Jump to content

Notícias TVI


Titinha
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

há 6 horas, Filipe disse:

Grupo Media Capital lidera prémios Criatividade em Autopromoções e Inovação em Media da M&P

1024.jpg

No evento de dia 7 de novembro, com o anúncio dos prémios Criatividade em Autopromoções e Inovação em Media da Meios & Publicidade, as marcas do grupo Media Capital saíram vencedoras arrecadando um total de 10 prémios nas diferentes categorias.

A TVI, na categoria Autopromoções, conquistou a Prata em Promos Internacionais, com a campanha temática de lançamento da CNN Portugal, e ainda outras campanhas foram premiadas com o bronze, como a Campanha de Informação de Lançamento da CNN Portugal, a Campanha de Entretenimento para a Gala de Aniversário, a Campanha de Ficção Nacional com o “Festa é Festa” no cruzeiro, entre outras. A Plural Entertainment venceu também um prémio com o genérico de “Festa é Festa”.

Na categoria Inovação em Media, a Magic Wall conquistou o Bronze em Inovação em Informação.

Com estas premiações, o Grupo Media Capital foi o grupo de Media mais premiado. Obrigado por estar desse lado.

------------

O Terruta a ser super premiado :mosking:

Mas este canal promoveu alguma coisa este ano? kk

há 2 horas, cristovao_alexandre disse:

 

 


Sent from my VOG-TL00 using Tapatalk
 

 

Vem Metaverse TVI :dog: NFTs da Luíza Albuquerque :dog:

  • Gosto 2
  • Adoro 2
  • Haha 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, High5 said:

O problema é que a OPTO faz concorrência a Netflix, Disney etc etc e não se diferencia, é mais um replay da SIC com conteúdo exclusivo do que outra coisa e o preço mensal é absurdo 

3,99€ é um absurdo? :confusa_julia: Estão a lançar 3 séries de uma vez e mais conteúdos exclusivos. Acho um preço justo.

17 minutes ago, João Fernandes said:
21 minutes ago, D91 said:
Como sabes que é um flop? Se continuam a apostar na plataforma é porque deve dar retorno e é uma aposta para o futuro. 

Eu acho que é um flop, dúvido que muita gente subscreva aquilo, e no outro dia tive uma palestra com um jornalista da TVI que disse que a Opto era um flop, palavras dele mesmo, por isso também fiquei com a ideia que a TVI não está para aí virada, mas não sei.

Mas o Daniel afirmou no ano passado que tinham um número de espectadores acima do esperado.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aguardemos o que será, com que modelo de negócio e estratégia comercial.

Eu tenho muita apreensão, face ao que o Moniz disse recentemente que: "Eu disse que queríamos ser precursores e que queríamos ser diferenciadores. Nós não queremos ter novelas por ter novelas. Não queremos ter séries por ter séries e para que se diga que produzimos séries. Nós queremos ter séries que façam a diferença e com as quais o espetador se identifique. Ter séries no ar para serem vistas por 1% do mercado não me interessa. Não interessa a mim, nem às pessoas todas que estão na TVI".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Diogo O. disse:

3,99€ é um absurdo? :confusa_julia: Estão a lançar 3 séries de uma vez e mais conteúdos exclusivos. Acho um preço justo.

Mas o Daniel afirmou no ano passado que tinham um número de espectadores acima do esperado.

Old, amiga

A Opto ainda agora quase que foi dada de graça, gente. Dava para comprar 1 ano de Opto pelo preço de um almoço mcdonalds. Porra, querem mais barato?? :confusa_julia:

Para além de que tem 20 mil clientes. Se acham pouco, convido-vos a contar até 20 mil :ocupada:

  • Gosto 5
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, scinun disse:

Aguardemos o que será, com que modelo de negócio e estratégia comercial.

