Jump to content

Curiosidades Audimétricas


Maria A.

Posts Recomendados

Top Canais preferidos da Classe A

1 – SIC (12,2%)

2 – RTP 1 (9,1%)

3 – TVI (8,5%)

4 – CMTV (7,1%)

5 – SIC Notícias (5,3%)

6 – TVI 24 (5,2%)

7 – RTP Informação (2,3%)

8 – RTP 2 (1,3%)


Ler mais: http://www.atelevisao.com/cabo/cmtv-consegue-a-preferencia-da-classe-a/#ixzz3fm8QM6AQ
(

Só vem sustentar o que disse há dias no tópico das audiências da Classe A e do seu baixo consumo na tv no verão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só vem sustentar o que disse há dias no tópico das audiências da Classe A e do seu baixo consumo na tv no verão.

O consumo baixa de uma forma transversal em todas as classes. Ou são só os ricos que podem sair de casa? o.O De qualquer das formas  não tem grande relevância para o qual tentas sustentar, porque a Classe A tem pouca expressão no universo completo. Também basta ver que as generalistas têm valores bem baixos nesta classe e que vários canais por cabo estão muito próximos destas...  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E eu a pensar que os ricos adoravam a RTP2 :rolleyes:

A RTP2 tem 1,9% no total (média anual) e 1,3% na classe A (a crer nesses dados). Dá uma afinidade de 68,4%, o que de facto é inferior a 100%, logo é menos vista pelos ricos que pelas outras classes.
Fazendo as mesmas contas para as outros canais, a RTP1 tem uma afinidade de 59,7%, a SIC de 63,9% e a TVI de apenas 36,8%! Ou seja, em comparação com os resultados globais, a RTP2 é quem tem um valor menos mau na classe A. Podem não adorar, mas também não odeiam assim tanto. ;)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostava de saber o que é a SIC transmite para ter tanta afinidade com a classe A, a programação é actualmente uma réplica da TVI. Só se for a péssima fama da informação da TVI (JAC e Judite mudaram um pouco esta ideia, mas não o suficiente).

Idem para a CMTV, embora aí perceba um pouco, afinal eles dão grande destaque a assuntos relacionados com a justiça que se relaciona com a política (prisão de Sócrates). Mesmo assim, ficar em 4º lugar é notável.

Editado por RCP
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O consumo baixa de uma forma transversal em todas as classes. Ou são só os ricos que podem sair de casa? o.O De qualquer das formas  não tem grande relevância para o qual tentas sustentar, porque a Classe A tem pouca expressão no universo completo. Também basta ver que as generalistas têm valores bem baixos nesta classe e que vários canais por cabo estão muito próximos destas...  

Não é só os ricos que podem sair Tiago, mas grande parte deles desliga-se da tv no verão e vai em férias, coisa que grande parte da classe D não faz. Eu não estou a dizer que os números são expressivos ou exclusivos da SIC, mas é óbvio que nos programas que normalmente tem um público A/C o consumo caia mais no verão porque é típico do seu público alvo não ver tv nesta altura. Eu já fiz imensas análises de mercado e de públicos durante 3 anos e sei do que falo. Repara que a novela da TVI subiu assim que começaram as férias da maioria dos portugueses ;) ou seja, está mais gente em casa, a tal que não tem posses para ir de férias. Ou espera, ou tu achas mesmo que os espectadores de MS, que a acompanham há quase 1 ano, de repente mudaram-se todos para AUM ? por favor né -.-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Top Canais preferidos da Classe A

1 – SIC (12,2%)

2 – RTP 1 (9,1%)

3 – TVI (8,5%)

4 – CMTV (7,1%)

5 – SIC Notícias (5,3%)

6 – TVI 24 (5,2%)

7 – RTP Informação (2,3%)

8 – RTP 2 (1,3%)


Ler mais: http://www.atelevisao.com/cabo/cmtv-consegue-a-preferencia-da-classe-a/#ixzz3fm8QM6AQ
(

