FraisesSucrées Posted April 11 Posted April 11 Intervalo do dia 7 de Novembro de 1996 (depois de "O Século Do Povo") 2 Quote
FraisesSucrées Posted April 11 Posted April 11 Intervalos do dia 17 de Março de 2003 Especial informação sobre a intervenção da coligação militar liderada pelos Estados Unidos ao Iraque 4 Quote
FraisesSucrées Posted April 11 Posted April 11 há 7 horas, FraisesSucrées disse: Intervalo do dia 7 de Novembro de 1996 (depois de "O Século Do Povo") Último Jornal do mesmo dia com Paulo Camacho 1 Quote
marsupilami Posted April 12 Posted April 12 (edited) On 11/04/2026 at 10:34, D91 disse: A graxa à Globo. Mas não disseram nenhuma mentira. Sem falar que a hegemonia da SIC na época se devia sobretudo às novelas da Globo, pelo que só lhes ficou bem reconhecer a importância delas. Edited April 12 by marsupilami 1 Quote
FraisesSucrées Posted April 12 Posted April 12 (edited) Intervalos do dia 20 de Setembro 1996 Inclui a programação para o dia seguinte Vibrações Edited April 12 by FraisesSucrées 1 Quote
FraisesSucrées Posted April 12 Posted April 12 Intervalos do dia 25 de Fevereiro de 1996 Inclui a Meteorologia com Anabela Rodrigues Último Jornal com Nuno Santos 1 Quote
FraisesSucrées Posted April 16 Posted April 16 Intervalos do dia 8 de Dezembro de 1998, durante a exibição do filme "Flipper" Na promo ao filme "Romy & Michelle", o voice-over pronunciou o "Lisa" da Lisa Kudrow como "Liza" de Liza Minnelli. Isso fez-me lembrar que nessa altura, havia uma certa tendência de alguns comentadores desportivos e voice overs cá do burgo de chamarem Lizas às Lisas. Por exemplo, o Jorge Perestrelo fazia isso com as concorrentes dos "Gladiadores Americanos" com esse nome e do saudoso comentador de atletismo da RTP Jorge Lopes chamar Liza à Lisa Ondieki (née Martin), que tinha sido segunda na maratona dos Jogos de Seul atrás da Rosa Mota. Quote
FraisesSucrées Posted April 16 Posted April 16 Duas sessões do "Ai, Os Homens" de 1998, do canal oficial de Miguel Dias Uma das finalíssimas (o Diogo, n.º 10, entrou depois na boyband Milénio) 1 Quote
starlx90 Posted April 16 Posted April 16 há 3 minutos, FraisesSucrées disse: Duas sessões do "Ai, Os Homens" de 1998, do canal oficial de Miguel Dias Uma das finalíssimas (o Diogo, n.º 10, entrou depois na boyband Milénio) Entretanto partilhou também o Cantigas de Rua (apresentado por José Figueiras/Miguel Ângelo), Furor, entre outros. 1 1 Quote
FraisesSucrées Posted April 16 Posted April 16 (edited) Ele também partilhou esta gala nacional da Supermodel Of The World 1999, em que a vencedora foi a Marta Cruz (aqui concorrendo como Marta tout-court, n.º 16) A n.º 13 é a Ana Luísa Barbosa, da MTV Portugal e do Cinco Para A Meia Noite. (Que é feito dela?) Edited April 16 by FraisesSucrées 2 Quote
ATVTQsV Posted April 16 Posted April 16 há 3 horas, FraisesSucrées disse: Duas sessões do "Ai, Os Homens" de 1998, do canal oficial de Miguel Dias Uma das finalíssimas (o Diogo, n.º 10, entrou depois na boyband Milénio) Incrível que, sendo adaptação de um formato internacional, os direitos das gravações passaram para a TGSA (antiga Teresa Guilherme Produções). Acho que a TGSA fechou e os integrantes ficaram com os arquivos. Estes do Ai os Homens foram reprocessados no fim dos anos 2000, dá para ver o símbolo da altura no início 1 Quote
FraisesSucrées Posted April 16 Posted April 16 há 4 horas, FraisesSucrées disse: Uma das finalíssimas (o Diogo, n.º 10, entrou depois na boyband Milénio) Reparei agora que o Nuno, o n.º 8, esteve depois nos "Acorrentados". Foi o líder do segundo dos quatro ciclos, em que a Liliana Santos participou e ganhou. 1 Quote
Fernando Posted April 16 Posted April 16 Não sabia que a SIC esteve para adaptar O Aprendiz, algures entre 2004 e 2005. Acho que o projeto depois não se concretizou, mas chegaram a ser falados alguns nomes, como o Berardo. Quote
D91 Posted April 16 Posted April 16 Uma emissão do programa Negócio Fechado, era apresentado pelo Henrique Mendes. 3 Quote
