Jump to content

Recommended Posts

Posted

Os outros 4 canais, nao querem outro canal, porque se nao a publicidade ia ser divida, e é o sustento da publicidade que ainda mantem os 4 canais em aberto. E se fizerem como fizeram em frança ao canal publico, a RTP tinha uma divida eterna, que neste momento é de 800 milhões de euros.

Posted

Eu gostava que este 5º canal tivesse ido para à frente, podia ser que as outras privadas, começassem a ter mais atenção aos conteúdos em vez de se obcecarem com as audiências. Ainda há hipótese de este 5º canal ir para à frente?

  • 2 weeks later...
Posted

Segundo ANACOM e a legislação da Entidade Reguladora para Comunicação Social qualquer pessoa pode mandar o projecto e se tem viabilidade depois só fica a espera da aprovação ou da rejeição da proposta. Isto está muito bem explicito no site deles.

  • 4 weeks later...
Posted

Tribunal aceita providência cautelar da Telecinco

5.º Canal: Carlos Pinto Coelho diz que se “fez justiça”

“Mais do que nunca estamos na corrida pelo 5º canal. O Tribunal deu-nos razão. Fez-se justiça”, disse Carlos Pinto Coelho ao 'Correio da Manhã' após ter conhecimento do despacho favorável que o Tribunal Administrativo deu à providência cautelar interposta pela Telecinco.

Este grupo e a Zon Multimédia eram os dois únicos candidatos ao quinto canal generalista em sinal aberto.

“Agora está congelado o processo. Era intolerável que aqueles que nos tiraram da jogada abrissem novo concurso antes de o Tribunal nos dizer se temos ou não razão. E até lá não abram novas brincadeiras”, comentou Carlos Pinto Coelho.

Agora, diz o porta-voz da Telecinco, é preciso “esperar”. “Vamos aguardar tranquilamente o tempo que for preciso”, acrescentou.

Tribunal aceita providência cautelar e congela 5º canal

O Tribunal Administrativo de Lisboa deu despacho favorável à providência cautelar interposta pela Telecinco, deixando assim congelado o processo relacionado com a abertura de um quinto canal em sinal aberto.

"Fomos informados da decisão sobre a providência cautelar hoje de manhã. As nossas pretensões foram acolhidas pela juíza e agora todo o processo fica bloqueado até à sentença do processo principal", disse à Lusa o porta-voz da Telecinco.

Em Abril, a Telecinco processou a Entidade reguladora para a Comunicação Social (ERC) pela sua decisão de excluir a candidatura da empresa ao concurso do quinto canal generalista em sinal aberto.

Simultaneamente, a Telecinco interpôs uma providência cautelar, com vista a suspender todas as consequências possíveis do chumbo da ERC, nomeadamente a abertura de novo concurso pelo Governo, ou a entrega do espectro remanescente aos outros canais nacionais.

"Sem a providência cautelar, arriscávamo-nos a que o Governo ou a ERC reabrissem o concurso e voltasse tudo à estaca zero. Perdíamos tempo e dinheiro", afirmou o porta-voz da Telecinco, acrescentando que "a decisão tardou, mas veio com justiça".

A decisão do tribunal demorou meio ano a ser tomada, tendo sido ultrapassados todos os prazos legais previstos, o que chegou a pôr em risco o pedido da Telecinco.

Conforme explicou à Lusa um especialista em direito administrativo, a ausência de decisão sobre uma providência cautelar é o mesmo que não ter sido interposto qualquer pedido.

Assim, durante o tempo que decorreu desde que findou o prazo para haver uma decisão do Tribunal, o Governo poderia ter aberto um novo concurso, e essa decisão seria irrevogável, mesmo que houvesse posteriormente um despacho favorável do tribunal.

No entanto, o processo ficou mesmo parado até hoje, e agora com a decisão favorável à Telecinco, mesmo que queira o Governo não pode abrir novo concurso.

O processo fica assim parado durante todo o tempo necessário à decisão do Tribunal sobre a acção principal (contestação da Telecinco ao chumbo da ERC), o que pode demorar anos.

Resta agora ao Governo esperar ou recorrer da decisão, uma possibilidade que está aberta igualmente ao regulador da comunicação social.

Lançado em Novembro do ano passado, o concurso público contou com as candidaturas da Zon Multimédia e da Telecinco, ambas rejeitadas pela ERC, por não reunirem "os requisitos legais e regulamentares para admissão a concurso".

Aleluia! Até que enfim, novidades...

Posted

Sou a favor de um quinto canal!

Mais opções de escolha para aqueles que não têm posses para aderirem à TVCABO;

Mais emprego;

E, se possível, mais variedade de programas!

Posted

ERC recorre de decisão do tribunal sobre o 5º canal

“O Tribunal veio dar-me razão”, diz Luís Gonçalves da Silva

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai recorrrer da decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa que ontem deu despacho favorável à providência cautelar interposta pela Telecinco, que concorre ao quinto canal em sinal aberto.

A decisão do Tribunal deu assim razão a Luís Gonçalves da Silva e Rui Assis Ferreira, membros da ERC que tinham votado contra o chumbo das propostas para o quinto canal, não reconhecendo capacidade ao regulador para avaliar os projectos da Telecinco e da Zon naquela fase do concurso.

“É verdade. Numa primeira fase, o Tribunal veio dar-me razão. Isto porque, além da providência cautelar, a Telecinco intentou ainda uma acção principal”, explica ao CM, Luís Gonçalves da Silva, membro do Conselho Regulador da ERC.

Ainda segundo parecer de Luís Gonçalves da Silva, esta decisão do Tribunal Administrativo foi morosa, mas “compreensível” face “à complexidade” do processo. Recorde-se que esta decisão judicial levou meio ano a ser tomada tendo sido vencidos todos os prazos legais previstos.

