Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

Não me admiro nada que a RTP surja com uma notícia a pôr em causa a GfK! É a sua missão, a partir de agora. O problema é que a estação pública lança os dados/notícias como se fosse algo de anormal e, quando vamos a ver, a anterior empresa que media as audiências, a Marktest, cometia os mesmos erros e, se calhar, com mais intensidade!!! Enfim...

A GfK está a conseguir destruir ao longo de escassos dias o que a TVI tem vindo a construir ao longo de anos..lamentável..

O que a TVI construiu foi um cansaço por parte do público, ao enfiar-lhe pelos olhos uma overdose de ficção com novelas intermináveis que ocupavam todo o horário nobre. E, mais cedo ou mais tarde, iria/irá colher os seus frutos que é uma saturação/rejeição por parte do público. E a "culpa" não é da GfK, porque isso já vinha a acontecer há muito tempo! E não é preciso ir muito longe: "Remédio Santo" não convenceu no início (perdia para a primeira temporada do "Peso Pesado") e só arrebitou a partir do momento que foi para o horário das 22h e tinha o "Secret Story" como alavanca; "Sedução", que terminou em Setembro, nunca convenceu; "Doce Tentação", que até se podia esperar que fosse um sucesso pela sua história light, nunca alcançou resultados elevados (a não ser na primeira semana) e há muito que se tinha ficado pelos 30% de share (ou um pouco acima, ou um pouco abaixo), tendo o "Gosto Disto!" à perna. E isto tudo nos tempos da Marktest!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zapping, pelo amor da santa. A SIC ou a TVI na mesma situação fariam o mesmo ou pior!

E não sei se a Marktest cometia tantos erros assim, que me lembre, por exemplo, não se atrasava com as audiências excetuando em determinadas alturas festivas (natal, passagem de ano, entre outras).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A GfK tem cometido erros e falhas mas daí aqueles "ataques" por parte da RTP em pleno Telejornal... aquilo é informação ?!! O telejornal virou uma comédia mas admito que enquanto passam esses "ataques" me prendem à RTP o que não conseguem fazer com a programação "normal", de tão enfadonha que é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gr%C3%A1fico+da+Amostra+das+Audi%C3%AAncias.png

Então temos uma Marktest que sobrevaloriza os Idosos de tl maneira!

A única descrepância gigante da GFK, é nos +65

Na Marktest temos: 55-64 anos com quase 8% a mais; nos 45-54 anos com 6 pontos a mais.

Desde há alguns anos que se sabe que a SIC é preferida em média, pelos jovens. Então se a RTP e a TVI eram preferidas pelos Idosos, é óbvio que beneficiavam com a Marktest.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente estão a informar... Se eles não dissessem nada, ninguém sabia destas falhas.

Podem contra-argumentar que a RTP não precisa de ligar às audiências porque é uma estação pública.

Mas não é bem assim... é o trabalho de muitos profissionais que está em jogo. Por exemplo, com a privatização do canal, a cotação dos jornalistas/apresentadores já não será tão alta, porque em possíveis transferências (ou mesmo a entidade que comprar o canal) podem afirmar que apesar do bom profissional que é não fazia grandes audiências, etc.

Para além de que o canal poderá, desta forma, ser vendido por um preço bem mais barato pelo facto de estar longe das líderes e também por esse motivo receber uma menor quota de receitas publicitárias. E, quer queiram quer não, isso mexe nos nossos bolsos, como mexe a privatização do BPN por um valor que não lembra a ninguém e que dá mais prejuízo que sei lá....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Marktest abusava bastante dos idosos. Agora já confio mais nesta nova empresa, apesar de que tem de aumentar o número de idosos no painel.

A partir dos 45 anos, a Marktest estava bastante longe da realidade e aquele valor nos 25-34 era escusado. Podiam ter tirado uma precentagem no grande número de idosos que tinham, para por naquela faixa.

Mas os censos já são muito desactualizados! Bom seria fazer a comparação com os de 2011!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CAEM diz que notícias sobre quebra de espectadores “são infundadas”

ssão de Análise de Estudos de Meios, refere, em comunicado enviado às redacções, que são “absolutamente infundadas algumas notícias sobre a quebra do número de telespectadores nas audiências do dia 25 de Março, postas a circular durante o dia de ontem, antes das 19h45, hora a que foram distribuídos os dados de audiências de televisão, devidamente validados pela CAEM e que pelo contrário registaram aumento de consumidores de Televisão”, pode ler-se.

