Jump to content

Globoplay


Pedro M.

Posts Recomendados

Espero que o projeto originalidade quando concluir as tramas da década passada atualize as primeiras novelas do viva play, nessa época por alguma razão não explicada reduziram bastante a qualidade de imagem dos vídeos, só foram ajeitar isso a partir de 2019, andei espiando uns capítulos de Fera Radical no Globoplay e é nítido que a qualidade pode melhorar consideravelmente, logo fica o apelo para novelas como Fera Radical, Vale Tudo, Tieta, A Indomada, Mulheres de Areia, A Gata Comeu entre outras, sejam novamente atualizadas com a devida qualidade de imagem correta.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem tava com expectativa de teve rSol de Verão no Globoplay infelizmente podem esquecer, o Erick Bretas informou no twitter que a versão original se perdeu, dos 137 capítulos só sobraram 8 e eles não tem a versão internacional dela, essa foi a última novela do Jardel Filho e também a última do Manoel Carlos na globo na década de 80, lembrando que ele só voltaria no começo dos anos 90 com Felicidade.

Agora a dúvida que fica é, como que perdem uma novela quase inteira da década de 80? Se fosse dos anos 70 eu nem questionaria, apesar de já exportarem sabemos que a conservação não era lá algo que fosse levado a sério, mas no começo nos anos 80 dificilmente dá pra entender.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, R.M disse:

Quem tava com expectativa de teve rSol de Verão no Globoplay infelizmente podem esquecer, o Erick Bretas informou no twitter que a versão original se perdeu, dos 137 capítulos só sobraram 8 e eles não tem a versão internacional dela, essa foi a última novela do Jardel Filho e também a última do Manoel Carlos na globo na década de 80, lembrando que ele só voltaria no começo dos anos 90 com Felicidade.

Agora a dúvida que fica é, como que perdem uma novela quase inteira da década de 80? Se fosse dos anos 70 eu nem questionaria, apesar de já exportarem sabemos que a conservação não era lá algo que fosse levado a sério, mas no começo nos anos 80 dificilmente dá pra entender.

Por outro lado, "Maria, Maria" (1978), a primeira novela do autor na Globo, está completa...:

...mas os direitos autorais ainda não foram resgatados + o estado do arquivo da novela ainda não foi verificado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, LAboy 456 disse:

Por outro lado, "Maria, Maria" (1978), a primeira novela do autor na Globo, está completa...:

...mas os direitos autorais ainda não foram resgatados + o estado do arquivo da novela ainda não foi verificado...

Para os portugueses: preservação de arquivo no Brasil costuma a ser vergonhosa na grande maioria dos casos. Sinceramente, não me surpreende. Eu sei de histórias assim há quase 18 anos. Foi puro desleixo sim, porque a Globo poderia recorrer a um suporte mais barato [U-matic e até formatos domésticos como Betamax e VHS] ou compactá-la.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, PierreDumont disse:

Para os portugueses: preservação de arquivo no Brasil costuma a ser vergonhosa na grande maioria dos casos. Sinceramente, não me surpreende. Eu sei de histórias assim há quase 18 anos. Foi puro desleixo sim, porque a Globo poderia recorrer a um suporte mais barato [U-matic e até formatos domésticos como Betamax e VHS] ou compactá-la.

agora imagina que isso no brasil se aplica a produtos dos anos 70 e 80 e em portugal as duas privadas provavelmente mandaram metade dos seus produtos para o lixo produzidos nos primeiros anos.

  • Surpresa 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, PierreDumont disse:

Para os portugueses: preservação de arquivo no Brasil costuma a ser vergonhosa na grande maioria dos casos. Sinceramente, não me surpreende. Eu sei de histórias assim há quase 18 anos. Foi puro desleixo sim, porque a Globo poderia recorrer a um suporte mais barato [U-matic e até formatos domésticos como Betamax e VHS] ou compactá-la.

