Jump to content

Ficção SIC


Marta93
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações gerais e/ou novidades sobre projetos de ficção que ainda não têm tópico;
- Discussão geral sobre projetos de ficção do canal.

Posts Recomendados

há 12 horas, Afonso disse:

Para concluir o top 5

2. Laços de Sangue

3. Vingança

4. Dancin' Days

5. Vidas Opostas

Também gostei de "Rosa Fogo" e "Alma e Coração" 

Também gostei de Sol de Inverno e Coração d'Ouro, tinham histórias fortes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • TOP 10 Melhores

Vingança, Laços de Sangue, Mar Salgado, O Jogo, Vidas Opostas, Coração d'Ouro, Terra Brava, Dancin' Days, Sol de Inverno e Espelho d'Água

 

Mencões honrosas: Floribella(T1), Fúria de Viver, Alma e Coração, Amor Maior(T1), Nazaré(T1) e Amor Amor(T1)

 

  • TOP 5 Piores

 Jura, Paixão, Poderosas, Lua de Mel e Por Ti

 

P.S: Este não é o top das novelas que mais/menos gostei de assistir mas sim o top das que acho melhores/piores.

Editado por Dragosantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/10/2022 at 13:18, Dragosantos disse:

TOP 10 Melhores: Vingança, Laços de Sangue, Mar Salgado, O Jogo, Vidas Opostas, Coração d'Ouro, Terra Brava, Dancin' Days, Sol de Inverno e Espelho d'Água.

Mencões honrosas: Floribella(T1), O Olhar da Serpente, Rainha das Flores(F2), Rosa Fogo, Amor Maior(T1), Nazaré(T1), Amor Amor(T1) e Fúria de Viver.

 

TOP 5 Piores: Jura, Paixão, Poderosas, Lua de Mel e Rebelde Way.

Do TOP 10 apenas Vingança foi um novelão. Laços de Sangue foi enrolada em demasia e tinha alguns núcleos desinteressantes, a personagem marcante "Diana" carregou muito a novela. Já no caso das piores Jura e Lua de Mel estavam destinadas ao fracasso enquanto Paixão, Poderosas e Ganância tinham potencial para muito mais, infelizmente sairam todas furadas, demasiados erros básicos imperdoáveis.

Editado por Dragosantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 05/10/2022 at 22:56, Dragosantos disse:

Do TOP 10 apenas uma foi um novelão na minha opinião(Vingança). Laços de Sangue foi enrolada em demasia e tinha alguns núcleos desinteressantes, a personagem marcante "Diana" carregou muito a novela. Já no caso das piores Jura e Lua de Mel estavam destinadas ao fracasso enquanto Paixão, Poderosas e Rebelde Way tinham potencial para muito mais, infelizmente sairam todas furadas, demasiados erros básicos imperdoáveis, a adaptação de Rebelde Way foi uma boa ideia no papel mas desiludiu imenso.

A palavra novelão pode ter vários sentidos embora concorde que "Vingança" é a melhor novela da SIC, é daquelas que só aparecem uma vez em muitos anos. Mar Salgado e Laços de Sangue num patamar inferior mas ambas com imensa qualidade, cada uma à sua maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/12/2022 at 22:58, Novelas11111 disse:

A palavra novelão pode ter vários sentidos embora concorde que "Vingança" é a melhor novela da SIC, é daquelas que só aparecem uma vez em muitos anos. Mar Salgado e Laços de Sangue num patamar inferior mas ambas com imensa qualidade, cada uma à sua maneira.

Também já gostei mais da expressão "novelão", é uma palavra tão utilizada no fórum que se tornou banal, qualquer novela que alguém goste ou considere boa é muitas vezes denominada novelão, se assim fosse havia uns 20 ou mais novelões na ficcão nacional. 

A meu ver Laços de Sangue e Mar Salgado foram esticadas em demasia, no geral até gostei mais de ver Mar Salgado do que Vingança mas considero Vingança uma novela superior por vários aspetos, há que saber separar as águas e fazer uma avaliação honesta com base em diversos critérios.

Editado por Dragosantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 05/12/2022 at 22:58, Novelas11111 disse:

A palavra novelão pode ter vários sentidos embora concorde que "Vingança" é a melhor novela da SIC,

Seria quase impossível reexibir na SIC hoje em dia sendo que a novela  nem está disponível na OPTO, não só porque "é em 4:3", mas também porque é uma adaptação de uma novela argentina.

Porém a novela chegou a ser reexibida por volta de 2014/2015.

Spoiler

 

 

Editado por TV1_22
Enganei-me na novela
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, TV1_22 said:

Foi uma pena que a SIC maltratou a novela ao ponto de tirar do ar do canal generalista na sua exibição original "porque as audiências eram baixas", apenas mantendo a sua exibição na SIC Internacional. Até 2021 era possível ver todos os episódios no Youtube, num canal de uma emigrante no Canadá, mas o canal foi abaixo muito provavelmente devido à Gedipe. E seria quase impossível reexibir na SIC ou mesmo na OPTO, não só porque "é em 4:3", mas também porque é uma adaptação de uma novela argentina.