No mesmo documento, a CAEM explica que “no horário previsto (08h39) foram recepcionados os dados provenientes da GfK respeitantes ao dia 25 e enviados à Mediamonitor para distribuição”. No entanto, prossegue a CAEM, “às 09h18 foi enviada informação avisando os utilizadores para não utilizarem os dados enviados e que seria enviado novo ficheiro corrigido”. Isto porque, “a GfK detectou uma inconsistência entre os dados produzidos e o ficheiro enviado, dando disso nota à CAEM, que imediatamente informou os utilizadores”, informa o comunicado. O M&P tentou entrar em contacto com a CAEM por forma a perceber que incongruências foram detectadas no primeiro ficheiro enviado e como foram corrigidas, mas até ao momento tal não foi viável.

Várias fontes do mercado ouvidas pelo M&P reiteram que os dados do primeiro ficheiro enviado pela manhã de ontem davam conta de uma perda de consumo televisivo de mais de 1 milhão de espectadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, não acredito nada nesta empresa de audiências.

Para mim é estranho que aos poucos a SIC venha a ganhar (quase) todo o horário nobre. Rosa Fogo talvez tenha o seu mérito, por ser uma boa novela (pelo que ouvi dizer). Mas agora Gosto Disto! a passar Doce Tentação é que não estou mesmo a ver. E muito menos a ser o programa mais visto do dia (aconteceu na semana passada). Se repararem aos poucos a SIC tem subido imenso. Todos os seus horários estão bons/muito bons, tirando as manhãs (que não deve faltar muito, pelo andar da carruagem). Para não falar dos resultados terríveis da RTP1!

E depois estes atrasados e problemas de última hora não favorecem nada a GfK! Uma empresa que prometia, mais do que devia. Está a desiludir imenso!

O resultado dos Ídolos acho que foi um pouco exagerado. Na próxima semana, se não fosse Final no programa da TVI, o programa da SIC venceria com a GfK!

Acho que esta empresa não é fiável e gostava mesmo de ter a Maktest de volta!

Não vale a pena dizer mais nada, pois a maioria das pessoas deste fórum gostam da GfK (e da SIC também)!! ;)

Se são eles quem + TV vêm, não vejo o problema de estarem sobrevalorizados. Nomeadamente o valor de +65 anos, é muito baixo para uma amostra de audiências.

x2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa tabela não tem aspeto de ser do CM...

Se querem ver dados atuais têm aqui o pdf dos resultados provisórios dos Censos 2011 (ver páginas 10, 11 e 14). Como podem ver a nossa população está cada vez mais envelhecida, logo proporcionalmente os idosos têm que estar mais representados nestes painéis, senão não representam a nossa população. Esta frase, na página 14, diz tudo: "Em Portugal, a proporção da população com 65 ou mais anos é, em 2011, de 19%. Este valor contrasta com (...) os 16% da década anterior."

Isto sim são dados fidedignos e põem em causa a amostra que faz parte do painel da GfK que é desajustado à nossa realidade e que se traduz em resultados errados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a pesquisar no CM e não encontrei isso em lado nenhum... Não é nada contra ti Luís, mas não confio muito nesses dados, sendo eles diferentes dos que estão nos dados oficiais dos censos que publiquei no post anterior. E mesmo assim, acho que essa tabela só mostra que a GfK consegue ter uma amostra mais desajustada que a da Marktest.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm... Entao isto é assim, os que gostam da SIC preferem a GfK, os que gostam da TVI preferiam a Mediamonitor, os motivos sao conhecidos... entao para ficarem todos contentes, vamos pedir a GfK e a Mediamonitor para fazer um filhote, que assim já ninguem fica a perder nem a ganhar.. x'D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, eu percebi que estavas a ser irónico mais uma vez...

Mas não é uma questão de gostar da TVI. Eu raramente vejo TVI (e já agora, odeio fanatismos para ambos os lados pois acho isso de uma infantilidade brutal), e no início até dei o benefício da dúvida à GfK. Mas o que é um facto é que estes dados estão a causar imensas dúvidas e daqui a pouco nem as próprias empresas publicitárias vão acreditar neles...

Tentem evitar os fanatismos e dêem a vossa sincera opinião de uma forma mais racional e não tão emocional...

Acabou de passar há pouco mais uma reportagem sobre este tema na RTP1: Guilherme Costa, presidente da RTP foi hoje ao Parlamento discutir este assunto. E mostraram um excerto do comunicado da GfK que indica como motivo do atraso de ontem foram falhas técnicas e não o atraso devido à mudança de hora, como chegaram a avançar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...