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GfK - Medição de Audiências


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O Governo mobiliza, de 4 em 4 anos, um concurso público para determinar qual será a empresa responsável pela medição das audiências de televisão e rádio nos 4 anos seguintes. Desde 1998 que tais dados eram assegurados pela Marktest. Sozinha no mercado, com métodos obsoletos e uma descontracção já típica de quem não tem concorrência, muitos são os que desconfiam dos valores pouco claros dados pela empresa ainda neste momento em vigor. A chegada a Portugal de uma nova empresa medidora de audiências, a GFK, prometia agitar o mercado televisivo. No concurso público, o ano passado, com a melhor e mais confiável performance, tecnologia e transparência, os métodos obsoletos da Marktest seriam deixados para trás e sem margem para dúvidas a GFK seria a escolhida pelo Governo para assegurar a medição das audiências nos próximos 4 anos.

Ficou acordado que a GFK entraria em vigor a 1 de Janeiro de 2012, substituindo a Marktest, mas por duas vezes houve um adiamento por razões pouco claras, a pedido do director geral da TVI e da SIC. A GFK e as empresas publicitárias (estas ultimas, as mais interessadas numa medição correcta) garantem que confiam totalmente nas novas medições, mas os canais generalistas não estão a gostar dos valores, embora muitos os considerem os valores reais. Ao que o Mais TVI conseguiu apurar, 1 de Março é a nova data para a entrada em vigor da empresa GFK, e não poderão ser feitos mais adiamentos.

Vale salientar que esta nova empresa utiliza o método audio matching, tecnologia de renome utilizada em muitos outros países para assegurar uma rigorosa medição ao segundo, do espectro analógico, digital e cabo em todo o território, que não se baseia numa amostra da população mas sim na totalidade dos espectadores. Já a Marktest, utiliza um método pouco transparente: uma amostra de dez mil lares que possuem uma box que envia os dados para a sede (e que nada garante que seja totalmente utilizada pois em cada casa só uma TV tem essa box).

Segundo o que uma investigação exclusiva do Mais TVI apurou, a tabela que se segue representa o top de canais mais vistos num dia, segundo a GFK. Vale salientar que não se tratam de valores oficiais, contudo, é um forte rumor que caiu na internet no dia 17 de Fevereiro, 13 dias antes da entrada em vigor da nova empresa. Valores, no mínimo, controversos, muito diferentes dos que a Marktest nos tem vindo a dar e com o poder de mudar radicalmente a televisão generalista. Algo irá mudar se estes valores forem confirmados e se tornarem oficiais dia 1 de Março.

Tabela (por ordem)

Hollywood

Sic Notícias

AXN

Fox

TVI

SIC

Sic Mulher

RTP1

Panda

SporTV

DisneyChannel

TV Record

RTP Informação

Sic Radical

RTP2

Fonte: Exclusivo mais tvi

Notícia de controvérsia... Muito estranha, esta última parte. :unknw_mini:

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Isso só pode ser mentira --' Desde quando um canal generalista é menos visto que um canal cabo, que ainda nem 60% da população tem? Cheira-me a falsidade. Adorei o facto da GFK ter uma medição generalizada a toda a população e não só uma falsa amostra. Agora podemos ver realmente se é a SIC, a TVI ou a RTP a verdadeira líder!

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Exclusivo? Quando uma notícia é baseada no que se vê num fórum, a coisa não está nada bem, pior quando se faz dele um "exclusivo"... Essa notícia foi elaborada dum tópico de um tópico do Zwame... Não é de TV, tem um tópico que fala dela e sinceramente, acredito que estes valores não fujam da realidade. É a prova de que o público português não é tão estúpido, ou comodista como os generalistas o pintam... De qualquer for, a esperada entrada da GfK tem mesmo que acontecer. As generalistas precisam sofrer, elas merecem pelo tipo de programação dos últimos 12 anos.

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A programação dos últimos 12 anos, principalmente a programação entre 2005 e 2010, foi uma verdadeira porcaria!

Felizmente, desde 2010 que vejo a RTP e a SIC a encaminharem-se para um melhor caminho e infelizmente, uma TVI muito pouco inovadora! No geral, ambas as generalistas não inovam!

Bom bom era a época de ouro até 2000!

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Ó Luís, há 12 anos estreou o BB, não tem relação directa, mas há que admitir que foi a partir daí que a TV portuguesa se começou a desleixar e estupidificar o público. As linhas de programação são as mesmas(informação, talkshows, muita novela e concursos diários), não inovam, estão paradas no tempo em determinados aspetos. Tem uma programação completamente virada para o público idoso e classes mais baixas. Assim é difícil quer jovens, quer outro público que não o que disse antes verem as generalistas. Séries americanas à 1 da manhã, em dia de semana? Não, e essa é também uma das razões para o cabo estar onde está.

E olha que a TV americana não é assim tão má. Tá claro que intervalos de 3 em 3 minutos me irrita muito, mas entre isso e 12 minutos de publicidade, prefiro a segunda hipótese. E durante o dia consegue ser mais variada que a nossa, mas não é por aí que temos de ir. Os responsáveis, têm é que perceber o que fazem, e perceber que a TV muda e o público também, aliás o cabo líder era uma miragem há uns anos e olha agora.

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David, eu não critiquei a tv americana, mas apenas defendo que a televisão varia de país para país. A Televisão espanhola é diferente da portuguesa, da americana, da brasileira; a televisão portuguesa também é diferente de todas as outras. Não é porque este país tem uma televisão assim, que a portuguesa também tenha de ser. Tudo bem, até concordo que as generalistas necessitam de apostar mais nos jovens, mas que diferença faz? Daqui a mais anos ou menos anos, Portugal nem vai ter jovens.

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TVI e RTP vetam novo sistema de medição de audiências. Mais em http://www.atelevisao.com/geral/tvi-e-rtp-vetam-novo-sistema-de-medicao-de-audiencias/

Pelos vistos vai mesmo avançar, independentemente deste veto! Se a TVI e RTP vetaram é porque as audiências não as favorecem! Há sempre alguém descontente...

Eu quero é ver as diferenças, de como será a partir de 1 de Março!

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Television Audience Measurement in Portugal

A GfK Portugal foi a empresa designada pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) para realizar o estudo de Medição das Audiências de Televisão em Portugal nos próximos 5 anos.

Trata-se de um projecto conduzido junto de um painel de lares representativo da população portuguesa.

A tecnologia utilizada é o audio-matching, desenvolvida pela GfK Telecontrol. Esta tecnologia permite a medição do sistema analógico bem como do sistema digital.

A medição de audiências engloba:

•A medição do consumo de televisão ao segundo;

•A descrição socio-demográfica dos consumidores;

Todos os dias os dados de audiência do dia anterior são disponibilizados.

O estudo de medição de audiências é realizado em exclusividade para a CAEM. Para informação detalhada sobre a aquisição de dados de audiência poderá contactar directamente a GfK.

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