Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2020


Ruben

Posts Recomendados

  • Respostas 1,8k
  • Criado
  • Última Resposta

Um bocado desiludida com a música da Arilena! Só aquele minuto final é que a salva e é porque estou a imaginar a orquestra a brilhar durante aquele momento. Não me impressionou.

Quanto aos meus favoritos: Elvana Gjata quiserem algo mais mexido (embora a canção da Era Rusi também possa dar luta nesta categoria) ou Sara Bajraktari se quiserem uma balada (fiquei hipnotizada a ouvir aquilo). Gosto bastante da música do Gena, mas parece-me mais indicada para consumo interno (é algo que soa demasiado nacionalista - tipo para quando estiverem a defrontar a Sérvia num jogo de futebol :ph34r:). Acho que só há mesmo duas canções de que não gostei: a do Bojken Lako (o que é normal - nunca gosto das canções dele) e a da Nadia & Genc (tudo bem que o FiK é na altura do Natal, mas não é por isso que devemos mascarar uma canção sobre a capital do nosso país com um instrumental natalício - só falta chamar o coro de Santo Amaro de Oeiras! :cryhappy:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Bloody disse:

Parece que os Dubio disseram, no Youtube a um comentário, que a música deles para o Festival da Canção estaria disponível dia 15 de janeiro... Será que significa que todas as músicas irão sair nesse dia? :book:

Provavelmente. No ano passado saíram todas a 21 de janeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, AGUI disse:

Provavelmente. No ano passado saíram todas a 21 de janeiro.

Continuo a achar que é demasiado cedo para divulgarem. Entendo a ideia da RTP em dar a conhecer as músicas, mas chegam as semifinais e as pessoas já não se lembram que elas existem, só se houver alguma memorável como a do Conan. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É hoje que ficaremos a conhecer a primeira canção do ESC 2020! Merry FiKmas!

Analisando as performances friamente, acho que a canção da Arilena é a certa para o ESC. Em estúdio não me convencia e sinceramente parecia ser apenas mais uma balada albanesa cantada por "uma mulher aos gritos". No entanto, ao vivo ganhou vida e provou ser mais do que isso! Faz-me lembrar uma "Beautiful Mess" em termos de estilo. Também já tem a duração certa e não é preciso alterações à performance em termos de pessoas em palco.

Também gosto muito da Elvana, mas comparando acho que a canção ainda precisa de muitas alterações (nomeadamente em termos de cortes por ser muito longa) e obviamente que ela não pode ter tantas pessoas com ela em palco. Tenho também receio que seja vista como "pouco original" devido ao sucesso relativamente recente da Eleni (embora a mim, caso me faça lembrar alguém, seja mais a Sirusho do que a Eleni). Porque é que a Arilena e a Elvana tinham de participar no mesmo ano? Era juntar o Alban Skenderaj à competição e tinha aqui, literalmente, o top 3 da minha wishlist para representar a Albânia!

Outras canções que sobressaíram para mim foram:

- Sara Bajraktari: Esta canção é lindíssima e ponto. A prestação vocal da cantora é boa. Tinha de se cortar um bocadinho da canção, mas de resto não tenho nada a apontar.

- Era Rusi: Ela domina completamente o palco, apesar da coreografia um pouco estranha a acompanhar (já li comparações disto com "Telemóveis" e acho que as percebo) .

- Gena: Esta canção quase que me faz desejar ser albanesa! Que força é esta? Acho que nunca tinha encontrado uma canção deste tipo cantada por um homem que me agradasse tanto ! Que rei! O instrumental é épico! No entanto, o refrão repetitivo ("Ohhhh ohhhh") e o facto de me lembrar bastante das músicas usadas para eventos de futebol fazem com que caia mais na categoria "guilty pleasure" do que propriamente a canção que escolheria para o ESC.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jenny disse:

Já está eleita a primeira canção de 2020! É a "Shaj" da Arilena Ara.

 

Em segundo lugar ficou a Elvana Gjata e em terceiro a Sara Bajraktari.

Então, o que acham? Começamos bem a nova década eurovisiva ou não?

Boa escolha - mesmo não tendo sido a minha favorita

Durante o programa após o fim da preselecção, Arilena terá dito que estará a ponderar cantar a canção em inglês...:

 

...e que a canção foi originalmente feita em inglês:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, LAboy 456 disse:

Boa escolha - mesmo não tendo sido a minha favorita

Durante o programa após o fim da preselecção, Arilena terá dito que estará a ponderar cantar a canção em inglês...:

 

...e que a canção foi originalmente feita em inglês:

 

O Eurovision.tv postou há poucos minutos um video de reacção da Arilena:

Antes disso, a RTSH publicou esta manhã os resultados completos da preselecção - tem havido um grande dose de comentários negativos pelas redes sociais face aos mesmos, a maioria dos quais referentes à votação de uma das duas juradas albanesas:

https://www.rtsh.al/lajme/fest-58-dalin-piket-e-plota-te-jurise/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, LAboy 456 disse:

O Eurovision.tv postou há poucos minutos um video de reacção da Arilena:

Antes disso, a RTSH publicou esta manhã os resultados completos da preselecção - tem havido um grande dose de comentários negativos pelas redes sociais face aos mesmos, a maioria dos quais referentes à votação de uma das duas juradas albanesas:

https://www.rtsh.al/lajme/fest-58-dalin-piket-e-plota-te-jurise/

Por acaso acho muito interessante a votação dessa jurada tendo em conta a formação académica dela (antropóloga ligada aos estudos musicais). Ela só deu dois pontos à Elvana e um ao Gena, o que me faz pensar que talvez ela tenha detectado um certo nível de "falsidade étnica" nessas canções (ou seja, algo do tipo, isto é o que os europeus acham que é música étnica albanesa, mas não é). O facto dela ter dado tantos pontos à canção da Era Rusi, em comparação com estas, faz-me acreditar nesta teoria  (destas três, a da Era parece-me a que melhor representa a sonoridade local sem dar ali um toque de adaptação ao que o ocidente acha catchy). Mas depois também deu o máximo dos pontos ao Bojken Lako e eu aí sinceramente nem sei como interpretar! :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/12/2019 at 16:07, Jenny disse:

Por acaso acho muito interessante a votação dessa jurada tendo em conta a formação académica dela (antropóloga ligada aos estudos musicais). Ela só deu dois pontos à Elvana e um ao Gena, o que me faz pensar que talvez ela tenha detectado um certo nível de "falsidade étnica" nessas canções (ou seja, algo do tipo, isto é o que os europeus acham que é música étnica albanesa, mas não é). O facto dela ter dado tantos pontos à canção da Era Rusi, em comparação com estas, faz-me acreditar nesta teoria  (destas três, a da Era parece-me a que melhor representa a sonoridade local sem dar ali um toque de adaptação ao que o ocidente acha catchy). Mas depois também deu o máximo dos pontos ao Bojken Lako e eu aí sinceramente nem sei como interpretar! :haha:

A jurada em causa já explicou a pontuação que deu a Elvana:

Citação

"A canção tem, entre outras, influências ciganas e ocidentais. Não têm nada a ver com a tradição musical da Albânia. O grande número de visualizações baseia-se na presença destas influências"

http://www.escportugal.pt/2019/12/albania-mikaela-minga-explica-pontuacao.html?m=1

 

Por acaso, nem sei bem o que pensar. Com Elvana, a Albânia tinha a oportunidade de apresentar uma canção diferente do seu historial recente e de alcançar uma boa classificação. Por outro lado, a canção que venceu também é boa e a intérprete tem uma grande voz. No entanto, a intérprete quer mudar a canção para inglês, o que me parece uma má ideia. O albanês fica muito bem em canções mais dramáticas. Nos anos em que decidiram mudar o tema para inglês, o mesmo perdeu qualidade... :unsure:

Também só ouvi essas duas músicas e Ajër, que até foi a que mais gostei das três, sinceramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 24 artistas da categoria Campioni do Festival de Sanremo 2020 (plataforma que a RAI (Itália) designou para escolher o/a/os representante italiano/a/os para o ESC 2020) com os títulos das canções já foram revelados:

81944575_2881756201869862_74105858057285

Entre eles estão:

- Raphael Gualazzi que participou no ESC 2011 com "Madness of love" (2º lugar)

- Francesco Gabbani que participou no ESC 2017 com "Occidentali's karma" (6º lugar)

Destaque também para a participação da veterana Rita Pavone - ela tentou ir ao Festival Eurovisão da Canção em 1979 pela Suiça (um dos países aonde estava a viver na altura) com a canção "Dieci cuori" que ficou em 4º lugar entre 7 canções

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Bloody disse:

Temos a primeira finalista vinda das semifinais na final da Noruega:

Não sei o que achar disto, e supostamente é a favorita a vencer lá. A voz dela é :bad:!

Favorita quando da final só se conhecem 2 músicas oficialmente (esta e a finalista direta conhecida ontem) e ainda faltam 4 semifinais e mais 4 finalistas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Bloody disse:

Temos a primeira finalista vinda das semifinais na final da Noruega:

Não sei o que achar disto, e supostamente é a favorita a vencer lá. A voz dela é :bad:!

a tentativa de Fuego 3.0 com o outro da trança de Montenegro resulta num lixo total e lá vai a Noruega fazer um mico maior que 2019 se isto efetivamente for ao ESC: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os finalistas da preselecção online da República Checa para o Festival Eurovisão da Canção 2020 já foram revelados:

hero.jpg

https://eurovision.tv/story/czech-republic-presents-7-hopefuls-for-rotterdam-2020?fbclid=IwAR1U6-_AWRwdtQ0sYGUuLQ5OenRUq8VjPJ7Q4kXCJjWM4VDOWOHL2HTaNaA

Entre eles, duas repetentes de 2019 (Barbora Mochowa e Pam Rabbit) e um cantor checo de raízes angolanas (Benny Cristo (Ben Cristovao)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...