Jump to content

Notícias TVI


Titinha
Mensagem adicionada por Ruben,

Temas a abordar neste tópico:

- Informações referentes ao canal como um todo, não a respeito de um dos seus profissionais;
- Mudanças nos cargos de diretor ou noutros cargos relevantes.

Posts Recomendados

Ongoing quer mercado da TV

O mercado da televisão está na mira da Ongoing Investments. A empresa de Nuno Vasconcellos, que detém mais de 20% da Impresa (dona da SIC), 6,74% da Portugal Telecom (Meo) e 3,16% da Zon Multimédia (TV Cabo) quer parte da Media Capital (MC), dona da TVI.

Mas um conflito de interesses pode atrasar o negócio com os espanhóis da Prisa (detentora da MC). A Impresa disse ao CM que se mantém a posição assumida em Julho, quando a Ongoing mostrou interesse na MC, logo após o negócio com a PT ter abortado. Na altura, o presidente do grupo, Pinto Balsemão, disse estar a 'estudar se há um potencial conflito de interesses'.

No mercado fala-se de uma guerra entre Balsemão e Nuno Vasconcellos, administrador não--executivo da Impresa, agravada quando este reforçou posição e controlo no grupo. Quando fez essa operação, Vasconcellos disse à Lusa: 'Temos claramente uma estratégia para as TMT [Tecnologias, Media e Telecomunicações], áreas que no futuro vão depender cada vez mais umas das outras para terem sucesso'. Certo é que com a compra da MC, a Ongoing passa a controlar os conteúdos em Portugal. Ao CM, José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, não comentou o convite para a Ongoing.

Conhecido pela ambição eligação a grupos internacionais, Nuno Vasconcellos nasceu em Lisboa em 1964, filho de Luiz Vasconcellos (falecido em Janeiro), fundador e vice-presidente da Impresa, e de uma herdeira da Sociedade Nacional de Sabões, um dos maiores grupos privados de então. Fez o Secundário na Bélgica, estudou Gestão nos EUA e iniciou carreira na Andersen Consulting. Dedicado a projectos pessoais, reposicionou a empresa da família e criou em Portugal a filial da gestora Heidrick & Struggles. Tem uma participação no BES e detém o grupo Económico (‘Diário Económico’ e ‘Semanário Económico’’).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correio da Manhã escreveu:

Polémica: Intenção de compra da Media Capital

Ongoing quer controlo na TV

A Ongoing está interessada em participar num projecto televisivo onde detenha ou partilhe o poder de decisão", disse ao CM fonte oficial da empresa liderada por Nuno Vasconcellos. Participação essa que pode passar pela Media Capital (dona da TVI), depois de falhada a proposta de aumento de capital, na ordem dos cem milhões de euros, apresentada à Impresa (dona da SIC).

Questionado sobre essa proposta, o presidente da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, frisou ao CM que a Ongoing queria o controlo da empresa, onde já detém 20%. "A situação do Grupo Impresa tem vindo a melhorar de forma francamente positiva", revelou. Isto, apesar da dívida líquida ultrapassar os 250 milhões de euros. "Tal como já manifestei em sede própria, e agora repito, não vejo necessidade de um aumento de capital , que levaria, ainda por cima, a uma alteração da posição de controlo que detenho", explicou Balsemão.

Da parte do grupo de Nuno Vasconcellos foi referido que, "caso seja possível fazer negócio com a Prisa [que detém a MC], a Ongoing pretende sempre ter uma posição de controlo, poder de decisão e de participar no negócio". Nesse caso, a presença na Impresa passaria a ser apenas "financeira".

Sobre o convite feito a José Eduardo Moniz para a administração da Ongoing, nada foi adiantado. O CM sabe que a saída do ainda director-geral da TVI deverá concretizar-se até ao final da semana.

-- Terça, 04 Ago 2009 10:48 --

já é a teerceira noticia que sai sobre este assunto no CM em 3 dias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já é a teerceira noticia que sai sobre este assunto no CM em 3 dias...

É verdade! E parece que é quase certa a saída do Moniz...

Correio da Manhã escreveu:

Sobre o convite feito a José Eduardo Moniz para a administração da Ongoing, nada foi adiantado. O CM sabe que a saída do ainda director-geral da TVI deverá concretizar-se até ao final da semana.

