Jump to content

Por Amor


DanielNunes

Posts Recomendados

On 13/10/2023 at 19:58, Lee disse:

Há 26 anos estreava-se na Globo um marco da teledramaturgia brasileira, Por Amor. De Manoel Carlos, a novela contou com interpretações brilhantes de Susana Vieira, Regina Duarte, Gabriela Duarte, Antônio Fagundes e tantos outros. 

Podem dizer o que quiserem da Regina Duarte, mas não que ela é má atriz.

Que interpretação arrasadora nesses dois vídeos. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/11/2023 at 21:44, D91 disse:

Apesar de o ter feito com boa intenção, o que a Helena fez foi crime. E ainda obrigou um médico a ajudá-la a trocar os bebés. No entanto, não deixa de ser uma história original.

"Obrigou", como quem diz. O César fez por amor à Eduarda, aliás todas as consequências dessas novelas são feitas por amor, é o mote da narrativa. A troca dos bebés, o episódio da droga orquestrado pela Branca, a Lídia quando foi pedir ajuda à Branca, etc. A troca, diria, que é uma grande controvérsia. Também acho que é errado, claro que o é, é abominável. Não foi só a vida do filho que estava em causa, os sentimentos do Atílio também estavam em jogo. Mas, o amor de uma mãe é superior a tudo e a todos. A Eduarda, desde a separação da Helena e do Orestes e, consequentemente, o abandono do pai, é tratada como uma flor de estufa, muito mimada, com as atenções todas ao seu redor. Ela era frágil, subjugada na relação amorosa, movida pela dependência emocional. Se ela tivesse ficado novamente' com o filho morto, ela jamais teria superado, seria uma grande derrota para ela enquanto membro dos Barros Mota; a pressão da Branca, as piadas da Laura, etc. 

Será que podemos mesmo julgar o ato da Helena? Eis a questão. Eu não defendo o que ela fez, mas é um episódio com vários pontos de vista. Uns defendem, outros não; outros compreenderam, outros não. 

Aliás, a Eduarda foi uma das personagens mais injustiçadas dessa novela. No entanto, ao fim de algumas reposições, a novela tornou-se um clássico e a Eduarda acabou por ser compreendida com o tempo. Ela e a Laura são das personagens mais incompreendidas desta novela. Quem percebeu e viu bem a novela, sabe que as duas não passam de duas vítimas da dependência emocional. 

Editado por Afonso
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Afonso disse:

Será que podemos mesmo julgar o ato da Helena? Eis a questão. Eu não defendo o que ela fez, mas é um episódio com vários pontos de vista. Uns defendem, outros não; outros compreenderam, outros não. 

Aliás, a Eduarda foi uma das personagens mais injustiçadas dessa novela. No entanto, ao fim de algumas reposições, a novela tornou-se um clássico e a Eduarda acabou por ser compreendida com o tempo. Ela e a Laura são das personagens mais incompreendidas desta novela. Quem percebeu e viu bem a novela, sabe que as duas não passam de duas vítimas da dependência emocional. 

No caso da Helena, cara da pra julgar sim, se esse filho nasce sem pai, seja por inseminação artificial ou o pai fosse embora, morresse durante a gestação, eu compreenderia numa boa o gesto da Helena em trocar o seu filho vivo pelo neto morto para satisfazer a filha, mas a partir do momento que tem um pai presente ali, tão animado com a gravidez quanto a mãe, não tem como deixar passar batido, o que o Atílio diz no ultimo capítulo descreve perfeitamente o sentimento dele e a culpa da Helena "como o amor pela sua filha, pode ser maior que o meu amor pelo meu filho?", o monologo inteiro da cena é perfeita, mas essa frase aqui é a punhalada certeira, não existe amor de mãe quando para isso acontecer tem que se sacrificar o amor de um pai pelo seu filho, o que a Helena fez com a Eduarda e com o Atílio foi criminoso.

