Fernando Posted May 2 Posted May 2 9 minutes ago, LAboy 456 said: Intervalos na SIC durante a exibição do filme "O perito" (1995) - isto no dia 1 de Junho de 1998: Uma das últimas idas da Ágata à Roda dos Milhões antes de ter o segundo filho. Estava para rebentar a polémica do parto em direto 2 3 Quote
FraisesSucrées Posted May 2 Posted May 2 Programa Confissões (1997) E uma sessão do Furor Inclui uma atuação internacional do grupo Flip Da Scrip, baseado na Alemanha, que teve este hit que muito se ouviu nas rádios nacionais nos idos de 1998: 2 1 Quote
miguelalex23 Posted May 3 Posted May 3 há 13 horas, FraisesSucrées disse: Intervalos de 19 de Julho de 1999 durante o filme "Proposta Indecente" Destaco o anúncio ao Primeiro Jornal às 13h30 de Segunda a Sexta durante esse Verão. Deve ter sido a última vez que houve mexidas no horário regular de um dos principais noticiários da SIC, e além do factor férias estará também relacionado com algo que o @FLP referia: o sucesso que Pérola Negra vinha tendo na TVI, das 12h às 13h30. Assim Zazá passou a cobrir na totalidade a novela concorrente. A problemática Zazá não deve ter dado conta do recado, porque passadas escassas duas semanas desse vídeo estreavam a minissérie Dona Flor e seus Dois Maridos (1998) às 12h30 - também como "nova novela da hora do almoço", claro. Uma aposta ousada para o horário. Terminada Dona Flor, o PJ regressou às 13h em Setembro e os Malucos do Riso ficaram às 12h30 uns tempos. Rangel sempre a fazer experiências. 6 1 Quote
ATVTQsV Posted May 3 Posted May 3 há 9 horas, miguelalex23 disse: A problemática Zazá não deve ter dado conta do recado, porque passadas escassas duas semanas desse vídeo estreavam a minissérie Dona Flor e seus Dois Maridos (1998) às 12h30 - também como "nova novela da hora do almoço", claro. Uma aposta ousada para o horário. Ainda me lembro da RTP 1 promover as estreias das novelas depois do Jornal da Tarde como "a sua nova novela da hora de almoço" e não achava aquilo certo, quem no seu perfeito juízo almoçava às 14 horas? Quote
D91 Posted May 3 Posted May 3 há 14 minutos, ATVTQsV disse: Ainda me lembro da RTP 1 promover as estreias das novelas depois do Jornal da Tarde como "a sua nova novela da hora de almoço" e não achava aquilo certo, quem no seu perfeito juízo almoçava às 14 horas? Já me aconteceu várias vezes. 1 Quote
ATVTQsV Posted May 3 Posted May 3 há 3 minutos, D91 disse: Já me aconteceu várias vezes. O problema é que não há novela da hora do almoço no sentido estrito. Não entendo porque é que os programas da manhã passaram a acabar todos às 13. No fim dos anos 80/boa parte dos 90 a RTP 1/Canal 1/RTP 1 outra vez emitia novelas nesta faixa e depois começou a prolongar a Praça da Alegria. A SIC e a TVI também tinham novelas neste horário até 2000. Quote
GP - MT Posted May 3 Posted May 3 há 2 horas, ATVTQsV disse: Ainda me lembro da RTP 1 promover as estreias das novelas depois do Jornal da Tarde como "a sua nova novela da hora de almoço" e não achava aquilo certo, quem no seu perfeito juízo almoçava às 14 horas? Bem, se tens atualmente no Now o Jornal da Hora de Almoço a acabar depois das 15h... Podemos dizer que a novela dava no horário do que em Espanha designam por la sobremesa. 2 1 Quote
ATVTQsV Posted May 3 Posted May 3 há 10 minutos, GP - MT disse: Bem, se tens atualmente no Now o Jornal da Hora de Almoço a acabar depois das 15h... Podemos dizer que a novela dava no horário do que em Espanha designam por la sobremesa. Aumentar a duração dos noticiários, seja em que horário e em que canal for, é um exagero. Nunca controlaram tais horários, porque acham que é mais económico. 3 Quote
