Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

E a TVI lá se vangloriou dos seus resultados no fim da reportagem -.-

Assim como a SIC na sua, em que fez questão de dizer que com a Gfk o seu prime time (20h-24h) aumentou para 25,6%, ficando muito próximo do da TVI (25,9%) ;)

A TVI com esses resultados que mostrou, em que está na liderança, vem provar que não é por perder ou ganhar que vai terminar o contrato com a Gfk. Mesmo a vencer, a TVI não concorda com o sistema, assim como a RTP1, que é no meio disto tudo a mais prejudicada.

A SIC, curiosamente, é mesmo a única estação que está do lado da Gfk, admitindo que se deve esperar para que a Gfk melhore a qualidade dos seus painéis. Aliás, tal como a TVI referiu na peça, a liderança no HN é uma situação estável e fundamental para uma estação. Ora, se a SIC está próxima da liderança, porque haveria de se queixar da Gfk ? ... cof cof cof :dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acreditas mesmo nisso?! Só veio a público agora as falhas da Marktest porque a RTP se lembrou de usar a medição zero da GfK na sua campanha de descredibilização!

Acredito. Até são erros normais. Estamos em Portugal, não nos EUA ou no Brasil, onde a técnica é + apurada...

A GFK devia só vir em Maio/Junho, quando já tivesse os meios preparados.

Foram recorrer aos censos de 2001? Deviam ter recorrido aos de 2011, que estão bem mais actualizados que dados de à 11 anos atrás...

E a TVI lá se vangloriou dos seus resultados no fim da reportagem -.-

Os Censos provisórios de 2011 vincam ainda mais a pura realidade: + idosos, - crianças.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reportagem sobre a GfK, agora no Jornal das 8!

Também vi. Mais soft e menos aguerrida que a da SIC!

Foram recorrer aos censos de 2001? Deviam ter recorrido aos de 2011, que estão bem mais actualizados que dados de à 11 anos atrás...

Também pensei nisso. Os censos de 2011 ainda não terão os seus dados concluídos?! Acho isso estranho...

Assim como a SIC na sua, em que fez questão de dizer que com a Gfk o seu prime time (20h-24h) aumentou para 25,6%, ficando muito próximo do da TVI (25,9%) ;)

É verdade. :D Cada uma puxou a brasa à sua sardinha! :D

A TVI com esses resultados que mostrou, em que está na liderança, vem provar que não é por perder ou ganhar que vai terminar o contrato com a Gfk. Mesmo a vencer, a TVI não concorda com o sistema, assim como a RTP1, que é no meio disto tudo a mais prejudicada.

Oh, Rodolfo, por favor! E achas que iria mudar quando já estivesse a perder?! Por alguma coisa se vangloriou quando foi a mudança, porque continuou a ganhar, mas agora que pode estar fragilizada já lhe convém dizer que está tudo mal e o melhor é mudar!

A GFK devia só vir em Maio/Junho, quando já tivesse os meios preparados.

Já foi adiada a sua vinda para Março para que se pudesse aperfeiçoar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

A TVi deve andar a "nadar" em dinheiro para se dar ao luxo de contratar uma empresa privada (Marktest) para fazer as mediações audiométricas. Caso siga para a frente com esta ideia rídicula, não lhe vai trazer o proveito que tanto deseja. E porquê? Porque a Marktest não está mais certificada e qualificada (pela CAEM) para mediação de audiências em Portugal num contexto público e publicitário. Todos os dados da marktest servirão somente para uso interno da TVI. Nunca esta poderá reclamar liderança (sim, porque a TVI sempre fui beneficiada em alguns aspectos pela Marktest). É dinheiro deitado ao lixo. É continuar uma batalha desnecessária. Para mim, passa-me ao lado. Espero é que a RTP1 não siga o exemplo da TVI, porque quem financia a RTP1 são os contribuintes e eu sou um deles que não concordo em gastar fundos para ideais patéticas.

