Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 1 ×

Ficção RTP1


Ambrósio
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 4 horas, Fernando disse:

Terminei agora A Banqueira do Povo e tornou-se, sem sombra de dúvidas uma das minhas novelas favoritas. Que novelão, com personagens tão bem escritas, cheias de humanidade, dilemas e, é claro, muito bem defendidas. O final é muito duro e muito triste, especialmente, o do Guimarães, mas já esperava que ele acabasse assim, dado o historial.  

Os destaques vão, é claro, para Eunice Muñoz, que esteve só excelente, é, para mim, a sua melhor personagem em todas as novelas, é icónica; para João D'Ávila, com o seu maquiavélico Gonçalves, que nos últimos episódios revelou-se um monstro autêntico; e, por fim, nos grandes destaques falo de Alexandra Lencastre, a sua personagem é um estágio para futuras vilãs, porém, é muito complexa, cheia de dilemas e surpreendente até ao fim, e a Xanão esteve ótima. No entanto, Diogo Infante, Rosa Castro André, Miguel Hurst, João Perry, Lídia Franco, Sofia Alves são outros nomes que brilharam. 

Quase que me vem lágrimas aos olhos a lembrar-me especialmente do último episódio, que dupla icónica (Benta e Guimarães) interpretados pelas estrelas que já nos deixaram, Eunice e Raúl Solnado, tiveram na "Banqueira" o papel das suas vidas em televisão, que privilégio ter visto esta novela.

Sofia Alves tão novinha, ainda não tinha nem de perto a versatilidade que tem hoje mas já se notava o talento...Paulo Matos devia voltar, João Perry mais complicado mas ambos tiveram muito bem como vilões.

Década de 90 foi dourada para a RTP em novelas mas A Banqueira do Povo é daquelas que merece ser falada muitas vezes e relembrada como um dos melhores produtos da nossa estação pública.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2022 at 13:10, D91 disse:

Também concordo. Podiam produzir uma novela low cost de 300 episódios por ano. Sempre era melhor que estarem sempre a repetir as mesmas eternamente. 

Concordo, é sempre uma boa opção. Podiam lançar um concurso para novos argumentistas, que lançassem uma telenovela de 300 episódios, que passasse a maior parte do tempo no estúdio. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/20/2022 at 9:32 PM, Dragosantos said:

Não era má ideia mas com o José Fragoso é mesmo para esquecer, já está há 4 anos como diretor de programas da RTP(o contrato acaba em que ano?) e nem uma novela fez, podiam inovar e produzir uma novela com 100/150 episódios a ver se resultava até porque há tantos atores de qualidade sem trabalho mas preferem continuar a dar novelas repetidas...triste Fragoso.

Não há contrato, é o cargo é por nomeação da administração. O director só sai se se demitir ou a administração entender que há outro funcionário da empresa capaz de desempenhar melhor essa função. Ou então a administração muda e nesse processo escolhe outra pessoa para director.

Nesse sentido o mandato desta administração da RTP começou o ano passado e acabará em 2024, ou seja, são 3 anos de mandato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/12/2022 at 13:45, Rangel disse:

Não há contrato, é o cargo é por nomeação da administração. O director só sai se se demitir ou a administração entender que há outro funcionário da empresa capaz de desempenhar melhor essa função. Ou então a administração muda e nesse processo escolhe outra pessoa para director.

Nesse sentido o mandato desta administração da RTP começou o ano passado e acabará em 2024, ou seja, são 3 anos de mandato.

Obrigado pela informação, então na Sic e Tvi deve acontecer coisa semelhante.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/12/2022 at 11:59, LP 98 disse:

Como vocês gostam de novelas mixurucas :clown:

Quando estamos a falar do horário das 14h não pode ser de outra forma tem de ser um produto relativamente barato e com historias banais... ou então continuem a dar repeats e a fazer lead ins de 8 ou 9 de share ao programa da tarde... para este ter 5 ou 6.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/12/2022 at 02:09, Afonso disse:

Lembro-me bem da reposição desta novela em 2007, penso que dava antes do Portugal no Coração. Eu adorava o núcleo da fazenda, aquele casal sénior era muito engraçado, o Atenor e a Melica.

a novela tinha um qualidade tenebrosa... tanto que algumas dessas novelas a rtp pagou para terem tratamente gráfico.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Campeão, A Idade da Loba e Pedra sobre Pedra estão na wikipédia(lista de novelas RTP1) como novelas portuguesas mas apesar de terem sido co-produzidas pela RTP penso que nem sequer podem ser consideradas novelas luso-brasileiras ao contrário de Paixões Proibidas, essa sim foi uma novela tanto brasileira como portuguesa e portanto tem o direito a estar nessa lista da wikipedia.