FLP Posted May 3 Posted May 3 (edited) há 15 horas, miguelalex23 disse: Destaco o anúncio ao Primeiro Jornal às 13h30 de Segunda a Sexta durante esse Verão. Deve ter sido a última vez que houve mexidas no horário regular de um dos principais noticiários da SIC, e além do factor férias estará também relacionado com algo que o @FLP referia: o sucesso que Pérola Negra vinha tendo na TVI, das 12h às 13h30. Assim Zazá passou a cobrir na totalidade a novela concorrente. A problemática Zazá não deve ter dado conta do recado, porque passadas escassas duas semanas desse vídeo estreavam a minissérie Dona Flor e seus Dois Maridos (1998) às 12h30 - também como "nova novela da hora do almoço", claro. Uma aposta ousada para o horário. Terminada Dona Flor, o PJ regressou às 13h em Setembro e os Malucos do Riso ficaram às 12h30 uns tempos. Rangel sempre a fazer experiências. O primeiro jornal às 13.30 no verão era prática da sic, pelo menos desde 95. Não tenho a certeza que tenha sido sistemático até 99. Em 95, nesse verão, a SIC estrutura a grelha com duas novelas das 11:30 às 13:30, depois o PJ. Aqui julgo estar relacionado com o pujante JT, que era demolidor. Acredito que, perante as dificuldades que o PJ devia ter na altura, a SIC tenha aproveitado o aumento de público disponível naquele horário para esticar a novela da Globo ( no caso, 4 por 4). Nos anos seguintes, não sei se terão alterado o horário. A novela, na época, era Guerra dos Sexos e era um fenómeno no verão... Não sei se ajustaram o horário. Pelos vistos, pelo menos em 99, retomaram a prática e é provável que se relacione com a dificuldade que, depois de Guerra dos Sexos, o acesso ao PJ tenha sofrido para entregar bem, como temos comentado, pelas constantes invenções. E a TVI começar a mostrar as garras poderá ter feito a SIC mexer-se. A opção de Dona Flor, ao contrário de Labirinto, fazia sentido. A série tinha uma linguagem que agradava ao publico, a ver pelo sucesso das novelas do mesmo "tipo". O problema, a meu ver, era o experimentalismo nervoso. Se na época da estreia de Baila Comigo tivesse sido escolhido um titulo realmente forte ( BC era uma novela "velha", a imagem péssima e não tão lembrada assim. Foram na onda de GdS, da mesma época aproximadamente, mas esqueceram-se que não tem nada a ver acompanhar uma comédia brilhante, mesmo que com o mesmo tipo de qualidade tecnica, era diferente de acompanhar a dramática BC) o problema que se abriu na manhã não teria ocorrido, provavelmente. O publico noveleiro ficou abandonado num horário com tradição de mais de uma década. A SIC a determinada altura ( depois de Sinhã Moça e Baila Comigo) acabou por desistir de repetir novelas exibidas na RTP. Os dois titulos talvez não tenham entregue a performance que o canal desejava, mas convenhamos que houve aselhice nas escolhas. Quando Tieta termina, o público estava lá todo, sedento de nostalgia. A escolha por um titulo que, apesar de ter feito relativo sucesso, era uma novela das 18 da TV2. Se na sequência de Tieta tivesse vindo algo do tipo Rainha da Sucata a história teria sido outra e a SIC poderia, então, recorrer a Renascer R/, por exemplo, as 12 horas. Ou em vez de dormir no ponto, depois de Guerra dos Sexos, ainda a dividir o horário com Vira Lata, que nunca cheguei a perceber se ás 12 horas aguentou o barco ( deve ter-se aguentado, visto que la permaneceu) tivessem pegado logo em Gabriela R/... Mas algumas escolhas equivocadas comprometeram a gestão de novelas, o que deixava a SIC, nesta altura, à mercê de experiencias. Bastou uma novela clássica na concorrência ( Pérola Negra, apesar de um clichê só, era uma novela na sua verdadeira essência) para o público aderir. Edited May 3 by FLP 1 2 Quote