Destaco ainda a situação financeira da SIC:

Correio da Manhã escreveu:

dívida líquida ultrapassa os 250 milhões de euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surpreendido não estou... mas será???

por um lado acho que já está mais que na hora de se ir embora, na minha opinião sinceramente, caso se vá embora, eu não vou ter saudades, porque ele é o grande responsável pela falta de qualidade na nossa televisão, principalmente na sua estação a TVI, onde fez tudo pelas audiências e pouco pela qualidade. Mas estas not´´icias é tbm para puxar muita especulação, apesar de como sabemos a PRISA tem à venda parte da media capital, e por isso a saída do Moniz é iminente, porque dificilmente quem comprar essa parte vai querer que ele continue...

tv lusa, como estou de acordo contigo!

O Moniz é o responsável pela falta de qualidade da TVI...e desejosos estão os espanhóis de o ver pelas costas.

A TVI melhorava, tenho a certeza!

Mas ele pede uma indemnização muito grande, como se os espanhóis lha dessem algum dia!

A venda da Media Capital é uma necessidade para os espanhóis, que já falam nisso há muito tempo, pois precisam urgentemente de dinheiro.

O Nuno Vasconcelos, da Ongoing, está interessado numa posição que lhe permita o controlo do grupo, e procurou-a na Impresa, onde detém 20%.

O Balsemão já lha recusou...pois da maneira como está a evoluir a sua situação financeira, não precisa dos 100 milhões que a Ongoing queria injectar nela para o tal controlo da Impresa.

Com a recusa da Impresa de Balsemão...busca o tal controlo na Media Capital.

De início a Prisa também não estava disposta a ceder os 100% da Media CapitalTVI.

Mas segundo fontes, agora a Prisa já consente que a Ongoing vá aos 49,9%, para o tal controlo total( a urgência de dinheiro é muita!)

Para afastar o Moniz da TVI...oferecem-lhe o lugar de vice-presidente na Ongoing.

O CM dá como certa a sua saída até ao fim da semana. Será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moniz abandona direcção-geral da TVI

José Eduardo Moniz vai cessar as suas funções como director-geral da TVI por mútuo acordo a partir desta quarta-feira. A confirmação foi feita através de um comunicado da Media Capital à CMVM, que assegura que Moniz não passará a ter qualquer vínculo com empresas do grupo.

O director-geral da TVI cessa, esta quarta-feira, as suas funções por mútuo acordo, uma confirmação feita através de um comunicado da Media Capital enviado para a CMVM.

Neste comunicado, o grupo que controla a TVI adianta ainda que José Eduardo Moniz deixa «a partir desta data de ter qualquer vínculo profissional em relação às empresas que compõem o Grupo Media Capital, SGPS, SA».

Moniz ingressou na TVI em Setembro de 1998 como director-geral deste canal de televisão, tendo, segundo a Media Capital, lavado a «TVI até à liderança indiscutível em audiências e no reconhecimento pelo público português».

Fonte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fiquei espantado quando ouvi isto agora na abertura do Jornal da Uma, agora estou muito curioso por saber o que vem ai na TVI, estou curioso por saber se a nova direcção vai seguir a mesma linha do José Edeuardo Moniz, ou se vai ser diferente...

Imagina: chegavam lá e enfiavam na gaveta as novelas que vão estrear para terem só uma novela em HN... não, seria bom demais. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu so penso, para ele sair da TVI quanto é que não vai receber na outra empresa?

TVI vai seguir as mesmas pisadas, porque foi com estas que esta em 1º lugar há varios anos.

Sim era preferivel reduzir o numero de novelas, podiam continuar so com aquelas que ja estao a gravar, porque o mau tratamento em novelas é mais para o lado de carnaxide.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina: chegavam lá e enfiavam na gaveta as novelas que vão estrear para terem só uma novela em HN... não, seria bom demais. :rolleyes:

eu tbm n quiz dizer que a nova direcção de programas vá alterar tudo e meter na gaveta as novelas, como tu dizes Prow era bom demais, mas talvez ao longo dos tempos eles vão fazendo aquilo que realmente querem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que mudança, faço ideis quanto não terá sido a oferta para sair da TVI...deve compensar e muito...fiquei parva, não pensei que ele saisse efectivamente mas ainda bem para ele, faz bem mudar além de que fica lá a Generala dele a comandar a Informação...

Era bom que a TVI mudasse de rumo, melhorasse a qualidade televisiva dos seus programas mas não vejo isso a acontecer pelo menos nos próximos tempos até porque com este alinhamento de programação eles são líderes de audiências...mas pode ser que sim, quero acreditar que pode mudar e reduzir o número de novelas era uma excelente primeira mudança mas duvido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Prisa nem deve acreditar que é verdade!

«Já me livrei desta...»...deve pensar neste momento!

