Jump to content

Meteorologia


Rodolfo

Posts Recomendados

há 40 minutos, JoanaSantos disse:

mas é necessária, até para repor a água nas barragens, nascentes e os agricultores agradeciam

A chuva está a fazer muita falta, mas também não exageremos. :mosking: Nem seria bom tanto tempo com chuva, com as encostas todas cheias de árvores e vegetação mortas pelo fogo, se chover muito, o risco de enxurradas e movimentos em massa é bem alto. Mas, sim, é bom que agora chova certinho durante alguns dias. Mas infelizmente, o clima deixou de ser constante. :unsure:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Corey Taylor disse:

Ao meio da noite caiu bem aqui para os meus lados, até acordei com trovões.

Aqui parou pouco depois de ter feito o post neste tópico e depois de madrugada voltou em força e com trovões fortes também, já tinha saudades de estar na cama deitado e a ouvir a chuva e trovoada! :) Durante o dia não choveu mais nada.

há 2 horas, JoanaSantos disse:

Isto devia chover durante vários meses.

Credo. :O Isso também não! Depois havia cheias e movimentos de massa (primeiro módulo de Geologia 11º :mosking:). Não te esqueças que em Agosto depois dos incêndios vieram uns dias de chuva e por causa das cinzas a coisa ainda piorou com cheias, sobretudo no interior.

há 33 minutos, D007 disse:

A chuva está a fazer muita falta, mas também não exageremos. :mosking: Nem seria bom tanto tempo com chuva, com as encostas todas cheias de árvores e vegetação mortas pelo fogo, se chover muito, o risco de enxurradas e movimentos em massa é bem alto. Mas, sim, é bom que agora chova certinho durante alguns dias. Mas infelizmente, o clima deixou de ser constante. :unsure:

Ahahaha nem tinha visto o teu post mas falámos praticamente do mesmo. :haha: Vejo que a Geologia de 11º também te serviu de alguma coisa xD

  • Gosto 2
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

Ahahaha nem tinha visto o teu post mas falámos praticamente do mesmo. :haha: Vejo que a Geologia de 11º também te serviu de alguma coisa xD

Toma lá @. Para veres como eu merecia mais nessa disciplina. A esta hora está arrependida de não me ter dado mais. :smoke:

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

Aqui parou pouco depois de ter feito o post neste tópico e depois de madrugada voltou em força e com trovões fortes também, já tinha saudades de estar na cama deitado e a ouvir a chuva e trovoada! :) Durante o dia não choveu mais nada.

Quando começou a chover e a trovejar, embalou melhor o meu sono :lol: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, D007 disse:

Toma lá @. Para veres como eu merecia mais nessa disciplina. A esta hora está arrependida de não me ter dado mais. :smoke:

Faço minhas as tuas palavras, apenas mudando o sexo do @  :yes:

há 10 minutos, Corey Taylor disse:

Quando começou a chover e a trovejar, embalou melhor o meu sono :lol: 

Eu estava a dormir e acordei com o barulho. Costumo ter o sono relativamente pesado, mas nestes dias mais quentes custa mais a dormir, daí provavelmente ter acordado, mas sim, soube bem voltar a adormecer com a chuva. :happy: E esta noite está prevista para aqui chuva forte, a noite toda! :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ambrósio disse:

 

Eu estava a dormir e acordei com o barulho. Costumo ter o sono relativamente pesado, mas nestes dias mais quentes custa mais a dormir, daí provavelmente ter acordado, mas sim, soube bem voltar a adormecer com a chuva. :happy: E esta noite está prevista para aqui chuva forte, a noite toda! :)

Para aqui igual, quer dizer já ta a chover quase há 1h a chover, até vou dormir melhor com a chuva a bater no telhado. HEHEHE

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 4 horas, JoanaSantos disse:

A chuva já faz tanta falta 

E tão cedo não vai chover, segundo dizem. Só espero que o inverno não seja tão seco como foi o último, senão quando chegar o verão do próximo ano os rios e barragens ainda estarão com menos água. :S

Andamos mesmo a precisar de chuva, já não chove a sério há meses (nem me lembro da última vez).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ambrósio disse:

E tão cedo não vai chover, segundo dizem. Só espero que o inverno não seja tão seco como foi o último, senão quando chegar o verão do próximo ano os rios e barragens ainda estarão com menos água. :S

Andamos mesmo a precisar de chuva, já não chove a sério há meses (nem me lembro da última vez).

Pois, também acho que faz falta embora não goste nada de chuva!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Ambrósio disse:

E tão cedo não vai chover, segundo dizem. Só espero que o inverno não seja tão seco como foi o último, senão quando chegar o verão do próximo ano os rios e barragens ainda estarão com menos água. :S

Andamos mesmo a precisar de chuva, já não chove a sério há meses (nem me lembro da última vez).

Hoje, no “Bom Dia Portugal”, mostraram uma notícia que dizia que o IPMA não previa chuva nas próximas duas semanas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O metano, que é um gás de efeito de estufa 22 vezes mais forte que o Co2 a captar calor, está a escapar lentamente das regiões de permafrost, devido ao aquecimento global provocado pelo CO2, vcs estão a ver onde isto nos vai levar? Eu estive agora a ver um documentário chamado "Racing Extinction", que fala também nesse problema (vou falar um pouco do filme no tópico dos filmes). A temperatura global pode aumentar cerca de 6 graus em menos de 10 anos. Nós falamos tanto da extinção KT que matou os dinossauros, mas a maior extinção que jamais ocorreu, foi "A Grande Morte", no Pérmico. cerca de 98% das espécies extinguiram-se. E sabem porquê? Os cientistas acham que foi a acumulação de metano de um supervulcão, metano esse, que até agora, tem estado acumulado no permafrost. Se ele sair todo, as secas serão gigantescas, a chuva diminuirá para quase 0 e a extinção será eminente. Estamos numa espécie de bomba relógio, e não se sabe se ainda haverá volta a dar a isto. :(

Editado por Faded
  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ontem (dia 23/11) ocorreram descargas elétricas intensas em Ponta Delgada (ilha de S. Miguel) e nas zonas circundantes. Houve um raio que atingiu o centro histórico da cidade. Por acaso estava na universidade abrigado da chuva e ouvi um grande estrondo perto das 14h. Parecia uma bomba.
O fenómeno aconteceu muito rapidamente. Começou pouco depois das 13h e estendeu-se até perto das 15h. Segundo o meteorologista Diamantino Henriques do IPMA, o fenómeno terá sido provocado por uma nuvem do tipo cúmulo-nimbo (que é uma nuvem em forma de bigorna com muita instabilidade no seu interior e que o seu topo se estende na atmosfera em altitude e em longitude [aqui tem influência das aulas de Cheias e Inundações e de Meteorologia e Climatologia :lol:]).

Vídeo amador: 

 

Links com mais informação:

https://www.rtp.pt/acores/local/trovoada-provocou-estragos-na-escola-secundaria-antero-de-quental-video_56076 (video)
http://www.acorianooriental.pt/noticia/raio-que-atingiu-ponta-delgada-provoca-danos-na-antero-de-quental-283554
http://www.acorianooriental.pt/noticia/ipma-da-conta-de-varias-descargas-eletricas-entre-ponta-delgada-e-rabo-de-peixe-283557

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...