Jump to content

Voz do Cidadão


João

Posts Recomendados

há 7 minutos, canal5 disse:

70% das pessoas não sabe que a Antena 1 faz parte da RTP, e se é a rádio informativa com mais audiência ao contrário dos resultados miseráveis da RTP3 pode até ser prejudicial.

No resto estou com o @JDaman, dinheiro atirado ao lixo em picuinhinches enquanto continuamos com os cultismos e adultismos e os best-ofs da pimbalhada por aí.

Eu encerrava a 2 e a Memoria e substituía pela RTP Gerações na posição 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tiago TV disse:

Eu encerrava a 2 e a Memoria e substituía pela RTP Gerações na posição 2

Não faz sentido encerrar a 2 para a substituir por outro com as mesmas valencias, para isso remodelam a rtp2. O problema da rtp2 é ser tratado como um canal à parte das restantes. A primeira coisa que deviam exigir e isto ate servir como desculpa para não aumentar a cav era o canal ser reaberto a publicidade em moldes similares à rtp1 ou com algumas limitações. Isto pertmitia investir um pouco mais na grelha, sobretudo a nivel de documentarios e programas culturais nacionais.

 

 

Editado por AndreRob
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só disparates as ideias desse "livro branco". as marcas de rádio como estão agora estão bem. um "RTP Gerações" era coisa para ter menor audiência que a as atuais RTP2 e RTP Memória. com o mercado publicitário a encolher e as receitas dos privados a diminuir, o que esse livro branco deveria propor era o fim de toda a publicidade na RTP e o aumento do seu funcionamento via orçamento do estado. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, bacalhaucomnatas disse:

só disparates as ideias desse "livro branco". as marcas de rádio como estão agora estão bem. um "RTP Gerações" era coisa para ter menor audiência que a as atuais RTP2 e RTP Memória. com o mercado publicitário a encolher e as receitas dos privados a diminuir, o que esse livro branco deveria propor era o fim de toda a publicidade na RTP e o aumento do seu funcionamento via orçamento do estado. 

Quanto à primeira parte, concordo. Quanto à questão da publicidade, não me parece boa ideia. Iria gerar alguma controvérsia junto do público. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Quanto à primeira parte, concordo. Quanto à questão da publicidade, não me parece boa ideia. Iria gerar alguma controvérsia junto do público. 

com o mercado publicitário a encolher/mudar-se para o online, qualquer dias os privados não têm dinheiro para grandes produções, just sayin' 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, bacalhaucomnatas disse:

mas o setor dos média como um todo deve ser preocupação do governo. 

Supostamente, a RTP e o Governo não devem ser sinónimos.

Sinceramente, mesmo a intervenção do governo em prol dos operadores privados me parece algo duvidosa e até ameaçadora da liberdade de imprensa. Todavia, é importante ter uma pluralidade de órgãos de comunicação social, sem dúvida. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Tiago TV disse:

Nova equipa diretiva da RTP em 2024:

Serviço de Programas ( Comissão de Serviço de 3 anos )

RTP Açores e Madeira

Diretor : Rui Goulart

RTP África e Internacional

Diretora : Isabel Costa

RTP Gerações 

Diretora : Teresa Paixão 

RTP2

Diretora: Andrea Basílio 

RTP1 

Diretor : Gonçalo Madail 

Áreas Funcionais RTP

Entretenimento

Nuno Vaz

Ficção 

André Cerqueira  

Internacional

José Navarro de Andrade 

 

Esta grelha atual da RTP 1 é do tempo do Emídio Rangel  ou seja a formatação da grelha o esquema em si .

Não concordo com a Isabel ser diretora dos dois canais internacionais da RTP, mas sim a um regresso da direção do serviço internacional.
Podiam ser: Alice Milheiro (diretora adjunta da RTPi), Luís Costa (atual subdiretor da RTPi), a Isabel Silva Costa (diretora da RTP África), Daniel Deusdado (ex-diretor da RTPi), o Gonçalo Madaíl (diretor da RTP Memória) e a Carla Adão (subdiretora da RTP África).
Quanto à Madeira, metam o Luís Filipe Jardim como o diretor e o Rui Goulart fica nos Açores.
Na RTP1, concordo com o Madaíl.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Tiago TV disse:

Eu encerrava a 2 e a Memoria e substituía pela RTP Gerações na posição 2

Mas que é isso de encerrar a 2 e o memória, então é que era o fim das legendas na TDT, visto que o Fragoso se não sai-se não gosta delas, lemos cada coisa.

- Seria o quê de Segunda a Sexta manhãs programação infantil até as 12h.