É por isto que MS tem perdido ultimamente. Os ricos andam a preferir a CMTV no horário nobre :cool:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é só os ricos que podem sair Tiago, mas grande parte deles desliga-se da tv no verão e vai em férias, coisa que grande parte da classe D não faz. Eu não estou a dizer que os números são expressivos ou exclusivos da SIC, mas é óbvio que nos programas que normalmente tem um público A/C o consumo caia mais no verão porque é típico do seu público alvo não ver tv nesta altura. Eu já fiz imensas análises de mercado e de públicos durante 3 anos e sei do que falo. Repara que a novela da TVI subiu assim que começaram as férias da maioria dos portugueses ;) ou seja, está mais gente em casa, a tal que não tem posses para ir de férias. Ou espera, ou tu achas mesmo que os espectadores de MS, que a acompanham há quase 1 ano, de repente mudaram-se todos para AUM ? por favor né -.-

Eu não disse isso. Apenas acho que não é a justificação, até porque quem não tem posses para ir de férias pode sair de casa, caminhar, conviver na rua, ir até um espaço verde... A não ser que haja dados que mostrem que o público das classes mais baixais se mantêm tal e qual como nas outras estações do ano. Mas se MS desceu por causa disso, como subiu AUM? Foram as crianças? :haha: Sim, porque a novela lidera nessa faixa etária. xD

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse isso. Apenas acho que não é a justificação, até porque quem não tem posses para ir de férias pode sair de casa, caminhar, conviver na rua, ir até um espaço verde... A não ser que haja dados que mostrem que o público das classes mais baixais se mantêm tal e qual como nas outras estações do ano. Mas se MS desceu por causa disso, como subiu AUM? Foram as crianças? :haha: Sim, porque a novela lidera nessa faixa etária. xD

É óbvio que AUM subiu com o facto das férias terem começado e haver mais público em casa, acho que outra explicação plausível não pode haver, se bem que deve haver maluquinhos que acham mesmo que o público de MS abandonou a novela após 10 meses e se mudou todo para a TVI, mas felizmente não és um deles. Quem acompanha audiências alguns anos sabe que já se tornou tradição as novelas da SIC perderem para as da TVI no verão, que pouco ou nada descem. Aliás, até sobem. Então agora pergunto-te eu porque é que as da SIC descem sempre no verão e as da TVI sobem. De que tipos de públicos e movimentações estamos aqui a falar, é isso que quero que me expliques. Eu até posso estar errado, mas para o assumir terei de encontrar um contra argumento mais forte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é só os ricos que podem sair Tiago, mas grande parte deles desliga-se da tv no verão e vai em férias, coisa que grande parte da classe D não faz. Eu não estou a dizer que os números são expressivos ou exclusivos da SIC, mas é óbvio que nos programas que normalmente tem um público A/C o consumo caia mais no verão porque é típico do seu público alvo não ver tv nesta altura. Eu já fiz imensas análises de mercado e de públicos durante 3 anos e sei do que falo. Repara que a novela da TVI subiu assim que começaram as férias da maioria dos portugueses ;) ou seja, está mais gente em casa, a tal que não tem posses para ir de férias. Ou espera, ou tu achas mesmo que os espectadores de MS, que a acompanham há quase 1 ano, de repente mudaram-se todos para AUM ? por favor né -.-

Mas que férias da maioria dos portugueses? Só se for dos jovens, pq que eu saiba os portugueses não ficam todos de férias nesta altura do ano. Está mais gente em casa, está :rofl: Que eu saiba, mesmo que uma pessoa não vá de férias, pode sair na sua zona.. não sei, digo eu. Não fazes sentido nenhum, mas whatever. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que AUM subiu com o facto das férias terem começado e haver mais público em casa, acho que outra explicação plausível não pode haver, se bem que deve haver maluquinhos que acham mesmo que o público de MS abandonou a novela após 10 meses e se mudou todo para a TVI, mas felizmente não és um deles. Quem acompanha audiências alguns anos sabe que já se tornou tradição as novelas da SIC perderem para as da TVI no verão, que pouco ou nada descem. Aliás, até sobem. Então agora pergunto-te eu porque é que as da SIC descem sempre no verão e as da TVI sobem. De que tipos de públicos e movimentações estamos aqui a falar, é isso que quero que me expliques. Eu até posso estar errado, mas para o assumir terei de encontrar um contra argumento mais forte :)

