Jump to content

Audiências de sábado [05/12/2020]


Ruben

Posts Recomendados

há 11 minutos, canal5 disse:

Parabéns ao povinho que temos e à nulidade que é a ERC mas também aos génios das generalistas que sabotaram a TDT e assim têm toda esta concorrência. Sim, porque acredito que um canal destes também pudesse ter muito sucesso em Espanha ou no Reino Unido.

Não os culpo de terem sido o único canal do país a informar e a abordar o acidente e a morte da Sara. É normal que fossem os líderes da noite. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 54
  • Criado
  • Última Resposta

Não vale a pena culpar a CMTV (e canais do género TMZ) por darem às pessoas aquilo que elas claramente querem ver. O ser humano tem um amor ao grotesco, ao horror que me surpreende. E as pessoas gostam especialmente de ver sofrimento, por isso é que vamos estar a falar desta morte o resto da semana. As pessoas não querem esquecer, não querem seguir com as suas vidas. As pessoas querem falar e ouvir falar de sofrimento até se cansarem e os meios de comunicação vão lhes dar isso (já lhes estão a dar - cancelamento de programas, separadores com a cara da jovem, provavelmente os programas da manhã vão falar com especialistas do luto, etc.). É culpa da natureza humana (e da falta de ética de quem quer lucrar com esse lado negro do ser humano). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O regresso do reformulado “Missão: 100% Português” garantiu uma média de 762.300 espectadores no arranque do prime time da RTP1.

A média do programa foi de 8.1 de rating e 13.5% de quota de mercado. No melhor momento o valor foi de 8.8/15.1%.

Durante a faixa a SIC foi líder de audiências com a reta final do “Jornal da Noite” e o arranque do “Terra Nossa” emitido a partir de Paris. A média no confronto foi de 11.3/19.0% (1 milhão e 71 mil espectadores).

Vice-líder, a TVI tinha no ar o final do “Jornal das 8” e o arranque do episódio de sábado de “Bem Me Quer”. A média de Queluz de Baixo foi de 10.0/16.9% (950.200 espectadores fidelizados).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toda a gente sabe que a CMTV é uma oportunista sem quaisquer ética. Um canal que explora a tragédia humana o máximo possível, às vezes chegando a induzir o público em erro, pura e simplesmente não para "informar", mas para atrair audiência/clicks/etc. e ganhar muito dinheiro com isso. Não é nada de novo.

Mas também não é nada de novo que o povinho ama. É uma tristeza tão grande ou maior ainda que a dos métodos do canal, mas a verdade é que o ser humano tem um gosto por carnificina. E a CMTV dá-lhes isso até ao tutano.

Não estou a defender a CMTV - mal de mim se a minha pessoa alguma vez fizesse isso, fim a esses criminosos do jornalismo. Só estou a contextualizar o sucesso desta em dias de cenários trágicos como o de ontem para quem acha que é uma grande surpresa os picos de 20% e tal share que teve durante a madrugada.

Dito isso, não deixo de frisar que é, de facto, nojento o sucesso que o canal teve à custa do luto de uma família que perdeu uma filha ou irmã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, RTF disse:

O regresso do reformulado “Missão: 100% Português” garantiu uma média de 762.300 espectadores no arranque do prime time da RTP1.

A média do programa foi de 8.1 de rating e 13.5% de quota de mercado. No melhor momento o valor foi de 8.8/15.1%.

Durante a faixa a SIC foi líder de audiências com a reta final do “Jornal da Noite” e o arranque do “Terra Nossa” emitido a partir de Paris. A média no confronto foi de 11.3/19.0% (1 milhão e 71 mil espectadores).

Vice-líder, a TVI tinha no ar o final do “Jornal das 8” e o arranque do episódio de sábado de “Bem Me Quer”. A média de Queluz de Baixo foi de 10.0/16.9% (950.200 espectadores fidelizados).

Resultado muito bom do 100% Português.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Johnman disse:

Toda a gente sabe que a CMTV é uma oportunista sem quaisquer ética. Um canal que explora a tragédia humana o máximo possível, às vezes chegando a induzir o público em erro, pura e simplesmente não para "informar", mas para atrair audiência/clicks/etc. e ganhar muito dinheiro com isso. Não é nada de novo.