-12h RTP memória(transmissão de uma série portuguesa do arquivo e um concurso antigo)

- 14h Sociedade Civil

- 15h espaço religioso

- 15h.30m RTP memória(novela portuguesa antiga)

-16h.30m- Documentário

-17h.30m até 19h novamente programação infantil

-19h Documentário ou Magazine Cientifico, ou manter programação infantil?

- 20h RTP memória(30m de magazines antigos Vamos Jogar no Totobola, etc e um documentário ou reportagem antiga)

- 21h.30m Jornal 2 ou acabava de vez?

- 22h série estrangeira nova, ou uma novela, já que não gostam de legendas.

-22h.50m(ou mais dependerá do tamanho da série ou novela) documentários, magazines e cinema, ou seria um concorrente para a RTP1 com concursos, séries portuguesas, reality shows, talk Shows, debates etc?

-1h repetição do Sociedade Civil, ou entrava directo RTP memória para a madrugada?

-2h RTP memória até às 7h da manhã(começando por uma série estrangeira antiga).

Seria uma bela de uma confusão e não seria nada.

E o desporto onde é que ficava, é que estaria completamente desadequado.

 

Editado por tuscano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz algum sentido de segunda a sexta feira  a RTP 2 emitir  desenhos animados pela manhã?

Maioritariamente miúdos  então  nas creches e escolas.

Uma programação  infantil  e juvenil  teria de ser  emitida  ao final  da tarde quando os miúdos  estão  em casa.

A RTP gerações  não  seria mal pensado de manhã  e até  a uma certa hora da tarde por exemplo  às  16 seria  emissão arquivo depois das 16 às  22 seria infantil/ juvenil  e durante as madrugadas voltaria a emitir conteúdos  de arquivo.

Ao fim de semana  a programação  teria mais espaço infantil  e juvenil das 8 às  12 voltando  a emissão  aos conteúdos  de arquivo  até  ás 17h emitindo novamente  os conteúdos  para crianças  das 17 às  22 h e novamente  pela  madrugada arquivo.

Finalmente a RTP 2 ficaria liberta  para emitir uma programação  com conteúdos  como documentários, séries  portuguêsas e estrangeiras, filmes  nacionais, concertos de vários géneros,  transmissões desportivas de várias modalidades etc etc etc.

 

 

Editado por emanuel92
  • Gosto 2
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, emanuel92 disse:

Faz algum sentido de segunda a sexta feira  a RTP 2 emitir  desenhos animados pela manhã?

Maioritariamente miúdos  então  nas creches e escolas.

Uma programação  infantil  e juvenil  teria de ser  emitida  ao final  da tarde quando os miúdos  estão  em casa.

A RTP gerações  não  seria mal pensado de manhã  e até  a uma certa hora da tarde por exemplo  às  16 seria  emissão arquivo depois das 16 às  22 seria infantil/ juvenil  e durante as madrugadas voltaria a emitir conteúdos  de arquivo.

Ao fim de semana  a programação  teria mais espaço infantil  e juvenil das 8 às  12 voltando  a emissão  aos conteúdos  de arquivo  até  ás 17h emitindo novamente  os conteúdos  para crianças  das 17 às  22 h e novamente  pela  madrugada arquivo.

Finalmente a RTP 2 ficaria liberta  para emitir uma programação  com conteúdos  como documentários, séries  portuguêsas e estrangeiras, filmes  nacionais, concertos de vários géneros,  transmissões desportivas de várias modalidades etc etc etc.

 

 

Tudo certo.

Acho sinceramente que esse é o caminho que a RTP2 e a "RTP4" tem de fazer. RTP2 assumir-se como um canal cultural com o "plus" do desporto em directo (sobretudo modalidades e futebol "menos comercial"), e criar-se uma "RTP4" ter uma programação mista entre conteúdos de arquivo e algumas horas de programação infantil/juvenil, substituindo a Memória.

Não faz sentido a RTP2 ter uma barrigada de programação infantil quando praticamente todas as crianças estão na escola ou na creche, e vê-se pela audiência da RTP2 nesses horários, que é literalmente de 0%. Já não estamos nos anos 90/00, temos de evoluir.

Editado por AG.
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, AG. disse:

Não faz sentido a RTP2 ter uma barrigada de programação infantil quando praticamente todas as crianças estão na escola ou na creche, e vê-se pela audiência da RTP2 nesses horários, que é literalmente de 0%. Já não estamos nos anos 90/00, temos de evoluir.