Com relação a Eduarda eu tenho minhas considerações, em alguns momentos da trama ela chega a irritar bastante, mas em outros da pra ver que ela é uma personagem carente e imatura mas que aos poucos vai evoluindo, o Marcelo por exemplo, nunca foi la um exemplo na trama, tanto que traiu a Eduarda e acabou engravidando a Laura, e ainda deu uma desculpa bem esfarrapada pra isso, porém quando chegou na hora do divorcio ele teve mais maturidade do que ela pra assumir que ainda a amava e que queria tentar de novo, se dependesse da Eduarda, o casamento teria acabado ali.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, R.M disse:

o Atílio diz no ultimo capítulo descreve perfeitamente o sentimento dele e a culpa da Helena "como o amor pela sua filha, pode ser maior que o meu amor pelo meu filho?", o monologo inteiro da cena é perfeita, mas essa frase aqui é a punhalada certeira, não existe amor de mãe quando para isso acontecer tem que se sacrificar o amor de um pai pelo seu filho, o que a Helena fez com a Eduarda e com o Atílio foi criminoso.

Sem dúvida, o que ela fez com o Atílio foi cruel, e mesmo com o próprio filho. Mas, lá está, no clímax da cena a única coisa importante é "resguardar" a Eduarda de outra perda, ela não teria suportado, provavelmente enterrar-se-ia numa depressão profunda. Cada um com os seus julgamentos, o que ela fez foi abominável, sim, é verdade, mas e se fôssemos nós? Se fôssemos a Helena, o que faríamos? Uma mãe é capaz de tudo pelos seus filhos, este é o 'core element' da novela. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Afonso disse:

Sem dúvida, o que ela fez com o Atílio foi cruel, e mesmo com o próprio filho. Mas, lá está, no clímax da cena a única coisa importante é "resguardar" a Eduarda de outra perda, ela não teria suportado, provavelmente enterrar-se-ia numa depressão profunda. Cada um com os seus julgamentos, o que ela fez foi abominável, sim, é verdade, mas e se fôssemos nós? Se fôssemos a Helena, o que faríamos? Uma mãe é capaz de tudo pelos seus filhos, este é o 'core element' da novela. 

O ato impensável da Helena acabou desencadeando um efeito dominó que mexeu diretamente, no casamente dela com o Atílio, como também na própria vida da Eduarda e do Marcelo, com a troca dos bebês, ela poupou a filha da dor de enterrar um filho e também do fato dela não poder gerar outros filhos, porém tirou do Atílio o prazer dele de ser pai, esse de longe foi o ato mais egoísta dela.

A Helena escreveu o segredo no diário, nunca deixava o Atílio chegar perto daquele diário, e foi justamente por conta disso que a relação dos dois minou a ponto dele largar dela la na metade da trama por falta de confiança, que na real ela só queria proteger de todos o ato impensável que ela cometeu, e ainda tem a Eduarda e o Marcelo nessa história, pois graças a esse "ato de bondade" da Helena, os dois viveram uma grande mentira até o momento que a Eduarda lê o diário e a verdade vem a tona, o mundo de ambos acabou ali também.

No final o ato da Helena afetou diretamente com três ou quatro pessoas se for considerar o menino também, realmente o core element da novela é "o que você seria capaz de fazer por amor?" E ai que vem o questionamento, que amor é esse que para satisfazer uma pessoa, você tem que destruir a vida de outra, no caso outras, coisa que a Helena fez e que por sinal é o que o Atílio questiona naquele monologo memorável dele no ultimo capítulo.

De fato isso gera um bom debate com vários pontos de vista diferentes, mas eu te garanto que na vida real, eu duvido alguém conseguir relevar algo dessa natureza, mãe gera, mas o amor de um pai também é o mesmo, não há como comparar isso.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, R.M disse:

O ato impensável da Helena acabou desencadeando um efeito dominó que mexeu diretamente, no casamente dela com o Atílio, como também na própria vida da Eduarda e do Marcelo, com a troca dos bebês, ela poupou a filha da dor de enterrar um filho e também do fato dela não poder gerar outros filhos, porém tirou do Atílio o prazer dele de ser pai, esse de longe foi o ato mais egoísta dela.

