Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Audiências de domingo [09/04/2023]


Pedro M.

Posts Recomendados

há 6 horas, Dinis01 disse:

A sic não tinha nada a ganhar. Num domingo de Páscoa o cinema ficou a uma curta distância do SomosPT (excepção da Bíblia, mas porque já começa a ser tradição tipo sozinho em casa no natal), num domingo normal aquele filme não fazia 10% de share.. 

Com perfis de público possivelmente diferentes, mas OK, continuem a olhar só para a liderança total. É obviamente isso que os anunciantes querem, em vez de dados estratificados... (sqn)

É por causa destas brincadeiras de "liderança total" que a TV generalista em aberto está cada vez mais podre.

Editado por JDaman
  • Gosto 4
  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JDaman disse:

Com perfis de público possivelmente diferentes, mas OK, continuem a olhar só para a liderança total. É obviamente isso que os anunciantes querem, em vez de dados estratificados.

É por causa destas brincadeiras de "liderança total" que a TV generalista em aberto está cada vez mais podre.

Exatamente. É por estas e por outras que uma fatia importante do público se afastou da TV generalista e pode já não voltar mais. Mas para quem manda na SIC e TVI só interessa a liderança total, o futuro e diversificação de publico não importa, até ao dia em que os anunciantes virarem costas...

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JDaman disse:

Com perfis de público possivelmente diferentes, mas OK, continuem a olhar só para a liderança total. É obviamente isso que os anunciantes querem, em vez de dados estratificados... (sqn)

É por causa destas brincadeiras de "liderança total" que a TV generalista em aberto está cada vez mais podre.

Acredito que mesmo sendo perfis de público diferente, o perfil mais aliciante não é consumidor de cinema na generalista porque consome noutras plataformas. Iria acabar por ser um nicho, os anunciantes não vão pagar também o mesmo sabendo que o alcance não é o desejado. 

Quanto à teoria de que foram os diretores que afastaram o público da TV eu continuo a achar que isso é mais mito que realidade. Vou falar por mim e dar o meu exemplo, eu já deixei de ver filmes na TV generalista há muitos muitos anos, desde que começou a ser possível assistir por streaming (muito antes da chegada da Netflix). E esta é minha realidade e a realidade a que eu assisto à minha volta em família e amigos, as pessoas já não recorriam à sic para ver um filme, muitas vezes aquilo que eu ouvia é que estavam sempre a repetir os mesmo filmes, ou a reclamar que era estreia mas que já tinham visto nos canais por cabo. 

Eu insisto sempre nesta questão, sejamos sinceros, se eu quiser ver um filme "A" esse filme está a dar na TV mas eu tenho a hipótese de ver no streaming com melhor qualidade e sem intervalos, qual escolho? Onde está a culpa dos diretores na minha decisão? 

A diversificação do público tem de vir de programas de entretenimento voltados para esse público e não do cinema pessoal, esqueçam isso do cinema, hoje em dia ninguém está para ver o que nos querem dar para ver, quando podemos escolher qual e quando queremos ver. A solução tem de passar por programas que tenham de ser consumidos na TV porque não há outra forma de ter acesso a estes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Dinis01 disse:

Acredito que mesmo sendo perfis de público diferente, o perfil mais aliciante não é consumidor de cinema na generalista porque consome noutras plataformas. Iria acabar por ser um nicho, os anunciantes não vão pagar também o mesmo sabendo que o alcance não é o desejado. 

Quanto à teoria de que foram os diretores que afastaram o público da TV eu continuo a achar que isso é mais mito que realidade. Vou falar por mim e dar o meu exemplo, eu já deixei de ver filmes na TV generalista há muitos muitos anos, desde que começou a ser possível assistir por streaming (muito antes da chegada da Netflix). E esta é minha realidade e a realidade a que eu assisto à minha volta em família e amigos, as pessoas já não recorriam à sic para ver um filme, muitas vezes aquilo que eu ouvia é que estavam sempre a repetir os mesmo filmes, ou a reclamar que era estreia mas que já tinham visto nos canais por cabo. 

Eu insisto sempre nesta questão, sejamos sinceros, se eu quiser ver um filme "A" esse filme está a dar na TV mas eu tenho a hipótese de ver no streaming com melhor qualidade e sem intervalos, qual escolho? Onde está a culpa dos diretores na minha decisão? 

Acredita que muitas vezes ver o que está à nossa volta pode não ser representativo de toda a realidade, porque a minha experiência é a contrária. Conheço N pessoas, da minha geração ou mais velhas, que continuavam a ver os filmes na SIC, mesmo havendo outras alternativas. Porquê? Conveniência, porque alguns dos filmes que passavam eram mais recentes dos que eram emitidos nos Hollywoods da vida (esse mito do "passam sempre o mesmo" é algo que já existe desde que me lembro de ver TV, para aí em 1998 ou 1999) e depois quase por hábito.