Fernando Posted April 16 Posted April 16 (edited) Eu estou a trabalhar o princípio da TV privada (o meu foco não é propriamente a TV em si, mas coincide), através de jornais, e agora ando ali nos anos 2001/2002/2003/2004 (o meu comentário acima foi nesse seguimento) e a saída do Rangel para a RTP foi um shitshow autêntico é acusações de traição dentro da direção, é ele a roubar caras à SIC (com a RTP mal de finanças), é a SIC a dispensar pessoas, é o Moniz a ser sondado pela SIC (ainda não percebi se foi realmente verdade ou não, almoços sei que existiram) e a jurar a pés juntos que fica na TVI. O jornal que ando a ver é bastante sensacionalista (é o Tal&Qual), mas mete piada toda esta tour. Tudo isto e depois o Rangel sai da RTP num instante Edited April 16 by Fernando 7 Quote
D91 Posted April 17 Posted April 17 há 9 horas, Fernando disse: Eu estou a trabalhar o princípio da TV privada (o meu foco não é propriamente a TV em si, mas coincide), através de jornais, e agora ando ali nos anos 2001/2002/2003/2004 (o meu comentário acima foi nesse seguimento) e a saída do Rangel para a RTP foi um shitshow autêntico é acusações de traição dentro da direção, é ele a roubar caras à SIC (com a RTP mal de finanças), é a SIC a dispensar pessoas, é o Moniz a ser sondado pela SIC (ainda não percebi se foi realmente verdade ou não, almoços sei que existiram) e a jurar a pés juntos que fica na TVI. O jornal que ando a ver é bastante sensacionalista (é o Tal&Qual), mas mete piada toda esta tour. Tudo isto e depois o Rangel sai da RTP num instante Rangel na RTP é tipo Cristina Ferreira na SIC. Um surto. Levou uma data de gente da SIC e esteve lá só uns meses. Mas nunca entendi porque depois saiu da RTP. 4 Quote
AG. Posted April 17 Posted April 17 (edited) há 11 horas, Fernando disse: Eu estou a trabalhar o princípio da TV privada (o meu foco não é propriamente a TV em si, mas coincide), através de jornais, e agora ando ali nos anos 2001/2002/2003/2004 (o meu comentário acima foi nesse seguimento) e a saída do Rangel para a RTP foi um shitshow autêntico é acusações de traição dentro da direção, é ele a roubar caras à SIC (com a RTP mal de finanças), é a SIC a dispensar pessoas, é o Moniz a ser sondado pela SIC (ainda não percebi se foi realmente verdade ou não, almoços sei que existiram) e a jurar a pés juntos que fica na TVI. O jornal que ando a ver é bastante sensacionalista (é o Tal&Qual), mas mete piada toda esta tour. Tudo isto e depois o Rangel sai da RTP num instante É possível que tenha sido convidado. Essa época da tv é a mais insana de sempre, são acontecimentos bizarros atrás de acontecimentos bizarros. Tudo começa com o êxito muito rápido do BB em que a SIC fica completamente desorientada, a perder imenso dinheiro em muito pouco tempo e a liderança das audiências em HN. Basta ver as mudanças de grelha sucessivas em pouco menos de um ano. Balsemão teve que agir rapidamente. Essa situação no fundo vai dar origem à saída do Rangel da SIC, coisa que a RTP aproveita logo. A RTP que tinha o cargo de director-geral por preencher nitidamente à espera de Rangel ficasse livre. A passagem dele pela RTP foi muito turbulenta - ao seu estilo, portanto - mas conseguiu estancar a queda de audiências. Como disse o Carlos Daniel no dia em que ele morreu, "Rangel fez mais em dez meses do que muitos directores em dez anos". Ele acaba por sair da RTP rapidamente pelo salário que auferia e por ser alguém que tinha relações privilegiadas com a "máquina" do PS, sendo que houve a demissão inesperada de Guterres no fim de 2001 e há eleições antecipadas que levam a aliança PSD-CDS ao poder. Se não fosse isso, acredito que Rangel ficaria mais algum tempo. Edited April 17 by AG. 7 Quote
