Jump to content

GfK - Medição de Audiências


_zapping_

Posts Recomendados

Citação

RTP acusa GFK de falhas graves nos testes de medição de audiências de TV

A RTP encomendou um estudo independente para analisar os resultados dos testes de medição de audiências de TV pela GFK – que hoje arrancam oficialmente – e encontrou erros grosseiros. O exemplo mais flagrante será o do jogo Guimarães x Benfica, de 20 de Fevereiro, emitido pela Sport TV: segundo o estudo, a GFK mediu zero espectadores durante 20 minutos do desafio, algo pouco crível para um clube que por norma lidera nas audiências televisivas, sobretudo num jogo em que o Benfica jogou grande parte a perder para os vimaranenses, acabando derrotado. No ranking dos dez programas mais vistos de 2011, o Benfica ocupa quatro lugares.

De acordo com os exemplos fornecidos por fonte oficial da RTP, há outros erros difíceis de explicar, como o caso de haver casas que estão registadas no painel de lares com audímetros como não dispondo de televisão por cabo, mas mostram, nos resultados da GFK, que os seus moradores estão a ver canais apenas visíveis na televisão paga.

No estudo que a estação pública tem em mãos foram ainda detectados “problemas na representatividade da amostra”, “problemas nas regras de validação” e também “ocorrências anómalas no registo de audiências”, categoria onde se inscrevem os dois exemplos referidos.

A estação diz também que as medições não representam as camadas mais velhas dos espectadores, que são os maiores consumidores de televisão e o público principal da RTP1. O estudo, feito por uma empresa externa, analisou parcialmente os 15 dias de testes da GFK. A RTP diz que foram pedidas explicações em relação a várias irregularidades, mas nenhuma resposta foi dada até ao momento pela nova empresa que vai medir as audiências de TV nos próximos cinco anos, um mercado que vale cerca de 350 milhões de euros anuais em publicidade. A RTP garante que não está assegurada a fiabilidade do método de medições da GFK e já havia votado contra este sistema de medições no início de Fevereiro, a par da TVI. Já a SIC, MEO e Zon votaram a favor.

António Salvador, presidente da GFK, afirmou ao i: “Encontro aí afirmações grosseiras”, referindo-se às acusações da RTP, mas sem adiantar mais explicações. Salvador apenas reconheceu que “não estando tudo bem, não estará tudo mal” e que “em Maio o sistema ainda estará mais afinado”. O i tentou contactar Fernando Cruz, da Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM, que reúne anunciantes, agências e meios), sem sucesso.

As audiências passam a ser medidas a partir de hoje pela GFK, dois meses depois da data prevista, pois “a CAEM considerou que o sistema precisava de ser melhorado”, admitiu António Salvador.

E pronto: A festa ainda agora começou! Espera-se várias notícias como esta. Vamos lá ver se a GFK é tão boa como dizem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aqui fica a nota do Jorge Mourinha relativamente à continuação da divulgação das audiências...

A Minha TV escreveu:

Uma pequena nota relativa às audiências

Em resposta às muitas per­gun­tas dos leitores rel­a­ti­va­mente ao prossegui­mento da pub­li­cação das audiên­cias após a tran­sição da Medi­a­Mon­i­tor para a GfK, é nossa intenção con­tin­uar a fazê-lo, emb­ora seja provável que, nos primeiros dias, haja alguns “soluços” enquanto os pro­ced­i­men­tos entram na rotina. Quais­quer infor­mações ou avi­sos serão aqui publicados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que ainda ninguém tinha dito que a SIC era líder segundo a GfK (a não ser esse blog!); dar vantagem ou mais audiências à SIC não significa que seja líder! Segundo a Marktest, por exemplo, a SIC faz 22% e segundo a GfK faz 24%. Isto é dar vantagem ou dizer que tem mais audiência, mas a TVI pode estar, à mesma, acima da SIC (e a RTP1 abaixo). Os valores podem vir a ficar alterados, mas isso não significa que a os ordens se invertam! :segredo:

O caso da SIC Mulher/RTP1 não é muito estranho, pois a SIC Mulher, aquando a chegada do "The Biggest Loser", ficava à frente da RTP1 em pleno horário nobre!