Eu tenho muita apreensão, face ao que o Moniz disse recentemente que: "Eu disse que queríamos ser precursores e que queríamos ser diferenciadores. Nós não queremos ter novelas por ter novelas. Não queremos ter séries por ter séries e para que se diga que produzimos séries. Nós queremos ter séries que façam a diferença e com as quais o espetador se identifique. Ter séries no ar para serem vistas por 1% do mercado não me interessa. Não interessa a mim, nem às pessoas todas que estão na TVI".

Apreensão porquê? 

Não disse mentira nenhuma, mais importante que a quantidade é a qualidade. Fazer uma série é muito caro, é perfeitamente normal não querer gastar dinheiro em projetos que não vão dar retorno nenhum. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, msm0 disse:

Apreensão porquê? 

Não disse mentira nenhuma, mais importante que a quantidade é a qualidade. Fazer uma série é muito caro, é perfeitamente normal não querer gastar dinheiro em projetos que não vão dar retorno nenhum. 

Não é essa frase que me causa apreensão mas sim: "Ter séries no ar para serem vistas por 1% do mercado não me interessa. Não interessa a mim, nem às pessoas todas que estão na TVI".

A apreensão vem por não concordar com a estratégia e a achar obsoleta. O futuro dos meios passa pela segmentação do público, pelo valor acrescentado dos nichos, pela rentabilidade dos produtos premium.

A mensagem que o Moniz passa é da aposta das massas com elevada rentabilidade comercial e para mim o mercado é muito mais que isso. Consigo aceitar isso para a TVI generalista, mas não como estratégia de futuro o mercado não quer isso.

Não aprecio esta visão estratégica e espero que tenha sido apenas uma frase infeliz do Moniz para traduzir "queremos qualidade com rentabilidade" e, no futuro, a rentabilidade virá mais dos nichos que das "massas".

O trabalho é feito apostando na transversalidade mas muito mais na junção de vários nichos.

A minha apreensão advém da TVI já ter perdido uma vez um comboio da segmentação, com a aposta tardia no cabo e estar novamente atrasada no desenho do futuro do audiovisual.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, John123 said:

Comparar o catálogo da TVI com a Opto não faz sentido a TVI tem muito mais probabilidade de ter mais gente a subscrever se meter o seu melhor catálogo na app. Além de que o TVI player internacional que é a porcaria que vemos tem mais de 20 mil subscritores a pagar $4 só fora de PT.

Mas a OPTO também tem um quarto dos seus subscritores no estrangeiro. A pagar 10€/mês, o que é um abuso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, scinun disse:

Não é essa frase que me causa apreensão mas sim: "Ter séries no ar para serem vistas por 1% do mercado não me interessa. Não interessa a mim, nem às pessoas todas que estão na TVI".

A apreensão vem por não concordar com a estratégia e a achar obsoleta. O futuro dos meios passa pela segmentação do público, pelo valor acrescentado dos nichos, pela rentabilidade dos produtos premium.

A mensagem que o Moniz passa é da aposta das massas com elevada rentabilidade comercial e para mim o mercado é muito mais que isso. Consigo aceitar isso para a TVI generalista, mas não como estratégia de futuro o mercado não quer isso.

Não aprecio esta visão estratégica e espero que tenha sido apenas uma frase infeliz do Moniz para traduzir "queremos qualidade com rentabilidade" e, no futuro, a rentabilidade virá mais dos nichos que das "massas".

O trabalho é feito apostando na transversalidade mas muito mais na junção de vários nichos.

A minha apreensão advém da TVI já ter perdido uma vez um comboio da segmentação, com a aposta tardia no cabo e estar novamente atrasada no desenho do futuro do audiovisual.

Não me parece que ele seja contra a aposta em produtos de nicho, basta ver pela série que vão fazer em parceria com uma produtora brasileira. Eu não interpretei aquela frase como uma crítica à segmentação, mas sim à forma como essa segmentação é feita e transmitida. 

Mas obviamente que eles vão apostar mais em "produtos de massa" porque é daí que vem a rentabilidade e isto acontece em qualquer empresa de media do mundo. 

