Jump to content
Message added by Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Recommended Posts

Posted (edited)

Ganância vi algumas vezes mas não me lembro bem. Vi também alguns episódios quando repetiu nas madrugadas uns anos depois e achei muito parada. Mas gostaria de rever para perceber melhor a história. 

Fúria de Viver era boa e felizmente sempre foi bem tratada. 

Gostei do que vi de O Olhar da Serpente. Infelizmente o público não lhe deu o devido valor. A Helena Laureano teve um grande papel nesta novela e talvez a sua única protagonista. O facto de ser baseada em factos reais torna a novela especial. 

O Jogo gostei imenso. A história estava muito bem escrita e tinha uma boa premissa, mas também não foi valorizada e do nada saiu das 23h da noite para as tardes e depois ficou apenas a ser emitida nas tardes de sexta feira. Pelo menos não acabou nas madrugadas. 

Deviam colocar estas quatro novelas na OPTO. 

Edited by D91
  • Love 1
Posted
há 5 minutos, D91 disse:

Ganância vi algumas vezes mas não me lembro bem. Vi também alguns episódios quando repetiu nas madrugadas uns anos depois e achei muito parada. Mas gostaria de rever para perceber melhor a história.

Curiosamente a primeira novela portuguesa da SIC e a primeira da TVI correram muito mal, floparam e são renegadas pelos respetivos canais.

  • Like 2
Posted
há 7 minutos, Vieira disse:

Curiosamente a primeira novela portuguesa da SIC e a primeira da TVI correram muito mal, floparam e são renegadas pelos respetivos canais.

No entanto Ganância já reprisou na RTP África onde eu cheguei a ver e realmente é má, telhados de vidro nunca ninguém viu kk então não se pode dizer sem ter visto.

  • Like 1
Posted

A SIC também foi buscar uma autora brasileira qualquer para escrever a novela. Correu mal e foi logo substituída pelo Francisco Nicholson. 

Posted
há 3 minutos, Dimitri disse:

No entanto Ganância já reprisou na RTP África onde eu cheguei a ver e realmente é má, telhados de vidro nunca ninguém viu kk então não se pode dizer sem ter visto.

Há uns tempos vi uma cena ou outra da novela, mas já nem me lembro onde foi. Achei algo secante, apesar do enredo até ser interessante. Mas é normal a primeira ser má, por falta de experiência.

  • Like 1
Posted
há 17 minutos, AndreRob disse:

Ena foi a Helena Amaral que escreveu o Jogo? é a mesma autora da tvi?

Sim, creio que foi a única novela em que ela foi autora principal. Única novela “original”, claro.

Posted

O Jogo tinha um elenco muito bom. Foi protagonizada por uma atriz idosa, a Glicinia Quartin, bastante boa. Faleceu e a novela ainda estava no ar (não tenho a certeza, mas como a novela se prolongou na grelha ad eternum). João Perry, Laura Soveral, Vitor de Sousa, Nicolau Breyner, Lia Gama, Maria João Luis, Carlos Vieira, São José Lapa, Miguel Guilherme, Alexandra Leite, Madalena Brandão e Rogério Samora entraram. Teve ainda a participação da Rosa Lobato Faria, João Lagarto, Henrique Mendes, Igor Sampaio, etc. Foi a primeira novela da Mariana Pacheco e a Cláudia Semedo entrou (uma atriz que aprecio e que mal aparece, infelizmente).

  • Like 1
Posted

Eu vi grande parte do jogo, na época que a Floribella dava isso dava antes, pelo menos a fase final isto é uns 40 episodios vi e gostava imenso.

Destas 4 o jogo foi a única que vi

  • Like 1
Posted
há 3 horas, Dimitri disse:

Criei o tópico para debater, falar, das primeiras 4 novelas do canal de paço de arcos. Ganância, Fúria de Viver, O Olhar da Serpente e O Jogo.

Viram alguma delas? Gostaram, não gostaram? Têm curiosidade em ver alguma?

vi todas. 

Ganância mostra o desespero total da SIC naquela altura, tentando copiar a estratégia da TVI. e, de facto, tinha todos os ingredientes para dar errado: foi tudo feito à pressa, arranjaram uma jornalista de meia tigela (para não dizer outra coisa) para escrever a novela, puseram uns actores zucas e a Catarina Furtado - com zero experiência como actriz - como protagonista. a desorientação era tal, que nem sequer conseguiram calcular uma boa estratégia de promoção, nem de horários, nem de nada. o resultado foi terrível. considero-a uma das piores novelas de todos os tempos. a autora não fazia sequer ideia do que era uma novela, os actores estavam super desmotivados... a história melhorou quando o Nicholson pôs as mãos naquilo, mas mesmo assim... 

Fúria de Viver é boa, mas não é das melhores. vi muito pouco, mas não achei nada de extraordinário. lembro-me de detestar a personagem do Samora. 

O Olhar da Serpente é incrível. Helena Laureano arrasou imenso. muito bem escrita, diálogos soberbos, todos os actores estiveram fantásticos... foi pena não ter tido sucesso. foi criminoso o tratamento que lhe deram. havia dias que era transmitida às três da madrugada! foi muito injustiçada. se desse na TVI teria sucesso imediato. espero que a SIC um dia lhe dê o valor que ela merece...