Exemplo- Laços de Sangue, Dancin Days e Mar Salgados foram co-produzidas pela Globo e não é por isso que são consideradas novelas luso-brasileiras, muito menos brasileiras.

Editado por Novelas11111
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Diogo Marreiros disse:

Alguém sabe as audiências de Pedra Sobre Pedra?

Na exibição original no inicio dos anos 90 devia ter audiências muito boas. Na reprise em 1996 deve ter tido audiências razoáveis. Na reprise em 2001 não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/12/2022 at 14:44, D91 disse:

Na exibição original no inicio dos anos 90 devia ter audiências muito boas. Na reprise em 1996 deve ter tido audiências razoáveis. Na reprise em 2001 não sei.

Nos anos 90 ainda se safou sem concorrência , porque a sic ainda estava meio no inicio, penso que a novela estava em exibição quando a sic abriu.

Editado por AndreRob
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, AndreRob said:

Nos anos 90 ainda se safou sem concorrência , porque a sic ainda estava meio no inicio, penso que a novela estava em exibição quando a sic abriu.

Não, a que estava no ar em outubro de 92 no Canal 1 era Meu Bem, Meu Mal, que estava a terminar a sua exibição.

Pedra Sobre Pedra estreou em novembro de 92 no mesmo dia de De Corpo e Alma na SIC. Moniz na RTP deu o último episódio de Meu Bem, Meu Mal antes do da estreia de PSP, ou seja, inventou a estratégia do "sandwich".  Que agora é levada até ao absurdo...

De qualquer forma a SIC ainda estava no início e claro que Pedra Sobre Pedra foi uma bomba no Canal 1. Só passou a haver maior equilíbrio quando Rangel na SIC muda o horário de Renascer para antes do Jornal da Noite, deixando este de fazer concorrência directa com o Telejornal e a novela com a novela do Canal 1. 

Finalmente no início de 94, a SIC começa a ganhar várias vezes ao Canal 1 com Mulheres de Areia contra Mandala, mas aí já tínhamos novamente jornal contra jornal e novela contra novela.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Rangel disse:

Não, a que estava no ar em outubro de 92 no Canal 1 era Meu Bem, Meu Mal, que estava a terminar a sua exibição.

Pedra Sobre Pedra estreou em novembro de 92 no mesmo dia de De Corpo e Alma na SIC. Moniz na RTP deu o último episódio de Meu Bem, Meu Mal antes do da estreia de PSP, ou seja, inventou a estratégia do "sandwich".  Que agora é levada até ao absurdo...

De qualquer forma a SIC ainda estava no início e claro que Pedra Sobre Pedra foi uma bomba no Canal 1. Só passou a haver maior equilíbrio quando Rangel na SIC muda o horário de Renascer para antes do Jornal da Noite, deixando este de fazer concorrência directa com o Telejornal e a novela com a novela do Canal 1. 

Finalmente no início de 94, a SIC começa a ganhar várias vezes ao Canal 1 com Mulheres de Areia contra Mandala, mas aí já tínhamos novamente jornal contra jornal e novela contra novela.

É isso eu tinha ideia que pedra sobre pedra ainda tinha estreado antes da sic abrir, porque também coincide a altura em que os meus pais mudaram de casa... (psp já tinha terminado no Brasil quando estreou cá) mas faz sentido a rtp usou essa novela para tapar a estreia de de Corpo de Alma, que durante um ano a rtp ainda aguentou o embate , Renascer ainda fez mossa mas não muito... depois Mulheres de Areia foi um estrondo. A aposta em Mandala foi um desastre e Fera Ferida já não conseguiu estancar a queda da rtp.

A rtp sem a globo nos anos seguintes e com Rangel a usar e abusar da globo, sobretudo a gerir bem as escolhas de horario nobre com A Viagem e depois aquela que foi a bomba atómica na rtp: A próxima vitima.