Para concluir, eu duvido que a Marktest se disponbilize para fazer as medições de carácter privado. Seria muita confusão e haveria muitos incómodos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

A TVi deve andar a "nadar" em dinheiro para se dar ao luxo de contratar uma empresa privada (Marktest) para fazer as mediações audiométricas. Caso siga para a frente com esta ideia rídicula, não lhe vai trazer o proveito que tanto deseja. E porquê? Porque a Marktest não está mais certificada e qualificada (pela CAEM) para mediação de audiências em Portugal num contexto público e publicitário. Todos os dados da marktest servirão somente para uso interno da TVI. Nunca esta poderá reclamar liderança (sim, porque a TVI sempre fui beneficiada em alguns aspectos pela Marktest). É dinheiro deitado ao lixo. É continuar uma batalha desnecessária. Para mim, passa-me ao lado. Espero é que a RTP1 não siga o exemplo da TVI, porque quem financia a RTP1 são os contribuintes e eu sou um deles que não concordo em gastar fundos para ideais patéticas.

Para concluir, eu duvido que a Marktest se disponbilize para fazer as medições de carácter privado. Seria muita confusão e haveria muitos incómodos!!!

Antes de mais, sê bem-vindo ao fórum!! Se quiseres apresenta-te, aqui!

A Marktest, mesmo depois de acabado o seu serviço, enquanto "oficial", continuou(e continua) a medir as audiências televisivas, logo não me parece que haja problema com isso, a n ser que agora se percebe que o concurso foi mal feito... Quer-se pagar menos, mas tbm há-que ter em atenção, que o serviço é para ser bem-feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, sê bem-vindo ao fórum!! Se quiseres apresenta-te, aqui!

A Marktest, mesmo depois de acabado o seu serviço, enquanto "oficial", continuou(e continua) a medir as audiências televisivas, logo não me parece que haja problema com isso, a n ser que agora se percebe que o concurso foi mal feito... Quer-se pagar menos, mas tbm há-que ter em atenção, que o serviço é para ser bem-feito.

Boa Noite.

Eu entendo o seu ponto de vista. E a Marktest ainda tem competências para medição audiométrica, sendo esse uma das bases do seu negócio. Mas repare, a TVI tem por hábito (como por exemplo no fim do ano) exibir na sua antena a informação que foi líder. Agora repare: Se a GFK permanecer no controlo das audiências a TVI [exemplo] não poderá fazer mais este tipo de anúncios em antena...pois quem confere uma suposta liderança é uma empresa privada não aprovada pela CAEM, onde os seus dados não são nem podem ser aceites e validados, porque existe outra empresa (GFK) para tal efeito. A nível publicitário, como foi noticiado hoje, só aceitará as medições aceites pela CAEM, logo as da GFK. Mas se a TVI quer orçamentar um serviço deste, não me preocupa. Só não concordo é que a RTP1 siga o mesmo exemplo, porque aí, já sou eu, o meu amigo, o meu colega, talvez voçê que com os seus impostos vá pagar este extra que custa alguns milhares de euros anuais.

Concordo, plenamente consigo, em que refere que o serviço tenha que ser bem feito, mas eu acho que estas falhas acontecem sempre no inicio da actividade. Mas também sou apologista que se a GFK não se encontrava preparada, deveria ter pedido um alogamento do período, antes de iniciar funções!!!

Agora, o que tenho lido, como a "CAEM/SIC comprou a GFK", o "Luís Marques tá feito com a GFK" e desculpe a expressão, como outras tantas baboseiras, revela uma falta de informação e as mesmas pessoas não se querem informar. Preferem acusar, porque a TVI perdeu parte da sua liderança no HN. Muitos chamam a isto fanatismo...eu prefiro não seguir esta linha de pensamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João Carvalho, a RTP e TVI tem todo o direito de contestar contra a Gfk, quando este serviço apresentou ao longo das duas últimas semanas sucessivos erros, aos quais não foram apresentadas justificações por parte dos responsáveis da empresa. As duas estações, que eram líderes em vários horários, nomeadamente a RTP na informação e a TVI no HN, perderam essa estabilidade que tanto afeta uma empresa. Tal como o Fragoso diz, não dá para trabalhar com resultados que não são fiáveis!

A Marktest continuou a medir os resultados, só não os pública de modo a que não haja comparações com a Gfk. Acho uma atitude sensata!

Por fim, a SIC é a única estação de tv que concorda com o sistema, porque alcançou uma situação estável, aquela que é crucial para qualquer empresa do mercado, a liderança no HN e no acesso ao prime time. Meu caro, de que haveria de se queixar a SIC ? ... afinal de contas é a que menos sai prejudicada!

Os lesasos são aqueles que tem de lutar e fazer alguma coisa pela estação onde trabalham, como é o caso da RTP e da TVI. Estamos perante um sistema falso e desajustado à realidade portuguesa. Mesmo com acesso aos censos 2011, vemos que a representação da Gfk no grupo jovem é muito maior do que nos censos. Existe aqui uma clara sobrevalorização!