O Jogo foi muito boa, também. gostei imenso. teve um tratamento deplorável também. a certo ponto tornou-se uma tortura ver a novela. os episódios eram minúsculos e só dava uma vez por semana... 

  • Like 7
  • Love 1
Posted
há 2 horas, Guida disse:

O Jogo foi muito boa, também. gostei imenso. teve um tratamento deplorável também. a certo ponto tornou-se uma tortura ver a novela. os episódios eram minúsculos e só dava uma vez por semana... 

A novela estreou às 23h00 mais coisa menos coisa, foi logo meio caminho andado para o flop.

Gostava de um dia ver a novela completa.

  • Like 1
Posted

Eu confesso que só gostava de Ganância porque tinha um fetiche, na altura, pelo Amílcar Azenha. Fúria de Viver e O Jogo não segui. Vi, parcialmente, O Olhar da Serpente e gostei bastante. Tinha muita qualidade, principalmente em termos de história (que falta bastante hoje).

  • Like 1
  • LOL 1
Posted

Não vi nenhuma, mas pelo que já tinha ouvido antes o Olhar da Serpente é a única que se aproveita. Aquilo teve uma promo brutal por parte da SIC, até a PJ se meteu ao barulho por causa da fake-burlona, mas teve umas audiências miseráveis e por isso foi empurrada para as madrugadas. A TVI dominava a ficção portuguesa na altura e não havia maneira. É curioso que só ao fim de 5 anos uma novela portuguesa teve sucesso na SIC e mesmo assim foi uma adaptação.

Posted
agora mesmo, afonso a. disse:

É porque a página não tem muitas fontes, que por sua vez, não confirma se as informações colocadas na respetiva página são verdadeiras ou não.

tem a fonte do site da sic, nao vejo que mais fontes se pode por

  • Like 2
Posted
há 25 minutos, Dimitri disse:

tem a fonte do site da sic, nao vejo que mais fontes se pode por

É uma questão de procurar. Uma página para ser fidedigna tem que ter mais do que uma fonte. Isso é mais que sabido.

Posted

Na minha opinião, além das histórias pesadas que se arrastavam e que eram protagonizadas por escolhas dúbias, e de uma direcção ainda em busca do profissionalismo na matéria e em competição com uma concorrência que cedo encontrou o seu cunho, estas telenovelas inicias da SIC também sofreram junto do público devido à errada escolha dos títulos, pois, para primeiro cartão de visita do produto, o terem usado palavras de carga negativa não lhes ajudou em nada:

Ganância
Fúria De Viver
O Olhar da Serpente
O Jogo

Nenhum deles era leve ou romântico ao ponto de cativar de caras o público alvo; pelo contrário, todos remetiam para algo ora mau, ora ímpeto, perigoso ou errado. O canal, que estava a começar na teledramaturgia séria, e sendo aprendiz e protegido directo da expert Globo, devia ter tido isso em conta. Na TVI, rival directa, por exemplo, a coisa era de bem mais fácil digestão como nomes simples e bonitos como Olhos De Água, Filha Do Mar, Anjo Selvagem, Tudo Por Amor, etc.

Além disso, na época eu também fiquei com a impressão de que a emissora entrou na produção deste tipo de conteúdo mais para tentar estancar o sucesso que ele tinha em Queluz de Baixo do que propriamente por ela própria querer enveredar por ai genuinamente. A mesma sensação tive para com os desmazelados realities Acorrentados, O Bar Da TV ou Confiança Cega, que rapidamente surgiram no ecrã da 6 de Outubro para combaterem o gigante Big Brother que estava do outro lado.

  • Like 3
  • LOL 1
Posted

Lembro-me vagamente de todas...

A pior "Ganância". A melhor "O Olhar da Serpente". "Fúria de Viver" e "O Jogo" medianas.

Gostava muito de poder rever "O Olhar da Serpente" e "O Jogo".

há 4 horas, Verde disse:

Na minha opinião, além das histórias pesadas que se arrastavam e que eram protagonizadas por escolhas dúbias, e de uma direcção ainda em busca do profissionalismo na matéria e em competição com uma concorrência que cedo encontrou o seu cunho, estas telenovelas inicias da SIC também sofreram junto do público devido à errada escolha dos títulos, pois, para primeiro cartão de visita do produto, o terem usado palavras de carga negativa não lhes ajudou em nada:

Ganância
Fúria De Viver
O Olhar da Serpente
O Jogo

Nenhum deles era leve ou romântico ao ponto de cativar de caras o público alvo; pelo contrário, todos remetiam para algo ora mau, ora ímpeto, perigoso ou errado. O canal, que estava a começar na teledramaturgia séria, e sendo aprendiz e protegido directo da expert Globo, devia ter tido isso em conta. Na TVI, rival directa, por exemplo, a coisa era de bem mais fácil digestão como nomes simples e bonitos como Olhos De Água, Filha Do Mar, Anjo Selvagem, Tudo Por Amor, etc.

Além disso, na época eu também fiquei com a impressão de que a emissora entrou na produção deste tipo de conteúdo mais para tentar estancar o sucesso que ele tinha em Queluz de Baixo do que propriamente por ela própria querer enveredar por ai genuinamente. A mesma sensação tive para com os desmazelados realities Acorrentados, O Bar Da TV ou Confiança Cega, que rapidamente surgiram no ecrã da 6 de Outubro para combaterem o gigante Big Brother que estava do outro lado.

Muito bem observado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...