Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Ficção RTP1


Ambrósio
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 7 horas, AndreRob disse:

Por acaso seria interessante a rtp fazer novamente um remake das novelas antigas e acho que Chuva na Areia era a ideal até porque aborda temas que ainda são relevantes, uma atualização da história era bem vista. Ricardina e Marta merecia uma atualização em formato série longa também.

Podia fazer novelas mais curtas tipo 80 episódios para não ter custos tão avultados.

 

Sem dúvida, não é o tópico indicado para este tema mas a RTP podia inovar e fazer novelas de 80 a 150 episódios no máximo como aconteceu há muitos anos...algumas delas com grande qualidade.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 09/10/2022 at 13:01, Arun Marruá disse:

Abertura icónica:

 

Estou a rever agora pela segunda vez. Já entra no meu top 10 de melhores novelas portuguesas. Drama, comédia e tragédia muito bem conjugados. Uma novela simples, interessante, fiel ao real, ágil e muitíssimo atual, aborda temas importantes, inspirando-se no clássico; junta um elenco de luxo, muito talentoso, e presenteia-nos constantemente com diálogos apurados, requintados e sarcásticos q.b., tipicamente vilhenísticos.

 

On 09/10/2022 at 11:18, AndreRob disse:

Por acaso seria interessante a rtp fazer novamente um remake das novelas antigas e acho que Chuva na Areia era a ideal até porque aborda temas que ainda são relevantes, uma atualização da história era bem vista. Ricardina e Marta merecia uma atualização em formato série longa também.

Podia fazer novelas mais curtas tipo 80 episódios para não ter custos tão avultados.

 

Também concordo. Ao fazer telenovela, a RTP não está a abdicar de fazer serviço público. Produtos mais curtos, com a transmissão a respeitar ganchos, fazendo remakes ou adaptando, por exemplo, histórias reais (como aconteceu n'A Banqueira do Povo) ou até inspiradas em livros, seria uma lufada de ar fresco face àquilo que temos visto ultimamente nas TV's privadas.

A RTP teve, durante algum tempo, uma tradição de novelas muito forte - os maiores autores deste formato iniciaram lá o seu percurso. De lá, saíram grandes histórias, todas cuidadosamente bem escritas, com elencos de topo, conseguindo reunir algumas caras pouco comuns em TV. A TVI veio criar uma indústria de novelas, que acabou com toda a arte que a RTP tentava envolver nos seus produtos, buscando sempre algo diferente e atrativo. Gravava-se e escrevia-se com mais tempo. Produziam-se as melhores histórias.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Guida disse:

Estou a rever agora pela segunda vez. Já entra no meu top 10 de melhores novelas portuguesas. Drama, comédia e tragédia muito bem conjugados. Uma novela simples, interessante, fiel ao real, ágil e muitíssimo atual, aborda temas importantes, inspirando-se no clássico; junta um elenco de luxo, muito talentoso, e presenteia-nos constantemente com diálogos apurados, requintados e sarcásticos q.b., tipicamente vilhenísticos.

 

Também concordo. Ao fazer telenovela, a RTP não está a abdicar de fazer serviço público. Produtos mais curtos, com a transmissão a respeitar ganchos, fazendo remakes ou adaptando, por exemplo, histórias reais (como aconteceu n'A Banqueira do Povo) ou até inspiradas em livros, seria uma lufada de ar fresco face àquilo que temos visto ultimamente nas TV's privadas.

A RTP teve, durante algum tempo, uma tradição de novelas muito forte - os maiores autores deste formato iniciaram lá o seu percurso. De lá, saíram grandes histórias, todas cuidadosamente bem escritas, com elencos de topo, conseguindo reunir algumas caras pouco comuns em TV. A TVI veio criar uma indústria de novelas, que acabou com toda a arte que a RTP tentava envolver nos seus produtos, buscando sempre algo diferente e atrativo. Gravava-se e escrevia-se com mais tempo. Produziam-se as melhores histórias.