A SIC está bem, está líder no periodo 16h-20h e líder das 22h30 às 00h00. Contestar para sair da Gfk ? ... e depois, perdia a liderança de novo ? ... nada disso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guest x_joao_x

Eu acho, de facto, que a TVI tem toda a razão para o fazer. Já na Marktest era conhecida a preferência dos jovens pela SIC e pelos canais cabo, contudo estes não era representados tão sobrevalorizados como na GfK, e corretamente, visto que os censos revelam que a sociedade portuguesa está envelhecida e grande parte dos espectadores serão pessoas com mais de 40/50 anos e haverá ainda um grande número de pessoas com mais de 65.

Mesmo assim a TVI continua lider, apesar de com pouca vantagem. Já que estamos com tão pouco tempo deste sistema, é a altura para mudar. Se a GfK foi a última classificada em termos técnicos não deveria ter sido escolhida só por ser a mais económica, visto que o mercado televisivo é ainda tão importante no nosso país.

Ainda assim considero que o que se passa com a RTP acaba por ser bem pior, pois foi a mais prejudicada nesta mudança, desde sempre a informação da noite na RTP era líder e agora caiu, e a pique, não se entende muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês esquecem-se completamente que o diretor da CAEM (ou presidente), é por sua vez, o diretor geral da SIC. Porque é que o principal defensor da SIC, iria reclamar com a própria empresa que está a defender?

Forum fantastic diz:

''Essa da SIC estar ao lado do sistema que lhe melhorou a audiência não é totalmente verdade, basta ver o video, a SIC não levantava a voz contra a Marktest mesmo com as péssimas audiências que teve, também o podia fazer, colocar em causa a credibilidade da empresa...

A TVI é que sempre se armou aos cucos, seja com a Marktest, seja com esta, basta não serem os reis supremos das audiências...

Raras foram as vezes que eu vi a SIC a contestar resultados, seja de que empresa... Já a RTP só a vi contestar esta nova empresa, não me lembro de a ver fazer isso com a Marktest.''

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

Eu entendo o seu ponto de vista. E a Marktest ainda tem competências para medição audiométrica, sendo esse uma das bases do seu negócio. Mas repare, a TVI tem por hábito (como por exemplo no fim do ano) exibir na sua antena a informação que foi líder. Agora repare: Se a GFK permanecer no controlo das audiências a TVI [exemplo] não poderá fazer mais este tipo de anúncios em antena...pois quem confere uma suposta liderança é uma empresa privada não aprovada pela CAEM, onde os seus dados não são nem podem ser aceites e validados, porque existe outra empresa (GFK) para tal efeito. A nível publicitário, como foi noticiado hoje, só aceitará as medições aceites pela CAEM, logo as da GFK. Mas se a TVI quer orçamentar um serviço deste, não me preocupa. Só não concordo é que a RTP1 siga o mesmo exemplo, porque aí, já sou eu, o meu amigo, o meu colega, talvez voçê que com os seus impostos vá pagar este extra que custa alguns milhares de euros anuais.

Concordo, plenamente consigo, em que refere que o serviço tenha que ser bem feito, mas eu acho que estas falhas acontecem sempre no inicio da actividade. Mas também sou apologista que se a GFK não se encontrava preparada, deveria ter pedido um alogamento do período, antes de iniciar funções!!!

Agora, o que tenho lido, como a "CAEM/SIC comprou a GFK", o "Luís Marques tá feito com a GFK" e desculpe a expressão, como outras tantas baboseiras, revela uma falta de informação e as mesmas pessoas não se querem informar. Preferem acusar, porque a TVI perdeu parte da sua liderança no HN. Muitos chamam a isto fanatismo...eu prefiro não seguir esta linha de pensamento.

Subscrevo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CM escreveu:Audiências: Anunciantes, SIC e CAEM contra RTP e TVI

Depois da CAEM e da SIC, agora é a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) a criticar a decisão da TVI que decidiu romper com as audiências da GfK.

Em comunicado, a APAN esclarece que está de “acordo com todas as posições e compromissos que a Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) tem tomado ao longo de todo o processo”, acrescentando que “embora respeitando as posições dos seus parceiros, não compreende como se pode pretender sair do processo nesta fase tão avançada, sobretudo sabendo-se que todas as questões e dificuldades, têm sido tratadas e ultrapassadas no seio da CAEM”.

