Jump to content

Renascer


Pedro M.

Posts Recomendados

há 20 horas, R.M disse:

O que de certa forma nem chega a ser mentira, porém é fato que não é qualquer trama que se adeque de novo aos tempos atuais.

Por exemplo quando faziam remakes só pro horário das 23h00 sempre imaginei um remake de Roque Santeiro, pois só a espinha dorsal da história, tirando algumas tramas paralelas e ampliando outras, renderia um ótimo folhetim de novo, porém não tenho a mesma certeza se daria certo as 21h00 com a duração padrão de uma novela da faixa.

Outros dois exemplos também, Irmãos Coragem e Pecado Capital que ganharam remake as 18h00 nos anos 90 e fracassaram, será que dariam certo as 21h00 hoje em dia? Ou até mesmo Selva de Pedra que ganhou um remake na Globo ainda nos anos 80 quando a versão original estava bem fresca na memória do público.

Tem tramas que a releitura é uma aposta valida, mas tem outras que o risco é muito alto, Vale Tudo mesmo eu considero um risco, mas só com a trama no ar ano que vem que saberemos se foi uma aposta certeira ou um tiro no pé.

Eu não acho um risco tanto assim o remake de "Vale Tudo", a novela em ponto narrativo é bem atual. Mas, acho uma novela icônica, com personagens icônicos. No geral, é uma novela que vale a pena uma releitura, pois, a história central é muito atual e ainda é debatido. Ao contrário de novelas remakes que se tornaram anacrônicas mesmo a passar dez anos de uma da outra como foi 'Selva de Pedra" com uma protagonista para os anos 80 ingênua que não caiu bem. E até mesmo "Pantanal" que não foi devidamente mexida para os dias atuais.

Acho a questão de remakes uma coisa tão usual, hoje em dia se tornou moda. Tem novelas que são remakes de uma história central que a gente nem percebe no caso de "Suave Veneno" e "Império".

Pobre também de Ivani Ribeiro que a única novela inédita sua na Globo foi a novela "Final Feliz", os outros trabalhos posteriores foram tudo remakes.

Olhar para atrás desde os anos 80 a Globo já vinha com remakes constantemente. Com "Amor com Amor se Paga", "A Gata Comeu", "Selva de Pedra", "Hipertensão" e  "O Sexo dos Anjos" todas dos anos 80. Dos anos 90 "Mulheres de Areia", "Sonho Meu" (livre adaptação de O Ídolo de Pano e A Pequena Órfã), "A Viagem", "Irmãos Coragem", "Anjo Mau" e "Pecado Capital". Dos anos 2000 "O Cravo e a Rosa", "A Padroeira" (livre inspiração na novela As Minas de Prata), "Cabocla", "Sinhá Moça", "O Profeta", "Ciranda de Pedra", "Paraíso. Dos anos 2010 "Ti Ti Ti", "O Astro", "Gabriela", "Guerra dos Sexos",  "Saramandaia", "Meu Pedacinho de Chão" (livre inspiração do original), "O Rebu", "Haja Coração" (livre adaptação de Sassaricando) e "Éramos Seis". Dos anos 2020 "Pantanal", "Elas Por Elas" (reboot) e "Renascer". Ao todo das mais de 300 novelas que a Globo fez 30 novelas se transformaram remakes ou adaptações de outras novelas. Sem contar que "Fera Radical" não sendo remake é uma livre inspiração em "Cavalo de Aço". Entra aqui a minissérie "A Muralha" praticamente um remake da novela de mesmo nome. 

Editado por DanielNunes
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Vitória disse:

Não me admira que a Globo comece a achar que remakes só resultam no horário das 9.

É assim, a novela está a ter um bom arranque, mas nada de transcendente. Diferente de Pantanal, que instantaneamente subiu (e muito) os números de Um Lugar ao Sol, Renascer anda ali nos 27/28, coisa que Terra e Paixão já vinha fazendo há muito tempo. E está com episódios intensos, provavelmente na segunda fase com ritmo mais quotidiano até estará com números modestos.