Para isso teve que desembolsar mais de 3 milhões,( ele queria 6 milhões) que bem falta lhe devem fazer nesta fase de crise, e combinar com a Ongoing um lugar de menos importância( vice-presidente-menos responsabilidade do que presidente)na administração daquele grupo.

E o Moniz lá saíu, à 4ª tentativa! Custou!

Segundo o CM, já Pais do Amaral pensara na rescisão do contrato de Moniz na TVI.

De facto, na queda de 38% da Media Capital, aumentando o seu endividamento líquido em 16%( segundo dados do CM de 24-7), «foi o segmento televisivo que conheceu a maior queda na publicidade( 20%)»

De facto 3 novelas( embora baratinhas) no horário nobre, representavam uma má gestão do orçamento.

Afinal a Prisa tinha tudo preparado para a saída de Moniz da TVI.

Segundo a imprensa, o Moniz será substituído no cargo por Bernardo Bairrão, administrador delegadoda TVI, na programação por Luís Cunha Velho, coordenador interino e continuando João Maia Abreu com a informação.

A Prisa deu alguns elogios a Moniz na saída( era melhor!), mas disse que ele não era insubstituível.

-- Quarta, 05 Ago 2009 19:58 --

Que mudança, faço ideis quanto não terá sido a oferta para sair da TVI...deve compensar e muito...fiquei parva, não pensei que ele saisse efectivamente mas ainda bem para ele, faz bem mudar além de que fica lá a Generala dele a comandar a Informação...

Era bom que a TVI mudasse de rumo, melhorasse a qualidade televisiva dos seus programas mas não vejo isso a acontecer pelo menos nos próximos tempos até porque com este alinhamento de programação eles são líderes de audiências...mas pode ser que sim, quero acreditar que pode mudar e reduzir o número de novelas era uma excelente primeira mudança mas duvido...

Sâo lideres de audiências a cair?

Não te esqueças de que a TVI foi a que mais caíu em Junho e Julho( 2,5% em Junho e 1% em Julho), portanto 3,5% em apenas 2 meses.

A SIC foi a única a subir no memo espaço de tempo: 2% em JUnho e 0,8% em JUlho, o que perfaz quase 3%.

Desse modo a distância entre as duas encurtou em pouco mais de 3%. E isto com a TVI com 3 novelas em horário nobre, durante os 7 dias da semana.

A Prisa está a viver uma crise enorme, que a leva a vender a Media Capital...e não suporta!

E a Manuela Moura Guedes?

Ela já disse que vai continuar na TVI( que remédio!).

Mas agora «fia mais fino», sem o encosto do marido.

Pensas que os espanhóis vão continuar a suportar os circos, que são os seus jornais?

Os espanhóis tiraram-na do ecrã logo que compraram a Media Capital e só perante o «berreiro» do marido voltaram a colocá-la lá, mas contrariados, pois as queixas são muitas( a internet está cheia de pedidos para a afastar do ecrã).Vê em : http:www.ipetitions.competitionMANUELAMOURAGUEDES?e

É um deles. Mas há mais.

Na sua estúpida campanha contra o governo,( mas quem se julga ela?), ela que é da extrema-direita, tornou-se um espinho para a Prisa, prejudicando-a nas suas relações políticas e com os bancos de quem precisa muito.

Generala? Agora? Sem general, o tal que parecia forte?

A Prisa desembolsou 3 milhões...mas preferiu!

E disse que Moniz «não é insubstituível»!

Como vês, não lhe está muito agradecida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Moniz sai da TVI, mas ja tem os seus sucessores e que aprenderam com ele...E como o Pinto da Costa quando sair do FCP todos vão dizer que o Porto isto e aquilo, mas PC não anda a dormir e já tem os seus sucessores, inclusive a filha...

Moniz quem viu a entrevista na integra anunciou que a TVI vai ter 2 séries, ou seja estão a reduzir o numero de novelas e apostar nas séries.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei muito supreendida, nunca pensei que ele saisse, mas se saiu deve ter recebido uma bela maquia.

Espero que com isto a programação da TVI melhore e traga algo de bom para todos nós.

Para mim a sua sucessora vai ser Julia Pinheiro, mas nunca se sabe depois dos novos acordos que o grupo fez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aprendeu?

Estás a ver o Bernardo Bairrão( administrador delegado da TvI) que substituíu o MOniz no cargo, ou o Luís Cunha Velho que olha pela programação( agora não há a ditadura de uma pessoa só, como acontecia com MOniz), a cometer os mesmos erros de MOniz, que aumentaram a dívida da Media Capital em 16% e pioraram a situação da Prisa?

Se fosse para continuar na mesma, a Prisa não desembolsava tanto dinheiro!

