Jump to content

Festival Eurovisão da Canção 2010


David

Posts Recomendados

  • Respostas 222
  • Criado
  • Última Resposta

ESC 2010: França pede para votar na semifinal de Portugal

A televisão France 3, responsável pela participação francesa no Festival da Eurovisão, pediu ao Grupo de Referência da UER para mudar a semifinal na qual votará na edição eurovisiva deste ano. O motivo apresentado foi uma incompatibilidade com o Festival na grelha de programação do canal francês. No pedido à UER, a France 3 comprometeu-se, ainda, a transmitir as duas semifinais: a 1.ª em directo (pois a isso é obrigada) e a 2.ª em diferido. O Grupo de Referência acedeu ao pedido francês, o que significa que a França irá juntar-se ao grupo de países dos "Big 4" que transmite e vota na 1.ª semifinal, aquela em que Portugal estará a lutar por um lugar na final, grupo esse que era composto pela Espanha e Alemanha. Assim, muda a distribuição dos "Big 4" pelas semifinais:

- 1.ª semifinal: Espanha, Alemanha e França;

- 2.ª semifinal: Reino Unido e Noruega.

O chamado grupo dos "Big 4" + país organizador, apesar de já estarem apurados para a final do Festival da Eurovisão, são obrigados pela UER a transmitir em directo e a votar numa das semifinais. Este pedido agora feito pela França veio alterar aquilo que tinha sido decidido no "Allocation Draw", realizado em Fevereiro.

A França leva este ano a Oslo Jessy Matador com a canção Allez! Ola! Olé!, que irá subir ao palco eurovisivo na final de 29 de Maio.

Acho que esta notícia é bastante positiva para Portugal! :yahoo_mini: Os países que votam na nossa semi-final (os do "Big 4") são muito bons, se bem que a Alemanha nunca nos dá grandes votos (como é possível?!). Se calhar apenas trocaria a Alemanha pela Inglaterra (para ainda nos ser mais favorável! :laugh_mini: ).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo, magg. Uma música vale por si, pela energia, pela interpretação, pelo espectáculo, e não pela letra. Já levámos "Amar" cantada em português e inglês e o efeito foi nulo (se bem que a música era boa e o que nos prejudicou foi muito mais do que isso!!!).

A música, toda em português, é que é. E todos os países deveriam cantar na sua língua. Se é um espectáculo inter-cultural, onde os países se fazem representar, deveriam cantar na sua língua. Aí está a piada das diferentes culturas num só espectáculo. Se todos cantarem em inglês, será apenas e só mais um talent show!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo o que queres dizer, zapping, concordo, em parte. Estamos a promover a canção em si e não só a cultura. Por isso tinhamos mais hipoteses se uma parte fosse cantada em inglês, embora entenda a tua ideia de cada país preservar a sua língua, como parte integrante do seu património cultural, e não se deixar levar pelo facilitismo de cantar em inglês :chupeta

Mas que "facilitando" tinhamos mais hipóteses, tinhamos :segredo:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Notícia! A França, Espanha e Alemanha são 3 dos países com mais emigrantes portugueses na Europa. Isso joga um pouco a nosso favor...

Quanto à música ser integralmente em Português, concordo. O que interessa é o potencial da música em si, apesar de que o facto de cantar em inglês possa chegar a mais gente... Em breve farei uma lista dos meus favoritos e verão que os primeiros lugares pertencem na generalidade a canções cantadas na língua do país. Eu gosto mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas que "facilitando" tinhamos mais hipóteses, tinhamos :segredo:

Percebo e é aí que concordo ligeiramente contigo. B)

Boa Notícia! A França, Espanha e Alemanha são 3 dos países com mais emigrantes portugueses na Europa. Isso joga um pouco a nosso favor...

Se bem que a Alemanha raramente nos dá bons pontos!!! É inacreditável e tenho sempre fé numa boa pontuação devido à emigração portuguesa, mas esquece lá isso!!!

Quanto à música ser integralmente em Português, concordo. O que interessa é o potencial da música em si, apesar de que o facto de cantar em inglês possa chegar a mais gente... Em breve farei uma lista dos meus favoritos e verão que os primeiros lugares pertencem na generalidade a canções cantadas na língua do país. Eu gosto mais...

Só um exemplo: "Molitva" foi a música vencedora do ESC em 2007 e era a minha música preferida do Festival. A Sérvia venceu com uma música cantada toda em servo (acho que é assim a língua); eu não percebo nada da língua da Sérvia e não foi isso que me impediu de a ter tornado na minha música preferida; havia e há algo nela que me faz estremecer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um exemplo: "Molitva" foi a música vencedora do ESC em 2007 e era a minha música preferida do Festival. A Sérvia venceu com uma música cantada toda em servo (acho que é assim a língua); eu não percebo nada da língua da Sérvia e não foi isso que me impediu de a ter tornado na minha música preferida; havia e há algo nela que me faz estremecer!