Portanto não me parece suficiente para tirar essa ilação que só os remakes funcionam. Pelo menos espero que não. Senão em 2026 ainda me vem O Rei do Gado. :priest:

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Pedro M. disse:

É assim, a novela está a ter um bom arranque, mas nada de transcendente. Diferente de Pantanal, que instantaneamente subiu (e muito) os números de Um Lugar ao Sol, Renascer anda ali nos 27/28, coisa que Terra e Paixão já vinha fazendo há muito tempo. E está com episódios intensos, provavelmente na segunda fase com ritmo mais quotidiano até estará com números modestos.

Portanto não me parece suficiente para tirar essa ilação que só os remakes funcionam. Pelo menos espero que não. Senão em 2026 ainda me vem O Rei do Gado. :priest:

Isso é verdade. A primeira fase é tida como excelente, mas a segunda é uma barriga infernal. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho, honestamente, que o público quer tramas mais conservadores, mas que não sejam um culto.

Tramas que não possuam uma moralidade tão ambígua, que haja bem e mal definido, um casalinho que seja feito um para o outro.

Acho que o público quer uma trama mais conservadora e cliché, sem grandes inovações.

Mas como o Pedro disse, é muito cedo para tirar conclusões. 

Fuzuê foi um sucesso na primeira semana, e depois foi o que se viu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Pedro M. disse:

É assim, a novela está a ter um bom arranque, mas nada de transcendente. Diferente de Pantanal, que instantaneamente subiu (e muito) os números de Um Lugar ao Sol, Renascer anda ali nos 27/28, coisa que Terra e Paixão já vinha fazendo há muito tempo. E está com episódios intensos, provavelmente na segunda fase com ritmo mais quotidiano até estará com números modestos.

Portanto não me parece suficiente para tirar essa ilação que só os remakes funcionam. Pelo menos espero que não. Senão em 2026 ainda me vem O Rei do Gado. :priest:

Mas isso nao duvido. Ate ao fim da década a Globo ainda ha de fazer remake de O Rei do Gado ou Por Amor

Bem aqui ha tempos falou se num re-remake de Irmãos Coragem para celebrar os 60 anos da emissora, mas isso ja caiu. tambem ouvi uns zumzuns sobre um possivel remake de Felicidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Rui Melo disse:

Mas isso nao duvido. Ate ao fim da década a Globo ainda ha de fazer remake de O Rei do Gado ou Por Amor

O exito que foi as duas reprises do Rei do Gado recentemente na Globo, creio que já da pra cravar ela como o próximo remake daqui quatro, cinco anos, lembrando que se não fosse esse remake de Renascer, a versão original é que teria ganhado mais uma exibição na Globo em 2022.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, AndreRob disse:

Que caracterização horrível é aquela da Juliana Paes como velha? Parece saida do walking dead :drama:

Faz sentido, leve em conta que a trama deu um salto de trinta anos pra entrar nessa segunda fase e mantiveram a Juliana Paes no papel, na primeira fase a personagem deve ter entre 35/40 anos no mínimo, logo nessa segunda fase, ela tinha que aparentar ter entre 65/70 anos mesmo no mínimo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, R.M disse:

Faz sentido, leve em conta que a trama deu um salto de trinta anos pra entrar nessa segunda fase e mantiveram a Juliana Paes no papel, na primeira fase a personagem deve ter entre 35/40 anos no mínimo, logo nessa segunda fase, ela tinha que aparentar ter entre 65/70 anos mesmo no mínimo.

Sim mas há formas e formas... aquilo está medonho e exagerado, dado que salta para a atualidade ela podia ter sido caracterizada de forma menos agressiva. hoje em dia uma mulher de 65 anos não tem necessariamente aquelas peles todas caidas no rosto de forma tão exagerada.

Editado por AndreRob
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou achar que "Renascer" é uma novela de época, exatamente no ano de 1993. Quando Jacutinga muda de canal de uma televisão de tubo aparece uma cena da Malu de "Mulheres de Areia". A novela por este capítulo de apresentação da segunda fase se mostra que a tecnologia não está presente em cenas na novela. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, DanielNunes disse:

Estou achar que "Renascer" é uma novela de época, exatamente no ano de 1993. Quando Jacutinga muda de canal de uma televisão de tubo aparece uma cena da Malu de "Mulheres de Areia". A novela por este capítulo de apresentação da segunda fase se mostra que a tecnologia não está presente em cenas na novela. 