A APAN enfatiza que “não é aceitável a existência de dois sistemas de medição de audiências de um mesmo meio no mercado e que sempre respeitará o sistema aprovado pela CAEM, entidade que representa o conjunto do sector”.

A Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) estranha a decisão da TVI, que classifica como “extemporânea”, após a estação ter comunicado, por carta, que tomou a opção de “não reconhecer a validade dos dados de audiências produzidas pelo painel da GfK".

A direcção da CAEM, liderada por Luís Marques, também director-geral da SIC, já “remeteu este assunto ao seu gabinete jurídico, para avaliação das consequências contratuais desta decisão e vai convocar uma reunião de associados do sector de televisão no início da próxima semana”.

A posição da CAEM é apoiada pela SIC que, em comunicado, faz saber que “sempre defendeu o princípio da auto-regulação, submetendo-se às decisões aprovadas na CAEM, e não sobrepondo, ao sabor das conveniências de cada momento, os seus interesses aos consensos acordados". "Apesar de terem aprovado o novo sistema de audiências, a RTP e, agora, a TVI, querem voltar atrás, depois de apresentados os resultados do mês de Março”, lê-se nesse documento.

"Foi a TVI que, em 2010, pediu uma ‘auditoria urgente’ ao sistema da Marktest, que considerou estar em ‘total descrédito’. O pedido, é bom recordá-lo, acabou por conduzir, por decisão da direcção de então, a um concurso que designou a GfK como nova empresa de medição de audiências. Isso, apesar das dúvidas manifestadas pela SIC que, em sede própria, defendeu a manutenção da Marktest e solicitou uma avaliação à proposta técnica da GfK. Efectuada essa avaliação, foi na base das respectivas conclusões que a Gfk foi confirmada como vencedora do concurso”, lê-se no comunicado da SIC.

A SIC “estranha” ainda esta decisão “antes mesmo da conclusão da auditoria ao sistema da GfK, aprovado, em 12 de Março, por todos os membros da CAEM, já tenham sido tomadas medidas paralelas e unilaterais para substituir pela mesma Marktest”.

TVI DIZ QUE SISTEMA ESTÁ DESCREDIBILIZADO

Do lado da TVI, José Fragoso, coordenador de Informação e Conteúdos da estação diz ao CM que a TVI sempre teve “uma posição de colaboração”. “Fomos dando tempo e permitindo que se fosse ganhando mais maturidade e credibilidade”. Contudo, deste que o sistema começou a operar, a 1 de Março, “houve um conjunto de erros, um acumular de problemas, que desestabilizaram a forma como uma sistema destes deve funcionar”. Erros que se acentuaram na última semana, o que levou a TVI a tomar esta decisão.

“Neste momento não podemos estar a trabalhar neste quadro de instabilidade. Queremos estabilidade e credibilidade no sistema. Não estamos em condições de continuar a validar o trabalho da GfK”, defende a TVI.

Questionado se a TVI não poderia esperar pela auditoria ao sistema, pedida pela RTP e aprovada por todos os associados da CAEM, Fragoso explica que esta irá demorar meses e que o canal precisa de “trabalhar todos os dias com resultados credíveis, a horas e sem alterações”. “Precisamos de estabilidade. Não pode haver esta sucessão de problemas”, acrescentou.

Ao CM José Fragoso não respondeu se a solução Marktest é uma opção provisória ou para manter no futuro, e que essa decisão será tomada “em função do que possa acontecer” Garantido está que o “futuro parceiro será a referência da TVI”.

RTP APOIA RUPTURA COM A GFK

Quem também já tomou posição foi a RTP que, após a TVI ter ‘cortado’ com a GfK, se aliou à estação de Queluz. Fonte oficial do grupo público adianta que “é do conhecimento público que a RTP partilha a opinião hoje expressa pela TVI”, ou seja, “de que não se pode trabalhar com a falta de fiabilidade e a instabilidade deste sistema de medição de audiências”.

Assim, continua a mesma fonte, “o sector dos media tem agora um enorme desafio pela frente: encontrar um sistema de medição de audiências que seja fiável e credível”. Desta forma, a RTP “irá falar com a TVI e com todos os operadores do mercado que partilhem desta necessidade de se encontrar um sistema fiável e credível de medição das audiências televisivas em Portugal, para construir essa solução”.

http://www.marktest.com/wap/clip.aspx?id=bb48

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...