Pior que essa questão de preservação não é só aqui no Brasil, mas acho que na América latina inteira, o México por exemplo que desde a década de 70 já exportava seus produtos também não cuidava de seus arquivos.

No caso dessas novelas que se perderam, eu ainda acredito que se a globo vendeu pro exterior existe sim a chance de alguma emissora que comprou ainda ter preservado as fitas da trama, até algumas semanas atrás mesmo eu vi uma distribuidora italiana ter no seu catálogo a novela Final Feliz exibida em 82, essa eu creio que esteja preservada nos arquivos da globo, mas é só um exemplo de que essas tramas que não tem mais registros completos nos arquivos ainda possam ser recuperados, basta a emissora se mover e ir atrás nos países que compraram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/07/2023 at 21:24, R.M disse:

Quem tava com expectativa de teve rSol de Verão no Globoplay infelizmente podem esquecer, o Erick Bretas informou no twitter que a versão original se perdeu, dos 137 capítulos só sobraram 8 e eles não tem a versão internacional dela, essa foi a última novela do Jardel Filho e também a última do Manoel Carlos na globo na década de 80, lembrando que ele só voltaria no começo dos anos 90 com Felicidade.

Agora a dúvida que fica é, como que perdem uma novela quase inteira da década de 80? Se fosse dos anos 70 eu nem questionaria, apesar de já exportarem sabemos que a conservação não era lá algo que fosse levado a sério, mas no começo nos anos 80 dificilmente dá pra entender.

Essa novela não foi vendida pra nenhum país

Lembrando que não eram e não são todas as novelas da Globo que são exportadas, esta foi uma das que não foram

Esta novela penso que nem em Portugal chegou a dar

há 3 horas, R.M disse:

Pior que essa questão de preservação não é só aqui no Brasil, mas acho que na América latina inteira, o México por exemplo que desde a década de 70 já exportava seus produtos também não cuidava de seus arquivos.

No caso dessas novelas que se perderam, eu ainda acredito que se a globo vendeu pro exterior existe sim a chance de alguma emissora que comprou ainda ter preservado as fitas da trama, até algumas semanas atrás mesmo eu vi uma distribuidora italiana ter no seu catálogo a novela Final Feliz exibida em 82, essa eu creio que esteja preservada nos arquivos da globo, mas é só um exemplo de que essas tramas que não tem mais registros completos nos arquivos ainda possam ser recuperados, basta a emissora se mover e ir atrás nos países que compraram.

Mas que não é o caso de Sol de Verão e varias outras que não foram exportadas

No caso dos canais italianas as copias que eles la devem ter (se tiverem) não estarão com dobragem em Italiano? :riso_fatima:

Já imagino a Globo a por legendas em novelas com dobragens em Italiano :riso_fatima:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Delfinita disse:

No caso dos canais italianas as copias que eles la devem ter (se tiverem) não estarão com dobragem em Italiano? :riso_fatima:

Já imagino a Globo a por legendas em novelas com dobragens em Italiano :riso_fatima:

O pior nem é a questão de dobragem, mas a passagem dos 60 campos por segundo para os 50 que essas cópias devem ter levado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, R.M disse:

Pior que essa questão de preservação não é só aqui no Brasil, mas acho que na América latina inteira, o México por exemplo que desde a década de 70 já exportava seus produtos também não cuidava de seus arquivos.

Igual a Venezuela, que começava a exportar a cores uns anos antes das emissões regulares passarem a cores no país porque muitos dos países que exportava na região já tinham mudado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, R.M disse:

Pior que essa questão de preservação não é só aqui no Brasil, mas acho que na América latina inteira, o México por exemplo que desde a década de 70 já exportava seus produtos também não cuidava de seus arquivos.

