Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2010


David

Posts Recomendados

  • Respostas 222
  • Criado
  • Última Resposta

Estas votações têm muito pouco de análise musical e muito de "vamos ver quantos amigos* tenho disponíveis para criarem 238972 mails de forma a poderem votar em mim".

*ou os próprios.

A votação online espanhola tbm é como a nossa(com os votos por e-mail), e é muito fácil de enganar, só pra terem uma ideia à 5 dias um tal de John Cobra tinha cerca de 50.000 votos e hoje está em 3º com quase 160.000, curioso é que o voto massivo nesse candidato começa sempre à meia-noite e pouco, segundo li no eurovision-spain.com; e a TVE continua a ver o espectáculo deprimente em que a sua pré-selecção se está a tornar, com 3 concorrentes que só querem desprestigiar o festival no lugar de excelentes cantores como a Anabel Conde.

Este ano espero que aconteça como no ano passado, os Flor-de-lis não ficaram nos primeiros lugares e depois acabaram por ganhar, ese ano espero que seja a Catarina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo vi no Facebook, o FC deste ano vai ser emitido em Alta Definição, e tbm já se sabe o alinhamento das actuações das semifinais:

1ª semifinal, 2 de Março:

1. Nucha, Chuva

2. Ouro, Arco-Iris dentro de mim

3. Claudisabel, Contra tudo e todos

4. Filipa Azevedo, Há dias assim

5. Jorge Guerreiro, Ai Lisboa

6. Dennisa, Meu mundo de sonhos

7. Nuno Pinto, Fogo lento

8. Filipa Galvão Telles, O amor não sabe

9. The Agency, É assim que as coisas são

10. Gonçalo Madruga, Cores de um mundo

11. Evelyne Filipe, A tua voz

12. Vanessa, Alvorada

2ª Semifinal, 4 de Março:

1. Rui Nova, Uma canção à Cid (o sol e as estrelas)

2. Ricardo Martins, Caminheiro de mim

3. Nuno & Fábia, Amar (vieste para me salvar)

4. David Navarro, Quem é que será?

5. Catarina Pereira, Canta por mim

6. Filipe Delgado, Serei eu

7. V-Boy, Quando eu penso em ti

8. Terra d´Água, Amanhã no mar

9. Nina Pinto, Meu coração não é meu

10. Gonçalo Tavares, Rios

11. Banda Trocopasso, O mundo de pernas pró ar

12. Seis po´meia dúzia, Pássaro saudade

-- Segunda, 01 Fev 2010 23:47 --

Comentário: A primeira semifinal parece-me ser mais fraca que a segunda, que tem as minhas preferidas, Nina Pinto e Catarina Pereira, quando ao HD se não estou em erro esta é a primeira emissão em Alta Definição feita em Portugal que é transmitida em directo(obviamente não contando com o futebol), mas espero que tratem bem do cenário, pq com um recinto imponente como o Campo Pequeno, há que o valorizar! E já agora os bilhetes são grátis, a RTP anda uma mãos largas, e eu dificilmente poderei ir :mad_mini:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bilhetes grátis? Epá, quero ir! Já andava a meter cunhas para ir este ano e assim é mais fácil! :rofl_mini:

Oooooohhhhhhh...... vou ter que esperar até ao segundo dia do Festival para ver a Catarina. :unsure: E a final, será quando? No dia a seguir à segunda semi-final ou dois dias depois?

Só agora reparei que a música "Ai, Lisboa" passou. Ai, meu Deus! :huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Através de um dos vídeos deste site fiquei a saber que a Denissa é a mesma Denissa que participou na OT. Está muito diferente!

Eu também só descobri esta semana... isto porque estou viciado na música que dizem que foi plagiada pelos músicos que fizeram a da Dennisa. :rofl_mini: Então, andei à procura, no Youtube, da música da Dennisa e vi uma montagem que fizeram dela com imagens de quando estava na OT3. Mas também, como não acompanhei a OT3, nem me lembro dela!!!

__________________________________________

Estou a ouvir agora a música da Catarina (que está no site da RTP) e parece que tem um arranjo diferente, principalmente na introdução. Ou agora disponibilizaram a versão mais trabalhada, ou então, como antes a música estava muito baixa, não dava para perceber muito bem certos detalhes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ordem de actuação nas semi-finais:

1ª Semi-final:

Sérvia

Finlândia

Rússia

Grécia

Eslováquia

Bósnia-Herzegovina

Moldávia

Islândia

Malta

Portugal

Macedónia

Letónia

Bielorússia

Bélgica

Polónia

Albânia

Estónia

-Alemanha e Espanha não participam porque pertencem aos top5 mas votam nesta semi-final.

2ª Semi-final:

Suíça

Lituânia

Geórgia

Turquia

Irlanda

Eslovénia

Suécia

Ucrânia

Holanda

Bulgária

Croácia

Dinamarca

Azerbaijão

Chipre

Roménia

Israel

Arménia

-Reino Unido, França e Noruega não participam porque pertencem aos top5 mas votam nesta semi-final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A EBU no sorteio já dividiu os países por partes uns actuam nas primeiras 8 canções e outros 8/9 actuam na segunda parte, isto em cada semifinal. Fizeram isto este ano, em grande parte pra evitar o que aconteceu pelo menos em 2008 com a RTP, que voltou de intervalo a meio da canção suíça...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O júri da RTP devia ser substituída por outro júri não é que estes não percebam de música, mas escolhem sempre o mesmo género de músicas o que nos pode prejudicar.