Uma televisão não pode pensar só em audiências!

Segundo o CM de 24-7, «o segmento televisivo na TVI foi o que conheceu a maior queda na publicidade( 20%)».

Se não houver rentabilidade( custos operacionais a terem retorno), uma televisão vai-se abaixo.

Por que razão a SIC teve os seus piores resultados em Abril e Maio?

Porque pensou apenas em equilibrar as finanças, reduzindo a oferta,( nós bem vimos, cheia de repetições) enquanto que o Moniz gastava sem peso nem medida, com 3 novelas nos 7 dias da semana.

Em Junho e Julho as coisas mudaram e a SIC já pensou na oferta, com novos programas, que a fizeram subir.

Também agora a SIC se sentiu com força para recusar a proposta da Ongoing( que queria o controlo da Impresa), pois as finanças estão a evoluir favoravelmente, enquanto que a Prisa se vê obrigada a vender 49,9% da Media Capital à Ongoing, que a quer controlar a 100%, depois da recusa de Balsemão.

Estás a ver a nova direcção a cometer os mesmos erros?

Então para quê a mudança?

-- Quarta, 05 Ago 2009 22:22 --

Fiquei muito supreendida, nunca pensei que ele saisse, mas se saiu deve ter recebido uma bela maquia.

Espero que com isto a programação da TVI melhore e traga algo de bom para todos nós.

Para mim a sua sucessora vai ser Julia Pinheiro, mas nunca se sabe depois dos novos acordos que o grupo fez.

Não, Catita, os seus sucessores são o Bernardo Bairrão, o Luís Cunha Velho na programação, como coordenador interino e o João Maia Abreu que continua com a informação.

Ele queria 6 milhões, mas teve que se contentar com 3 milhões, que já é uma boa soma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei sem reacção quando li os comunicados hoje de manhã. Foi um choque. Apesar das notícias, nunca me passou pela cabeça que fosse verdade (é como a história do Benfica!!!). E, posso dizer, apanhou todos de surpresa dentro da TVI. Houve choro todo o dia... E o Moniz, à tarde, fez questão de se ir despedir de todos, um por um.

Em relação a quem o substitui, as coisas deverão manter-se... mas, no final do ano, muita coisa pode mudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A notícia caiu que nem uma bomba, quando soube!

Digam o que disseram, O José Eduardo Moniz foi o único indivíduo a conseguir erguer a TVI e colocá-la no patamar mais cobiçado pelas estações de televisão! Está de parabéns pelo que fez!

Agora que ele saiu é que a TVI vai começar a "cair". :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a saber desta notícia agora mesmo pelo TVU... hoje não vi noticiários e só agora liguei a net.

Surpreendido não estou, pois já se falava... triste também não porque gosto de mudanças... agora estou é muito expectante, para ver o que virá aí!

Quanto ao Moniz, não há mais nada a dizer, ele tirou a TVI da lama, e hoje é o que é... poderia ter mais qualidade e essencialmente variedade, mas o que ele fez pela ficção nacional é obra! Os actores (e restantes equipas de produção e realização) devem-lhe muito, ainda à uma década só se falava nas novelas da Globo.

Agora novos desafios virão, mas parece-me que ele não se irá afastar do mundo da televisão. Já pensei nisto como uma estratégia do género: caso a Ongoing ganhe mais poder na Media Capital, ele mais tarde passa a ser o big boss daquilo tudo... e esse deve ser o seu objectivo: deixar de ser controlado pelos espanhóis!

Pode ser que agora o panorama televisivo fique mais animado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digam o que disseram, O José Eduardo Moniz foi o único indivíduo a conseguir erguer a TVI e colocá-la no patamar mais cobiçado pelas estações de televisão! Está de parabéns pelo que fez!

Nisso tem todo o mérito claro! Ergueu a estação das trevas e fez um excelente trabalho... B)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O percurso de Moniz na comunicação social

José Eduardo Moniz ocupa hoje, quarta-feira, pelo último dia o lugar de director-geral da TVI, depois de mais de dez anos à frente da estação que transformou em líder de audiências e campeã de facturação e de rentabilidade.

José Eduardo Moniz nasceu no dia 6 de Maio de 1952 em Ponta Delgada, onde viveu e estudou até acabar o liceu. Mudou-se depois para Lisboa, onde se licenciou em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Iniciou-se como jornalista na redacção do Diário Popular, logo após terminar os estudos.

A carreira em televisão iniciou-se pouco depois, com a sua passagem para a RTP, onde foi chefe de redacção. Posteriormente, decidiu ir para a revista TV Guia e criou uma produtora de televisão, a MMM.