Para Carlos Pinto Coelho, porta-voz da Telecinco, “fez-se justiça” com a decisão do Tribunal Adimistrativo. “Além do trabalho investido no projecto já nos saíram dos bolsos mais de um milhão de euros. Dinheiro que é nosso, não é de subsídios”, sublinha o jornalista.

Enquanto a Telecinco aguarda pela decisão do Tribunal sobre a acção principal que pode demorar anos, Carlos Pinto Coelho afirma: “Vamos aguardar tranquilamente, porque agora sabemos que, até lá, mais ninguém se pode atrever a repetir o concurso”.

  • 3 weeks later...
Posted

Estava mais que visto que a Telecinco era aquela que tinha um melhor programa para criar o 5º canal. Obviamente que não avançou por politiquices!!! Se não queriam um 5º canal, também não abriam concurso; agora se abriram e houve quem mostrou ter condições para avançar com ele, não percebo porque não deixaram que se mexessem...

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 4 months later...
Guest guilhermecarvalho
Posted

Cá no Brasil temos mais de 75 canais abertos, dentre eles o do senado, de educação e cultura, como o Futura e o Cultura, e entretenimento, como a Globo(que é um grupo formado por 7 canais: fechados(SporTV1, SporTV2-de esporte-, GNT-canal feminino, Globo News, Multishow- entretenimento e cultura para o público jovem- e Telecine, 10 canais só de filmes). e o TV Globo(entretenimento) e o Futura(educação).

Acho que quatro canais são insuficientes. Um país omo Portugal deveria ter mais de 10, pelo o menos. Noto que a programação das emissoras, exceto a RTP, são muito parecidas.

Posted

Não digo 10 canais, mas acho que alguns canais da RTP podiam e deviam estar abertos a todos, como a RTPN e a RTP Memória, o primeiro poruqe nos põe a par das notícias e porque nos complementa a informação das generalistas e a RTP Memória faz-nos relembrar figuras, séries e progrmas de relevo na história da televisão nacional e internacional. A AR TV também podia estar em sinal aberto já que é um canal que dá a conhecer o que os deputados eleitos por todos nós andam a fazer.

Mas apesar de discordar dos motivos compreendo o porquê de não estarem em aberto...

Guest guilhermecarvalho
Posted

Hum...Sai caro aqui também. Mas os canais que nós temos são de excelente qualidade, como a Globo, SBT e Bandeirantes. E é só o começo. Tem até canal do Boi aqui no BrasiL!

Posted

Eu gostava que a RTP como serviço público de televisão tivesse todos os seus canais em sinal aberto tal como a TVE, que tem os seus canais em sinal aberto na TDT. A RTP como serviço público pago por todos devia estar toda em sinal aberto, tal como a RTP Madeira e Açores, que devia estar disponível para os continentais, não compreendo porque carga d'água não podemos ver o que se passa nos nossos arquipélagos. Mas enfim se com um 5º canal ohouve aquela barafunda toda, então com mais 4 canais caia o carmo e a trindade.

Posted

Há certas condições que as televisões em sinal aberto têm que cumprir que não agradam a muita gente. Além disso, já se viu como funciona a aprovação dos mesmos, com este novo canal.

Posted

Eu gostava que a RTP como serviço público de televisão tivesse todos os seus canais em sinal aberto tal como a TVE, que tem os seus canais em sinal aberto na TDT. A RTP como serviço público pago por todos devia estar toda em sinal aberto, tal como a RTP Madeira e Açores, que devia estar disponível para os continentais, não compreendo porque carga d'água não podemos ver o que se passa nos nossos arquipélagos. Mas enfim se com um 5º canal ohouve aquela barafunda toda, então com mais 4 canais caia o carmo e a trindade.

E agora eu fiquei a pensar: se a RTP já tem a dívida que tem, então se tivesse em sinal aberto a RTPN e a RTPMemória (visto que estes canais já não seriam pagos pelas distribuidoras da TV Cabo), então seria uma desgraça!!!

Posted

A RTP deveria era criar um concurso com os últimos programas de entretenimento (últimos 6 ou 7 anos...), que eu veria sempre que pudesse - à excepção d''O preço certo'.

Os programas dessas televisões não me cativam muito... Da RTPN não vejo nada, e da RTP Memória nem deve chegar a meia dúzia de vezes por ano em que sintonizo a TV nesse canal por mais de uns segundos.

Posted

A RTP deveria era criar um concurso com os últimos programas de entretenimento (últimos 6 ou 7 anos...), que eu veria sempre que pudesse - à excepção d''O preço certo'.

Os programas dessas televisões não me cativam muito... Da RTPN não vejo nada, e da RTP Memória nem deve chegar a meia dúzia de vezes por ano em que sintonizo a TV nesse canal por mais de uns segundos.

A RTP N tem bons programas. Gosto especialmente de ver o "Trio d'Ataque", a "Liga dos Últimos" e o "Directo ao Assunto". A RTP Memória sou um pouco como tu, só de passagem e se estiver a dar alguma coisa interessante é que paro.

Respondendo à questão do tópico, acho que deveria haver um 5º Canal generalista. A ARTV devia estar em sinal aberto. Quanto a RTPN e RTP Memória, acho que isso iria ser um pouco prejudicial para as operadoras de cabo, pois um dos canais que mais rende audiências à cabo: a SIC Notícias, iria acabar por começar a perder para a RTPN que tornar-se-ia mais popular. Para além de que a RTP gasta muito, e com estes canais em sinal aberto, a despesa seria maior, pois suponho que os operadores de cabo pagam bem por ter estes canais.

  • 3 weeks later...
Guest guilhermecarvalho
Posted

.....

Acho um absurdo o canal político estarfechado. Ai, ai, ai.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...