Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2019


Colorida

Posts Recomendados

Parece que o presidente da Câmara Tel Aviv não quer receber o evento.

Citação

Another possible location is the Menora Mivtachim Arena in Tel Aviv. However, the city's mayor Ron Huldai, quickly announced that the city is ruling out of hosting the event.[3]

https://en.wikipedia.org/wiki/Eurovision_Song_Contest_2019

 

há 1 minuto, Vítor Jardim disse:

Pois estou ansioso já pelo Festival da Canção 2019.
A estrutura deve ser a mesma. Veremos em que cidade realiza-se a final da próxima edição.
Gostava que houvesse mais indentidade na cidade anfitriã durante o espetáculo. Deveria de haver grafismo ou um simbolo / logo anual para cada cidade como tema (não tanto como a Eurovisão mas um pouco à semelhança da final da Liga dos Campeões.
Sinceramente não gosto da RTP querer assemelhar-se à estrutura do Festival de Sanremo. Se querem abranger mais público e principalmente jovem devem alterar o conceito de ser uma gala tipo Globos de Ouro para algo mais dinâmico, inovador e atual.
Tenho a dizer que a RTP está de parabens pelo trabalho representado e pela criatividade. Espero que a aprendizagem da Eurovisão traga mais qualidade para as atuações de 2019.
Precisa-se de props em palco, mais diversidade musical e cénica, melhores angulos de filmagens (já que aprenderam com a esperiencia do ESC no sistema de cortes de camera automático).
Por fim e em dia de depressão eurovisiva acabei de ficar vidrado nesta música que vos quero partilhar.
Quero que Portugal tenha músicas deste género com este tipo de vocalidades que marcam pela diferença. Já o segredo para o nosso país se dar melhor no ESC é a musicalidade. Com Amar pelos Dois tínhamos musicalidade este ano não. Que o Festival da Canção não se foque apenas no conteúdo (letras) que deixa a desejar aquando da perceção dos estrangeiros sobre a mensagem das músicas portuguesas a concurso.

Eis a tal música:

 

Pois eu cá acho que, com a nova direção, poderão haver mudanças no Festival. Na minha opinião, o convite a compositores torna o festival demasiado elitista. Podiam convidar alguns compositores, mas deviam também abrir candidaturas a todos e a escolha das candidaturas seria feita online, como era até 2011. Certamente que, depois da vitória do Salvador, há mais pessoas a quererem participar... É a única solução que vejo para fugir a um festival monótono, como no ano passado.

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Dafiel disse:

A RTP Podiam era começar já arrancar com o Festival da Canção 2019 . 

Sim e deixar de ter aquela "pressão" sob os artistas compositores de criarem A MÚSICA para o Festival da Canção (como sendo algo tão classico). Chega de estar a fazer tributos a músicas antigas e classicas. Até na Eurovisão a RTP quis fazer isso. Ok, fizeram da melhor forma de destacar o lado bom das nossas antigas representações. Faltou a Vania Fernandes, mas isso sou eu.

Há um artista que deveria ser convidado a participar: o Diogo Piçarra mas com uma canção que fosse para o album dele. O que as pessoas querem é algo novo dentro do genero musical do seu trabalho. A letra já não importa tanto às pessoas. Falta a músicalidade que destingue o artista. E claro algo que mostre o melhor da voz do interprete.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, vanadio disse:

Vai ser um caos político organizar isto em Jerusalém... 

A minha solução seria uma co-produção entre RTP e KAN. O festival realizar-se-á só em Portugal e alguns eventos serão realizados em Israel. A Dana International seria uma das convidadas para um dos interval acts.

Para apresentar, teremos um ou dois apresentadores de cada país: um português da RTP e um israelita da KAN. Igualmente os apresentadores iriam aprender, na preparação, frases da língua materna do outro apresentador.

A parte mais difícil seria colocar Portugal no alinhamento. Como parte do "outsourcing" do festival de Jerusalém, Portugal deveria estar nas semifinais e Israel na final apesar de ser cá. Basicamente uma solução parecida com a australiana mas aplicada à situação política em Israel.

Falta só um slogan, algo na onda do Building Bridges de 2015. Uma sugestão seria "So near, so far" (Tão longe, tão perto) porque esta hipótese de uma Eurovisão partilhada remete-nos à ideia de uma distância pela pátria.