ATVTQsV Posted May 3 Posted May 3 há 58 minutos, FLP disse: O primeiro jornal às 13.30 no verão era prática da sic, pelo menos desde 95. Hoje em dia já não existe estritamente uma grelha de verão, parece que todos os dias do ano são o mesmo. Quote
FraisesSucrées Posted May 3 Posted May 3 (edited) há 2 horas, FLP disse: . Se na época da estreia de Baila Comigo tivesse sido escolhido um titulo realmente forte ( BC era uma novela "velha", a imagem péssima e não tão lembrada assim. Foram na onda de GdS, da mesma época aproximadamente, mas esqueceram-se que não tem nada a ver acompanhar uma comédia brilhante, mesmo que com o mesmo tipo de qualidade tecnica, era diferente de acompanhar a dramática BC) o problema que se abriu na manhã não teria ocorrido, provavelmente. Acho que o principal motivo para a escolha de uma reexibição de Baila Comigo foi por ser a primeira novela do Manoel Carlos com uma Helena protagonista, e com Por Amor recentemente exibida e Felicidade e História De Amor ainda relativamente frescas nas memórias dos telespectadores, poder-se-ia pensar que haveria interesse (que afinal não era assim tanto) em redescobrir essa obra mais antiga do autor. Além disso foi uma das primeiras telenovelas brasileiras com algumas cenas filmadas em Portugal. Edited May 3 by FraisesSucrées 2 Quote
D91 Posted May 3 Posted May 3 há 1 minuto, FraisesSucrées disse: Acho que o principal motivo para a escolha de uma reexibição de Baila Comigo foi porque foi a primeira novela do Manoel Carlos com uma Helena protagonista, e com Por Amor recentemente exibida e Felicidade e História De Amor ainda relativamente frescas nas memórias dos telespectadores, poder-se-ia pensar que haveria interesse (que afinal não era assim tanto) em redescobrir essa obra mais antiga do autor. Além disso foi uma das primeiras telenovelas brasileiras com algumas cenas filmadas em Portugal. Foi filmada onde? Quote
FraisesSucrées Posted May 3 Posted May 3 há 1 minuto, D91 disse: Foi filmada onde? Lisboa, Estoril e Batalha. 1 Quote
D91 Posted May 3 Posted May 3 há 7 horas, ATVTQsV disse: O problema é que não há novela da hora do almoço no sentido estrito. Não entendo porque é que os programas da manhã passaram a acabar todos às 13. No fim dos anos 80/boa parte dos 90 a RTP 1/Canal 1/RTP 1 outra vez emitia novelas nesta faixa e depois começou a prolongar a Praça da Alegria. A SIC e a TVI também tinham novelas neste horário até 2000. Talvez porque é mais barato dar o talk show até às 13h aproveitando o horário das 12h onde tem mais consumo e audiência. A SIC tem as tardes cheias de novelas, não vejo necessidade de ainda darem uma às 12h. A RTP1 ainda tentou com "Os Nossos Dias" mas rapidamente a passou para as 14h. 1 Quote
FLP Posted May 3 Posted May 3 De há anos para cá deixou de fazer sentido. Houve mudanças substanciais de hábitos. E hoje em dia, os horários em que as novelas são exibidas são um mero pro-form. Os horários "classicos" eram o das 12, o das 18 ou 19 (raramente ambos em simultâneo) e o das 20:45. Percebia-se o uso da fidelização que apenas uma novela dava para garantir a informação e "contaminar" a restante tarde. Ainda durante a década de 90 a RTP desistiu ( a escassez de titulos no mercado e a "agressividade da SIC" devem ter contribuído para isso) e a SIC, com a tal inconsistência de