Eu também não percebi nem uma vírgula da música sérvia mas gostei muito dela, a par da da Geórgia desse ano eram para mim as que mereciam a vitória. Em relação às línguas eu apoio a 100% que cada país deve e tem que cantar numa das suas línguas oficiais, até porque acho injusto uns cantarem em inglês e outros nas suas línguas oficiais, e há muita gente vê o ESC e que pouco se interessam pela letra da música, o que interessa é mesmo só a música.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é uma péssima escolha, preferia o Jorge Gabriel e a Isabel Angelino como em 2007 ou então o Eládio Climaco, confesso que já tenho saudades do senhor festival. Só que uma vez mais a RTP não soube escolher o comentador para o ESC...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bah! Que péssima escolha!!! C-R-E-D-O!!! :duvida:

Ainda sobre as músicas, é importante salientar que não sou contra à língua inglesa nas músicas; quando se justifica, tudo bem (como o caso do José Cid a cantar em várias línguas quando foi ao ESC), agora cantar em inglês só por cantar, para sobressair, aí já não concordo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Canta Por Mim" no OGAE Second Chance 2010

Catarina Pereira vai representar Portugal no "OGAE SECOND CHANCE 2010".

A canção "Canta Por Mim", de Carlos Coelho e Andrej Babic foi a mais votada pelos sócios da OGAE Portugal, que participaram na segunda fase da selecção.

A OGAE Portugal decidiu dilatar o prazo da votação, colocando à apreciação dos associados os dez temas mais votados durante a primeira fase de escolha.

Cerca de sete dezenas de associados participaram na votação e apenas três votos não foram validados, porque não estavam, garante a direcção da OGAE, de acordo com as regras do concurso.

O Top 10 desta iniciativa é o seguinte:

1º - Canta Por Mim - Catarina Pereira - 582 votos

2º - Alvorada - Vanessa - 469 votos

3º - Arco Íris Dentro de Mim - Ouro - 431 votos

4º - É Assim Que As Coisas São - The Agency - 388 votos

5º - O Mundo de Pernas Para o Ar - Trocopasso - 354 votos

6º - Chuva - Nucha - 334 votos

7º - Pássaro Saudade - Seis Pó Meia Dúzia - 307 votos

8º - Amanhã No Mar - Terra D'Água - 304 votos

9º - A Tua Voz - Evelyne Filipe - 277 votos

10º - Rios - Gonçalo Tavares - 266

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

National Final Awards

http://www.esctoday.com/news/read/15477?rss

Nomeações portuguesas:

Best song not to qualify for Eurovision: Canta Por Mim

Best performance not to qualify for Eurovision: Catarina Pereira

Best ballad not to qualify for Eurovision: Alvorada

Best up-tempo song not to qualify for Eurovision: Canta Por Mim

Best pop or dance song not to qualify for Eurovision: Canta Por Mim

Best female performance not to qualify for Eurovision: Catarina Pereira

Best male performance not to qualify for Eurovision: Ricardo Martins

Best duo/group performance not to qualify for Eurovision: Seis Po Meia Dúzia

Best act eliminated in a semi final, quarter final or heat: Ouro - Arco-íris dentro de mim

Best national final: Festival da canção 2010

Best staging and presentation: Festival da canção 2010

Best voting system: Festival da canção 2010

Este ano estamos em grande! Quase em todas as categorias! Então a Catarina Pereira marca presença com 5 nomeações e a final portuguesa está nomeada para todas as categorias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O FC merece muito os prémios em que está nomeado, principalmente o staging and presentation, o grande rival é sem dúvida o Melodifestivalen sueco que é quase de outro mundo, os suecos levam aquilo de uma forma tão a sério que até arrepia, vejam a granzdeza do Globen Arena onde se realizou a final.e o no

Mas eu quero é que o nosso FC ganhe!!!yahoo_mini.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, queres-me explicar o que é isso?!

Como o próprio nome indica são prémios atribuídos às finais nacionais e aos intérpretes e músicas que nelas participaram e não passaram. Prémios estes atribuídos pelo ESCToday.

No post tem lá o link para veres os restantes nomeados. Eu não tive a confirmar, mas parece-me estarmos em maioria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oikotimes escreveu:

RTP to broadcast both semifinals; spokesperson revealed

Despite taking part in the first semifinal, RTP has decided to air both semifinals – according to the statement issued by the Head of Delegation to oikotimes.com. The shows will be commented by Sérgio Mateus. RTP will broadcast the second semifinal on tape-delay, while the first semifinal and the big final live at 8.00 PM (local time) through RTP1 and RTP international.

The Portuguese broadcaster also revealed the name of the spokesperson: Ana Galvão will announce the Portuguese votes on 29th May. Ana Galvão, 35 yo, is journalist, Radio and TV-host. Ana also participated at the show "Dança Comigo" (a kind of "Strictly come dancing") - video to the right.

comentário: Espero que a segunda semifinal vá para o ar depois do TeleJornal, pq afinal como anda o HN da RTP emitir naquele horário até podia levantar a audiência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era bom a 2ª semi-final passar em HN! Quanto à escolha de Ana Galvão é uma boa escolha. Já o Sérgio a mandar as suas piadas secas durante o festival é que se dispensava... e se ele trocar os nomes como trocou na green room do FC...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora pensando bem o Fragoso enganou-se o Sérgio devia dar os votos e a Ana devia comentar o ESC para Portugal e não como está. Eu não quero um Terry Wogan nem um Graham Norton à portuguesa quero um comentador que saiba o que está a fazer e tenha atenção antes de mandar piadas secas cá para fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conhecia essas nomeações, mas não sabia as categorias... e havendo-as, pensava que todos os países fossem nomeados para todas as categorias.

A RTP faz bem em dar a 2ª semi-final, mas têm que ter atenção às horas... para passar das 23:30 às duas e tal da manhã, é mesmo só para tapar buracos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...