Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2020


Ruben

Posts Recomendados

Eu estava à espera que isto acontecesse, mas é tão estranho! Fica um vazio enorme! Como é que é maio e não há ESC? O mês de maio é o mês do ESC! É como se uma pessoa chegasse a dezembro e não houvesse Natal! É este tipo de vazio! Percebo completamente a necessidade de cancelar o evento, mas isto dá mais uma "machadada" ao stock de momentos positivos que 2020 deveria ter. Este ano vai ser completamente cinzento. Vai ser só trabalho (isto se não ficarmos uma data de tempo impedidos de trabalhar), pioria da situação económica e social e só podemos esperar não sermos afectados por uma doença qualquer (e se não for por coronavirus  é por algo que daí possa advir como depressões ou algo do género por ficarmos tanto tempo em casa). Mais valia cancelar o ano de 2020 de uma vez!

P.S.: Tenho imensa pena da Samanta Tina, que finalmente tinha conseguido a oportunidade de ir ao ESC! Só espero que a Letónia decida mantê-la como representante para o próximo ano!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 1,8k
  • Criado
  • Última Resposta

Bem, esta semana estive a rever alguns festivais antigos com a minha namorada, já com a expectativa disto acontecer.

Bem, que diferença de produção numa só década. O primeiro que começámos a ver foi o de 2003 e parámos no de 2006 e com apenas três anos já se nota uma diferença substancial no tipo de músicas a concurso e na própria produção televisiva. A entrada dos países de Leste acabou por subir muito a parada a nível de apresentação visual do espectáculo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, JDaman disse:

Bem, esta semana estive a rever alguns festivais antigos com a minha namorada, já com a expectativa disto acontecer.

Bem, que diferença de produção numa só década. O primeiro que começámos a ver foi o de 2003 e parámos no de 2006 e com apenas três anos já se nota uma diferença substancial no tipo de músicas a concurso e na própria produção televisiva. A entrada dos países de Leste acabou por subir muito a parada a nível de apresentação visual do espectáculo.

Acho que podes começar a ver do primeiro que vais ter tempo. kkk :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo Madaíl: "Já estávamos à espera da decisão [de cancelar o Festival Eurovisão]"

https://www.escportugal.pt/2020/03/goncalo-madail-ja-estavamos-espera-da.html?m=1

 

Entretanto, Christer Björkman descartou a hipótese de uma seleção interna com as The Mamas.

https://www.escportugal.pt/2020/03/suecia-christer-bjorkman-descarta.html?m=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JDaman disse:

Bem, esta semana estive a rever alguns festivais antigos com a minha namorada, já com a expectativa disto acontecer.

Bem, que diferença de produção numa só década. O primeiro que começámos a ver foi o de 2003 e parámos no de 2006 e com apenas três anos já se nota uma diferença substancial no tipo de músicas a concurso e na própria produção televisiva. A entrada dos países de Leste acabou por subir muito a parada a nível de apresentação visual do espectáculo.

Acho que na década de 2000 houve três anos chave no aumento de espectacularidade do evento: 2003, 2006 e 2009. A partir de 2003 começou a prestar-se mais atenção aos stagings (embora a vencedora de 2002 já tivesse um staging bem pensado, não era nada que chegasse aos calcanhares de de uma Sertab, uma Ruslana ou uma Helena Paparizou), embora ainda não houvesse muitos avanços tecnológicos (o que, por exemplo, me faz venerar um bocado a performance da Roménia em 2005 por terem tido a audácia de criar o próprio "fogo de artifício" com os soldadores em palco). A partir de 2006 houve a introdução de fogo de artifício e a introdução clara de props em palco (ex: Rússia 2006, Bielorrússia 2007 ou Ucrânia 2008). A partir de 2009 começou a Eurovisão actual com os LEDs e todos os efeitos possíveis e imaginários desde que haja dinheiro e não quebre nenhuma regra (ex: ter animais em palco, ter mais do que seis pessoas em palco, etc...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, JDaman disse:

Bem, esta semana estive a rever alguns festivais antigos com a minha namorada, já com a expectativa disto acontecer.

Bem, que diferença de produção numa só década. O primeiro que começámos a ver foi o de 2003 e parámos no de 2006 e com apenas três anos já se nota uma diferença substancial no tipo de músicas a concurso e na própria produção televisiva. A entrada dos países de Leste acabou por subir muito a parada a nível de apresentação visual do espectáculo.