Mas acima de tudo, acho que vai ser muito difícil fazer uma série portuguesa ter sucesso internamente (nem falo no exterior) porque as pessoas não estão habituadas a consumir esse tipo de produto em português e parece-me que será difícil reverter a situação. 

E não sei se chega tarde em relação ao streaming, a impressão que tenho é que as séries da RTP e da SIC não são do conhecimento da maior parte do público (muito por culpa daquilo que referi em cima). Não me parece que exista alguém consolidado nessa área em Portugal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, John123 disse:

Comparar o catálogo da TVI com a Opto não faz sentido a TVI tem muito mais probabilidade de ter mais gente a subscrever se meter o seu melhor catálogo na app. Além de que o TVI player internacional que é a porcaria que vemos tem mais de 20 mil subscritores a pagar $4 só fora de PT.

Também não há assim tanto público que vá querer ver novelas antigas. Isso é só uma bolha.

O que interessa são os produtos originais.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

Tem algumas diferenças. Mas acho que podiam apostar mais na informação, mas até disponibilizam grandes reportagens. Em alguns aspectos até marcam pela diferença, não podemos ser injustos e é uma plataforma portuguesa. 

Para isso temos a RTP Play com conteúdos diversos das mais variadas áreas e ainda a RTP Lab com conteúdos exclusivos e tudo gratuito. É para mim a melhor plataforma do país. Mas Portugal não tem nenhuma plataforma digital de streaming independente de produção de conteúdo avulso estilo Netflix/HBO/Prime Vídeo……

o que temos é plataformas de streaming agregadas a um canal de televisão. Mas pronto já me calei ahahha

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, msm0 disse:

Não me parece que ele seja contra a aposta em produtos de nicho, basta ver pela série que vão fazer em parceria com uma produtora brasileira. Eu não interpretei aquela frase como uma crítica à segmentação, mas sim à forma como essa segmentação é feita e transmitida. 

Mas obviamente que eles vão apostar mais em "produtos de massa" porque é daí que vem a rentabilidade e isto acontece em qualquer empresa de media do mundo. 

Mas acima de tudo, acho que vai ser muito difícil fazer uma série portuguesa ter sucesso internamente (nem falo no exterior) porque as pessoas não estão habituadas a consumir esse tipo de produto em português e parece-me que será difícil reverter a situação. 

E não sei se chega tarde em relação ao streaming, a impressão que tenho é que as séries da RTP e da SIC não são do conhecimento da maior parte do público (muito por culpa daquilo que referi em cima). Não me parece que exista alguém consolidado nessa área em Portugal.

Eu considero essa série mero marketing, é uma co-produção em que basicamente a TVI faz as filmagens cá e entra com um "x", A série já está desenvolvida e a produção é da Coral Europa e a Ventre Estúdio, não envolvendo a Plural. E atenção, não desvalorizo, só a vejo como a oportunidade de negócio (com um ex-diretor do canal) e não uma estratégia consolidada na segmentação.

Eu não sei dizer se criticou ou não, mas deixou-me apreensivo pela bagagem que ele tem e pelo discurso do fazer diferente, que, pelo histórico, é igual mas feito por ele.

Sim, cada industria tem de ter a "massa", principalmente para poder financiar este projetos que lhes trazem novos públicos, uma rentabilidade diferente, e lhe vão garantir o futuro, basta olhar para os fenómenos a acontecer nos diferentes países (o Brasil é um exemplo).

A taxa de penetração da TVI nos targets comerciais e jovens é, na minha opinião, preocupante e eles tem de chegar a esses públicos - estou a falar de ficção.

O modelo de negócio eu dou de barato, o próprio streaming está em fase de transformação com a introdução globalizada dos anúncios. Por isso, mais que a forma, eu estou desejoso pelo conteúdo e a a TVI tem de apostar no valor acrescentado, seja no streamming, na tvi player, mas tem de abrir o caminho.

Quanto ao sucesso de séries portuguesas, tudo é relativo, o melhor exemplo é mesmo Por do Sol: vulgar na TV, um sucesso nos outros meios.