Não só na TV de Jacutinga, mas também na camisa do Bahia que o João Pedro usou no capítulo de ontem, nota-se claramente que era o modelo usado no fim dos anos 80 e começo dos anos 90.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, R.M disse:

Não só na TV de Jacutinga, mas também na camisa do Bahia que o João Pedro usou no capítulo de ontem, nota-se claramente que era o modelo usado no fim dos anos 80 e começo dos anos 90.

Vai ser como senhora do destino também era de época 'aleatória' mas depois com o sucesso e a necessidade de introduzir marcas atuais aquilo foi uma mistela de roupas fora de moda com a atualidade do momento... Aqui só naquela de não atualizar para algo mais moderno deixaram a novela num limbo temporal, ou numa realidade alternativa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, DanielNunes disse:

Não é de época, no capítulo de hoje a Eliana está a usar o celular, quer dizer a novela se passa nos dias atuais.

nem é de época nem é atual, é uma especie de realidade alternativa... não quiseram modernizar demasiado a novela mas também não podiam deixar de poder introduzir alguma modernidade até pelos anunciantes e product placement.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, AndreRob disse:

nem é de época nem é atual, é uma especie de realidade alternativa... não quiseram modernizar demasiado a novela mas também não podiam deixar de poder introduzir alguma modernidade até pelos anunciantes e product placement.

Sim, como aconteceu com "Pantanal" muitos elementos antigos e atuais se misturavam ao mesmo tempo. Se um dia for fazer "O Rei do Gado" muito provável que será de época, pois, tem o elemento da segunda guerra que não pode ser desmembrado. Esta com toda certeza se passará em 1996. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A audiencia já está a despencar... e por incrivel que pareça o publico está a fazer o mesmo que na primeira versão rejeitando a Mariana e falando mal da personagem e da atriz.

Quarta feira bateu o valor mais baixo até agora penso que 24 pontos... já dizem mal do marcos palmeira, até uma cena da buba e já está tudo a dizer mal da atriz... enfim...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, AndreRob disse:

A audiencia já está a despencar... e por incrivel que pareça o publico está a fazer o mesmo que na primeira versão rejeitando a Mariana e falando mal da personagem e da atriz.

Quarta feira bateu o valor mais baixo até agora penso que 24 pontos... já dizem mal do marcos palmeira, até uma cena da buba e já está tudo a dizer mal da atriz... enfim...

Ainda é cedo esta rejeição. A segunda fase mal começou. Estou gostando da forma que Thereza Fonseca está a dar a Mariana. De qualquer forma este começo de novela Mariana vem como uma vingadora, ela ama e odeia Zé Inocêncio. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, AndreRob disse:

A audiencia já está a despencar... e por incrivel que pareça o publico está a fazer o mesmo que na primeira versão rejeitando a Mariana e falando mal da personagem e da atriz.

Quarta feira bateu o valor mais baixo até agora penso que 24 pontos... já dizem mal do marcos palmeira, até uma cena da buba e já está tudo a dizer mal da atriz... enfim...

A despencar como? Está um calor infernal no brasil, vésperas de carnaval... Festejos, muita gente na rua, de férias. Estranho seria se não descesse na audiência. Exagero. Se após isso estagnar nesses números, ai sim pode-se falar em algo do gênero. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Ficção Nacional disse:

A despencar como? Está um calor infernal no brasil, vésperas de carnaval... Festejos, muita gente na rua, de férias. Estranho seria se não descesse na audiência. Exagero. Se após isso estagnar nesses números, ai sim pode-se falar em algo do gênero. 

veio de 27 pontos para 24 na primeira semana da segunda fase... embora a queda seja esperada o tom critico à nova fase meio que aumentou... mas sim vamos ver se não é por ser uma semana mais atipica.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...