No caso dessas novelas que se perderam, eu ainda acredito que se a globo vendeu pro exterior existe sim a chance de alguma emissora que comprou ainda ter preservado as fitas da trama, até algumas semanas atrás mesmo eu vi uma distribuidora italiana ter no seu catálogo a novela Final Feliz exibida em 82, essa eu creio que esteja preservada nos arquivos da globo, mas é só um exemplo de que essas tramas que não tem mais registros completos nos arquivos ainda possam ser recuperados, basta a emissora se mover e ir atrás nos países que compraram.

Na Globo funcionava assim: só era preservado aquilo que fosse absolutamente necessário ou interessante manter. A prioridade era dada ao Jornalismo e as produções para reposição ou exportação. Do restante só era mantido o suficiente para retrospectivas ou para o Vídeo Show. Por isso temos muitas novelas em versão internacional. Novelas problemáticas eram francas candidatas ao descarte. Poderíamos ter a novela se alguém tivesse gravado naquela época. Mas os videocassetes Beta ou VHS eram caríssimos [em 1982 um aparelho nacional custava o equivalente a 6 mil euros de hoje. E os aparelhos contrabandeados do exterior só tiveram compatibilidade nativa com o sistema brasileiro a partir de 1985/86].

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, AndreRob disse:

agora imagina que isso no brasil se aplica a produtos dos anos 70 e 80 e em portugal as duas privadas provavelmente mandaram metade dos seus produtos para o lixo produzidos nos primeiros anos.

E olha que a SIC e a TVI usavam cassetes Betacam SP, que são muito mais fáceis de manjear e preservar que os desajeitados rolos Quadruplex, que foram usados pela Globo até 1987!

há 11 horas, Delfinita disse:

Essa novela não foi vendida pra nenhum país

Lembrando que não eram e não são todas as novelas da Globo que são exportadas, esta foi uma das que não foram

Esta novela penso que nem em Portugal chegou a dar

Mas que não é o caso de Sol de Verão e varias outras que não foram exportadas

No caso dos canais italianas as copias que eles la devem ter (se tiverem) não estarão com dobragem em Italiano? :riso_fatima:

Já imagino a Globo a por legendas em novelas com dobragens em Italiano :riso_fatima:

"Sol de Verão" não foi vendida a nenhum país e nem reposta aqui no Brasil. E se não fosse a morte de Jardel Filho teria caído no limbo como tantas outras do período ["Sétimo Sentido", "O Homem Proibido" ou "Chega Mais"]. O erro da Globo, na minha opinião, foi o de não ter criado uma cultura de reposições. Já que as repetições eram apenas de tramas recentes, o que diminuiu a importância de muitas tramas. 

Agora, respondendo ao seu questionamento: a Globo tem gente especializada em recuperar imagens do seu acervo aqui e no exterior. Muitos colecionadores já colaboraram com a Globo. O saudoso José Marques Neto do canal MofoTV me disse pessoalmente que já repassou muitas fitas para eles. 

A prioridade é existir a imagem, já que o som seria reconstituído com maior ou menos dificuldade. Pelo que eu saiba, já existia tecnologia para transmitir o áudio original paralelo à dobragem desde a primeira metade dos anos 80 na Europa [Zweikanalton]. Se algum canal Italiano tiver essa tecnologia por volta de 1983/84, são grandes as chances do áudio original ainda existir. Quem está neste limbo é a novela "Brilhante", que foi ao ar na Itália e em boa parte da América Latina.

E, ao contrário do que o senso comum possa pensar, os países que mais consumiam novelas brasileiras eram Equador, Uruguai, Peru e Itália. Portugal estava debaixo da burocracia estatal e do lobby dos artistas locais, já Angola vivia o drama da Guerra Civil e não poderia se dar ao luxo de importar 2 ou 3 novelas simultaneamente. Os demais PALOPs não contavam com transmissões regulares de TV.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falando de arquivos da Globo... há pessoas no Twitter que têm estado a fazer pesquisa acerca daquilo que poderá estar em falta ou não em termos de novelas da Globo anteriores a 1988 ou 1989 (um desses anos será provávelmente será o ano mais antigo em que as novelas têm os seus arquivos originais completos)