Começaste num bom ano. Apesar de Letónia 2002 ser considerada a pior vencedora de sempre, a edição de 2003 foi muito boa e uma clara evolução, aliás, foi nesse ano que se introduziu a green room. Se tivesses recuado à edição de 2002, terias visto a que, a nível musical, é simplesmente terrível, tanto que a vencedora foi um pimba fraco, embora com uma performance inédita na altura, que até na Letónia foi um fracasso de vendas. Se tivesses visto a de 2001, verias a que consideram a pior Eurovisão de sempre, um caos autêntico, embora ainda haja umas músicas que se salvassem e eu até goste do interval act dos Aqua. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

Porque é que foi um caos autêntico?

Uma venue extremamente grande, uma plateia também com demasiada gente (imenso ruído), a atuação dos Aqua foi boa mas bastante politicamente incorreta para um evento daqueles. Mais do que caos, acho que a melhor pelavra é mesmo estranha. Uma edição muito estranha, tanto a nível de atuações, palco, apresentação (a certa altura o apresentador parte sem querer o troféu da edição, que era Svarovski, e solta um "shit", os apresentadores ficam uns segundos a olhar para os cacos no chão, incrédulos, mas em seguida a apresentadora aparece com outro troféu igual, sem ficar esclarecido se aquilo foi ensaiado ou real - eu acho que foi ensaiado, no entanto não para entender a intenção de uma coisa daquelas). Enfim, melhor conferires pelos teus próprios olhos:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, AGUI disse:

Uma venue extremamente grande, uma plateia também com demasiada gente (imenso ruído), a atuação dos Aqua foi boa mas bastante politicamente incorreta para um evento daqueles. Mais do que caos, acho que a melhor pelavra é mesmo estranha. Uma edição muito estranha, tanto a nível de atuações, palco, apresentação (a certa altura o apresentador parte sem querer o troféu da edição, que era Svarovski, e solta um "shit", os apresentadores ficam uns segundos a olhar para os cacos no chão, incrédulos, mas em seguida a apresentadora aparece com outro troféu igual, sem ficar esclarecido se aquilo foi ensaiado ou real - eu acho que foi ensaiado, no entanto não para entender a intenção de uma coisa daquelas). Enfim, melhor conferires pelos teus próprios olhos:

 

Já conhecia essa parte do troféu. Deve ter sido ensaiado...

Estranho a Dinamarca ter produzido um espetáculo tão estranho...

A propósito, quando se realizou o Festival da Canção 2000, já se sabia que Portugal não ia participar na Eurovisão?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Televisão 10 disse:

Já conhecia essa parte do troféu. Deve ter sido ensaiado...

Estranho a Dinamarca ter produzido um espetáculo tão estranho...

A propósito, quando se realizou o Festival da Canção 2000, já se sabia que Portugal não ia participar na Eurovisão?

 

A Liana comentou isso recentemente no seu Instagram (depois acabou por apagar). A RTP fez Festival da Canção apesar de saber que estaria relegada pela média de pontuação, mas estavam à espera que alguém desistisse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2001: o ano do maior roubo de sempre na história do ESC! :cryhappy:

 

há 42 minutos, Televisão 10 disse:

Já conhecia essa parte do troféu. Deve ter sido ensaiado...

Estranho a Dinamarca ter produzido um espetáculo tão estranho...

A propósito, quando se realizou o Festival da Canção 2000, já se sabia que Portugal não ia participar na Eurovisão?

 

Sim, já sabiam que não iam participar. Em 2000 havia em vigor uma regra que dizia que os cinco países que nas últimas cinco edições tivessem tido a média de pontuações mais baixas seriam excluídos de participar nesse ano. Portugal, Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Polónia e Eslovénia ficaram afastados do ESC 2000 por esse motivo. Assim, o festival RTP da canção foi feito na mesma, mas o objectivo nunca foi seleccionar uma canção para o ESC.

P.S.: Sim, como o @RPSG disse, só se alguém desistisse é que poderiam ir (embora isso fosse altamente improvável uma vez que o interesse dos vários países era cada vez maior).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Jenny disse:

2001: o ano do maior roubo de sempre na história do ESC! :cryhappy:

 

Sim, já sabiam que não iam participar. Em 2000 havia em vigor uma regra que dizia que os cinco países que nas últimas cinco edições tivessem tido a média de pontuações mais baixas seriam excluídos de participar nesse ano. Portugal, Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Polónia e Eslovénia ficaram afastados do ESC 2000 por esse motivo. Assim, o festival RTP da canção foi feito na mesma, mas o objectivo nunca foi seleccionar uma canção para o ESC.

P.S.: Sim, como o @RPSG disse, só se alguém desistisse é que poderiam ir (embora isso fosse altamente improvável uma vez que o interesse dos vários países era cada vez maior).