Eu não tenho qualquer tipo de argumento, apenas duvido do que usas, porque considero que não é só o público da classe A que diminui. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que férias da maioria dos portugueses? Só se for dos jovens, pq que eu saiba os portugueses não ficam todos de férias nesta altura do ano. Está mais gente em casa, está :rofl: Que eu saiba, mesmo que uma pessoa não vá de férias, pode sair na sua zona.. não sei, digo eu. Não fazes sentido nenhum, mas whatever. 

Muitos portugueses já entram de férias nas últimas quinzenas de Julho e primeiras de Agosto. Falta muito para tal ? estamos a meio do mês rapaz. E sim, as pessoas podem sair de casa como é óbvio, nem eu disse o contrário, mas os números e a subida da AUM sustentam-se com essa massa jovem + adulta que já se encontra de férias. Mas é como te disse, esta é a minha explicação e cada pessoa aqui no forum tem as suas certo ? e bem sabemos que todas tem o seu "Q" de ridículo, só não percebo o porquê de tanto alarido à volta da minha, mas obrigado pela importância que dão à minha opinião. Já vi gente a dizer tanto disparate e a passar despercebido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As novelas. Pode ser a mesma coisa, mas as novelas na SIC mais os talent shows sempre tiveram afinidade com a Classe A. Porquê, não sei.

Porque são da SIC, a TVI é o canal do escândalo e da pouca vergonha, é o canal dos realitys basicamente, acho que as classes A têm um certo odio e preconceito com a própria TVI, por isso mesmo que seja o mesmo tipo de programa nos 2 canais vão sempre preferir a SIC.

Apesar de Belmonte ser uma exceção, pois foi a novela da TVI que liderou nas classes A.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que AUM subiu com o facto das férias terem começado e haver mais público em casa, acho que outra explicação plausível não pode haver, se bem que deve haver maluquinhos que acham mesmo que o público de MS abandonou a novela após 10 meses e se mudou todo para a TVI, mas felizmente não és um deles. Quem acompanha audiências alguns anos sabe que já se tornou tradição as novelas da SIC perderem para as da TVI no verão, que pouco ou nada descem. Aliás, até sobem. Então agora pergunto-te eu porque é que as da SIC descem sempre no verão e as da TVI sobem. De que tipos de públicos e movimentações estamos aqui a falar, é isso que quero que me expliques. Eu até posso estar errado, mas para o assumir terei de encontrar um contra argumento mais forte :)

Nunca te passou pela cabeça que as novelas da SIC começam em setembro, e com 10 meses em cima perdem o ritmo, e as histórias da TVI, que começam no início do ano, estão no auge de ação no verão? 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É óbvio que AUM subiu com o facto das férias terem começado e haver mais público em casa, acho que outra explicação plausível não pode haver, se bem que deve haver maluquinhos que acham mesmo que o público de MS abandonou a novela após 10 meses e se mudou todo para a TVI, mas felizmente não és um deles. Quem acompanha audiências alguns anos sabe que já se tornou tradição as novelas da SIC perderem para as da TVI no verão, que pouco ou nada descem. Aliás, até sobem. Então agora pergunto-te eu porque é que as da SIC descem sempre no verão e as da TVI sobem. De que tipos de públicos e movimentações estamos aqui a falar, é isso que quero que me expliques. Eu até posso estar errado, mas para o assumir terei de encontrar um contra argumento mais forte :)

Tradição: 2 anos? DD foi líder, SDI é que se perdeu no Verão e ainda é muito cedo para dizer que MS segue o mesmo rumo. Nos restantes horários do HN também não se verifica essa tradição que referes, do que me lembro das audiências de novelas anteriores. 