A única coisa que a SIC fez ao criar o Domingão foi afugentar este público para os canais de cinema e séries, porque acredita, há quem prefira muito carregar duas vezes num algarismo num comando e ver logo o que está a dar, do que simplesmente ter que escolher algo. A minha mãe queria ver o "Elvis", tem acesso à plataforma de streaming para ver o filme e viu o filme um total de... 0 vezes! Porquê? "Eu sei que já vi este filme que tá a passar no Hollywood, mas até gosto e vou ver pelo enésima vez".

A verdade é que os resultados dos canais de cinema e séries são cada vez melhores (infelizmente ainda não conseguimos ter uma noção ao certo dos números do streaming) e os fins-de-semana das generalistas continuam a afundar pós-Domingão. E este é um fenómeno completamente exacerbado por este tipo de atitudes. Não me venham com a conversa de que os programadores não escorraçaram o público, quando está mais que visto que o escorraçaram com o tipo de grelhas que fazem. Por exemplo: não se justificam os resultados cada vez mais irrisórios das novelas portuguesas em HN e do outro lado, no pago, um canal que praticamente só emite novelas estar a crescer de ano para ano. Ignorar a realidade não a faz desaparecer.

Mas pronto, esta vai ser outra conversa como a do futebol/Braga, estou a ver.

  • Gosto 2
  • Obrigado 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JDaman disse:

Acredita que muitas vezes ver o que está à nossa volta pode não ser representativo de toda a realidade, porque a minha experiência é a contrária. Conheço N pessoas, da minha geração ou mais velhas, que continuavam a ver os filmes na SIC, mesmo havendo outras alternativas. Porquê? Conveniência, porque alguns dos filmes que passavam eram mais recentes dos que eram emitidos nos Hollywoods da vida (esse mito do "passam sempre o mesmo" é algo que já existe desde que me lembro de ver TV, para aí em 1998 ou 1999) e depois quase por hábito.

A única coisa que a SIC fez ao criar o Domingão foi afugentar este público para os canais de cinema e séries, porque acredita, há quem prefira muito carregar duas vezes num algarismo num comando e ver logo o que está a dar, do que simplesmente ter que escolher algo. A minha mãe queria ver o "Elvis", tem acesso à plataforma de streaming para ver o filme e viu o filme um total de... 0 vezes! Porquê? "Eu sei que já vi este filme que tá a passar no Hollywood, mas até gosto e vou ver pelo enésima vez".

A verdade é que os resultados dos canais de cinema e séries são cada vez melhores (infelizmente ainda não conseguimos ter uma noção ao certo dos números do streaming) e os fins-de-semana das generalistas continuam a afundar pós-Domingão. E este é um fenómeno completamente exacerbado por este tipo de atitudes. Não me venham com a conversa de que os programadores não escorraçaram o público, quando está mais que visto que o escorraçaram com o tipo de grelhas que fazem. Por exemplo: não se justificam os resultados cada vez mais irrisórios das novelas portuguesas em HN e do outro lado, no pago, um canal que praticamente só emite novelas estar a crescer de ano para ano. Ignorar a realidade não a faz desaparecer.

Mas pronto, esta vai ser outra conversa como a do futebol/Braga, estou a ver.

Acredito que seja a realidade à tua volta também, não vou duvidar, estamos a partilhar experiências. Em relação às audiências dos canais de cinema estarem a crescer isso não é verdade, tens o exemplo do canal Hollywood.. A fatia "outros" dos quais fazem parte as plataformas de streaming é que cresce a olhos vistos, por outro lado no cabo o que se vê é o crescimento nos canais de informação e de ficção, tendo diariamente os programas mais vistos do cabo. Quanto ao produto novela aí sim concordo que os diretores têm muita culpa. Nos filmes vou manter a minha opinião, a minha realidade é diferente da tua, como disse os que me rodeiam são se calhar pessoas mais exigentes naquilo que consomem, e até porque ainda há poucos anos a SIC emitia filmes todos os sábados e todos nós sabemos quanto é que estes faziam, por isso há razões para se ter desistido do cinema, não foi simplesmente porque sim.. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, JM26 disse:

Se os audimetros nem o consumo real de televisão conseguem fazer com as boxes dos serviços de comunicação, tão cedo não iremos ter dados desse tipo de consumo.

A não ser que a TVI e a SIC (com a Opto) comecem a fazer como a Netflix e a apresentar estatísticas de consumo para atrair publicidade, ainda que desse ponto de vista seja um nicho de mercado por explorar.