A Helena escreveu o segredo no diário, nunca deixava o Atílio chegar perto daquele diário, e foi justamente por conta disso que a relação dos dois minou a ponto dele largar dela la na metade da trama por falta de confiança, que na real ela só queria proteger de todos o ato impensável que ela cometeu, e ainda tem a Eduarda e o Marcelo nessa história, pois graças a esse "ato de bondade" da Helena, os dois viveram uma grande mentira até o momento que a Eduarda lê o diário e a verdade vem a tona, o mundo de ambos acabou ali também.

No final o ato da Helena afetou diretamente com três ou quatro pessoas se for considerar o menino também, realmente o core element da novela é "o que você seria capaz de fazer por amor?" E ai que vem o questionamento, que amor é esse que para satisfazer uma pessoa, você tem que destruir a vida de outra, no caso outras, coisa que a Helena fez e que por sinal é o que o Atílio questiona naquele monologo memorável dele no ultimo capítulo.

De fato isso gera um bom debate com vários pontos de vista diferentes, mas eu te garanto que na vida real, eu duvido alguém conseguir relevar algo dessa natureza, mãe gera, mas o amor de um pai também é o mesmo, não há como comparar isso.

Não esquecer que Branca também enganou Atílio, escondendo um dos filhos. Sempre achou que era o Marcelo e renegando os outros dois, no final o menos quisto era o filho de Atílio, o Léo. Mas, Helena sim esta fez "por amor" tirando todo o direito de Atílio de ser pai. Acho que todas as novelas do Maneco as Helenas se abdicam de suas vidas por amor as filhas. Tanto "História de Amor" quanto "Laços de Família" tem este entrecho de "Por amor". Helena de "História de Amor" mentiu a Joyce que era a mãe verdadeira dela, abdicando de sua vida para cuidar de sua sobrinha, além da filha por vezes ser ingrata, e perversa. Por vezes era atacada por tanta gente por uma gravidez da filha, a chamando de qualquer, liberal. De "Laços de Família" Helena abdica do romance de Edu para Camila, e além disso se deita com seu primo para salvar sua filha. 

Sobre a Helena de "Por Amor", não há defesa por esta monstruosidade. É inegável que a única pessoa que cresceu e se tornou madura, foi Eduarda, durante o processo de ser mãe. Mas, a atirou quando descobriu que Marcelinho não era seu filho. Amo o final aberto desta novela quando há um tempo de reconciliação entre Eduarda, Atílio para com Helena. O laço de Marcelinho com os três é marcante e o amor genuíno apaga um ato impensável de Helena. Tudo se recomeça naquele ponto no Jardim Botânico num passeio qualquer, entre os pais de mentirinha que deixam para que Marcelinho vá ao encontro dos verdadeiros pais. 

Editado por DanielNunes
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

 

Como eu sou apaixonado por isto, principalmente pelos diálogos da Branca. :wub: 

"Eu tenho certeza que você vai descobrir, e mesmo que eu esteja bem velhinha, você vai me dizer, e eu vou adorar saber que você se arrependeu. Vai-me dizer não vai, se isso acontecer?"

Eu adoro as cenas Atilio e Branca, mesmo não sendo um casal têm 30 vezes mais química que muitos que andam por aí. 

  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Duarte com D disse:

 

Como eu sou apaixonado por isto, principalmente pelos diálogos da Branca. :wub: 

"Eu tenho certeza que você vai descobrir, e mesmo que eu esteja bem velhinha, você vai me dizer, e eu vou adorar saber que você se arrependeu. Vai-me dizer não vai, se isso acontecer?"

Eu adoro as cenas Atilio e Branca, mesmo não sendo um casal têm 30 vezes mais química que muitos que andam por aí. 

Tenho a certeza que se não fosse o mico com a Regina Duarte esta novela ainda voltava a dar no vale a pena ver de novo. Mas esta tal como páginas da vida nunca mais verá a luz na globo pelo menos nos proximos anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
On 05/01/2024 at 19:23, Duarte com D disse:

 

Como eu sou apaixonado por isto, principalmente pelos diálogos da Branca. :wub: 

"Eu tenho certeza que você vai descobrir, e mesmo que eu esteja bem velhinha, você vai me dizer, e eu vou adorar saber que você se arrependeu. Vai-me dizer não vai, se isso acontecer?"

