Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

Há aí genéricos que têm quase 8 anos e ainda estão muito atuais. Por exemplo: o genérico da BBC News e o 19/20 da France 3. Já os portugueses quando ultrapassam 2 anos já começam a enjoar.
A música do da ERT é horrível. Porque é que não fazem um remake dela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, mavb98 disse:

Há aí genéricos que têm quase 8 anos e ainda estão muito atuais. Por exemplo: o genérico da BBC News e o 19/20 da France 3. Já os portugueses quando ultrapassam 2 anos já começam a enjoar.
A música do da ERT é horrível. Porque é que não fazem um remake dela?

O da BBC faz 10 neste ano ainda por cima!

A ERT começou a usar esta música (feito por um talento de lá, o Vangelis, adoro as músicas dele) há 35 anos.

A Música teve algumas pequenas mudanças, sendo a mais recente de ter ficado mais curta e mais grave.

No meu caso gosto da versão original.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A música da ERT foi feita pelo Vangelis em 1982, acho que foi encomendado pela ERT. No entanto, não foi a música uniforme, houve um tempo em que era a música de um canal só e durante boa parte dos anos 90 e até 2008 foi raramente usada. Porém continua tão antiquada, noutro canal grego (o Mega) usam basicamente a mesma música desde 1989 no noticiário Mega Gegonota:

Entre 1999 e 2016 teve um canal associado no Chipre que substituiu as frequências do canal O Logos (A Palavra), primeiro canal privado cipriota, detido pela Igreja Ortodoxa (tipo a TVI nos primórdios). A empresa detentora do canal optou por licenciar a marca Mega, mas devido a uma crise em 2016 que quase acabou com o canal na Grécia, a licença foi terminada e o nome do canal foi alterado: primeiro para MegaOne, depois para TV One. Curiosamente a música do TV One Gegonota é um remix do noticiário da Mega, apesar de acabarem com os elos entre os dois canais:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, ATVTQsV disse:

música da ERT foi feita pelo Vangelis em 1982, acho que foi encomendado pela ERT

A coisa mais parecida aqui em portugal foi a musica do Totoloto que é da autoria de Júlio Pereira e feita para a rtp1

https://youtu.be/rASG9U-kufc

Imaginavam o Jornal2 ter ainda a música do Jornal das 9?

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Vascof2001 disse:

O da BBC faz 10 neste ano ainda por cima!

A ERT começou a usar esta música (feito por um talento de lá, o Vangelis, adoro as músicas dele) há 35 anos.

A Música teve algumas pequenas mudanças, sendo a mais recente de ter ficado mais curta e mais grave.

No meu caso gosto da versão original.

Exatamente, o da BBC já vai para 10 anos e está sempre atual.

Não sabia da música ter sido feita pelo Vangelis, mas precisa de um refresh. Nunca ouvi a versão original, mas de certeza que é bem melhor.

há 3 minutos, ATVTQsV disse:

Evolução dos genéricos do KBS News Line, jornal das 23 horas/meia-noite da KBS 1, tipo o antigo 24 Horas da RTP 1.

Reparem como eles mantiveram a mesma música entre 1994 e 2013, e à medida que avançavam os anos, a deterioração da música notava-se cada vez mais.

Credo! Ainda bem que depois fizeram uma versão atualizada.

----

Por falar em usar a mesma música, no Brasil têm a tendência de usar a mesma música mas ir atualizando. O caso mais conhecido é do Jornal Nacional da Globo, mas os outros canais também fazem isso, como o caso da Record.

A música atual já existe desde os anos 2000 e era usada em edições especiais do Jornal Nacional até que ficou permanente.

Já o Jornal da Record usa a mesma música desde que começou a copiar a Globo 2006:

A minha favorita é a do Jornal da Band (e do Jornal da Noite. Não, não é o da SIC):

SBT:

Podem verificar influência dos canais americanos e da Sky News (TVI 24 és tu?). Nota também para a "cópia" do Telediário da TVE (2004) entre 2006-2008.

Rede TV:

Falta de outros canais. Falta também dos programas de informação regional (aka Praça TV, Praça Record, Praça SBT, etc.) e dos outros noticiários, mas já dá para ter uma ideia.

Se repararem também, os canais começaram a mudar para o 16:9 a partir de 2008.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O KBS News 9 é tipo o Telejornal e é um dos programas mais vistos da KBS 1. O tema actual é usado há sensivelmente 25 anos. A primeira versão do tema foi usada até 2008 quando aperceberam-se de que o próprio tema já soava antiquado e precisaram de fazer uma nova versão infinitamente melhor.

Há cerca de dez anos começaram lentamente a passar os noticiários para 16:9 HD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É hoje que o serviço público de televisão francês France Télévisions muda de identidade.

Em movimento simplesmente adoro!  :D

Os anteriores logótipos eram de 2002. E segunda-feira estreia o novo grafismo da informação da France 3, que terá também clara influência da identidade do canal de notícias franceinfo:. :)

De notar também as mudanças de 2 canais "secundários" do Grupo TF1 referidas mais acima, esta noite a "TF1 Séries Films" e amanhã a TFX (público jovem).