As musicas da Eurovisão agora requerem sonoridade, dança, espectáculo para o artista poder brilhar.

Para o ano dois candidatos dos Ídolos que eu sugiro a sua participação é Diana Piedade no seu estilo de rock e Carlos Costa no seu estilo pop dance.

Outras sugestões

Ana Malhoa, Santamaria, Valete, David Fonseca, Sónia Tavares, entre outros artistas já com talento consagrado e confirmado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo completamente com um júri que tenha a mínima noção do que é o ESC e do que pede a Eurovision... isso é (quase) muito mais importante do que se percebem ou não de música!

É que o ESC é música, mas é, acima de tudo, espectáculo. E se não formos com uma música para "rebentar", com muita dança, efeitos e uma voz a atingir grandes notas, então não vamos longe. Não nos podemos contentar em apenas passar à final!

E se o júri deste ano for o do ano passado, estamos desgraçados, pois vai uma musiquinha muito tipicamente portuguesa, sem garra e sem uma sonoridade que fique no ouvido e que faça saltar da cadeira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Invasão de estrangeiros

Festival da Canção da RTP conta com a participação de produtores oriundos de outros países

Se em tempos idos o Festival tinha como missão catapultar diamantes em bruto para lapidação no universo da música, agora parece que nem tanto. Cantoras com carreira firmada participam nesta edição, o que se deve a convites de produtores estrangeiros.

O exemplo mais paradigmático é o de Nucha. Há largos anos que se movimenta nos meandros do mercado musical português e, após ter surpreendido no ano passado com uma proposta de estilo "rockeiro" no Festival da Canção, este ano volta a concorrer. E isto, saliente-se, depois de na década de 90 também ter feito parte do espectáculo. Mas afinal, o que a leva a repetir a dose?

"Paguei pela língua. Na altura disse: 'Deus me livre de tornar a competir'. Porém, em Março, recebi um convite de produtores gregos, muito consagrados no âmbito da Eurovisão, sendo que me foi impossível ficar indiferente à música que me apresentaram", justificou.

Também Claudisabel, conhecida intérprete de música ligeira, encontra-se na corrida ao Festival.

"Contra tudo e contra todos"

E porquê? Foi-lhe lançado o repto por parte de produtores estrangeiros, que consideraram que a sua "voz se coadunava com o espírito da cantiga", então, abraçou a ideia.

Caber-lhe-á, pois, cantar a melodia intitulada "Contra tudo e contra todos".

Ora, não deixa de ser curioso que uma "instituição nacional", nas palavras do jornalista da SIC Augusto Madureira (ver comentário) - quem participa no evento através de dois temas da sua autoria - se veja como que a ser invadido por influências que de lusas nada têm.

Contra a ideia dos descartáveis

Nucha que emprestará o seu timbre a "Chuva", por si descrita como uma canção que evoca " o renascer, a essência geral do amor", assegurando ser "100% a favor de novos valores" e argumentando "ter evoluções e desenvolvimentos" que quer mostrar, em última análise, numa tentativa de chamar novos públicos.

Além disso, na sua opinião, "o confronto de gerações é interessante". Prossegue: "Pertencemos a um mundo de descartáveis. Aos 40 estamos velhos e aos 20 ainda não temos experiência suficiente. Venho cá para dar força aos que não acreditam". Em seu entender, "a concorrência este ano, embora muito ecléctica, é de peso, fasquia que só torna as coisas mais saudáveis".

Tozé Brito foi jurado

"Quisemos abrir hipóteses a mais artistas", alega José Poiares, um dos coordendores do certame, no sentido de justificar a existência de duas semifinais. Daí, serem 24 finalistas a concurso. Antes, coube a Tozé Brito, Ramon Galarza e Poiares seleccionar 30 maquetas das cerca de 400 recebidas.

Estará a cargo de Sílvia Alberto conduzir as três emissões a partir do Campo Pequeno: as duas meias-finais, a terem lugar nos dias 2 e 4 de Março, e a final, a 6, cuja transmissão será, pela primeira vez, feita em HD (alta definição).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WOW compositores estrangeiros no nosso FC, que mau, eu não vejo qual seja o problema, aconselho a estes jornalistas a verem as pre-selecções de outros países, como a Rússia em 2008, a Dinamarca o ano passado, a Grécia em 2005 pelo menos, mas há muitos mais exemplos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje no PNC, mais duas apresentações: Nucha e Gonçalo Madruga...

[bBvideo 425,350:kg59lkez]

[/bBvideo]

[bBvideo 425,350:kg59lkez]

[/bBvideo]

Entretanto apareceu no Youtube uma versão da música da Filipa Azevedo em Inglês:

[bBvideo 425,350:kg59lkez]

[/bBvideo]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...