  Hide contents

Enquanto isso, Lua de Mel, considerado por muitos "sem qualidade" arrastou-se até 28 de novembro (supostamente era para terminar no dia 6 de outubro, no aniversário da SIC!) e com audiências medíocres....

 

Não foi com Vingança que ocorreu essa situação, foi com Resistirei 

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Fernando disse:

Não foi com Vingança que ocorreu essa situação, foi com Resistirei 

Pois é, já corrigi. Resistirei foi praticamente o ponto final nas adaptações argentinas (ainda que Rebelde Way estreasse em agosto de 2008). E Vingança chegou a ser reexibido na SIC há uns 7/8 anos...

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não tendo visto todas as novelas da SIC mas não é difícil de saber que os 3 maiores ícones são Laços de Sangue, Dancin'Days e Mar Salgado. Do que vi também gostei de Coração d'Ouro e de Vidas Opostas (apesar de ter sido um flop audiométrico tinha a sua qualidade e Joana Santos mais uma vez arrasou e gostei também de ver a Sara depois do flop que foi o seu papel em Amor Maior) e tenho boas impressões de Espelho d'Água.

 

Já os micos são talvez Poderosas, Paixão, Amor Amor T2 e Lua de Mel e algumas das mais antigas tipo Ganância ou Jura (do que sei aquilo era praticamente só cenas de sexo) mas estas pouco ou nada vi portanto é apenas baseado em opinião geral.

Editado por Max30
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, D91 disse:

Eu acho que "Lua de Mel" foi de longe a pior de todas. Aquilo não passou de uma sequela de "Amor Amor" misturado com personagens de outras novelas, e foi tudo muito mal construído.

A ideia de trazer personagens marcantes de outras novelas até era uma ideia interessante e se tivesse sido uma coisa bem planeada e bem desenvolvida poderia ter sido um bom produto mas o Daniel pensou que bastava juntar essas personagens e que o desenrolar da história se desenolvia sozinho e acabou por virar uma xaropada sem ponta por onde se pegasse, notava-se bem a falta dos autores das outras novelas pois as personagens e os textos nada tinham a ver com as novelas em que entraram mesmo com o esforço dos atores/atrizes em manter as personagens no mesmo registo. 

 

Tão cedo não vamos voltar a SIC (ou mesmo a TVI) a ter uma ideia semelhante tal como depois do fiasco que foram os Jardins Proibidos 2 (apesar da história ter melhorado com as mudanças do Barreira e as entradas do Infante e da Maria do Céu Guerra perdeu-se a essência dos Jardins originais) a ideia para fazer sequelas de outras novelas ficou definitivamente na gaveta embora haja algumas que pelos finais não seria descabido haver uma como em O Beijo do Escorpião, Fascínios (com a morte do Rogério parecia-me pouco provável) ou até mesmo em Espírito Indomável ou Tempo de Viver desde que fossem uma coisa bem desenvolvida e planeada. 

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estas quatro primeiras novelas portuguesas só tiveram direito a uma reposição na SIC generalista e foi nas madrugadas. Algumas seriam também repetidas na RTP África e Internacional. Será que um dia voltam a ser repetidas nem que seja no cabo? ou se um dia a SIC ressuscitar a SIC Gold lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, D91 disse:

Estas quatro primeiras novelas portuguesas só tiveram direito a uma reposição na SIC generalista e foi nas madrugadas. Algumas seriam também repetidas na RTP África e Internacional. Será que um dia voltam a ser repetidas nem que seja no cabo? ou se um dia a SIC ressuscitar a SIC Gold lol.

Não se entende, a sic tem um arquivo bem organizado. Podia perfeitamente criar um canal ja que na OPTO não quer ter estes conteudos, sempre fazia frente à tvi ficção e até globo. Podiam perfeitamente por a passadeira vermelha na SIC Mulher e acabar com aquele entulho da SIC Caras, usando essa posição para um canal de reposições. Até podiam fazer um mix como o viva, dois horarios por exemplo podiam ser para novelas internacionais, turcas, colombianas, e os outros 2 para novelas antigas da SIC.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ganância pode ser das piores novelas alguma vez feitas, mas merece reposição  :clink:

On 30/01/2023 at 17:51, Dimitri disse:

Não se entende, a sic tem um arquivo bem organizado. Podia perfeitamente criar um canal ja que na OPTO não quer ter estes conteudos, sempre fazia frente à tvi ficção e até globo. Podiam perfeitamente por a passadeira vermelha na SIC Mulher e acabar com aquele entulho da SIC Caras, usando essa posição para um canal de reposições. Até podiam fazer um mix como o viva, dois horarios por exemplo podiam ser para novelas internacionais, turcas, colombianas, e os outros 2 para novelas antigas da SIC.