Em relação a essa notícia da RTP1, não esquecer que nessa data ainda se estava em fase de testes. O importante é não haver falhas a partir de hoje!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

w12mu8.jpg

16bx9xu.jpg

A TVI tá completamente lixada. Com problemas económicos e se a GFK der vantagem à SIC e se isso ainda se manter por mais algum tempo, cheira-me a alterações nas receitas publicitárias. Mas pelo menos nos próximos 2 meses, vai haver sempre quem compare com as da Marktest e dê valor a esta, já que nos habituou a uma realidade - por ela criada - por mais de 7 anos.

Além disso, se a SIC subir, até não me é estranho porque no cabo, muitas vezes a SIC fica à frente. I think

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site da GfK já se encontra a seguinte informação:

A GfK Portugal foi a empresa designada pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) para realizar o estudo de Medição das Audiências de Televisão em Portugal nos próximos 5 anos.

Trata-se de um projecto conduzido junto de um painel de lares representativo da população portuguesa.

A tecnologia utilizada é o audio-matching, desenvolvida pela GfK Telecontrol. Esta tecnologia permite a medição do sistema analógico bem como do sistema digital.

A medição de audiências engloba:

A medição do consumo de televisão ao segundo;

A descrição socio-demográfica dos consumidores;

Todos os dias os dados de audiência do dia anterior são disponibilizados.

O estudo de medição de audiências é realizado em exclusividade para a CAEM. Para informação detalhada sobre a aquisição de dados de audiência poderá contactar directamente a GfK.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos é ter calma! Tanta especulação não sei para quê! Amanhã analisaremos as audiências da Gfk e veremos se a discrepância apontada é tão visível assim.

Pelo que já li em diversos sites e blogues, a Gfk poderá ter problemas técnicos, os mesmos que qualquer empresa desta natureza enfrentaria numa fase de adaptação ao mercado. Se são ou não de confiar os resultados não sei, mas talvez com o tempo se ajustem e regularizem.

Agora é irrefutável que (tendo em conta as notícias que têm sido transmitidos) a Marktest estava de certa forma desajustada e não tinha em conta a nova realidade da televisão: o CABO é um serviço cada vez mais em voga. Lembro-me até do meo dizer que já tinham chegado a 1.000.000 de espectadores. Por isso é normal que se queira alterar e ajustar a distribuição dos audímetros.

Com isso são previsíveis mudanças nos valores das generalistas. Provavelmente a SIC estará em crescendo até porque CABO - jovens e jovens - SIC. Logo, não será tão linear assim, mas + CABO + SIC.

Acredito que mudará para melhor!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que me faz um pouco de confusão é a tecnologia audio-matching, mas talvez porque não estou bem por dentro do assunto. Pelo que sei, baseia-se no som emitido por um determinado programa que está a dar na televisão que depois é comparado com uma base de dados de todos os programas emitidos em cada canal. A minha dúvida é: como é que eles fazem para distinguir em que canal estão a ver, quando esse mesmo programa está a passar em mais do que um canal ao mesmo tempo (ex.: simultâneos RTP1-RTP Informação, SIC-SIC Notícias, TVI-TVI24...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que me faz um pouco de confusão é a tecnologia audio-matching, mas talvez porque não estou bem por dentro do assunto. Pelo que sei, baseia-se no som emitido por um determinado programa que está a dar na televisão que depois é comparado com uma base de dados de todos os programas emitidos em cada canal. A minha dúvida é: como é que eles fazem para distinguir em que canal estão a ver, quando esse mesmo programa está a passar em mais do que um canal ao mesmo tempo (ex.: simultâneos RTP1-RTP Informação, SIC-SIC Notícias, TVI-TVI24...).

De facto não sei, mas são excepções que têm que ser analisadas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...