Mas também não é nada de novo que o povinho ama. É uma tristeza tão grande ou maior ainda que a dos métodos do canal, mas a verdade é que o ser humano tem um gosto por carnificina. E a CMTV dá-lhes isso até ao tutano.

Não estou a defender a CMTV - mal de mim se a minha pessoa alguma vez fizesse isso, fim a esses criminosos do jornalismo. Só estou a contextualizar o sucesso desta em dias de cenários trágicos como o de ontem para quem acha que é uma grande surpresa os picos de 20% e tal share que teve durante a madrugada.

Dito isso, não deixo de frisar que é, de facto, nojento o sucesso que o canal teve à custa do luto de uma família que perdeu uma filha ou irmã.

Gosto por carnificina? Que exagero. Eu não vi TV mas estive na net à procura de notícias sobre a questão, porque é uma notícia chocante e é normal querer saber ao certo o que aconteceu. Claro que a CMTV abusa do mediatismo e da exploração da dor alheia, recuso-me a dar audiência a esse canal, mas consigo compreender que era o único meio de TV a dar informações sobre o tema. Querer saber o que aconteceu não é gostar do sofrimento dos outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Dinis F. disse:

Não os culpo de terem sido o único canal do país a informar e a abordar o acidente e a morte da Sara. É normal que fossem os líderes da noite. 

Exatamente. As pessoas souberem da notícia nas redes sociais e ligaram a televisão para perceber o que tinha acontecido. As primeiras notícias não eram claras. A CMTV era o único canal a avançar dados sobre o assunto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, SorNunz disse:

Gosto por carnificina? Que exagero. Eu não vi TV mas estive na net à procura de notícias sobre a questão, porque é uma notícia chocante e é normal querer saber ao certo o que aconteceu. Claro que a CMTV abusa do mediatismo e da exploração da dor alheia, recuso-me a dar audiência a esse canal, mas consigo compreender que era o único meio de TV a dar informações sobre o tema. Querer saber o que aconteceu não é gostar do sofrimento dos outros.

Não falo apenas deste incidente em específico. Falo no geral do sucesso da CM e da CMTV. O Paulo Fernandes sabe perfeitamente que histórias com forte apelo emocional atraem empatia e, por ventura, audiência. É uma questão de natureza humana. Enoja-me, mas é o que é.

E sim, neste caso em particular, a verdade é que a CMTV era a única com uma transmissão dedicada à tragédia. Nestes termos, era difícil a curiosidade não subir. Já li relatos de pessoas que normalmente não veriam o canal que o sintonizaram especificamente para averiguar o que aconteceu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Audiências. Especial ‘Notícias CM’ lidera ao final da noite

A CMTV destacou-se na tabela de audiências ao final da noite deste sábado (5), com o Notícias CM especial dedicado a acompanhar o acidente que vitimou Sara Carreira. Em mais um sábado de alto consumo televisivo, com todos os programas do top 5 a registarem mais de um milhão de espectadores, SIC e TVI ficaram separadas por três décimas.

A SIC começou o dia a destacar-se, com Olhó Baião! (2,5%/12,7%), O Nosso Mundo(6,7%/20,6%) e o Primeiro Jornal (9,9%/22,7%) a lideraram as audiências nas respetivas faixas horárias. O informativo da hora de almoço fidelizou uma média de 939 mil telespetadores. Ao início da tarde, também o Alta Definição (9,3%/20,7%) com Carolina Carvalho assegurou a preferência.

A situação alterou-se com a entrada em cena de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha no programa especial Em Família (8,4%/16,4%). A emissão liderou durante quase toda a tarde, sendo seguida por uma média de 795 mil telespetadores e registando o melhor valor de audiência desde a estreia. Na última parte, o programa sofreu o embate do concurso da estação pública. O Preço Certo (10,8%/18%) liderou, com uma média de 1 milhão e 20 mil telespetadores, figurando em quinto lugar na lista dos programas mais vistos do dia.