Eu ja me fartei de sugerir aqui no forum uma SIC Ficcao. Podiam perfeitamente ter 3 novelas portuguesas em reposição, mais uma faixa para Malucos do Riso, outra para series tipo Capitão Roby, Espírito da Lei, So Gosto de Ti, Sal, etc… E mais outra faixa para sit coms tipo as do Camilo, 7 Vidas, Aqui nao ha Quem Viva. Ia exigir um investimento renegociar estes direitos de adaptações, mas compensava. 
 

Ainda tenho esperança que Vingança volte a repetir…

E mesmo não adaptações, quero muito ver o underrated Podia Acabar o Mundo

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/01/2023 at 15:21, Alverca30 disse:

A ideia de trazer personagens marcantes de outras novelas até era uma ideia interessante e se tivesse sido uma coisa bem planeada e bem desenvolvida poderia ter sido um bom produto mas o Daniel pensou que bastava juntar essas personagens e que o desenrolar da história se desenolvia sozinho e acabou por virar uma xaropada sem ponta por onde se pegasse, notava-se bem a falta dos autores das outras novelas pois as personagens e os textos nada tinham a ver com as novelas em que entraram mesmo com o esforço dos atores/atrizes em manter as personagens no mesmo registo. 

 

Tão cedo não vamos voltar a SIC (ou mesmo a TVI) a ter uma ideia semelhante tal como depois do fiasco que foram os Jardins Proibidos 2 (apesar da história ter melhorado com as mudanças do Barreira e as entradas do Infante e da Maria do Céu Guerra perdeu-se a essência dos Jardins originais) a ideia para fazer sequelas de outras novelas ficou definitivamente na gaveta embora haja algumas que pelos finais não seria descabido haver uma como em O Beijo do Escorpião, Fascínios (com a morte do Rogério parecia-me pouco provável) ou até mesmo em Espírito Indomável ou Tempo de Viver desde que fossem uma coisa bem desenvolvida e planeada. 

 

 

Eu acho que chega de sequelas. Mais vale quiçá apostar em remakes. O de Vila Faia na RTP1 correu bem, e no Brasil é uma prática recorrente. 
 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Rui Melo disse:

Ganância pode ser das piores novelas alguma vez feitas, mas merece reposição  :clink:

Eu ja me fartei de sugerir aqui no forum uma SIC Ficcao. Podiam perfeitamente ter 3 novelas portuguesas em reposição, mais uma faixa para Malucos do Riso, outra para series tipo Capitão Roby, Espírito da Lei, So Gosto de Ti, Sal, etc… E mais outra faixa para sit coms tipo as do Camilo, 7 Vidas, Aqui nao ha Quem Viva. Ia exigir um investimento renegociar estes direitos de adaptações, mas compensava. 
 

Ainda tenho esperança que Vingança volte a repetir…

E mesmo não adaptações, quero muito ver o underrated Podia Acabar o Mundo

compensava tendo 1/2 faixas de novelas estrangeiras, então a SIC Mulher ressuscitou e agora faz constantemente 1% depois de dar uma novela turca, e também acho que a colombiana La Reina del Flow

Assim tinham publico, que de arrasto veria as da SIC e teriam audiencias que justificassem o investimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, Dimitri disse:

compensava tendo 1/2 faixas de novelas estrangeiras, então a SIC Mulher ressuscitou e agora faz constantemente 1% depois de dar uma novela turca, e também acho que a colombiana La Reina del Flow

Assim tinham publico, que de arrasto veria as da SIC e teriam audiencias que justificassem o investimento

Entao sim, essas estrangeiras podiam dar numa eventual SIC ficcao e a SIC Mulher podia nesses horários repetir magazines e programas antigos da SIC

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 04/10/2022 at 13:18, Dragosantos disse:
  • TOP 10 Melhores

Vingança, Laços de Sangue, Mar Salgado, O Jogo, Vidas Opostas, Coração d'Ouro, Terra Brava, Dancin' Days, Sol de Inverno e Espelho d'Água

 

Mencões honrosas: Floribella(T1), Fúria de Viver, Alma e Coração, Chiquititas, Rebelde Way, Amor Maior(T1), Nazaré(T1) e Amor Amor(T1)

 

  • TOP 5 Piores

 Jura, Paixão, Poderosas, Lua de Mel e Ganância

 

P.S: Este não é o top das novelas que mais/menos gostei de assistir mas sim o top das que acho melhores/piores.

Gostava a SIC apostasse num remake de O Jogo acho que faria sucesso nos tempos de hoje

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • eduu mudou o título para Innamoramento [brevemente]

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...