Editado por Rmeteora
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já aqui disse qual o meu ponto fraco: as nuances das cores. Preferia mais o vermelho, o azul e o verde antigos, ainda por cima são fáceis de adaptar. Foi mau terem de por a mesma cor da France Ô para os canais de ultramar, já que com a renovação de 2010 passou a amarelo. Será que a razão pela qual não podem fazer isto é por causa da France Info?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Já aqui disse qual o meu ponto fraco: as nuances das cores. Preferia mais o vermelho, o azul e o verde antigos, ainda por cima são fáceis de adaptar. Foi mau terem de por a mesma cor da France Ô para os canais de ultramar, já que com a renovação de 2010 passou a amarelo. Será que a razão pela qual não podem fazer isto é por causa da France Info?

As cores foram mudadas supostamente para serem mais modernas/adaptadas a um contexto digital. A que me faz mais confusão ainda é a •5.

A france•ô mudou para o amarelo (e partilha o mesmo grafismo) precisamente para a aproximar visualmente dos canais ultramarinos, reforçar as ligações. Também suspeito que há razões práticas por detrás, uma vez que retomam pontualmente programas das outre-mer•1. :P

A franceinfo: é um caso aparte porque é uma marca ao mesmo tempo TV e rádio. E está para vir uma plataforma semelhante france•culture que juntará no digital (e mais?) os conteúdos da france•tv, radiofrance, ARTE. É uma fase de transformação bem profunda e interessante na oferta de serviço público francês que começou. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só cópias da música da BBC. A introdução da DR e da Antena 3 então, não podiam ser mais cópia. :haha: 

A introdução da NRK. :wub: Adoro a música de fundo. Aliás, os últimos grafismos informativos da NRK têm estado excelentes.

Eleições 2017:

Debatten (2015), com uma música que me faz lembrar a música Bunsen Burner do filme Ex Machina ( :heart: ): 

 

Editado por Ruben Fonseca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rmeteora disse:

As cores foram mudadas supostamente para serem mais modernas/adaptadas a um contexto digital. A que me faz mais confusão ainda é a •5.

Eu também, mas não sabia nada sobre aquilo do digital. A da France 5 está num tom mais claro mas se mantivesse o tom que tinha estaria bem na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rmeteora disse:

É hoje que o serviço público de televisão francês France Télévisions muda de identidade.

Em movimento simplesmente adoro!  :D

 

A RTP precisa disto. Um logo que se adapte bem, manter as essências dos canais, e, eles que respeitem as guidelines e não se metam a inventar (cofs este novo grafismo cofs)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rdrigx disse:

A RTP precisa disto. Um logo que se adapte bem, manter as essências dos canais, e, eles que respeitem as guidelines e não se metam a inventar (cofs este novo grafismo cofs)

Eu acho que com o logótipo da RTP, que é igual para todos os canais, seria possível fazer um grafismo melhor do que o atual, como o da France TV.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Televisão 10 disse:

Agora, na emissão da Operação Triunfo para a Eurovisão, estão a usar a indicação Direto. Em Espanha, é raro ver utilizarem esta indicação. Quanto à TVE, julgava que só no canal Teledeporte é que usavam.

Eles na TVE exageram tanto nas "moscas" no ecrã! :O É o oposto da RTP atualmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Televisão 10 disse:

Nos restantes canais generalistas espanhóis também fazem assim. Penso que as publimoscas davam jeito na RTP, para promover mais os programas.

Não concordo, sobretudo porque polui muito o ecrã. Agora se o fizessem de uma forma discreta, ao contrário da TVE, aí já seria melhor.

Editado por Ambrósio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo o porquê: para um canal supostamente "jovem" o grafismo é mais infantilizado, e foi por isso que não foi escolhido pela France TV.

Evolução dos genéricos do noticiário do Canal 9 da Tailândia desde os seus primórdios até aos dias de hoje. O noticiário é produzido pela Agência Tailandesa de Notícias, o que é basicamente o mesmo de vermos o Telejornal produzido pela Agência Lusa (isto é, se a Lusa fosse da RTP). O problema? A marcha militar dos anos 80 esteve em uso até inícios dos anos 90 e a música actual (desde 2010) começa a enjoar. A minha sonoridade favorita é a de 2002. (o genérico comprido de 2002 não funciona em dispositivos móveis porque há uma espécie de falha no som nestes dispositivos)

Por falar em renovações, e a aproveitar as mudanças na TDT do país, o ano começou com a Azteca Trece, já há mais de um ano na nova frequência digital (o 1) com um novo nome: Azteca Uno:

E por falar em grafismos infantilizados (como o da France 4 que foi reprovado), eis um vídeo do canal Okto, de Singapura, que começou como um canal dedicado à programação infantil e às artes para eventualmente mudar o conteúdo para uns 90% de programação infantil e noites desportivas. Basicamente é tipo a RTP 2 só que com Zig Zag (Okto Jr.) e Desporto 2 (Okto Sports).

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...