D91 Posted April 17 Posted April 17 há 7 minutos, AG. disse: É possível que tenha sido convidado. Essa época da tv é a mais insana de sempre, são acontecimentos bizarros atrás de acontecimentos bizarros. Tudo começa com o êxito muito rápido do BB em que a SIC fica completamente desorientada, a perder imenso dinheiro em muito pouco tempo e a liderança das audiências em HN. Basta ver as mudanças de grelha sucessivas em pouco menos de um ano. Balsemão teve que agir rapidamente. Essa situação no fundo vai dar origem à saída do Rangel da SIC, coisa que a RTP aproveita logo. A RTP que tinha o cargo de director-geral por preencher nitidamente à espera de Rangel ficasse livre. A passagem dele pela RTP foi muito turbulenta - ao seu estilo, portanto - mas conseguiu estancar a queda de audiências. Como disse o Carlos Daniel no dia em que ele morreu, "Rangel fez mais em dez meses do que muitos directores em dez anos". Ele acaba por sair da RTP rapidamente pelo salário que auferia e por ser alguém que tinha relações privilegiadas com a "máquina" do PS, sendo que houve a demissão inesperada de Guterres no fim de 2001 e há eleições antecipadas que levam a aliança PSD-CDS ao poder. Se não fosse isso, acredito que Rangel ficaria mais algum tempo. Rangel que criou duas marcas que ainda hoje fazem parte da RTP1: o Bom Dia Portugal e o Preço Certo. 7 Quote
FraisesSucrées Posted April 17 Posted April 17 Numa timeline alternativa em que a SIC tivesse ficado com o Big Brother, será que a SIC continuaria a dominar por mais tempo (e Rangel ficaria em Carnaxide por mais tempo), ou a ascensão da TVI de Moniz seria inevitável? Seja como for, e por muito que eles tenham negado até ao fim, Balsemão e Rangel devem para sempre ter amaldiçoar o dia em que recusaram o Big Brother. Quote
Fernando Posted April 17 Posted April 17 (edited) 24 minutes ago, FraisesSucrées said: Numa timeline alternativa em que a SIC tivesse ficado com o Big Brother, será que a SIC continuaria a dominar por mais tempo (e Rangel ficaria em Carnaxide por mais tempo), ou a ascensão da TVI de Moniz seria inevitável? Seja como for, e por muito que eles tenham negado até ao fim, Balsemão e Rangel devem para sempre ter amaldiçoar o dia em que recusaram o Big Brother. A SIC continuaria hegemónica durante alguns anos até porque tinha as novelas da globo em carteira, mas a TVI não estaria nível princípio dos anos 90. A TVI ia-se segurar, mas ou ia para segundo lugar (acredito mais nesta hipótese, até porque a RTP já andava às aranhas no período) ou andaria em terceiro, com resultados melhores. A ideia com que fico ao ver a época através dos jornais, é que a TVI já estava muito mais segura, fruto da entrada de novos acionistas que tinha dinheiro, que queria fazer muitas coisas por cá (até se falam em criar uma versão portuguesa de A Marca). Mesmo a nível de programação (uma coisa que achei curiosa foi que algures em 1998 ou 1999, o Jornal da noite da TVI não dava às 20h) já existiam alguns programas de impacto, como os Reis da Música Nacional, a título de exemplo. O Big Brother "só" impulsionou e consolidou a grelha da TVI. Aliás, o evoluir das audiências é muito interessante. O programa começa bem (em torno dos 17, mas depois baixa para os 14), mas só explode efetivamente depois do pontapé do Marco. A partir daí é recorrente ver o programa nos 19 ou 20 de rating. Uma loucura autêntica. A nível da informação, só a partir de 2001 é que o JN começa a ter relevância, até lá, nem no top 10 semanal aparecia, ao contrário do JdN. Jardins Proibidos idém, depois vieram um conjunto de novelas bem-sucedidas. Mas, sim, eu acho que a SIC mantinha-se hegemónica. Não seria indestrutível, até porque eventualmente o BB ia desgastar-se e a SIC já começava ali a ter algumas quebras no final da década (não eram graves nem punha nada em risco, mas eram assinaladas pelos críticos, como era o caso do Big Show SIC que começa a ter ali algumas debilidades em 1997 - falo do Big Show porque tenho de lhe dar atenção para o meu trabalho), mas a TVI não teria a subida meteórica em tão poucos anos. Um canal em pré-falência cerca de dois ou três anos de ser lançado, torna-se líder de audiências, com mais publicidade que os outros canais (há estudos sobre isso da Marketest, não é mito urbano ). É um período muito interessante. Acho que fazia falta um bom livro com entrevistas aos protagonistas (alguns já faleceram, mas muitos ainda andam por aí) e uma análise a fundo da imprensa da época. Foi um período vibrante a década de 1992 a 2002 (e mesmo os anos de 1990 e 1991 são interessantes para ver a reação da RTP por antecipação - uma reação que já vinha a ser construída desde meados da década de 80, quando já se falava em TV privada e de satélite, mas ainda não havia concursos e havia impedimentos legais). A partir de 2003 começa tudo a ficar mais chato, pelo menos eu acho Edited April 17 by Fernando 5 Quote
