Jump to content

A Família Ventura


VascoSantos

Posts Recomendados

A RTP1 encontra-se a gravar uma minissérie que conta a história de Natal de uma típica família portuguesa. Trata-se de uma produção da RTP e da beActive Entertainment, chama-se A Família Ventura e é escrita por Nuno Bernardo e Patrícia Brásia e realizada por Miguel Guerreiro.

De acordo com o Correio da Manhã, este projeto irá introduzir um conceito original em Portugal, pois está prevista a produção anual de novos episódios que irão mostrar a evolução das personagens, desempenhadas por um vasto leque de atores, e serão exibidos na quadra natalícia.

O clã familiar é liderado por Rui Mendes e Maria do Céu Guerra, que não vivem sem a ajuda da governanta Custódia Gallego. Na família Ventura existem dois filhos (António Pedro Cerdeira e Pedro Saavedra), uma filha (Joana de Verona), duas noras (Susana Arrais e Joana Seixas) e o namorado da filha (João Vicente). Tomás Alves e as crianças Beatriz Frazão e Gonçalo Oliveira completam o elenco.

A nova minissérie portuguesa A Família Ventura terá quatro episódios iniciais e tem estreia marcada para o mês de dezembro.

Fonte: aTV - https://www.atelevisao.com/rtp/rtp-produz-minisserie-natal/

 

 

Editado por VascoSantos
  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Não, se produzir vários episódios anualmente. Pela ideia, que adorei (gosto muito de séries familiares), cada Natal/ano há uma temporada.

Melhor ainda. :) Se for semanal que dêem durante o mês todo de dezembro, se for diária podiam apostar na semana entre o Natal e o Ano Novo, por exemplo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Ambrósio disse:

Só não percebi uma coisa, isto vai ser tipo um episódio por ano? Foi o que deram a entender na notícia. :dontknow:

Pelo o que percebi, vão gravar 4 episódios este ano.

Nos anos seguintes, vão gravar mais episódios para se ver a evolução das personagens.

Não sei é se isto em termos de elenco se manterá durante os anos em que quiserem manter a série no ar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais novidades:

Citação

Esta minissérie possui um conceito original que inclui a produção anual de novos episódios a serem exibidos na quadra natalícia e que atualizam o público sobre a evolução da família: crescimento das crianças, novos membros, casamentos, separações e, como é normal, desavenças e muitas verdades escondidas. Todos os anos, os portugueses vão poder acompanhar a evolução desta família.

A Família Ventura” será ainda a primeira série portuguesa a ser gravada e exibida em formato 2:1, um formato cinematográfico usado em séries populares como “The Handmaid’s Tale“, “The Crown” e “House of Cards“. As gravações desta série, escrita por Nuno Bernardo (autor nomeado para três prémios EMMY) e Patrícia Brásiae realizada por Miguel Guerreiro (“Bem-vindos a Beirais”) decorrem até dia 5 de novembro.

http://media.rtp.pt/extra/estreias/rtp1-grava-minisserie-natal-familia-ventura/

Fotos das gravações:

Maria-do-Ceu-Guerra3.jpg

natal-860x507.jpg

  • Gosto 9
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/18/2017 at 9:20 AM, guilhermefmcar said:

Não acompanho muito as séries da RTP, mas esta chamou a minha atenção! Muito bom mote e ideia, e elenco excelente:)

Também não costumo acompanhar as sérias da RTP...mas esta tem um elenco brutal, desde os mais novos aos mais velhos, elenco de luxo mesmo! :yes:

On 10/17/2017 at 7:25 PM, Ambrósio said:

Só não percebi uma coisa, isto vai ser tipo um episódio por ano? Foi o que deram a entender na notícia. :dontknow:

Pois, também fiquei com essa ideia inicialmente...mas seja como for, a ideia parece ser bem fixe, sempre gostei de núcleos familiares, com discussões, surpresas, etc :)

 

Já agora... :happy:

 

Editado por nikidz
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, nikidz disse:

Também não costumo acompanhar as sérias da RTP...mas esta tem um elenco brutal, desde os mais novos aos mais velhos, elenco de luxo mesmo! :yes:

Pois, também fiquei com essa ideia...mas seja como for, a ideia parece ser bem fixe, sempre gostei de núcleos familiares, com discussões, surpresas, etc :)

Se foram gravados 4 episódios para este ano, é porque não vão só transmitir um anualmente.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/18/2017 at 2:15 PM, Manú Tenry said:

Tomás e a Verona fazem par romântico novamente, já tinha acontecido em "Depois do Adeus"! Gosto :wub:

Mas na sinopse não está a dizer que o namorado da filha (Verona) é o João Vicente?! :huh:

 

linda família! :happy:

e que lindas franjinhas :haha:

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 01/11/2017 at 13:41, Maya disse:

Gosto do leque de atrizes que estão nesta série! Já tinha muitas saudades de ver ambas as Joanas, Seixas e de Verona, na televisão. :giveheart:

A de Verona não há muito esteve em Ouro Verde ;), mas sim é sempre bom vê-la num registo diferente! Eu, por acaso, gosto muitooo do Natal e quero muitooo ver o que vai sair daqui :P

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há datas para a estreia da série e também para os restantes episódios (4 no total): 22, 23, 24 e 25 de dezembro.

A série foi toda gravada em cenários reais, nada de estúdio.

O artigo do DN sobre a série:

Citação

Terminaram na semana passada as gravações da minissérie que acompanha a vida de uma família na semana do Natal. A ideia é voltar a estas personagens todos os anos.