Também essa programação infantil não vai aos meus gostos (sim, é opinião minha). É tudo dobrado e quase tudo europeu (o ADN de uma parte substancial da programação infantil da RTP desde que entrámos na CEE). Mas se achas que isso é anacrónico, também há de encarar os horários escolares de hoje (graças às actividades extracurriculares, ainda mais horas e menos horas em casa a ver televisão) e o peso da internet nas casas, nas creches e nas escolas. As pessoas querem lá saber do Canal Panda ou daquelas séries quase sem potencial de merchandising e vídeos nas contas oficiais que passam na RTP 2. Se é que defendes tal posição, pode se concretizar uma passagem do Zig Zag para um canal digital acessível exclusivamente pela RTP Play e uma presença reduzida em canal terrestre (como é com a RTP 1).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, AG. disse:

Tudo certo.

Acho sinceramente que esse é o caminho que a RTP2 e a "RTP4" tem de fazer. RTP2 assumir-se como um canal cultural com o "plus" do desporto em directo (sobretudo modalidades e futebol "menos comercial"), e criar-se uma "RTP4" ter uma programação mista entre conteúdos de arquivo e algumas horas de programação infantil/juvenil, substituindo a Memória.

Não faz sentido a RTP2 ter uma barrigada de programação infantil quando praticamente todas as crianças estão na escola ou na creche, e vê-se pela audiência da RTP2 nesses horários, que é literalmente de 0%. Já não estamos nos anos 90/00, temos de evoluir.

Eu não percebo é em que muda mandar a programação infantil para um canal ainda com menos audiencias que a rtp2 e colocado sabe-se lá em que posição nos operadores de cabo, para depois a rtp2 sem dinheiro passar a ser uma montra de repetições igual à rtp memoria...

Queremos descaracterizar essa parte infanto juvenil da rtp2 mas depois expliquem-me com que dinheiro e orçamento enchem a grelha da rtp2? é que o desporto só dá para ocupar os fins de semana e pouco mais...

A programação da rtp2 infanto juvenil não é o problema, até porque não é com intuito de ter grandes audiencias é cumprir serviço publico, o problema é a desconexão do canal com o restante grupo. A rtp2 precisa de mais orçamento, precisa de voltar a ter publicidade e precisa sobretudo ganhar uma maior ligação com os conteudos da rtp1\rtp3 e até dos canais internacionais.

E sim precisa de uma nova direção que olhe para o canal com outros olhos.

 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se de facto, como defende a Comissão do Livro Branco, se comprovar que não faz sentido haver programação infantil nas manhãs (o que pode ser questionável, já que nem todas as crianças frequentam creches ou jardins de infância), bastará retirar essa parte da programação da RTP 2, que alocaria nesse horário outros programas, deixando só o bloco do Zig Zag à tarde.

Muito mais fácil do que andar a criar uma RTP Gerações, quando a marca RTP Memória já está tão sedimentada. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, emanuel92 disse:

Faz algum sentido de segunda a sexta feira  a RTP 2 emitir  desenhos animados pela manhã?

Maioritariamente miúdos  então  nas creches e escolas.

Uma programação  infantil  e juvenil  teria de ser  emitida  ao final  da tarde quando os miúdos  estão  em casa.

A RTP gerações  não  seria mal pensado de manhã  e até  a uma certa hora da tarde por exemplo  às  16 seria  emissão arquivo depois das 16 às  22 seria infantil/ juvenil  e durante as madrugadas voltaria a emitir conteúdos  de arquivo.

Ao fim de semana  a programação  teria mais espaço infantil  e juvenil das 8 às  12 voltando  a emissão  aos conteúdos  de arquivo  até  ás 17h emitindo novamente  os conteúdos  para crianças  das 17 às  22 h e novamente  pela  madrugada arquivo.

Finalmente a RTP 2 ficaria liberta  para emitir uma programação  com conteúdos  como documentários, séries  portuguêsas e estrangeiras, filmes  nacionais, concertos de vários géneros,  transmissões desportivas de várias modalidades etc etc etc.

 

 

Se não se terminar com a RTP2 podia ser, pois fazer desaparecer por exemplo as séries estrangeiras que já cerca de um 1% assiste seria mau demais e causaria protestos. Mas o que estas a falar é o que se tem falado para se fazer com o RTP memória , como disse não seria mau Eu apenas terminaria o infantil não às 22h, mas antes às 21h.30m e talvez pusesse um espaço mais pequeno de manhã. Podia ser uma coisa neste estilo nos dias de semana. 

- 6h às 8h.30m programação infantil(as crianças levantam-se para ir para a escola, enquanto comem o pequeno almoço podem ver alguma coisa)

- 8h.30màs 17h.30m RTP memória, com todo o tipo de progrmas desde novelas a magazines, concursos, documentários, séries de comédia, etc.