titulos, acabaria por abandonar também. A RTP ainda manteve, de forma irregular e oscilante, novelas depois do almoço. Sem a SIC a atacar ali, os titulos mexicanos tinham caminho aberto. E foram exibidos uma carrada, em sequência. Já a SIC, nesse horário, nunca teve muita sorte. Chegou a exibir grande parte de Olho no Olho às 14, mas a novela devia ser surrada pelas novelas da RTP. Praticamente no fim, foi atirada para as 11:30 ( a fazer a dobradinha de novelas da SIC das 11:30 às 13:30) e não teve substituta as 14. Operacionalizadas algumas alterações, tempos depois surge outra reposição equivocada: Os Emigrantes. Outra novela que teve relativo sucesso, mas também ela foi emitida pela TV2 e em horários terriveis.. Pelo que me lembro, também não fez história. O horário seria recuperado para novelas com "História de Amor" , já em 2000. Dai para a frente, passou a fixar-se como o horário das novelas da hora do "almoço". Ainda sobre Baila Comigo, entendo o argumento. Mas uma estação como a SIC, luminosa... ligar a TV de deparar com aquela novela "velha"... eu achava aquilo terrivel. Engraçado, hoje uma novela com 30 anos ( HdA por exemplo, está ai impecável...apesar de se notar que é outra tecn, a imagem é perfeitamente aceitável) mas novelas com 10..12 anos há 30 era uma coisa de outro mundo. A juntar à brutal mudança de figurinos nessa década, o aspeto de "filme antigo" era aterrador. Não havia forma da novela a escolha adequada. O Histórico da SIC nesse horário: Tropicaliente, 4 por 4, Felicidade R/, Guerra dos Sexos R/, Vira Lata, Tocaia Grande e Sonho Meu R/. O problema começou antes de Baila Comigo, mas já se vinha a notar erosão. A saída repentina de VL das noites de Fds e encaixada ao 12:25 acabou por mudar o rumo das coisas. A ideia da SIC seria ter VL anos ao fds a noite, enquanto seguiria a senda de reposições "icónicas" ou acabaria por ter uma novela inédita para lançar com estrondo naquele horário - seria Salsa e Merengue ou Anjo de Mim. Sendo necessário recalibrar a rota e SeM ir a jogo ao fds...VL acabou por fazer ali o seu percurso. Como vinham com 14 pontos de rt da noite, talvez tenha chegado para o gasto. Mas logo depois, com a necessidade de escoa TG, eis que a novela chega ao horário. O choque de público devia ser tremendo, uma vez que as novelas anteriores tinham todas uma linha, pelo menos, suave. TG era um tipo de novela muito diferente do habitual. Mas entende-se que, sendo necessário exibi-la, que aquele fosse o destino. Eu talvez fizesse o mesmo, ainda que pudesse usá-la ao fim de semana, á noite. A coisa descambou, com a necessidade da SIC vir a terreiro dar uma mãozinha à novela. Várias acçóes foram colocadas em pratica. Foram exibidos, entre a novela e o PJ, programas como Jasmim, Sonho de Cinema ( julgo, sem certeza) o Imagens Reais ( um sucesso avassalador no NH) antecipando, inicialmente, a novela em 30 minutos, até que fixou-se as 11 horas, horário que a sucessora Sonho Meu recebeu, quando mudou do horário ( outra escolha à toa, para repor às 19 horas de fds, nesse verão). A estreia da reposição de Sonho Meu aos fins de semana ao fim da tarde também entra na lógica do "experimentar tudo". O horário das 19 ( pelo menos ao Sábado) era imbatível e a SIC penou bastante com ele. Foram usados todos os tipos de programa, mas a extração do Totoloto, nos programas da RTP, eram imbatíveis. Houve, pelo menos, dois fins de semana que a novela Salsa E Merengue foi exibida às 19, nesse verão. A experiência deve ter corrido bem e a SIC tira da cartola, do nada, a reposição de Sonho Meu