Jump to content

Hoje é Domingo!


VascoSantos

Posts Recomendados

há 4 horas, JDaman disse:

Não imagino, porque infelizmente, isso parece ser a versão TV tuga da "forbidden door" e acho isso parvo. Actores e apresentadores que trabalham com a SIC e a TVI fazem parte da nossa cultura pop. Merecem e deviam poder estar noutros canais em emissões especiais de um Preço Certo ou semelhantes e entrevistas em talk-shows.

Eu não entendo é como é que se convida malta de séries da Netflix e a dita cuja acaba a ser promovida de qualquer das formas, mas "ai, ui, que novelas da concorrência, isso não, ó Tozé". Que estupidez! E pior que isso é o exemplo que apresentaste. Ter que se andar a pedir autorizaçõezinhas ao chefe, quando nalguns casos, muitos do que se vêem negados a poder ir a um 5 ou Alta Definição são os primeiros a levar um chuto no rabo quando o canal bem lhes apetecer.

Por causa destas coisas é que os atores cada vez mais não querem exclusividade. Os canais privados têm que ser lucrativos e tentam sempre uma ultrapassagem um ao outro. Aqui há uns dez anos um canal comprou uma série com determinada profissional e quase que a apresentavam como estrela do canal. Essa profissional nunca trabalhou nesse canal. E esta forma de trabalhar com cada um do seu lado (canal) prejudica inclusive a ficção nacional. Só em Portugal é que se fazem manchetes com transferências e se comentam como se fossem casos nacionais. E as pessoas não se abrem a nada que não sejam esses dois canais. Eu nunca mais me esqueço de um comentário que vi aqui uma vez, que sentiam a falta do sisley dias na ficção e nessa altura ele estava no ar no ministério do tempo. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, DoAudiovisual disse:

Por causa destas coisas é que os atores cada vez mais não querem exclusividade. Os canais privados têm que ser lucrativos e tentam sempre uma ultrapassagem um ao outro. Aqui há uns dez anos um canal comprou uma série com determinada profissional e quase que a apresentavam como estrela do canal. Essa profissional nunca trabalhou nesse canal. E esta forma de trabalhar com cada um do seu lado (canal) prejudica inclusive a ficção nacional. Só em Portugal é que se fazem manchetes com transferências e se comentam como se fossem casos nacionais. E as pessoas não se abrem a nada que não sejam esses dois canais. Eu nunca mais me esqueço de um comentário que vi aqui uma vez, que sentiam a falta do sisley dias na ficção e nessa altura ele estava no ar no ministério do tempo. 

Concordo com tudo menos com esta frase.
Em Espanha ou Itália também se fala muito destas transferências.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, DoAudiovisual disse:

Por causa destas coisas é que os atores cada vez mais não querem exclusividade. Os canais privados têm que ser lucrativos e tentam sempre uma ultrapassagem um ao outro. Aqui há uns dez anos um canal comprou uma série com determinada profissional e quase que a apresentavam como estrela do canal. Essa profissional nunca trabalhou nesse canal. E esta forma de trabalhar com cada um do seu lado (canal) prejudica inclusive a ficção nacional. Só em Portugal é que se fazem manchetes com transferências e se comentam como se fossem casos nacionais. E as pessoas não se abrem a nada que não sejam esses dois canais. Eu nunca mais me esqueço de um comentário que vi aqui uma vez, que sentiam a falta do sisley dias na ficção e nessa altura ele estava no ar no ministério do tempo. 

Estás a falar do "NCIS: Los Angeles" com a Daniela Rua, certo? Se for, lembro-me disso. Aliás, era quase chocante ver a diferença de tratamento a nível de promoção entre a SIC e a FOX. Na SIC promoviam a série focando-se praticamente apenas na Daniela Ruah. Na FOX focavam-se no conteúdo da série em si e raras eram as vezes que mencionavam o nome dela. Aliás, na altura a SIC acabou a comprar também os direitos do "NCIS" original, que até então passava na TVI. Ironia das ironias: dez anos depois chutaram a série para um canto para pôr a mesma porcaria que a concorrência.

Quanto à exclusividade, entendo porque é que alguns actores a escolheram originalmente. Se for como estou a pensar, eram vínculos bastante seguros a nível de ordenado e estabilidade do posto de trabalho, numa altura em que os actores portugueses não tinham atingido a projecção internacional que têm actualmente. Depois tinham era que levar com a desvantagem de em televisão não poderem fazer mais nada. Gosto do Ruy de Carvalho e da Eunice Muñoz, mas perdeu-se muito deles ao estarem amarrados à formato noveleiro da TVI durante os anos 2000.

Eu acho que todo este ambiente da exclusividade prejudica toda a TV portuguesa, não só a ficção. Basta começar a ver o ambiente aqui pelo fórum. Agora costuma estar relativamente calmo, mas antigamente ias a um tópico de audiências e estavas prestes a levar com um tiro de RPG de algum fanático das privadas. E depois toda esta ideia que às vezes se lê nas secções de cada canal da "Família do *inserir nome do canal*" é tão ridícula que mete dó.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, Televisão 10 said:

Só me pergunto: um filme ia fazer menos do que isto? Mesmo fazendo menos, compensará o custo de formato para fazer resultados desta ordem?

Percebo o argumento. E até concordo. 

Mas a verdade é que o formato é bom. Teria de ser mais bem promovido e "vendido" nas redes sociais. Para começar a fazer mossa. Eu penso que este formato poderia tornar-se competitivo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, VTL disse:

Percebo o argumento. E até concordo. 

Mas a verdade é que o formato é bom. Teria de ser mais bem promovido e "vendido" nas redes sociais. Para começar a fazer mossa. Eu penso que este formato poderia tornar-se competitivo. 

O formato tem até alguma promoção. Só que nunca vai conseguir vencer o Somos Portugal ou o Domingão, que são ofertas idênticas. A única vez em que fez um resultado mais aceitável foi precisamente quando não houve nem Domingão nem Somos Portugal

O programa está no ar há várias semanas e não faz resultados brilhantes. Um programa em que apostaram em duas novas caras, feito por uma produtora externa... Compensará o custo, quando a RTP 1 podia ter a oportunidade de apostar em cinema ou em outro conteúdo mais diferenciador de forma a atrair até algum público jovem, que está um pouco mais afastado do canal?

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Televisão 10 disse:

O formato tem até alguma promoção. Só que nunca vai conseguir vencer o Somos Portugal ou o Domingão, que são ofertas idênticas. A única vez em que fez um resultado mais aceitável foi precisamente quando não houve nem Domingão nem Somos Portugal

O programa está no ar há várias semanas e não faz resultados brilhantes. Um programa em que apostaram em duas novas caras, feito por uma produtora externa... Compensará o custo, quando a RTP 1 podia ter a oportunidade de apostar em cinema ou em outro conteúdo mais diferenciador de forma a atrair até algum público jovem, que está um pouco mais afastado do canal?

E pergunto-me se a nível de anunciantes os filmes não trariam algo mais valio$o.

Mas hey, basta ver que neste fórum até o futebol já estorva, por isso...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...