Mas também não acho que seja os jovens estarem de férias que vai afetar as audiências. Se fosse uma novela de 2º/3º horário, ainda diria que sim, mas sendo uma de 1º horário, que acaba por volta das 22:30, o facto dos jovens estarem de férias não afeta muito, até porque a quase totalidade (apostaria em algo como 96%) não vai dormir antes dessa hora. O mesmo para o público adulto. A maior parte do público adulto não se deita muito antes dessa hora, portanto acho que é errado ver as férias como a única explicação para o decréscimo de audiências de MS e o aumento de audiências de AUM. E quando o pico das férias acaba (lá para finais de Agosto), OBDE não sofreu nenhum descréscimo no ano passado. Pelo contrário, continuou a liderar confortavelmente em relação à rival. Por aí, devia ser algo temporário de relativamente dois meses. SDI nunca mais recuperou após ter perdido a liderança.

E quanto ao sai, não sai, vai saindo, quanto mais audiências um programa tem, mais expressiva será a queda de consumo desse programa durante os meses de menor consumo, até porque abrange mais público de todas as faixas etárias e das classes - faixas e classes que, nesta época, passam mais tempo no exterior que no Inverno. Não vou entrar na faixa que sai menos ou mais, porque isso é bastante relativo. Eu posso desligar tudo, ir para a varanda e ficar lá uma hora. Não saí de casa, mas não estou a contribuir para o consumo televisivo...

Eu vejo os programas com dois tipos de público: o "público-base", aquele que quase sempre vê o programa, e uma espécie de "público esporádico", pessoas que vêem, mas são mais ambíguos naquilo que escolhem e não ficam agarrados a um programa, logo têm mais tendência a largar o programa conforme determinadas situações. O que nos pode dar a sensação de público-base pode ser, na verdade, público esporádico, que dada as alternativas que têm na TV, preferem ficar a ver um determinado programa. Como disse, quanto mais público esporádico existir, maior será a queda do programa quando esse público esporádico começa a sair, ou até mesmo a ver outras coisas. Isso explica porque MS caiu tanto em relação ao Inverno - que diga-se, também beneficiou de decisões parvas por parte da TVI, como os pseudo Desafios Finais e o início catastrófico de Jardins Proibidos... No caso de AUM, o público esporádico não é assim tanto, a novela começou mais tarde que a concorrente, logo há menor público esporádico. Menor público esporádico significa uma queda menor, daí a TVI não descer assim tanto quanto a SIC nesse horário. A maneira como se promove, aquilo que está a acontecer numa novela, é também influenciador para agarrar mais público esporádico. A própria quantidade de público esporádico que existe num programa não é determinada, porque o esporádico pode tornar-se base, o base tornar-se esporádico, outro tipo de público esporádico que não costuma a assistir, passa a assistir, entre vários exemplos. De acordo com esta teoria e se reparares noutros horários, o PEF, por exemplo, basicamente não tem qualquer público esporádico, ou seja, mesmo que o SP comece a descer, o PEF tem tendência a manter os números, porque basicamente aquilo é só público-base.

Claro que isto que disse em cima é apenas uma suposição. Pode ser uma grande estupidez, mas é a minha maneira de justificar que quem está de férias e quantas vezes uma pessoa sai não pode ser a única justificação plausível para o decréscimo de audiências de certos programas.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba, as novelas da TVI também têm público da classe A. Aliás, a diferença para as da SIC é irrisória. Por isso, se uma desce, a outra também teria de descer. Mais uma vez, não é o que acontece... Volto a repetir, a classe A não exerce praticamente influência nenhuma nos resultados finais. Metam isto na cabeça. Praticamente não existe classe A em Portugal! Aquilo que vocês vêem nas tabelas são números que nem à dezena de milhar vão. Os resultados são baixíssimos! A diferença que existe entre programas da TVI e da SIC é quase empate técnico LOL Nunca pode ser motivo para explicar uma descida nas audiências num mercado em que 99% dos espetadores não são da classe A.

