Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

Quero desde já dar os meus parabéns à TVI porque mostrou ser profissional. Não concordando com os dados, dirigiu-se a entidade que toma conta das audiências e apresentou os seus argumentos e queixas. Não é como a RTP1, que se anda a queixar por todos os informativos, durante todo o dia, fazendo birras, por um assunto que 90% da população nem está interessada, nem sabe do que se trata.

Nem mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SIC com uma notícia agora no ar acerca do assunto TVI/GfK.

Dizem que a TVI foi a primeira a pedir uma auditoria ao trabalho da Marktest, por não concordarem com os dados revelados, que contestaram os dados da Marktest e que exigiram que o tal concurso fosse feito (pedido feito em 2010).

E a SIC leu o seu comunicado.

Muito bom! A peça foi genial! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"A SIC estranha que, antes mesmo da conclusão da auditoria ao sistema da Gfk, aprovado, em 12 de março, por todos os membros da CAEM, já tenham sido tomadas medidas paralelas e unilaterais para substituir [a GfK] pela mesma Marktest, que considerou estar em "total descrédito". De recordar que foi na sequência de várias queixas da TVI, em 2010, que se decidiu avançar com o concurso que levou à substituição da Marktest pela GfK.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muita tinta ainda vai rolar com este assunto das audiências. De uma coisa é certa, a TVI tomou uma ótima decisão ao deixar de participar numa fantochada audiométrica levada a cabo pela Gfk, assim como a RTP o vai fazer. Todos sabemos que estamos perante um sistema falso, com erros, portanto, há que encontrar soluções!

A Marktest parece-me ser a mais credível neste momento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A SIC comparou o incomparável. E aquela dos 53 erros da Marktest este ano, que o Eduardo referiu?

Consultem-se os resultados: as 53 medições a zero na audimetria da Marktest em dois meses são de audiências ínfimas dalgum canal, de madrugada, que desligam a TV; a medição a zero na da GfK refere-se a um programa da tarde que perde a audiência de 200 mil, a qual teria feito um zapping uníssono para canais não identificados. A CAEM comparou o incomparável. Não é sério.

Fonte: CM

:laugh:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que já não se achava a Marktest credível há muito tempo... e agora já é?!

Para mim, nem a Marktest, nem a GfK são credíveis. Ponto.

A SIC comparou o incomparável. E aquela dos 53 erros da Marktest este ano, que o Eduardo referiu?

Consultem-se os resultados: as 53 medições a zero na audimetria da Marktest em dois meses são de audiências ínfimas dalgum canal, de madrugada, que desligam a TV; a medição a zero na da GfK refere-se a um programa da tarde que perde a audiência de 200 mil, a qual teria feito um zapping uníssono para canais não identificados. A CAEM comparou o incomparável. Não é sério.

Fonte: CM

:laugh:

Segundo o Eduardo Branco (ou lá como se chama o homem que esteve agora na SIC), esses casos da Marktest de audiência zero aconteceram em períodos de três horas consecutivas. Parece que, afinal, esse artigo de opinião (não é uma notícia o que estás a citar!) tem algumas incongruências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os que não sabem aqui fica uma noticia publicada em 2010, leiam e tentem perceber. Será erro da GFK ou mau perder da TVI visto ser a segunda vez que a TVI poe em causa o sistema de audiencias.

TVI põe em causa medições da Marktest( 16/08/2010)

A TVI exigiu que seja feita uma auditoria urgente ao sistema de medição de audiências da televisão utilizado pela Marktest alegando existirem falhas e falta de qualidade do serviço, anunciou a administração da estação em comunicado. A declaração surge na sequência de um erro nas audiências relativas a sábado e publicadas pela Marktest que, segundo a TVI, constituiu “o culminar de um processo de descrédito total do actual sistema de mediação de audiências de televisão em Portugal”.

Segundo referem os responsáveis da estação, “há já vários meses que a TVI vem alertando, quer a empresa Marktest, quer as entidades responsáveis pelo controlo do serviço prestado por esta (Comissão de Análise de Estudos de Meios – CAEM), das falhas que ciclicamente se detectam nos dados de audiências fornecidos”. A “falta de qualidade do serviço prestado”, o “possível desrespeito pelas obrigações resultantes do contrato de prestação do serviço de medição de audiências” e a “dificuldade crescente da Marktest em dar cumprimento aos requisitos mínimos do sistema de medição de audiências” são os problemas apontados.

A administração do canal de Queluz sublinha ainda que “os dados de ontem [sábado] são particularmente inacreditáveis já que “apesar de [a TVI] ter transmitido a primeira jornada da Liga Zon Sagres, a Marktest indica que a TVI apresenta uma quebra de 28 por cento de rating [audiência] face ao sábado anterior”. Uma quebra que a TVI contesta, considerando também “inexplicável” que, nos primeiros dados fornecidos pela Marktest, “não surgisse nenhum programa da TVI no Top 15 dos programas mais vistos do dia”.

Os valores indicados pela Marktest foram, entretanto, corrigidos após uma reclamação da TVI, tendo a empresa de estudos de mercado referido que “tinha havido um erro”. Face à situação, a TVI defende a urgência de realizar uma auditoria ao processo de medição, mas também “o lançamento de um concurso com vista à selecção de um novo sistema de medição de audiências em televisão”.

Novo sistema até ao fim do ano

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CAEM, Luís Mergulhão, assegurou que o actual sistema de medição “funciona”, é “fiável” e constantemente “monitorizado” e qualificou a situação como “pontual”. “O assunto merece uma análise cuidada. Vamos verificar o que se passou e actuar”, afirmou. O mesmo responsável relembrou que um novo sistema de medição de audiências de televisão começará a ser aplicado até ao final do ano, estando ainda por decidir se o fornecedor dos estudos será escolhido por concurso público ou ajuste directo. “Não há necessariamente necessidade de mudar de fornecedor, mas também não há nenhum impedimento para que haja um concurso público. O que precisamos é de um novo tipo de amostra e de equipamentos”, comentou. Luís Mergulhão referiu que a entidade está “a concluir” o caderno de encargos tendo em vista a definição do novo sistema de audimetria e o perfil da amostra a utilizar. “Até ao fim do ano o processo estará concluído e começará a fase de aplicação no terreno”, afirmou o responsável, sublinhando que a implementação será sempre “gradual”. (com Lusa)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya. Claro, ficar sem medir fechos de emissão é de uma relevância louca. -.-'

Claro! Todas as estações fecham a emissão durante, precisamente, 3 horas. E fizeram-no, precisamente, só durante 53 vezes entre Janeiro e Fevereiro! LOLOLOL

E segundo aquela opinião, as medições zero da Marktest foram durante a madrugada. Segundo essa opinião, a medição zero foi porque as pessoas desligaram a televisão e foram dormir. Curiosamente, é que toda a gente (toda a população!) foi dormir ao mesmo tempo e acordou tudo 3 horas depois e ligou a televisão. Curioso, não?! Seremos telecomandados e estaremos programados para nos deitarmos todos à mesma hora, levantarmo-nos todos à mesma hora e só dormirmos 3 horas?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consultem-se os resultados: as 53 medições a zero na audimetria da Marktest em dois meses são de audiências ínfimas dalgum canal, de madrugada, que desligam a TV

Precisamente não, mas generalistas não são, com certeza. E não são as pessoas que deixam de ver o canal naquele preciso horário, é o próprio canal que fecha a emissão. xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...