É difícil imaginar um lugar mais tranquilo para viver do que o Belas Clube do Campo. Vivendas espalhadas por entre pinheiros, poucos carros, nenhum stress. E, no entanto, sentado numa cadeira da sala, com os auscultadores colocados nos ouvidos, o realizador Miguel Guerreiro franze a testa. "Estou a ouvir um zumbido, que barulho é este?" Interrompem-se as gravações. O técnico de som vai investigar e volta pouco depois com a resposta: "É um cortador de relva, lá longe." Risos na equipa. Um compasso de espera até que o silêncio se instale de novo e os atores Pedro Saavedra e Joana Seixas retomem os seus lugares.

Foi na manhã chuvosa de quinta-feira passada que a equipa de produção da minissérie A Família Ventura se instalou numa das vivendas do Belas Clube do Campo, num dos últimos dias das gravações que começaram em outubro. A régie montada no meio da sala, o set de gravações no quarto do casal no primeiro andar, cabos percorrendo os corredores. A cena era simples: o casal recebe um telefonema com uma má notícia; têm as malas feitas mas a viagem a Cabo Verde terá de ser adiada; o Natal será passado em Portugal.

A Família Ventura tem apenas quatro episódios que serão exibidos na RTP1 nos serões dos dias 22, 23, 24 e 25 de dezembro. A ideia partiu do argumentista Nuno Bernardo (que escreveu o guião com Patrícia Brásia) e já tem uns três anos: "Estou um bocado cansado de ver o Sozinho em Casa nas noites de Natal", desabafa. "Em 2017 já não se reúne a família às oito da noite para jantar e ver o telejornal, as casas já têm mais do que uma televisão e existem os telemóveis e mais coisas. Isso de juntar a família à volta da televisão já não acontece, exceto no Natal. Então, para essas noites temos esta proposta."

Neste ano, iremos acompanhar o Natal da família Ventura. E, se tudo correr bem, no próximo ano voltaremos a encontrar-nos com estas personagens. Essa é a grande novidade desta série, explica Nuno Bernardo. "Foi pensada para todos os anos, pelo Natal, irmos ver o que é que aconteceu àquela família. Ou seja: depois destes quatro episódios despedimo-nos da família Ventura. Um ano vai passar. E para o ano, quando reencontrarmos esta família, veremos o que lhes aconteceu. Podem nascer crianças, pode haver divórcios, um dos membros da família pode morrer..."

Nuno Bernardo, que foi também o responsável por outros produtos inovadores como a série O Diário de Sofia (que pedia a intervenção dos espectadores para decidir como a história se desenrolava) e está neste momento a desenvolver outra série, Amnésia, baseada no formato das Insta Stories, acredita que, apesar das dificuldades, o futuro da televisão passa por este tipo de apostas mais ousadas. "A parte complicada foi explicar aos atores que os queremos contratar mas não sabemos por quanto tempo, nem podemos garantir que a sua personagem ainda exista. E os atores também têm a sua vida profissional. Para o ano, em outubro, quando voltarmos a gravar, até já podem estar em Hollywood a fazer outra coisa qualquer. Mas aquilo que queremos, e que acho que conseguimos com todo o elenco, foi a ideia de manter a personagem viva." E será engraçado, por exemplo, ver como uma personagem "não vai envelhecer com make up, vai envelhecendo porque sim, naturalmente".

Todos concordaram em fazer os possíveis para tornar o reencontro possível mesmo se não existe qualquer compromisso por parte da RTP de que a série vai continuar. Está tudo em aberto. "Queremos que esta família vá acompanhando os portugueses ao longo dos próximos anos", diz, entusiasmado, o guionista.

Quem são, então, os Ventura? "É uma família como as outras", conta Nuno Bernardo. Os atores Maria do Céu Guerra e Rui Mendes são os patriarcas da família, a Júlia e o Francisco, que são de uma terra (fictícia) chamada Vale de Figueira. Custódia Gallego interpreta a governanta desta casa. O casal tem três filhos: António Pedro Cerdeira faz o filho mais velho, Pedro Saavedra é o do meio e a Joana de Verona é a filha mais nova. Os dois mais velhos estão casados (com Susana Arrais e Joana Seixas, respetivamente) e o mais velho já tem filhos.

"O que acontece neste Natal é que, por motivos diferentes, eles não vão passar esta quadra juntos. Ninguém vai à terra. Mas entretanto, logo no primeiro episódio, a personagem de Rui Mendes tem um problema de saúde, vai para o hospital e isso obriga toda a gente a mudar os seus planos." Portanto, o que acontece nos outros episódios "é o reencontro desta família, que já se estava a afastar. O reavivar das memórias do passado, também reavivar de zangas antigas. Ou seja, não é a nossa família mas é uma família igual à nossa, tem os mesmo problemas, as mesmas quezílias".

E também os locais por onde esta família se move nos são familiares. A produção optou por não gravar em estúdio, usando apenas cenários reais: estiveram numa casa grande, perto de Sintra, onde se passa grande parte da ação, e que será a casa da família, um hospital em Alfragide e outros locais na zona de Lisboa.

Segundo a produtora, a beActive Entertainment, A Família Ventura é a primeira série portuguesa a ser gravada e exibida em formato 2:1, um formato cinematográfico usado em séries como The Handmaid"s Tale, The Crown e House of Cards. Trata-se de um formato que procura trazer para a televisão uma linguagem mais cinematográfica.

https://www.dn.pt/media/interior/vamos-passar-os-proximos-natais-com-a-familia-ventura-8898412.html

 

Editado por VascoSantos
  • Gosto 6
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...