Só citei a própria GFK, que diz que vai introduzir esses novos aparelhos nos próximos tempos e que está nas mãos do mercado (aka dos canais) a divulgação desse tipo de informações que vão poder ser medidas. :dontknow: 

há 41 minutos, Dinis01 disse:

Acredito que mesmo sendo perfis de público diferente, o perfil mais aliciante não é consumidor de cinema na generalista porque consome noutras plataformas. Iria acabar por ser um nicho, os anunciantes não vão pagar também o mesmo sabendo que o alcance não é o desejado. 

Eu também sou sensível ao argumento de que quem quer ver filmes, não se desloca à tv; no entanto, não ignoro que haja o efeito rádio. Mesmo com as plataformas de streaming, mesmo com playlists com as tuas próprias músicas, continua a ser bom ligar o rádio e ouvir uma playlist que alguém preparou para ti, ao ponto de hoje a Comercial bater recordes de audiência. Admito que possa existir alguma atração pelo efeito surpresa, aliado à nostalgia de um bom filme, na questão do cinema na televisão. 

Por outro lado, o argumento vai muito mais além do cinema. Ontem provou-se que a programação exatamente igual entre os 3 canais é suicida. A falta de criatividade e a luta por shares diários leva a que o consumo total de televisão em sinal aberto esteja a diminuir consideravelmente. E não é por uma questão de falta de público; é sim, por falta de grelhas diversificadas. Para mim, isto nem serve tanto para a SIC, que tem um programa líder, é mais para a TVI que perante estes dados reais de que há público para outro tipo de programação (cinema, mas com certeza outro tipo de entretenimento), público esse que até deu a liderança em relação ao anteriormente imbatível Somos Portugal (mesmo quando já perdia para o Domingão, ganhava frequentemente contra cinema) a um tipo de programação diferenciada. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, _Daniel_ disse:

Só citei a própria GFK, que diz que vai introduzir esses novos aparelhos nos próximos tempos e que está nas mãos do mercado (aka dos canais) a divulgação desse tipo de informações que vão poder ser medidas. :dontknow: 

Sim, eu sei. Só duvido um pouco que venham a investir brevemente nisso, infelizmente. 

Por enquanto os canais privados até são os menos interessados nessas mudanças porque no meio das dúvidas à volta do consumo real nas várias plataformas, eles ganham a maior fatia do mercado publicitário. Quando essa medição de audiências começar a ser devidamente considerada vamos ver ou a ira das privadas com as mudanças ou a aposta em força nas plataformas de streaming (diria mais a 1a opção conhecendo os canais que temos). 

Editado por JM26
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, _Daniel_ disse:

E mesmo assim o cinema foi líder. É só mais um argumento a favor do cinema nas generalistas: a soma total de consumo de televisão aberta subiu, porque houve uma programação diversificada. SP subiu com algum público do Domingão e a SIC liderou com outro tipo de programação. Parece que ontem foi um daqueles dias que nos faz questionar porque é que a programação em sinal aberto é tão homogénea e medíocre 99% do ano. 

Mas, isso não é novo. Já todos sabemos que é sempre assim. Mas é o risco de a TVI vencer que deixa a SIC segura com o Domingão e a preguiça da TVI em mudar que a deixa com o SP.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Dinis01 disse:

Acredito que seja a realidade à tua volta também, não vou duvidar, estamos a partilhar experiências. Em relação às audiências dos canais de cinema estarem a crescer isso não é verdade, tens o exemplo do canal Hollywood.. A fatia "outros" dos quais fazem parte as plataformas de streaming é que cresce a olhos vistos, por outro lado no cabo o que se vê é o crescimento nos canais de informação e de ficção, tendo diariamente os programas mais vistos do cabo. Quanto ao produto novela aí sim concordo que os diretores têm muita culpa. Nos filmes vou manter a minha opinião, a minha realidade é diferente da tua, como disse os que me rodeiam são se calhar pessoas mais exigentes naquilo que consomem, e até porque ainda há poucos anos a SIC emitia filmes todos os sábados e todos nós sabemos quanto é que estes faziam, por isso há razões para se ter desistido do cinema, não foi simplesmente porque sim.. 

O consumo dos sábados sempre foi diferente de o dos domingos. Tão recentemente quanto 2020, ano de pandemia, o cinema ao domingo liderava e fazia bons resultados perante um Somos Portugal pré-Domingão. Mesmo ao sábado em dias não festivos, apostas mais seguras e comerciais de cinema sempre fizeram bons resultados (comparar com flops de entretenimento como o Regresso ao Futuro e a Caixa Mágica).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...