Com a entrada do horário nobre, a SIC voltou a recuperar a liderança, numa altura em que o consumo televisivo estava particularmente elevado. Os noticiários das duas privadas ficaram acima do milhão de espetadores. O Jornal da Noite (11,8%/19,4%) liderou, com uma média de 1 milhão e 117 mil telespetadores, enquanto o Jornal das 8 (10,9%/17,9%) ficou em segundo, seguido por uma média de 1 milhão e 29 mil telespetadores. Os informativos foram o terceiro e o quarto programas mais vistos do dia, respetivamente.

À noite, a SIC liderou praticamente em pleno. Terra Nossa (12,9%/22,4%) foi o mesmo o programa mais visto do dia, fidelizando uma média de 1 milhão e 224 mil telespetadores. Na TVI, Bem Me Quer (12,4%/21,8%) ficava também acima do milhão, com 1 milhão e 172 mil telespetadores, figurando em segundo lugar na lista dos mais vistos do dia. Terra Brava (10,4%/23,4%) liderou também durante toda a exibição, com 987 mil telespetadores sintonizados.

Especial Notícias CM lidera

Por volta das 22h55, a CMTV interrompeu o programa Liga D’Ouro para dar conta do acidente de automóvel em Santarém, na autoestrada A1, que vitimou o membro mais novo do clã Carreira. Sara Carreira morreu aos 21 anos.

O especial Notícias CM começou a liderar as audiências por volta das 23h50, registando 3,3% de audiência média e 12,7% de quota de mercado, a melhor marca de share para o bloco informativo. Em média, 312 mil telespetadores acompanharam a emissão.

Nas contas do dia, a SIC (15,8%) liderou, separada por três décimas da TVI (15,5%). A RTP1 marcou 11,3% e, no Cabo, a CMTV ficou em primeiro, com 5,1%.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas situações são sempre difíceis de analisar. É verdade que temos, na generalidade, uma curiosidade quase mórbida em ver tragédias de perto - sejam elas um acidente, um incêndio, um tiroteio. A CMTV capitaliza muito com esses diretos que nada acrescentam, mas que acabamos a ver porque, bem, "porque não?". Chegamos mesmo a criticar isso: o que não faltavam ontem eram comentários de quem criticava (e bem) que a CMTV tanto dizia que não iria revelar a vítima por respeito, como dava a entender quem era, isto enquanto fazia quase uma tour da viatura.

Não acho que outros canais tipo SIC Notícias ou TVI 24 devam jogar no mesmo jogo. Seria rebaixar o jornalismo ao papel da CMTV. Acho que, neste momento, já existe uma inevitabilidade da CMTV liderar enquanto explora estas tragédias, e mesmo se a SICN/TVI24/RTP3 jogassem o mesmo jogo (como já algumas vezes fazem na época de incêndios e não só), iriam acabar por perder na mesma. Se em certas ocasiões poderiam informar um pouco mais atempadamente? Talvez, mas novamente, não é que a CMTV diga algo de novo ou que já não se saiba por outros meios com este diretos, apenas repete a mesma coisa uma e outra vez para manter o telespectador com a TV ligada.

No entanto, culpar apenas o telespectador por querer saber mais ou por ter esta curiosidade é um pouco simplista. Devemos exigir mais e ser menos complacentes, é verdade ,mas também temos uma ERC que basicamente só funciona no papel e que deixa este tipo de jornalismo sair completamente impune. Não é que eles possam impedir, acho que isso é até absurdo (faz-me lembrar as Karens da vida que querem proibir jogos tipo GTA porque depois os filhos deixam de ser os anjos que elas acham que são); no entanto, é preciso mais atenção. Não há multas, não há quaisquer limites para evitar o tipo de jornalismo que se praticam nestas ocasiões. Assim também não faz qualquer sentido para a CMTV, que sabe que vai capitalizar imenso com estas situações, para ter limites nestas ocasiões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiquei a saber esta manhã às 7 quando acordei e tirei o telemóvel de modo avião e tinha um whatsapp duma amiga a dizer que ela tinha morrido. Ñ vou mentir, liguei logo a TV na CM e obviamente que estavam a falar daquilo a repetir a cada 2 minutos a mesma informação. Mais tarde, pelas 10h30 vejo a Maya a comentar isso a dizer que a culpa é da estrada... Agora toda a gente acha-se especialista em tudo e mais alguma coisa.