Vamos aguardar para ver. O Moniz é ótimo na estratégia de grelha, tem know-how "inigualável" no meio, mas terá de me confirmar que tem capacidade de adaptação e não está obsoleto na forma de pensar a TV (não estando a falar só da generalista).

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a crítica do Moniz é mais às séries da RTP que não são apelativas para o grande público (algumas são mesmo elitistas, eu diria). Enquanto a RTP se pode dar ao luxo de não ser minimamente comercial (uns dirão que é a sua obrigação), a TVI não o pode fazer, portanto a aposta em séries tem de ter sempre o pressuposto que serão comercialmente viáveis e interessantes para uma larga fatia do auditório. 

Embora compreenda o que ele diz, também me faz acreditar que isso significa séries do estilo novela e pouca vontade em arriscar em géneros novos ou em nichos que estão atualmente afastados da televisão generalista, necessariamente mais exigentes. Portanto, não estou muito expectante em relação a um possível serviço de streaming. Só se desenvolverem projetos de informação/ documentários sobre a marca CNN. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Pedro M. said:

O que interessa são os produtos originais.

Não concordo em nada com isso, especialmente, num país onde não há a tradição, ou perdeu-se, de ver séries portuguesas. Aliás, as séries da OPTO tem uma repercussão mínima no público, talvez Esperança seja aquela que mais deu para falar e Praxx, embora acho que mesmo assim não teve grande impacto.

A SIC, desde logo, devia de já começar a pensar em apostar no arquivo, há títulos que são um crime não estarem na OPTO, nomeadamente, e é o caso mais flagrante, Aqui Não Há Quem Viva, a série é adorada por todos e não faz sentido não terem renovado os direitos, se é que o podem fazer. Eu tenho uma grande impressão que os arquivos desde logo deviam de ter sido uma aposta por parte da SIC, não desmerecendo, é claro a produção original, que também é importante, embora não acho que para um projeto inicial seja a melhor aposta.

Outra coisa, e é isso que falha horrores na OPTO, é o marketing. Eles promovem tão mal os produtos que até dá dó. A RTP Play dá 10 a 0 nesse ponto, basta ver a comunicação nas redes sociais de um serviço e noutro. É abismal a forma de comunicar. 

A TVI tem a sorte de ter um arquivo que mais jovens pode atrair, acho que os Morangos são o maior ativo e mesmo as novelas tem o seu público e podem encontrar o seu público, é preciso promover os títulos certeiros e haver critério na escolha.

Não acho que a OPTO seja um serviço que falhou, mas acho que ainda está muito aquém do esperado, embora tenho registado bastantes melhorias com o tempo. No entanto, eu acho que o mercado português não vai comportar dois serviços de streaming como a OPTO e o TVI Player, talvez tenham mais sorte com os emigrantes, que acredito estarem mais dispostos a pagar, agora cá, mesmo no caso da OPTO ser um preço simbólico, não estou a ver as pessoas a subscrever os dois, acho que um vai matar o outro a longo prazo. Mas isso está relacionado também com o modelo do streaming que algum dia terá de se alterar.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, High5 disse:

Para isso temos a RTP Play com conteúdos diversos das mais variadas áreas e ainda a RTP Lab com conteúdos exclusivos e tudo gratuito. É para mim a melhor plataforma do país. Mas Portugal não tem nenhuma plataforma digital de streaming independente de produção de conteúdo avulso estilo Netflix/HBO/Prime Vídeo……

o que temos é plataformas de streaming agregadas a um canal de televisão. Mas pronto já me calei ahahha

Mas tu não podes comparar o nosso mercado e pais com os EUA ou outros países. 

A nossa realidade compara-se mais, na melhor das hipóteses, com a de Espanha e outros paises europeus.