Editado por AndreRob
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 15 minutos, Alverca30 disse:

TOP 10 Melhores 

Vila Faia (1982), Terra Mãe, Roseira Brava, A Banqueira do Povo, Vila Faia (2008), Os Lobos, Na Paz dos Anjos, A Grande Aposta, Lusitana Paixão e Vidas de Sal 

 

Menções honrosas: Paixões Proibidas, Chuva na Areia, Ajuste de Contas, A Lenda da Garça, A Senhora das Águas e Desencontros 

 

TOP 5 Piores: Primeiro Amor, Verão Quente, Água de Mar, Palavras Cruzadas e Filhos do Vento 

Poderiam fazer um remake da A Banqueira do Povo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 14/01/2023 at 13:54, Love disse:

Poderiam fazer um remake da A Banqueira do Povo.

Bom era a RTP voltar a fazer novelas com maior regularidade e ver uma disputa a 3 para ver quem tem a melhor ficção atualmente mas pelos vistos não há assim grande vontade do Fragoso, claro que entretanto a TVI (e mais tarde também a SIC) produziram muitas novelas de maior qualidade mas a RTP também tem muitas que se vêm bem... Nicholson era um dos grandes autores portugueses no seu tempo, Terra Mãe foi o primeiro trabalho do Rui Vilhena como autor principal e o mote para os dois novelões que viria a escrever anos mais tarde para a TVI e Roseira Brava fez grandes audiências quando foi exibida originalmente e foi uma das melhores novelas do Tozé Martinho que depois seria um dos pioneiros da ficção na TVI, pena que as duas últimas novelas que escreveu foram muito más.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês conseguem considerar Sinais de Vida uma novela? Eu nao considero, e a própria RTP se refere sempre a ela como série. Mas o que é facto é que na RTP Memória é sempre exibida na faixa de novelas e com a vinheta das telenovela a anteceder o genérico… Bem sei que é uma série longa e com narrativa de novela, mas na sua concepção original nao foi assim considerada

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 14/12/2022 at 15:44, D91 disse:

Na exibição original no inicio dos anos 90 devia ter audiências muito boas. Na reprise em 1996 deve ter tido audiências razoáveis. Na reprise em 2001 não sei.

Sim, até perguntei mais pelas audiências da exibição original.

Já agora, alguém sabe as audiências de O Campeão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Diogo Marreiros disse:

Sim, até perguntei mais pelas audiências da exibição original.

Já agora, alguém sabe as audiências de O Campeão?

Não sei. Mas não devem ter sido boas até porque mudou de horário.

Infelizmente não há muitos dados de audiências dos anos 90 na net, sem ser em revistas antigas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/01/2023 at 20:00, Rui Melo disse:

Vocês conseguem considerar Sinais de Vida uma novela? Eu nao considero, e a própria RTP se refere sempre a ela como série. Mas o que é facto é que na RTP Memória é sempre exibida na faixa de novelas e com a vinheta das telenovela a anteceder o genérico… Bem sei que é uma série longa e com narrativa de novela, mas na sua concepção original nao foi assim considerada

Sempre considerei série. Aliás, mesmo a forma como os episódios eram concebidos não deixava grande espaço para corte e costura e era tudo muito fixo. Tinha era o problema de outras séries da RTP na altura: dava literalmente todos os dias e era tratada como "série de longa duração", o que resultava em que muita gente a confundisse (bem como a Beirais) como telenovela. Já em "Água de Mar" nem disfarçaram: era literalmente uma novela disfarçada de "série de longa duração".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JDaman disse:

Sempre considerei série. Aliás, mesmo a forma como os episódios eram concebidos não deixava grande espaço para corte e costura e era tudo muito fixo. Tinha era o problema de outras séries da RTP na altura: dava literalmente todos os dias e era tratada como "série de longa duração", o que resultava em que muita gente a confundisse (bem como a Beirais) como telenovela. Já em "Água de Mar" nem disfarçaram: era literalmente uma novela disfarçada de "série de longa duração".

A RTP considerava "Água de Mar" uma novela ou uma série, lembram-se?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Novelas11111 disse:

A RTP considerava "Água de Mar" uma novela ou uma série, lembram-se?

Oficialmente tratavam como "série" para evitar o pesadelo público de RP de "a RTP1 também tem novelas em HN, logo é igual às outras".

Mas era praticamente uma novela. Aliás, chegou a ter dedo do Moniz.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JDaman disse:

Oficialmente tratavam como "série" para evitar o pesadelo público de RP de "a RTP1 também tem novelas em HN, logo é igual às outras".

Mas era praticamente uma novela. Aliás, chegou a ter dedo do Moniz.

Acho que a primeira temporada era mais série. Até os episódios tinham um título. 

Na segunda temporada era praticamente uma novela e transfirmaram aquilo numa espécie de MCA escola de artes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...