Concordo com tudo o que dizes! Essa ideia de que as não novelas não são serviço público, é tão errada! As novelas da RTP1 sempre foram variadas, bem feitas e de qualidade!. O problema é que a RTP1 perdeu o público que tinha como tradição ver novelas nesse canal. Se a RTP1 voltasse a produzir novelas de qualidade e habituasse o público a vê-las poderia alcançar sucesso. O horário mais adequado seria o das 21h, tudo bem que se teria de acabar com aquela faixa de infotainments, mas também não faria muita diferença. A Linha da Frente e o Primeira Pessoa podiam muito bem ser exibidos noutro dia qualquer. A RTP1 podia pescar o Vilhena e pedir-lhe uma novela! Seria tão bom. Olha podiam fazer:

19:00 - O Preço Certo

20:00 - Telejornal

21:00 - Novela de Rui Vilhena

22:00 - Porquinho Mealheiro

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, rlazarini64 disse:

A RTP1 devia voltar a transmitir telenovelas brasileiras, existe algumas de grande qualidade de outras emissoras, sem ser da Globo. Assim como voltar às produções nacionais, mas já sabemos com o Fragoso é para esquecer. 

Houve algumas da Record que não passaram na RTP e que podiam ir buscar:

Bela a Feia, Amor sem Igual, Escrava Mãe, Topíssima, Pecado Mortal, Dona Xepa, etc.

Tal como podiam fazer uma nova novela para a hora do almoço.

Mas preferem repetir Os Nossos Dias e O Sábio eternamente.

Editado por D91
  • Gosto 3
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, D91 disse:

Houve algumas da Record que não passaram na RTP e que podiam ir buscar:

Bela a Feia, Amor sem Igual, Escrava Mãe, Topíssima, Pecado Mortal, Dona Xepa, etc.

Tal como podiam fazer uma nova novela para a hora do almoço.

Mas preferem repetir Os Nossos Dias e O Sábio eternamente.

Sinceramente preferiría uma dessas brasileiras inéditas do que as repetições de Beirais.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei a ver A Banqueira do Povo e é uma novela incrível, esperava algo muito mais parado do que é na realidade. É uma novela que já trata de assuntos sociais muito interessantes e importantes, além de ter uma história principal muito boa, se bem que há ali um núcleo secundário, o do João Ávila e da São José Lapa que equipara-se muito, a nível de interesse, à trama principal. Para juntar a tudo isto, o elenco é fantástico, a Eunice Muñoz arrasa por todos os lados. A Alexandra Lencastre a fazer a primeira das suas vilãs, é um misto de Maria Laurinda com traços de Margarida Ventura :lol: E claro que tenho de citar o João Ávila, faz um vilão temível, diria que é talvez um dos melhores vilões das novelas portuguesas, chega a meter medo. 

Vou mais ou menos a meio mas tenho gostado bastante. Tem humor, mistério, drama em doses bastante equilibradas. Faz-me lembrar um pouco as novelas do Vilhena, há ali certos diálogos e personagens que podiam estar perfeitamente numa novela dele. 

  • Gosto 3
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Fernando disse:

Comecei a ver A Banqueira do Povo e é uma novela incrível, esperava algo muito mais parado do que é na realidade. É uma novela que já trata de assuntos sociais muito interessantes e importantes, além de ter uma história principal muito boa, se bem que há ali um núcleo secundário, o do João Ávila e da São José Lapa que equipara-se muito, a nível de interesse, à trama principal. Para juntar a tudo isto, o elenco é fantástico, a Eunice Muñoz arrasa por todos os lados. A Alexandra Lencastre a fazer a primeira das suas vilãs, é um misto de Maria Laurinda com traços de Margarida Ventura :lol: E claro que tenho de citar o João Ávila, faz um vilão temível, diria que é talvez um dos melhores vilões das novelas portuguesas, chega a meter medo. 

Vou mais ou menos a meio mas tenho gostado bastante. Tem humor, mistério, drama em doses bastante equilibradas. Faz-me lembrar um pouco as novelas do Vilhena, há ali certos diálogos e personagens que podiam estar perfeitamente numa novela dele. 

Esteve há muito pouco tempo no ar na RTP Memória, sem dúvida uma das melhores novelas da RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se sabiam mas a atriz que faz de Rosário, a Júlia Correia Lagos, na Banqueira do Povo é a mãe de nada mais, nada menos que Francisco d'Eça Leal, o famoso ex-namorado da estrela pop Maria Leal. O casal ficou conhecido numa reportagem do Vidas Suspensas 

:manas:

Eu estou muito chocado com esta informação 

https://sicnoticias.pt/programas/vidas-suspensas/2018-10-19-Mae-de-Francisco-Nao-encontrei-razoes-para-interditar-o-meu-filho-0d420545

Nesta notícia dá para ver uma foto dela há uns 4 anos

Editado por Fernando
  • Surpresa 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/09/2022 at 16:34, D91 disse:

Chiquititas passou na RTP1 entre 1998 e 1999.