E neste aspecto, muito já fazem com o dinheiro que tem.

há 11 minutos, Fernando disse:

Não concordo em nada com isso, especialmente, num país onde não há a tradição, ou perdeu-se, de ver séries portuguesas. Aliás, as séries da OPTO tem uma repercussão mínima no público, talvez Esperança seja aquela que mais deu para falar e Praxx, embora acho que mesmo assim não teve grande impacto.

A SIC, desde logo, devia de já começar a pensar em apostar no arquivo, há títulos que são um crime não estarem na OPTO, nomeadamente, e é o caso mais flagrante, Aqui Não Há Quem Viva, a série é adorada por todos e não faz sentido não terem renovado os direitos, se é que o podem fazer. Eu tenho uma grande impressão que os arquivos desde logo deviam de ter sido uma aposta por parte da SIC, não desmerecendo, é claro a produção original, que também é importante, embora não acho que para um projeto inicial seja a melhor aposta.

Outra coisa, e é isso que falha horrores na OPTO, é o marketing. Eles promovem tão mal os produtos que até dá dó. A RTP Play dá 10 a 0 nesse ponto, basta ver a comunicação nas redes sociais de um serviço e noutro. É abismal a forma de comunicar. 

A TVI tem a sorte de ter um arquivo que mais jovens pode atrair, acho que os Morangos são o maior ativo e mesmo as novelas tem o seu público e podem encontrar o seu público, é preciso promover os títulos certeiros e haver critério na escolha.

Não acho que a OPTO seja um serviço que falhou, mas acho que ainda está muito aquém do esperado, embora tenho registado bastantes melhorias com o tempo. No entanto, eu acho que o mercado português não vai comportar dois serviços de streaming como a OPTO e o TVI Player, talvez tenham mais sorte com os emigrantes, que acredito estarem mais dispostos a pagar, agora cá, mesmo no caso da OPTO ser um preço simbólico, não estou a ver as pessoas a subscrever os dois, acho que um vai matar o outro a longo prazo. Mas isso está relacionado também com o modelo do streaming que algum dia terá de se alterar.

Eu acho que existe espaço para os dois. Também antes se dizia que não havia espaço para 2 canais privados e cá estão eles, tal como há espaço para 3 canais de informação + CMTV. Haver espaço há, vamos ver como vai ser o desenvolvimento dos mesmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Fernando disse:

nomeadamente, e é o caso mais flagrante, Aqui Não Há Quem Viva

Lá está, foi o que ele disse acima. Essa série só é adorada, ou lembrada, pelas pessoas com +20 anos. Eu penso que o intuito da OPTO é captar o público jovem, ou até mesmo o público adulto. Porém, não é esse público que vai ver o ANHQV ou uma novela antiga, o público das novelas é um nicho que nem deve representar 5% das subscrições da OPTO. 

E vê-se perfeitamente pelo TOP da OPTO, só tem lá uma novela. O grande público da plataforma não liga para essas séries/novelas antigas, a verdade é essa. 

edit: Desculpem pelo off topic, este tópico não tem nada a ver com o meu post. Mas é só para deixar registrado este ponto de vista. 

Editado por Afonso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Afonso disse:

Lá está, foi o que ele disse acima. Essa série só é adorada, ou lembrada, pelas pessoas com +20 anos. Eu penso que o intuito da OPTO é captar o público jovem, ou até mesmo o público adulto. Porém, não é esse público que vai ver o ANHQV ou uma novela antiga, o público das novelas é um nicho que nem deve representar 5% das subscrições da OPTO. 

E vê-se perfeitamente pelo TOP da OPTO, só tem lá uma novela. O grande público da plataforma não liga para essas séries/novelas antigas, a verdade é essa. 

eu sou noveleiro e não subscrevo porque nao há nada que me interesse, só a floribella mas isso já revi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Fernando disse:

Não concordo em nada com isso, especialmente, num país onde não há a tradição, ou perdeu-se, de ver séries portuguesas. Aliás, as séries da OPTO tem uma repercussão mínima no público, talvez Esperança seja aquela que mais deu para falar e Praxx, embora acho que mesmo assim não teve grande impacto.