Claro que há uma curiosidade mórbida pela desgraça alheia e ainda para mais quando é uma figura pública. Mas a culpa também é das TV's que oferecem este 'espetáculo' ao povo. E concordo plenamente com quem disse que mesmo que SICN, RTP3 e TVI24 estivessem a falar do mesmo e no mesmo tom, as pessoas iriam ligar na CM porque sabem que para saber desse tipo de coisas a CM está lá sempre. Foi o meu instinto de manhã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Familia continua a resultar muito bem. O resultado de ontem, apesar de ser parecido ao dos sábados anteriores, foi particularmente positivo, porque levou com o discurso do Costa às 15h e com um jogo do Sporting às 18h, que fizeram explodir os canais informativos e o canal da lixeira.

Quanto aos resultados a partir da meia noite, prefiro não comentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, EFernando said:

Terá sido recorde de share da CMTV? :ph34r:

Acho que houve outro dia este ano em que explodiu e fez quase 7 ou quase 6 mas não tenho certezas nenhumas.

EDIT: O recorde de este ano é 7,6%:ph34r:

Este resultado representa um share médio diário de 7,6%.

A CMTV obteve este domingo o maior resultado da sua história, com uma audiência total de 3,2 milhões de portugueses.

Este resultado representa um share médio diário de 7,6%. A cada minuto do dia, a CMTV foi acompanhada por 217 mil e 400 espectadores, recorde em ambos os critérios.

Os concorrentes diretos da CMTV, a SIC Notícias, a TVI24 e a RTP3, obtiveram em conjunto um total de 4,7% de share.

O resultado de ontem surge na sequência do tratamento da pandemia, que tem levado o canal do Correio da Manhã para crescimentos homólogos superiores a 60%.

A CMTV está no canal 8 de todas as plataformas de cabo, mas ainda não está na TDT.

Todos os resultados são da responsabilidade da GFK.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ruben Fonseca disse:

Não acho que outros canais tipo SIC Notícias ou TVI 24 devam jogar no mesmo jogo. Seria rebaixar o jornalismo ao papel da CMTV. Acho que, neste momento, já existe uma inevitabilidade da CMTV liderar enquanto explora estas tragédias, e mesmo se a SICN/TVI24/RTP3 jogassem o mesmo jogo (como já algumas vezes fazem na época de incêndios e não só), iriam acabar por perder na mesma. Se em certas ocasiões poderiam informar um pouco mais atempadamente? Talvez, mas novamente, não é que a CMTV diga algo de novo ou que já não se saiba por outros meios com este diretos, apenas repete a mesma coisa uma e outra vez para manter o telespectador com a TV ligada.

Enquanto a CMTV for o canal das tragédias, o fenómeno é controlável. Basicamente, só têm audiência nestes momentos. Penso que a maioria das pessoas não procura a CMTV para se informar com qualidade, ou seja, para já as pessoas sabem que dali só vem este sensacionalismo, não é um fonte de informação credível em aspetos mais importantes da vida cívica. O problema pode começar se o jornalismo da CMTV se virar para informação tipo jornalistas pela verdade (ou lá o que é aquela página no Facebook), informação baseada em teorias da conspiração tipo Fox News. Se eles começarem a enveredar por esse caminho e começarem a angariar este público mais sensível a populismos, a CMTV pode ser um perigo para a nossa democracia e para a nossa vida cívica. É realmente preciso manter os olhos abertos para essa realidade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TVI tem de acabar com o Mental Samurai. As pessoas precisam de ganhar saudades do programa e a péssima gestão que o canal tem feito não ajuda. Ora dá, ora não dá. Depois dão episódios repetidos. Acho que deviam fazer uma pausa, ainda para mais se quiserem transmitir o especial de famosos em breve. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...