Portanto, vamos lá parar com essas teorias desesperadas para explicar a queda de MS. Não bastou o ano passado inventar que o Mundial é que estava a fazer baixar SdI? Quantas vezes vai ser preciso dizer isto?

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tipo, se formos a ver MS não caiu praticamente nada (do que é relevante para destacar), tendo em conta todos os factores que influenciam as audiências. :| Estamos no verão, o consumo desce, como sempre. MS andava quase sempre na maioria das vezes nos 15 de rat (esporadicamente ia aos 16 uma vez e outra e outras vezes chegava mesmo aos 17 de rat) agora anda por volta dos 14. Tendo em conta que estamos em época de o consumo baixar, não há nada de mais a destacar. A novela que conta quase com 11 meses de exibição até merece os parabéns por ainda fazer valores assim! O que está diferente é que ultimamente a novela da TVI explode mal acaba MS e isso tem logo uma contribuição positiva para a média final de cada episódio da novela, dando-lhe vantagem depois na tabela do dia, não é por acaso que agora o minuto mais visto da TVI é sempre com AUM nos minutos em que MS já não está no ar. Antes a SIC tinha muitos episódios de MS e conseguia cobrir por completo AUM se quisesse e apanhava alguns minutos dos intervalos da TVI se fosse preciso, mas agora MS está contada ao minuto para durar até Setembro a SIC não pode mexer praticamente nada, já a TVI pode agora aumentar AUM (o que aconteceu) e isso faz essas pequenas diferenças que temos visto nas tabelas esta última semana. Até porque se formos a ver, a média de AUM não foge assim muito à de MS. A estratégia que antes fazia MS explodir ainda mais mal acabasse AUM agora acontece justamente ao contrário. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Sò um aviso, neste tópico fala-se de audiências, não de exames auditivos. O tópico deve chamar-se Curiosidades Audimétricas e não Audiométricas, ou então este fórum deve estar relacionado com a otorrinolaringologia e eu não sei de nada...

Tens toda a razão, obrigado. Por acaso, e mesmo sabendo o que é audiometria, nunca tinha reparado no erro. ;)

Já agora, umas curiosidades audimétricas reveladas numa crónica do Manuel Falcão no Correio da Manhã:

Uma análise da evolução das audiências dos canais leva a crer que na ultima semana a RTP1 perdeu espectadores para a TVI, a SIC e o conjunto de canais de cabo – sendo que foram estes últimos aqueles que ficaram com a maior fatia da transferência de audiências. Apesar de estar a decorrer a época de férias não se notam alterações significativas no número total de espectadores que seguem os diferentes canais. Nos canais generalistas a TVI continua a dominar e a SIC está na segunda posição, mas esta semana a novela “Mar Salgado” voltou a suplantar “A Única Mulher”. Nos concursos, “Money Drop” da TVI aparece na sétima posição e “Preço Certo”, da RTP1, aparece na 20ª. No cabo o canal mais visto é o Hollywood, seguido do Disney Channel. A evolução, positiva, da TVI24 continua: apenas na região da Grande Lisboa surge atrás da SIC Notícias – o TVI 24 já está à frente da sua concorrência nas regiões norte, centro e sul. Na região Sul, no entanto, o canal líder de notícias é o CMTV, em 7º lugar. A nível nacional a diferença entre a SIC Notícias e a TVI24 estreita-se e é curioso notar que na semana passada quatro dos cinco programas mais vistos no conjunto dos canais de cabo eram da TVI24 e um era um filme do Hollywood, na terceira posição. Fox continua à frente do AXN e nos canais infantis o mais visto é o Disney, seguido do Cartoon.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...