Por exemplo, há quem tenha feito possíveis listas (por confirmar) das novelas da década de 1980 que podem não estar completas + novelas da década de 1980 cuja informação acerca do seu arquivo ainda é desconhecida:

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, LAboy 456 disse:

Falando de arquivos da Globo... há pessoas no Twitter que têm estado a fazer pesquisa acerca daquilo que poderá estar em falta ou não em termos de novelas da Globo anteriores a 1988 ou 1989 (um desses anos será provávelmente será o ano mais antigo em que as novelas têm os seus arquivos originais completos)

Por exemplo, há quem tenha feito possíveis listas (por confirmar) das novelas da década de 1980 que podem não estar completas + novelas da década de 1980 cuja informação acerca do seu arquivo ainda é desconhecida:

 

"Olhai os Lírios do Campo" deu na RTP em 1982. Inclusive aparece uma parte do capítulo na reportagem sobre a RTP nos Açores e na Madeira. "Champagne" foi exportada para a América Latina na década de 80.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, PierreDumont disse:

E olha que a SIC e a TVI usavam cassetes Betacam SP, que são muito mais fáceis de manjear e preservar que os desajeitados rolos Quadruplex, que foram usados pela Globo até 1987!

"Sol de Verão" não foi vendida a nenhum país e nem reposta aqui no Brasil. E se não fosse a morte de Jardel Filho teria caído no limbo como tantas outras do período ["Sétimo Sentido", "O Homem Proibido" ou "Chega Mais"]. O erro da Globo, na minha opinião, foi o de não ter criado uma cultura de reposições. Já que as repetições eram apenas de tramas recentes, o que diminuiu a importância de muitas tramas. 

Eis a questão, durante a década de 70 até meados dos anos 80, a globo já sofria com o MJ para liberar reprises, o horário das reprises eram sempre a tarde, o que impedia que as novelas das 20h00 e das 22h00 ganhassem uma chance na faixa vespertina, durante quase toda a década de 70, o horário das 22h00 sempre tinha uma trama inédita, só lá perto do fim da década que a globo aboliu o horário e assim as tramas das 20h00 e das 22h00 passaram a ter chance de reprise.

Imagino que nesse período o que a globo exportou pro exterior deva ter sido preservado, seja a versão original ou a internacional, porém que o não foi lá pra fora e a globo não quis dar outra chance na grade, infelizmente já era mesmo.

É bom lembrar, o Vale a Pena Ver de Novo como faixa oficial de reprises foi criado em 1980, a primeira novela das 20h00 da faixa foi Água Viva lá em 1984, e antes disso a globo já tentava liberar tramas do horário na faixa mas o governo vetava.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, AndreRob disse:

Será que a RTP não tem nos arquivos Mandala? Como exbiram a novela já nos anos 90...

Não deve ser o tipo de coisa que a RTP guarde no arquivo, muito menos na íntegra.

Já vi excertos de uma ou outra novela da Globo em programas da RTP que claramente vinham do seu arquivo, mas só devem algumas amostras de algumas novelas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa novela tinha uma abertura [genérico] tão interessante...
 

 

há 3 horas, miguelalex23 disse:

Não deve ser o tipo de coisa que a RTP guarde no arquivo, muito menos na íntegra.

Já vi excertos de uma ou outra novela da Globo em programas da RTP que claramente vinham do seu arquivo, mas só devem algumas amostras de algumas novelas.

Existe uma esperança de "Sol de Verão" existir. A RBS gravava, em Porto Alegre, boa parte da programação da Globo na íntegra até meados dos anos 80. Como "Sol de Verão" foi ao ar na transição da rede troncal de microondas para o satélite [1982/83], as chances não são desprezíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Gabriel C disse:

Sim, é. Entrou em 1986, Valor da Vida, A Serra, Nazaré...

EDIT: Já vi que ela foi viver para o Brasil. Namora com um ator brasileiro.

Editado por SorNunz
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...