José Eduardo Moniz passou ainda pela Rádio Renascença e voltou à RTP, mas como director, cargo que ocupou durante vários anos.

Em 1998 integrou os quadros da TVI, um ano depois de a Media Capital, ainda liderada por Miguel Pais do Amaral, ter comprado 30 por cento da empresa.

Nesse mesmo ano, a Sonae passou a gerir a TVI e Belmiro de Azevedo convidou José Eduardo Moniz para dirigir a estação e reformular o canal com piores audiências do mercado. Pouco depois, a Media Capital exerce o seu direito de preferência e compra as participações da Sonae, da Cisneros e da Lusomundo, passando a deter a quase totalidade da TVI.

O novo director-geral mantém-se e começa a preparar uma reforma da estação que visava alcançar a liderança de audiências, o que consegue em 2000, com o sucesso do 'reality-show' "Big Brother".

Entretanto, começa também a aposta na informação e sobretudo nas telenovelas e na ficção nacional, que levou à compra da NBP, e fizeram da TVI a empresa mais bem sucedida da Media Capital.

Mantendo a TVI como o canal mais visto pelos portugueses, José Eduardo Moniz continuou no seu posto mesmo quando a espanhola Prisa entrou no capital da Media Capital em 2005.

Apesar dos resultados positivos da estação televisiva, o grupo foi afectado em 2008 e este ano pela dívida crescente da Prisa e pela descida de receitas publicitárias resultantes da crise económica.

O grupo espanhol anunciou no ano passado que ia vender parte da Media Capital (30 por cento), tendo a Portugal Telecom manifestado o seu interesse. O negócio acabou por ser inviabilizado pelo Governo - que detém uma 'golden share' na PT -, abrindo caminho para outros grupos de media analisarem o negócio.

Foi o que aconteceu com a Cofina e sobretudo com a Ongoing que continua a estudar a possibilidade de entrar na Media Capital, desde que consiga obter o controlo da gestão da TVI.

Hoje, José Eduardo Moniz e a administração da TVI anunciaram uma rescisão de contrato de trabalho com efeitos imediatos.

O director-geral da estação de Queluz afirma-se triste na saída, mas de consciência tranquila, com a convicção de se ter orientado "por princípios de honestidade e isenção, não aceitando pactuar, até final, com orientações ou pressupostos susceptíveis de contaminarem o pacto de seriedade e de verdade celebrado com os espectadores".

Não sabia que a TVI tinha passado pelas mãos da SONAE.

-- Quinta, 06 Ago 2009 00:37 --

Lê aqui o Comunicado escrito pelo J. E. Moniz:

http://static.publico.clix.pt/docs/media/comunicadoeduardomoniz.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Eduardo Moniz sai da TVI "de coração triste", conforme ele declarou no comunicado oficial do adeus, mas leva a carteira bem recheada. Segundo informam vários jornais, em especial o "DN" desta manhã, o homem que conduziu a estação de Queluz ao 1º lugar das audiências televisivas conseguiu uma indemnização de 6 milhões de euros.

Deste total, 3,5 milhões serão pagos pelos espanhóis da Prisa, proprietários da Media Capital, que controla a TVI, devendo os restantes 2,5 milhões sair dos cofres da Ongoing quando Moniz assumir o lugar que já tem reservado na administração do grupo de média liderado por Nuno Vasconcelos.

Consumada a saída de José Eduardo Moniz da TVI, as atenções centram-se agora em sua mulher, Manuela Moura Guedes, apresentadora do polémico "Jornal Nacional" das sextas-feiras da TVI. Depois de meses às turras com o primeiro-ministro José Sócrates, que se queixa de perseguição e "campanha negra", será que Manuela sai? Será que fica?

"Não vejo motivos para que ela não fique. E não vejo razões para que o Jornal das sextas não continue. Aliás, seria escandaloso se assim não fosse..." - declarou Moniz, ontem à noite, em directo na TVI.

Certa parece ser a entrada da Ongoing no capital da TVI. Segundo a generalidade dos observadores, o negócio entre o grupo de Nuno Vasconcelos e os espanhóis da Prisa está praticamente concluído.

Fonte: SapoFAMA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também soube da notícia pelo TVU.

Bem, desde a sua possibilidade de sair para o Benfica fiquei com a pulga atrás da orelha e sempre pensei que algo fosse acontecer...

E Moniz saiu. Agora sim, à TVI cortaram a cabeça e como aquilo está, vai ocupar o 2º lugar...

Espero que alguém meta a mão no fogo para salvar a desgraça da TVI e mudá-la!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...