Eu adoro as cenas Atilio e Branca, mesmo não sendo um casal têm 30 vezes mais química que muitos que andam por aí. 

:adoro:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Maya disse:

Ainda se lembram desta cena absolutamente memorável?

Quem diria que uma simples reunião planeada com a melhor das intenções iria desencadear esta alucinante sucessão de barracos na mansão Barros Mota?! :haha:

Eu adoro a personagem do Murilo Benício nessa novela.:wub: A Branca era uma peste com ele.:triste_teresa:

Esta cena também é muito boa.:adoro:

 

  • Adoro 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Os barracos desta novela eram deliciosos.

Começava sempre com uma reunião calma, e escalando, e rebentava sempre tudo, gente atirada à piscina, martinis jogados na cara, estaladas em sequência ao som de “ele não ama você”, tesouradas, gente a rolar pelas escadas. Adoro. :wub:   

Editado por Duarte com D
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/03/2024 at 10:21, Duarte com D disse:

Os barracos desta novela eram deliciosos.

Começava sempre com uma reunião calma, e escalando, e rebentava sempre tudo, gente atirada à piscina, martinis jogados na cara, estaladas em sequência ao som de “ele não ama você”, tesouradas, gente a rolar pelas escadas. Adoro. :wub:   

Ai acredito muito que seja a melhor novela do Maneco! Mal posso esperar por começar a ver!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 08/04/2024 at 20:49, Diogo Marreiros disse:

Juro que estou a isto 🤏🏼 de começar a ver esta novela.:cryhappy:

Tanto que ontem comecei a ver a novela.:cryhappy:

Tirando o acidente, não aconteceu nada de especial no primeiro episódio mas nem foi preciso. Foi muito preenchido na mesma. Adorei a parte de Veneza. Nunca pensei dizer isto mas a estreia pareceu o episódio 68 e eu adorei na mesma.

Já tenho dois ódios de estimação. Eduarda e Laura. Fiquei surpreendido ao ver o Murilo Benicio aqui. Não sabia que ele tinha feito esta novela. Fiquei curioso com a personagem dele. A estreia nem desiludiu nem superou as expectativas o que já é ótimo já que eu tinha as expectativas bem altas.

@Duarte com D @Afonso @Vitória ganharam.:cryhappy:

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Diogo Marreiros disse:

Tanto que ontem comecei a ver a novela.:cryhappy:

Tirando o acidente, não aconteceu nada de especial no primeiro episódio mas nem foi preciso. Foi muito preenchido na mesma. Adorei a parte de Veneza. Nunca pensei dizer isto mas a estreia pareceu o episódio 68 e eu adorei na mesma.

Já tenho dois ódios de estimação. Eduarda e Laura. Fiquei surpreendido ao ver o Murilo Benicio aqui. Não sabia que ele tinha feito esta novela. Fiquei curioso com a personagem dele. A estreia nem desiludiu nem superou as expectativas o que já é ótimo já que eu tinha as expectativas bem altas.

@Duarte com D @Afonso @Vitória ganharam.:cryhappy:

Mas eu acho que é assim que as tens que manter as expectativas, avisei-te no passado:

"Por Amor não é uma novela que eu recomende ver para qualquer pessoa. É preciso ter atenção que esta novela vive dos diálogos, sobretudo dos diálogos, é neles que está o ouro da novela, tu ficas absorvido só de ouvir alguém durante cinco minutos a falar de um arranjo de rosas.  É também uma novela bastante reflexiva, eu nos meus aninhos de estudante não tinha maturidade/capacidade/experiencia de vida para entender a novela, pois ela fala muito das fases da vida, principalmente da vida adulta e as suas responsabilidades, o peso da passagem do tempo, o amor por um filho, carreira, amor e dinheiro, os sacrifícios que fazemos para ter um negligenciando os outros. É preciso ter noção que NÃO é uma novela cheia de ação, mas sim uma novela reflexiva e poética"

E isso que dizes é verdade, a novela tem muito ar de meio de novela no seu começo, pois a história só ganha uma guinada mais para o meio.

Não que o início seja mau, de todo é muito bom e necessário para o resto da novela ser saboreado como deve ser.