para o horário das 19, enquanto que SeM voltava para as 21:30, onde se manteve até ao seu final. Sonho Meu fez alguns fins de semana, mas a eficácia deve ter sido curta. Quando houve oportunidade, a novela foi parar as 11 horas, onde se manteve durante a maior parte da exibição. No entanto, tratando-se de uma novela agradável de ver, acabou recuperando um pouco, tendo acabado por mudar para as 12, onde acabou. É nesse seguimento que, depois de um trabalho árduo para restabelecer a novela naquele horário, a SIC lembra-se de ir buscar Baila Comigo, que acabou atirada para as 9 pouco tempo depois. 5 Quote
FraisesSucrées Posted May 4 Posted May 4 (edited) Cantigas De Maldizer, ou Miguel Dias desenterrando outro lost media Edited May 4 by FraisesSucrées 5 1 Quote
marsupilami Posted May 4 Posted May 4 há 1 hora, FraisesSucrées disse: Cantigas De Maldizer, ou Miguel Dias desenterrando outro lost media Cenário enorme! Não fazia a mínima ideia da existência desse programa. Algum do humor não envelheceu lá muito bem... Quote
Fernando Posted May 4 Posted May 4 (edited) A Júlia Pinheiro chegou a apresentar esse programa, depois, no verão de 99, o Miguel Dias ficou sozinho na apresentação. Algumas figuras da Noite da Má Língua também participavam, pelo menos na primeira edição. Edited May 4 by Fernando 2 Quote
ComicSans Posted May 5 Posted May 5 peço ajuda do público: como é que se chamava o programa no Natal onde iam os ATL's e o pessoal recebia prendas? Onde estava sempre a dar o icónico "a todos um bom natal" Quote
miguelalex23 Posted May 5 Posted May 5 há 14 minutos, ComicSans disse: peço ajuda do público: como é que se chamava o programa no Natal onde iam os ATL's e o pessoal recebia prendas? Onde estava sempre a dar o icónico "a todos um bom natal" A SIC no País do Natal 1 3 Quote
AG. Posted May 6 Posted May 6 (edited) On 04/05/2026 at 19:38, marsupilami disse: Cenário enorme! Não fazia a mínima ideia da existência desse programa. Algum do humor não envelheceu lá muito bem... Nem na altura isto era bom humor, este tipo de programas era arrasado pela crítica. Felizmente o tempo colocou as coisas no devido lugar: ninguém se lembra disto e o Herman Enciclopédia, ou mesmo o Conversas da Treta (que eu até não gostava) ainda hoje são bem recordados. E se calhar foram formatos que a nível de audiências correram pior que este Cantigas de Maldizer. Não sabia que a Júlia Pinheiro tinha apresentado isto, só me lembro dela fazendo parte de uma espécie de júri com o resto da equipa da Noite da Má Língua - Rui Zink e Manuel Serrão -mas a Rita Blanco acho que não participou. Edited May 6 by AG. 5 Quote
Fernando Posted May 6 Posted May 6 (edited) 53 minutes ago, AG. said: Não sabia que a Júlia Pinheiro tinha apresentado isto, só me lembro dela fazendo parte de uma espécie de júri com o resto da equipa da Noite da Má Língua - Rui Zink e Manuel Serrão -mas a Rita Blanco acho que não participou. Acho que era júri. Li as notícias assim de lado, mas houve uma, quando a segunda temporada terminou (e acho que não terminou bem, houve ali uma polémica qualquer que não percebi), que dizia que ela era júri. Achei que tinha apresentado porque, quando anunciariam a nova edição, diziam que o Miguel Dias ia ficar a solo, sem a Júlia. Portanto, ela devia fazer parte do júri, como dizes. Edited May 6 by Fernando 2 Quote
LAboy 456 Posted May 9 Posted May 9 Emissão da SIC no dia 30 de Junho de 1998 - Intervalos durante e após a exibição do filme "Prisão infernal" (1995): - Parte do "Diário do Mundial 98" desse dia: 4 Quote
Recommended Posts