  • Adoro 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

A minha solução seria uma co-produção entre RTP e KAN. O festival realizar-se-á só em Portugal e alguns eventos serão realizados em Israel. A Dana International seria uma das convidadas para um dos interval acts.

Para apresentar, teremos um ou dois apresentadores de cada país: um português da RTP e um israelita da KAN. Igualmente os apresentadores iriam aprender, na preparação, frases da língua materna do outro apresentador.

A parte mais difícil seria colocar Portugal no alinhamento. Como parte do "outsourcing" do festival de Jerusalém, Portugal deveria estar nas semifinais e Israel na final apesar de ser cá. Basicamente uma solução parecida com a australiana mas aplicada à situação política em Israel.

Falta só um slogan, algo na onda do Building Bridges de 2015. Uma sugestão seria "So near, so far" (Tão longe, tão perto) porque esta hipótese de uma Eurovisão partilhada remete-nos à ideia de uma distância pela pátria.

Faltou o dueto Netta e Salvador :yes:

  • Gosto 1
  • Haha 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, ATVTQsV disse:

A minha solução seria uma co-produção entre RTP e KAN. O festival realizar-se-á só em Portugal

Portugal? Se não for em Israel, penso que o mais lógico é ser no Chipre, o segundo classificado, ou então num país à escolha do vencedor. E com Portugal a ter recebido o evento este ano (e já agora, ter ficado no fundo da tabela), não há qualquer motivo para termos Santa Maria da Feira 2019.

Editado por Francisca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Colorida disse:

Se por milagre Portugal organizar a Eurovisão nos próximos 10 anos, gostava de ver os dois Pedros e a Filomena como apresentadores principais. Faz mesmo diferença ter pessoas que são fãs da Eurovisão. A Filomena não era, mas fez bem o trabalho de casa.

 

Possam ser fans sim é bom mas não fanáticas como o Granger que estava a se tornar exagerado na forma como fazia as entrevistas. Não gostei dele ficar de costas para as cameras, a tapar os artistas ou até mesmo a nem deixar a Claudia Semedo falar... (ele até gozava com ela)..  Ah já para não falar que às vezes ficava ele especado para a Inês ou para a Claudia tipo a um palmo de distancia durante alguns segundos. Não era querer fazer piadas mas sim estar obessecado pelo que ele mais adora. Eu gosto dele mas as atitudes que ele chegou a ter foram um pouco irracionais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma sugestão para interval act seria tipo a do Salvador Sobral. Dana International e Netta Barzilai a cantarem Diva e Laila Tov Eropa, canção que apela à dança para todo o mundo. Esta aqui:

Haveria também um momento de humor assinado a meias entre os portugueses e os israelitas onde são homenageadas as quatro canções vencedoras de Israel.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Televisão 10 disse:

Realmente. Já o Tiago Goes Ferreira questionou o Daniel Deusdado sobre isso e ele disse-lhe que era uma hipótese tão hipotética que nem ia responder.

Pode ser que a nova administração da RTP comece com a negociata com a KAN. Aliás, a RTP também está KAN (está cá/"KAN" é "aqui" em hebraico).

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, HugoMiguel disse:

Admito que ia rir (mas com respeito e sem maldade como é óbvio) se para o ano fosse em Jerusálem e metade dos países se retirassem. 

Seria uma Eurovisão mais de leste, e sem alguns dos Big 5 não fazia sentido. Seria ou uma semi-final e uma final ou só uma final.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, HugoMiguel disse:

Voltavam ao método inicial com cada país a levar mais que uma música a concurso. :mosking:

Se isto acontecesse, as qualificatórias nacionais teriam duas semi-finais: uma para definir cada canção. Delírio. Se for só em Israel quero é ver a Dana International a apresentar já que os israelitas ainda não se habituaram (ou talvez sim?) à KAN.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, アンドレ disse:

Engraçado o atvqfcf andar sempre a chamar a Eleni de Afrodite e na letra da música “Diva” da Dana Internacional (que ganhou a Eurovisão em 1998 por Israel) tem lá a palavra “Aphrodita”. :mosking:

Eu já aqui referi na noite da primeira semi-final, ora! Que coincidência!

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A propósito de cada país enviar duas canções concorrentes, eu já pensei que o Festival da Canção 2019 querendo ser programa semanal poderia criar mais duas semifinais mas como outro tipo de eliminatória.