D91 Posted April 17 Posted April 17 (edited) há 1 hora, FraisesSucrées disse: Numa timeline alternativa em que a SIC tivesse ficado com o Big Brother, será que a SIC continuaria a dominar por mais tempo (e Rangel ficaria em Carnaxide por mais tempo), ou a ascensão da TVI de Moniz seria inevitável? Seja como for, e por muito que eles tenham negado até ao fim, Balsemão e Rangel devem para sempre ter amaldiçoar o dia em que recusaram o Big Brother. Eventualmente a SIC ia dominar mais algum tempo. Mas penso que as novelas portuguesas iam ameaçar as da Globo na SIC mais cedo ou mais tarde. A ascensão da TVI não ia ser tão rápida sem o BB. O Rangel continuaria na SIC. Edited April 17 by D91 Quote
ATVTQsV Posted April 17 Posted April 17 há 16 horas, Fernando disse: Eu estou a trabalhar o princípio da TV privada (o meu foco não é propriamente a TV em si, mas coincide), através de jornais, e agora ando ali nos anos 2001/2002/2003/2004 (o meu comentário acima foi nesse seguimento) e a saída do Rangel para a RTP foi um shitshow autêntico é acusações de traição dentro da direção, é ele a roubar caras à SIC (com a RTP mal de finanças), é a SIC a dispensar pessoas, é o Moniz a ser sondado pela SIC (ainda não percebi se foi realmente verdade ou não, almoços sei que existiram) e a jurar a pés juntos que fica na TVI. O jornal que ando a ver é bastante sensacionalista (é o Tal&Qual), mas mete piada toda esta tour. Tudo isto e depois o Rangel sai da RTP num instante Estou interessado no trabalho, eu já fiz o princípio dos princípios graças aos arquivos do Anglo-Portuguese News, mas há uns meses, os arquivos saíram da internet sei lá porquê. Antes do Big Brother, direi antes do Ediberto Lima, a TV privada em Portugal vivia uma paz (paz salvo seja), porque a TVI estava esgotada ao fim de alguns meses e a principal concorrente da SIC viria a ser o Canal 1 (mais tarde RTP 1) que, na altura, tinha uma componente mais "comercial". A SIC rejeitou o Big Brother ao achar que era lixo, e isto era uma perda para a Endemol, que tinha na SIC o seu principal cliente em Portugal. Acho que a Endemol já começava a fazer programas para outros canais? Poucos, mas com o Big Brother deixou de ser praticamente uma produtora exclusiva para a SIC. 4 Quote
Fernando Posted April 17 Posted April 17 (edited) 1 hour ago, ATVTQsV said: Estou interessado no trabalho, eu já fiz o princípio dos princípios graças aos arquivos do Anglo-Portuguese News, mas há uns meses, os arquivos saíram da internet sei lá porquê. Antes do Big Brother, direi antes do Ediberto Lima, a TV privada em Portugal vivia uma paz (paz salvo seja), porque a TVI estava esgotada ao fim de alguns meses e a principal concorrente da SIC viria a ser o Canal 1 (mais tarde RTP 1) que, na altura, tinha uma componente mais "comercial". A SIC rejeitou o Big Brother ao achar que era lixo, e isto era uma perda para a Endemol, que tinha na SIC o seu principal cliente em Portugal. Acho que a Endemol já começava a fazer programas para outros canais? Poucos, mas com o Big Brother deixou de ser praticamente uma produtora exclusiva para a SIC. Sim, houve uma altura, já não me recordo ao certo da data, que o SIC perdeu o direito de preferência sobre os programas da Endemol. Foi assinado um contrato qualquer, mas já foi pós-BB e O Bar da TV. O despedimento do Ediberto Lima de O Bar da TV foi muito bom. O Rangel a mandar seguranças para o irem buscar ao Docas. Edited April 17 by Fernando 2 1 Quote
Recommended Posts