Gosto mais da música da Dinamarca, que acho que ficou em 2º lugar. Se não tivessem ganhado no ano anterior, acho que seria a vencedora. Aí é que a plateia implodiria o estádio com tanto ruído.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O FAQ do cancelamento do ESC 2020 foi actualizado com a pergunta referente ao CD Oficial da edição:

Citação

What about the Eurovision Song Contest 2020 CD?

We are currently in discussions with Universal Music regarding the sale of the Eurovision Song Contest 2020 CD. Further news will follow via the official channels as soon as we have more information.

https://eurovision.tv/official-ebu-statement-and-faq-eurovision-song-contest-2020-cancellation

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, AGUI disse:

Começaste num bom ano. Apesar de Letónia 2002 ser considerada a pior vencedora de sempre, a edição de 2003 foi muito boa e uma clara evolução, aliás, foi nesse ano que se introduziu a green room. Se tivesses recuado à edição de 2002, terias visto a que, a nível musical, é simplesmente terrível, tanto que a vencedora foi um pimba fraco, embora com uma performance inédita na altura, que até na Letónia foi um fracasso de vendas. Se tivesses visto a de 2001, verias a que consideram a pior Eurovisão de sempre, um caos autêntico, embora ainda haja umas músicas que se salvassem e eu até goste do interval act dos Aqua. 

Estónia 2002, a Letónia foi a seguir, em 2003.

A edição 2002 foi má mas depois do absurdo que foi fazer a Eurovisão num estádio (como já falaram aqui), acho que a EBU se esteve nas tintas... Em 2003 a SVT (que já tinha feito em 2000 um ESC muito bom) ajudou muito a LTV e diga-se ficou um excelente espectáculo, onde a única coisa negativa foi a péssima classificação da Rita Guerra. Não merecia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, David disse:

Estónia 2002, a Letónia foi a seguir, em 2003.

A edição 2002 foi má mas depois do absurdo que foi fazer a Eurovisão num estádio (como já falaram aqui), acho que a EBU se esteve nas tintas... Em 2003 a SVT (que já tinha feito em 2000 um ESC muito bom) ajudou muito a LTV e diga-se ficou um excelente espectáculo, onde a única coisa negativa foi a péssima classificação da Rita Guerra. Não merecia.

Eu referia-me à música da Letónia em 2002, que vencer, não à edição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Luíza Albuquerque disse:

Acho que podes começar a ver do primeiro que vais ter tempo. kkk :(

Comecei a fazer isto um bocado por acidente. Ia-lhe mostrar a vergonha que foi a entrada do Reino Unido em 2003 e descambou em "Olha, está aqui um rip da emissão da BBC deste concurso. Bora ver?". Acabámos a ver 2003, 2005 e 2006 completos (apenas finais). Tentámos ver a final de 2004, mas desistimos a meio. Até eu que não me importo de um balada aqui e acolá achei aquilo um bom remédio para as insónias. Vale pela a segunda parte, mas o esforço é demasiado para se suportar uma primeira parte tão meh, onde o que mais se destaca é a actuação de entrada da Sertab Erener.

há 11 horas, Jenny disse:

Acho que na década de 2000 houve três anos chave no aumento de espectacularidade do evento: 2003, 2006 e 2009. A partir de 2003 começou a prestar-se mais atenção aos stagings (embora a vencedora de 2002 já tivesse um staging bem pensado, não era nada que chegasse aos calcanhares de de uma Sertab, uma Ruslana ou uma Helena Paparizou), embora ainda não houvesse muitos avanços tecnológicos (o que, por exemplo, me faz venerar um bocado a performance da Roménia em 2005 por terem tido a audácia de criar o próprio "fogo de artifício" com os soldadores em palco). A partir de 2006 houve a introdução de fogo de artifício e a introdução clara de props em palco (ex: Rússia 2006, Bielorrússia 2007 ou Ucrânia 2008). A partir de 2009 começou a Eurovisão actual com os LEDs e todos os efeitos possíveis e imaginários desde que haja dinheiro e não quebre nenhuma regra (ex: ter animais em palco, ter mais do que seis pessoas em palco, etc...).

2003 foi o primeiro ESC que vi em directo. Ver aquilo de novo foi alto exercício de nostalgia. Houve uma carrada de músicas que me vieram logo à cabeça e que não ouvia desde que o concurso foi realizado (a da Alemanha e a da Ucrânia, por exemplo). Até aprendi que o autor da Senhora do Mar foi o autor da entrada da Croácia desse ano, músicas que são estupidamente diferentes entre si.