Mas de novo recordo "não é uma novela cheia de ação, e vive dos seus diálogos".

Editado por Duarte com D
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Duarte com D disse:

Mas eu acho que é assim que as tens que manter as expectativas, avisei-te no passado:

"Por Amor não é uma novela que eu recomende ver para qualquer pessoa. É preciso ter atenção que esta novela vive dos diálogos, sobretudo dos diálogos, é neles que está o ouro da novela, tu ficas absorvido só de ouvir alguém durante cinco minutos a falar de um arranjo de rosas.  É também uma novela bastante reflexiva, eu nos meus aninhos de estudante não tinha maturidade/capacidade/experiencia de vida para entender a novela, pois ela fala muito das fases da vida, principalmente da vida adulta e as suas responsabilidades, o peso da passagem do tempo, o amor por um filho, carreira, amor e dinheiro, os sacrifícios que fazemos para ter um negligenciando os outros. É preciso ter noção que NÃO é uma novela cheia de ação, mas sim uma novela reflexiva e poética"

E isso que dizes é verdade, a novela tem muito ar de meio de novela no seu começo, pois a história só ganha uma guinada mais para o meio.

Não que o início seja mau, de todo é muito bom e necessário para o resto da novela ser saboreado como deve ser.

Mas de novo recordo "não é uma novela cheia de ação, e vive dos seus diálogos".

Sim, eu lembro-me disso. Como disse, eu gostei disso porque mesmo sem grandes acontecimentos, a qualidade do episódio foi assegurada pelas interações das personagens. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Diogo Marreiros disse:

Tanto que ontem comecei a ver a novela.:cryhappy:

Tirando o acidente, não aconteceu nada de especial no primeiro episódio mas nem foi preciso. Foi muito preenchido na mesma. Adorei a parte de Veneza. Nunca pensei dizer isto mas a estreia pareceu o episódio 68 e eu adorei na mesma.

Já tenho dois ódios de estimação. Eduarda e Laura. Fiquei surpreendido ao ver o Murilo Benicio aqui. Não sabia que ele tinha feito esta novela. Fiquei curioso com a personagem dele. A estreia nem desiludiu nem superou as expectativas o que já é ótimo já que eu tinha as expectativas bem altas.

@Duarte com D @Afonso @Vitória ganharam.:cryhappy:

Eduarda ícone. Mais para a frente vais gostar dela :adoro:

  • Gosto 1
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Duarte com D disse:

Mas eu acho que é assim que as tens que manter as expectativas, avisei-te no passado:

"Por Amor não é uma novela que eu recomende ver para qualquer pessoa. É preciso ter atenção que esta novela vive dos diálogos, sobretudo dos diálogos, é neles que está o ouro da novela, tu ficas absorvido só de ouvir alguém durante cinco minutos a falar de um arranjo de rosas.  É também uma novela bastante reflexiva, eu nos meus aninhos de estudante não tinha maturidade/capacidade/experiencia de vida para entender a novela, pois ela fala muito das fases da vida, principalmente da vida adulta e as suas responsabilidades, o peso da passagem do tempo, o amor por um filho, carreira, amor e dinheiro, os sacrifícios que fazemos para ter um negligenciando os outros. É preciso ter noção que NÃO é uma novela cheia de ação, mas sim uma novela reflexiva e poética"

E isso que dizes é verdade, a novela tem muito ar de meio de novela no seu começo, pois a história só ganha uma guinada mais para o meio.

Não que o início seja mau, de todo é muito bom e necessário para o resto da novela ser saboreado como deve ser.

Mas de novo recordo "não é uma novela cheia de ação, e vive dos seus diálogos".

Acho que a ação vem mais dos barracos. A novela é cheia de barracos e viradas de chave que está justamente nos diálogos. Aquela conversa que se torna acalorada é justamente o ponto da ação que a novela nos leva ao ápice de um tapa, um acidente de carro, a cair das escadas, a jogar um o outro na piscina. A ação da novela está justamente aí. Acho que isto não é somente em "Por Amor" está em todas as novelas do Maneco a partir de "História de Amor" que eu me lembre. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...