 

E deve ter sido um flop, à semelhança da sua exibição na TVI, em 2001 e 2002. Ambas as exibições eram só da primeira temporada

Para esta novela na RTP1 alguns achavam que isto não era um bom produto pra substituir Maria do Bairro em 1998

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/08/2022 at 10:59, D91 disse:

Sim a SIC emitiu essa e "Mulher Proibida". 

Mulher Proibida foi um circo total, como dito nos fóruns de pessoas espanholas no Tapatalk: houve alterações na história, a protagonista(Mayra Alejandra) era mais velha pró papel, e o texto quase nem foi fiel à original, etc...

Editado por so.vimpra.olhar_
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/11/2022 at 15:19, rlazarini64 disse:

Novelas que podiam passar na RTP1: 

Rede Record - Os Dez Mandamentos; Dona Xepa; 

SBT - Uma Rosa com Amor; Amor e Revolução; 

Não era má ideia mas com o José Fragoso é mesmo para esquecer, já está há 4 anos como diretor de programas da RTP(o contrato acaba em que ano?) e nem uma novela fez, podiam inovar e produzir uma novela com 100/150 episódios a ver se resultava até porque há tantos atores de qualidade sem trabalho mas preferem continuar a dar novelas repetidas...triste Fragoso.

Editado por Dragosantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Dragosantos disse:

Não era má ideia mas com o José Fragoso é mesmo para esquecer, já está há 4 anos como diretor de programas da RTP(o contrato acaba em que ano?) e nem uma novela fez, podiam inovar e produzir uma novela com 100/150 episódios no máximo a ver se resultava até porque há tantos atores de qualidade sem trabalho mas preferem continuar a dar novelas repetidas...triste Fragoso.

Enfim, em vez disso investem em séries que nunca mais vão para o ar, que nem a TVI há 10 anos...

Spoiler

(e adivinhem qual era o diretor de programas de Queluz de Baixona altura)

 

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Dragosantos disse:

Não era má ideia mas com o José Fragoso é mesmo para esquecer, já está há 4 anos como diretor de programas da RTP(o contrato acaba em que ano?) e nem uma novela fez, podiam inovar e produzir uma novela com 100/150 episódios no máximo a ver se resultava até porque há tantos atores de qualidade sem trabalho mas preferem continuar a dar novelas repetidas...triste Fragoso.

Eu defendia que se voltasse ao modelo de Os Nossos Dias, uma novela low cost de 300 episódios, essa novela foi feita quase toda em estudio não ficou a dever muito às grandes produções da tvi e da sic. E deste modo a rtp teria ela também um acervo de novelas para os canais internacionais. uma novela de 300 episódios feita em metade do tempo das 'normais' e só teriam de produzir uma por ano.

Não faria muito sentido continuar a repetir mas também acho que não era necessário comprar brasileiras.

Editado por AndreRob
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, AndreRob disse:

Eu defendia que se voltasse ao modelo de Os Nossos Dias, uma novela low cost de 300 episódios, essa novela foi feita quase toda em estudio não ficou a dever muito às grandes produções da tvi e da sic. E deste modo a rtp teria ela também um acervo de novelas para os canais internacionais. uma novela de 300 episódios feita em metade do tempo das 'normais' e só teriam de produzir uma por ano.

Não faria muito sentido continuar a repetir mas também acho que não era necessário comprar brasileiras.

Também concordo. Podiam produzir uma novela low cost de 300 episódios por ano. Sempre era melhor que estarem sempre a repetir as mesmas eternamente. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Terminei agora A Banqueira do Povo e tornou-se, sem sombra de dúvidas uma das minhas novelas favoritas. Que novelão, com personagens tão bem escritas, cheias de humanidade, dilemas e, é claro, muito bem defendidas. O final é muito duro e muito triste, especialmente, o do Guimarães, mas já esperava que ele acabasse assim, dado o historial.  

Os destaques vão, é claro, para Eunice Muñoz, que esteve só excelente, é, para mim, a sua melhor personagem em todas as novelas, é icónica; para João D'Ávila, com o seu maquiavélico Gonçalves, que nos últimos episódios revelou-se um monstro autêntico; e, por fim, nos grandes destaques falo de Alexandra Lencastre, a sua personagem é um estágio para futuras vilãs, porém, é muito complexa, cheia de dilemas e surpreendente até ao fim, e a Xanão esteve ótima. No entanto, Diogo Infante, Rosa Castro André, Miguel Hurst, João Perry, Lídia Franco, Sofia Alves são outros nomes que brilharam. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...