A SIC, desde logo, devia de já começar a pensar em apostar no arquivo, há títulos que são um crime não estarem na OPTO, nomeadamente, e é o caso mais flagrante, Aqui Não Há Quem Viva, a série é adorada por todos e não faz sentido não terem renovado os direitos, se é que o podem fazer. Eu tenho uma grande impressão que os arquivos desde logo deviam de ter sido uma aposta por parte da SIC, não desmerecendo, é claro a produção original, que também é importante, embora não acho que para um projeto inicial seja a melhor aposta.

Outra coisa, e é isso que falha horrores na OPTO, é o marketing. Eles promovem tão mal os produtos que até dá dó. A RTP Play dá 10 a 0 nesse ponto, basta ver a comunicação nas redes sociais de um serviço e noutro. É abismal a forma de comunicar. 

A TVI tem a sorte de ter um arquivo que mais jovens pode atrair, acho que os Morangos são o maior ativo e mesmo as novelas tem o seu público e podem encontrar o seu público, é preciso promover os títulos certeiros e haver critério na escolha.

Não acho que a OPTO seja um serviço que falhou, mas acho que ainda está muito aquém do esperado, embora tenho registado bastantes melhorias com o tempo. No entanto, eu acho que o mercado português não vai comportar dois serviços de streaming como a OPTO e o TVI Player, talvez tenham mais sorte com os emigrantes, que acredito estarem mais dispostos a pagar, agora cá, mesmo no caso da OPTO ser um preço simbólico, não estou a ver as pessoas a subscrever os dois, acho que um vai matar o outro a longo prazo. Mas isso está relacionado também com o modelo do streaming que algum dia terá de se alterar.

Não acho que o arquivo não tenha importância, atenção. Não é isso. Basta ver séries clássicas que continuam a ser muito consumidas em streamings internacionais. Acho sim um erro a SIC não ter posto esforço em recuperar vários produtos mais clássicos. 

O meu comentário era mais no sentido dessa comparação entre os arquivos dos dois canais, dizer que a TVI tem mais potencial porque tem um acervo muito maior, quando esse acervo maior é só no produto novela (nas séries não é maior) e esse público que quer ver novelas de 200 episódios no streaming é uma bolha.

A médio prazo acho que o volume de novos conteúdos torna-se de maior importância, ainda que o público não esteja muito habituado e continue a mostrar resistência. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Pedro M. disse:

público que quer ver novelas de 200 episódios no streaming é uma bolha.

Acho que o público que quer ver novelas online é alto, agora o que quer pagar por isso é pouco. Basta ver há poucos anos quando se encontravam as novelas tugas quase todas no youtube eram videos com 300, 700k de views. 

  • Gosto 4
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, High5 disse:

Para isso temos a RTP Play com conteúdos diversos das mais variadas áreas e ainda a RTP Lab com conteúdos exclusivos e tudo gratuito. É para mim a melhor plataforma do país. Mas Portugal não tem nenhuma plataforma digital de streaming independente de produção de conteúdo avulso estilo Netflix/HBO/Prime Vídeo……

o que temos é plataformas de streaming agregadas a um canal de televisão. Mas pronto já me calei ahahha

Só um reparo. A HBO vem do canal de televisão HBO sim :mosking: Assim como têm o Cartoon Network, etc...

Se não me engano, a nomenclatura HBO Original ou HBO Max Original é dada consoante a série passe ou não no canal, respetivamente.
É mais parecida com a Opto do que outra coisa.

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Magazine disse:

Só um reparo. A HBO vem do canal de televisão HBO sim :mosking: Assim como têm o Cartoon Network, etc...

Se não me engano, a nomenclatura HBO Original ou HBO Max Original é dada consoante a série passe ou não no canal, respetivamente.
É mais parecida com a Opto do que outra coisa.

Uma tvi player renovada dentro da HBO, já que supostamente a Media capital agora tem um parceria com a Warner Bros. Discovery , devido a cnn.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...