Jump to content

Programa Cautelar [T3]


Televisão 10

Posts Recomendados



Programa claramente inspirado pelo Patriot Act with Hasan Minhaj (ela em pé em vez de atrás de uma secretária e os ecrãs LED atrás com gráficos ilustrativos do que vai dizendo), que por sua vez é claramente inspirado no Last Week Tonight with John Oliver (foco num só tema, dissecado com humor).
A grande diferença aqui são os temas. O John Oliver muitas vezes pega em temas que parecem mundanos, mas revela problemas obscuros que existem e explica esse mundo obscuro, com humor e com inúmeras metáforas que tornam os temas digeríveis pelo público. O Patriot Act foca-se em assuntos um pouco mais óbvios, mas disseca-os de uma forma também muito interessante com bom storytelling e muito virada para os mais jovens.
O tema da desinformação e das redes sociais é extremamente desinteressante. Não é nada que não seja falado nos muitos programas de daytime e em noticiários. O ângulo não foi novo de todo. Os primeiros minutos deviam-me ter agarrado e deviam-me fazer querer saber mais sobre este tópico, mas só continuei a ver por ser a estreia e por gostar muito da Filomena.
De qualquer forma, gostei a forma como a Filomena foi falando de forma cativante e da pesquisa e factos que foram incluindo. Mas não aprendi grande coisa. Fico à espera que os próximos episódios sejam mais interessantes e aplaudo trazerem um formato para Portugal que não existia.


Interessante a tua análise.

Para mim o guião é mesmo o calcanhar de Aquiles. Mas lá está. Nunca fui grande fã da Susana Romana e do seu trabalho. Saiu há pouco o Relatório DB do Batáguas em que tenta explicar um tema "algo" complexo que é a questão da Palestina e em termos de tentar explicar o que por lá se passa, o humor e os convidados, está muito bom.
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Wesley Gibson disse:

Interessante a tua análise.

Para mim o guião é mesmo o calcanhar de Aquiles. Mas lá está. Nunca fui grande fã da Susana Romana e do seu trabalho. Saiu há pouco o Relatório DB do Batáguas em que tenta explicar um tema "algo" complexo que é a questão da Palestina e em termos de tentar explicar o que por lá se passa, o humor e os convidados, está muito bom.

 

Nem sabia que era a Susana Romana por isso quem vê o programa à espera de boa comédia é para esquecer, mas no entanto acho que ficou claro que desde o ínicio que ia ser um programa de infotainment.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sabia que era a Susana Romana por isso quem vê o programa à espera de boa comédia é para esquecer, mas no entanto acho que ficou claro que desde o ínicio que ia ser um programa de infotainment.
Estava subjacente uma componente de humor. Daí algumas escolhas para o guião e comparações com outros formatos semelhantes.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Susana Romana é vida. A única verdadeira argumentista de humor em Portugal. 
E não, a Joana Marques não é humorista. E sei que é uma conversa que não estão preparados para ter.
É a tua opinião.

A minha é diferente e o programa cautelar é um bom exemplo do que eu penso. Quanto à Joana Marques, não me parece que alguém tenha falado dela.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, canal5 said:

A Cátia Domingues e a Patrícia Castanheiras mandam beijinhos doces...

Há mais, obviamente. 

Mas para mim a Susana Romana está noutro nível. Eu geralmente acho muito pouca graça ao humor nacional e identifico-me muito com o humor dela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ridicula a propaganda que ela fez ao tema da Carta Digital. Irem buscar uma pessoa do PS responsável pela criação da lei, então, é serviço público nível 10. Vozes críticas 0. Mas é a RTP a servir o estado.

Ela que ponha os olhos na Conceição Lino, das poucas que caiu em cima desta lei Orwelliana.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1214662548978176&id=100013033272332&refid=52&__tn__=-R

Editado por skizzo
  • Gosto 4
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, mesmo nas piadas como alguns pediam. Penso que os espetadores estão mais do que nunca curiosos em relação à guerra das audiências e a medição foi muito bem explicada.
Quanto às audiências penso que não se poderá ver qual é o efeito do tema, foi um dia atípico com o Bélgica x Rússia a ficar resolvido cedo para não falar de ter concorrido mais de meia hora contra o atraso do Dinamarca x Finlândia na TVI. A RTP também podia ter feito um teaser logo no fim do jogo, não pode ser só para o The Voice. Mas por outro lado, estamos numa noite de temporal em maior parte do país...

EDIT: Filomena Cautela líder nos trending topics do Twitter, vale o que vale.

Editado por canal7
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vi o programa de estreia. Vi o de hoje e gostei. Interessante uso dos LED e bons convidados. Texto também bom e vê-se que a Filomena está muito entusiasmada com o formato.

Do lado negativo, não gostei da falta de verificação de alguns dados. A Tua Cara Não Me é Estranha não pode ter sido o programa mais visto de 2004, pois nesse ano ainda nem se tinha estreado. Também não entendi, nas barras de audiências da RTP 1, terem colocado o logótipo da RTP em vez do da RTP 1.

há 1 minuto, Maciel disse:

Impressão minha ou a Cristina e a Mena confundiram os programas do RAP?? Não era o "Gente que não sabe estar", que é do género do "Isto é Gozar com quem trabalha", que o RAP se referiu ba entrevista. 

Também me pareceu isso. Pensaram erradamente que o Ricardo se referia ao a Gente Que Não Sabe Estar na entrevista e, por isso, retiraram uma conclusão errada, como se estivessem a dizer que o programa só teve bons resultados por estar na SIC.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O programa centrado só neste tema foi mais bem feitinho. Não gostei foi da mena revelar os segredos todos ao comum mortal, agora toda a gente sabe como funciona. Já não tem piada :read: A sorte é que o programa faz o mesmo share que o Cristina Comvida, pode ser que não dê grande alarido -t

  • Gosto 2
  • Haha 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...