2005 está marrado de erros de produção. Aquilo é completamente amador. Desde esquecerem-se de colocar os nomes dos autores da música, até mesmo a esquecerem-se de colocar o nome das próprias músicas até segmentos acerca da meia-final onde cortaram parte da imagem à chapada para 4:3 e se nota planos cortados, até a planos que são complemente descontextualizados durante as actuações, com cortes à bruta. Ainda bem que em 2017 melhoraram isso.

2006 é para mim o melhor ESC da década de 2000. Tem praticamente de tudo um pouco. Há espaço para o clichés das trocas de vestido, espaço para staging mais modernos com bailarinos e adereços, actuações completamente excêntricas que representam muito daquilo que é o próprio ESC, até a duas actuações que são o autêntico pegar em tudo o que é sacrossanto no ESC, esfregá-lo num rabo sujo e atirá-lo aos fãs do concurso (Lituânia e Islândia). Muito difícil haver outro ESC que bata este em variedade, ridículo (no bom sentido), actuações merecedoras da vitória e tipos carecas dançantes.

Já em relação a 2009, acho que começou aí algum exagero. Tivemos aí o começo do excêntrico só para se ser excêntrico. A Alemanha e a Ucrânia são bons exemplos desse ano em coisas levadas ao extremo.

há 10 horas, AGUI disse:

Começaste num bom ano. Apesar de Letónia 2002 ser considerada a pior vencedora de sempre, a edição de 2003 foi muito boa e uma clara evolução, aliás, foi nesse ano que se introduziu a green room. Se tivesses recuado à edição de 2002, terias visto a que, a nível musical, é simplesmente terrível, tanto que a vencedora foi um pimba fraco, embora com uma performance inédita na altura, que até na Letónia foi um fracasso de vendas. Se tivesses visto a de 2001, verias a que consideram a pior Eurovisão de sempre, um caos autêntico, embora ainda haja umas músicas que se salvassem e eu até goste do interval act dos Aqua. 

 

há 10 horas, Televisão 10 disse:

Porque é que foi um caos autêntico?

 

há 9 horas, AGUI disse:

Uma venue extremamente grande, uma plateia também com demasiada gente (imenso ruído), a atuação dos Aqua foi boa mas bastante politicamente incorreta para um evento daqueles. Mais do que caos, acho que a melhor pelavra é mesmo estranha. Uma edição muito estranha, tanto a nível de atuações, palco, apresentação (a certa altura o apresentador parte sem querer o troféu da edição, que era Svarovski, e solta um "shit", os apresentadores ficam uns segundos a olhar para os cacos no chão, incrédulos, mas em seguida a apresentadora aparece com outro troféu igual, sem ficar esclarecido se aquilo foi ensaiado ou real - eu acho que foi ensaiado, no entanto não para entender a intenção de uma coisa daquelas). Enfim, melhor conferires pelos teus próprios olhos:

 

2001 só me lembro de ter visto a actuação dos MTM em directo. Saltei esse ESC quase todo em puto. Vou (re)ver para apanhar um dos últimos ESC mistos entre actuações modernas e o tipo de actuação do ESC mais clássica. Mas já vi o setting em estádio e felizmente foi algo que foi melhorado em 2010 e 2011 quando voltaram a fazer ESC em estádios. O que fizeram a nível de ambiente foi só péssimo.

há 8 horas, Jenny disse:

2001: o ano do maior roubo de sempre na história do ESC! :cryhappy:

 

 

Primeira vez que ouvi falar dos Antique até nem foi acerca do ESC (cof cof sugestões esquisitas do YouTube a mostrarem-me um outro single deles e memes do Europa Universalis  cof cof). Um registo bastante diferente da Helena Paparizou em relação ao que apresentou em 2005. A história da banda também é interessante, visto que um dos motivos pelos quais eram um duo mulher-homem era por causa de um single que lançaram de uma cover de uma música tradicional grega.

há 2 horas, David disse:

Estónia 2002, a Letónia foi a seguir, em 2003.

A edição 2002 foi má mas depois do absurdo que foi fazer a Eurovisão num estádio (como já falaram aqui), acho que a EBU se esteve nas tintas... Em 2003 a SVT (que já tinha feito em 2000 um ESC muito bom) ajudou muito a LTV e diga-se ficou um excelente espectáculo, onde a única coisa negativa foi a péssima classificação da Rita Guerra. Não merecia.

O de 2003 foi muito bom a nível de produção. E aquele grafismo com os stop motions estava excelente para a época. Bem melhor que o 3D mal amanhado dos corações do ano a seguir. Em miúdo fiquei aziado com a vitória da Turquia, mas ao rever esse ESC acabo por achar que foi inteiramente merecida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...