte dos trabalhos do género que a TVI faz não são assim e esta, a avaliar pela promo, não parece diferente. 

Pela promo parece-me que está aqui a história de alguém que vive feliz com o cancro. Isso não te levanta questões? É diferente das histórias tristes que costumamos ver. Possivelmente ela até tem uma abordagem clínica diferente, não sei. E falar de cancro da mama é sempre importante. No jornalismo há espaço para tudo, para o Destino Europa, para os Crimes Quase Perfeitos, para séries como esta. É de louvar a aposta em formatos diferentes. 

Não é por não ir de encontro aos teus gostos que deixa de ter relevância. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Mr. Carter disse:

Pela promo parece-me que está aqui a história de alguém que vive feliz com o cancro. Isso não te levanta questões? É diferente das histórias tristes que costumamos ver. Possivelmente ela até tem uma abordagem clínica diferente, não sei. E falar de cancro da mama é sempre importante. No jornalismo há espaço para tudo, para o Destino Europa, para os Crimes Quase Perfeitos, para séries como esta. É de louvar a aposta em formatos diferentes. 

Não é por não ir de encontro aos teus gostos que deixa de ter relevância. 

Crimes quase perfeitos foi uma série que está nos antípodas dos meus gostos, só vi o primeiro episódio para espreitar, e não me viste aqui a criticar. Acho que foi uma série documental muito bem feita. 

A frase de que "no jornalismo há espaço para tudo" é excessiva, na minha opinião. Achas que também deve haver espaço para as notícias de que CR7 vendeu uma casa e onde é que a Georgina foi passar férias? No jornalismo não cabe tudo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

“DECISÃO 22” – O COMENTÁRIO E ANÁLISE AO LONGO DA NOITE ELEITORAL

A TVI e a CNN Portugal continuam, como sempre, determinadas em cumprir o seu papel de informar os portugueses, com rigor e qualidade. No próxima dia 30 de janeiro, dia de Eleições Legislativas, os espectadores vão poder acompanhar uma emissão especial nos dois canais, dedicada a este ato eleitoral.

Nesta emissão, serão analisados os números da abstenção e serão antecipados os cenários que podem sair desta noite, com as respetivas consequências e impacto que terão para o futuro político do país. Através de uma grande operação de informação, com equipas TVI e CNN Portugal no terreno, a emissão em estúdio vai contar com a participação de alguns dos mais conceituados comentadores portugueses, distribuídos em três painéis:

No painel principal, Pedro Santana Lopes e Sérgio Sousa Pinto;

No painel partidário, Bernardino Soares, Manuela Ferreira Leite, Fernando Medina, Joana Mortágua e Diogo Pacheco Amorim;

No painel de comentadores residentes, Pedro Santos Guerreiro, Maria João Avillez, Anabela Neves, Sebastião Bugalho e Mafalda Anjos.

Para além da análise e comentário das primeiras projeções e dos resultados apurados no decorrer da noite, durante a emissão especial ao longo do dia, todos os comentadores residentes da CNN Portugal vão estar em estúdio.

A não perder, no próximo domingo, o rigor do comentário e análise de resultados, na TVI e na CNN Portugal.

Fonte: MC Share

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNO SANTOS VAI ACUMULAR DIREÇÃO DE INFORMAÇÃO DA TVI (EM ACT.)

Nuno Santos, desde Setembro director da CNN Portugal, deve assumir também a direção de informação da TVI, sabe o M&P. A direção de informação do canal generalista e da CNN passam assim a estar concentradas em Nuno Santos, cerca de dois meses e meio após o lançamento do canal de informação.  Contactada pelo M&P, a Media Capital não comenta esta informação.

As vantagens de uma direção de informação transversal, com eventuais reflexos em antena mas também nos fluxos de trabalho da redação, terão ditado a decisão, que ocorre num momento em que a CNN disputa, diariamente, a liderança dos canais de informação com a SIC Notícias. 

A confirmar-se, o que deverá acontecer nos próximos dias, Anselmo Crespo deixará a direção de informação da TVI, que assumiu em Julho de 2020.

A equipa, ou estrutura, que vai acompanhar Nuno Santos ainda não estará totalmente fechada. Atualmente, recorde-se, Frederico Roque Pinho e Pedro Santos Guerreiro são diretores-executivos da CNN, o primeiro responsável pela antena e o segundo pelo digital. Pedro Mourinho e Joaquim Sousa Martins, ambos subdiretores de Informação da TVI, têm funções transversais aos dois canais  e Lurdes Baeta e Pedro Benevides mantiveram-se, com a reorganização de Setembro, na direção de informação da TVI, acompanhando Anselmo Crespo.

As alterações na direção de informação não são as únicas que se avizinham. José Eduardo Moniz, atualmente consultor da TVI, é apontado como o novo diretor-geral da estação, regressando assim ao cargo que ocupou entre 1998 e 2009, informação que, contactada pelo M&P no início da semana e novamente hoje, a Media Capital não comenta.

https://www.meiosepublicidade.pt/2022/01/nuno-santos-vai-acumular-direccao-de-informacao-da-tvi-em-act/

  • Gosto 3
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Previsível, uma aposta forte no Anselmo Crespo para ao fim de pouco tempo estar praticamente subordinado ao Nuno Santos...
Gostava de o ver na RTP, o António José Teixeira está a importar alguma das piores coisas da SIC como o alinhamento do Telejornal em que PS, PSD, BE e PCP são mostrados logo no ínicio e os restantes são deixados para o fim e tudo na mesma reportagem...

Editado por canal5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como se previa, as duas direções vão fundir-se.

Não estou a ver o Anselmo a sair, dado que de certeza que foi escolha do Nuno Santos em 2020. Eu apostaria no Nuno Santos como diretor geral de informação, o Anselmo e o PSG como diretores-adjuntos ou executivos. O PM e o JSM foram alocados em transversalidade à CNN, portanto, diria que a Lurdes e o Pedro Benevides são quem pode estar mais em xeque. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, johnfcsh disse:

Faz falta um "Fantástico" como na TV Globo. Tudo o que fossem reportagens sobre casos da vida, gastronomia, tradições de cada região, "Acontece aos melhores" e afins vinha para um formato desse género. Espaços informativos só para informação essencial

Era só copiarem o Domingo Espectacular da TV Record.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...