-17h.30m - 21h. programação infantil

-21h até às 6h -  novamente arquivo, sendo que começaria com uma série antiga de comédia de 30m, alternando entre estrangeira e portuguesa, depois uma série estrangeira de 1h, segue uma portuguesa e às 00h  um documentário. Programas de entretenimento antigos à noite seriam ao Sábados e Domingos cinema clássico.

Claro que para manter mais um canal, mesmo que fosse adaptando o RTP memória para como eu propus, era preciso dinheiro e não há e verdade seja dita depois poderíamos também passar a ter em parte do dia 2 canais RTP memória, pois a RTP2 com o orçamento que possui teria de o fazer.

Editado por tuscano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não defendo a criação da RTP Gerações. Vai contra os princípios que o actual director da RTP Memória tem pelo que sei, e passar o Zig Zag do 2 para o 7 (no caso a posição terrestre do canal) iria baixar ainda mais as audiências em geral e por outro lado dar números nunca antes vistos desde os tempos pandémicos onde passavam aulas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, AndreRob disse:

Eu não percebo é em que muda mandar a programação infantil para um canal ainda com menos audiencias que a rtp2 e colocado sabe-se lá em que posição nos operadores de cabo, para depois a rtp2 sem dinheiro passar a ser uma montra de repetições igual à rtp memoria...

Queremos descaracterizar essa parte infanto juvenil da rtp2 mas depois expliquem-me com que dinheiro e orçamento enchem a grelha da rtp2? é que o desporto só dá para ocupar os fins de semana e pouco mais...

A programação da rtp2 infanto juvenil não é o problema, até porque não é com intuito de ter grandes audiencias é cumprir serviço publico, o problema é a desconexão do canal com o restante grupo. A rtp2 precisa de mais orçamento, precisa de voltar a ter publicidade e precisa sobretudo ganhar uma maior ligação com os conteudos da rtp1\rtp3 e até dos canais internacionais.

E sim precisa de uma nova direção que olhe para o canal com outros olhos.

 

 

Continuo a dizer que é um disparate a RTP2 ter quase todas as manhãs e tardes preenchidas com conteúdos que ninguém vai ver. Serviço público tem de ter público. Não defendo propriamente uma RTP Gerações, defendo principalmente uma RTP2 que pode ainda ter conteúdos infantis mas em horários em que haja público para isso. 

Essa maior ligação com a RTP1, RTP3 e RTPi pode precisamente ocupar grande parte desses horários, programas não faltam.

É claro que o orçamento tem de ser aumentado - não conheço ninguém que não defenda isso. A publicidade é uma questão mais delicada, eu concordo com isso mas realisticamente é uma medida difícil de tomar.

Editado por AG.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Priorizava a faixa das 18 às 20. Também, num passado distante, quando a emissão começava às 19 e mais tarde às 18 (sobretudo nos períodos em que a programação do meio-dia foi suprimida) a programação infantil nos dias úteis começava neste horário, o ideal, porque a emissão só começava a esta hora e as crianças já estavam praticamente todas em casa. Para o Zig Zag, não sei se cortar a faixa da manhã abona muito ao seu favor.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, AG. disse:

Continuo a dizer que é um disparate a RTP2 ter quase todas as manhãs e tardes preenchidas com conteúdos que ninguém vai ver. Serviço público tem de ter público. Não defendo propriamente uma RTP Gerações, defendo principalmente uma RTP2 que pode ainda ter conteúdos infantis mas em horários em que haja público para isso. 

Essa maior ligação com a RTP1, RTP3 e RTPi pode precisamente ocupar grande parte desses horários, programas não faltam.

É claro que o orçamento tem de ser aumentado - não conheço ninguém que não defenda isso. A publicidade é uma questão mais delicada, eu concordo com isso mas realisticamente é uma medida difícil de tomar.

Sim eu concordo que o tempo ocupado por conteudos infantis é muito grande, nem vejo a necessidade de ir até ás 21h quase. Mas não me parece que a ideia de mandar a programação infantil para a rtp memoria\gerações fosse solução para alguma coisa. Também não me apetece ver a rtp2 transformada numa rtp memoria de ocasião por não ter dinheiro para mais nada. A maioria dos programas da rtp memoria estão datados e não se coadunam com as caracteristicas que a rtp2 deve ter que é um canal cultural e atual. Já é ridiculo andarem a passar programitas com mais de 15 anos quanto mais desatarem a exibir os programas do Hermano Saraiva ou novelas com 40 anos.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...