Cada compositor apresentava duas canções em que:
- uma é cantanda por si e outra pelo interprete escolhido
- canta as duas ou deixa o interprete cantar as duas
- escolhe dois interpretes
(pode haver duplas ou grupos)

As cadidaturas são apresentadas pelo apelido ou alcunha do compositor (do género Team Marisa no The Voice). xDD
A minha sugestão é 20 compositores (10 convidados e 10 livres) até Junho, dando 6 meses para criar 2 músicas.
Isto iria dar mais liberdade criativa a cada compositor que queira arricar mais numa canção e noutra ser mais ao seu estilo habitual no sentido de termos duas propostas distintas. 

1ª Eliminatória:
Haveria um sorteio para saber em qual das semifinais cada compositor apresenta as suas canções:

Semifinal 1 (10 compositores, 20 canções) - 3 Fevereiro 21h-23h15
(As duas canções não são apresentadas de seguida com a votação separada porque não iria dar dinamismo ao espetáculo nem protagonismo a cada canção por compositor)
1ª Parte: A1, B1, C1, D1, E1, ...
2ª Parte: A2, B2, C2, D2, E2, ...
(a ordem de atuações é escolhida pela RTP para que o espetáculo não tenha momentos mortos nem momentos muito energéticos e as votações são feitas após as todas as canções atuarem)

Semifinal 2 (10 compositores, 20 canções) - 10 Fevereiro 21h-23h15
(O mesmo que a SF1 mas com F1, G1, H1,... e F2, G2, H2, ...)

As votações 50/50 Juri+Televoto nesta 1ª Eliminatória são entre as duas canções dos compositores, revelando apenas o nome da canção que irá representar o compositor na 2ª Eliminatória. Totalizando assim 20 canções apuradas (10 de cada SF). Os pontos só seriam revelados na Grande Final para não criar favoritismos.

2ª Eliminatória:
Sorteio das 20 canções para as próximas SF (Em qual SF atua e em que parte)

Semifinal 3 (10 canções) - 17 Fevereiro 21h-22h30
1ª Parte: A,B,C,D,E  |  2ª Parte: F,G,H,I,J

Semifinal 4 (10 canções) - 24 Fevereiro 21h-22h30
1ª Parte: L,M,N,O,P  |  2ª Parte: Q,R,S,T,U

São apuradas 6 canções finalistas por SF na votação 50/50 Juri Regional+Televoto (fica a questionar se revelam nesta fase as pontuações)

Grande Final (12 canções) - 3 Março 21h-23h45
(Há sorteio em que parte da Final atuam as canções)

Das 12 canções sai a canção favorita escolhida do compositor que vai representar Portugal.
São reveladas as pontuações da votação 50/50 Juri Regional+Televoto nesta Final e as restantes em tabelas online no final da emissão.

Conclusão:
Com este tipo de estrutura temos mais liberdade criativa tanto nas candidaturas bem como para cada compositor ter mais do que uma proposta. Exemplo disso seria com o Diogo Piçarra com esta canção mais "despida" para o festival concorria com outra que talvez ele escolhesse para um album dele. Em caso de desclassificação ou desistencia ainda lhe restava a 2ª canção e se calhar era mais impactante que a "Canção do Fim". 

Por outro lado, a 1ª Eliminatória é feita com base da escolha do melhor do compositor e não qual a canção vencedora. Depois, em Semifinais habituais apuram-se os finalistas mas sem saber os pontos antes da Final para não criar favoritismos nem mudar o rumo das canções.

Adicionei a componente de o Juri Regional já votar nas últimas duas SF para maior diversidade de votos. Valorizava-se os artistas, a música feita em Portugal e reforçava-se a marca Festival da Canção como concurso mais diversificado e livre. Até poderá ser uma rampa de lançamento para novos artistas.

(Lembrem-se que em 2001 a RTP produziu 5 Semifinais pelo país todo totalizando 50 canções concorrentes. A Final desse ano realizada no Europarque de Sta. Maria da Feira, infelizmente, não foi transmitida em direto pela tragédia da queda da ponte Entre-os-Rios).

As datas oficiais do FdC 2019, mantendo duas SF, deverão ser 17 e 24 Fev | 3 Mar.

Editado por Vítor Jardim
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...