Jump to content

Grafismos de TV


DanielNunes

Posts Recomendados

Eis uma gravação do canal 5 do Camboja a fechar as emissões:

Na verdade, houve um problema, e não era o tal problema do stream (pára-arranca, o que é pouco conveniente para fazer gravações). No vídeo não se nota bem mas o ficheiro sonoro correspondente à marcha militar estava corrompido.

E não, o canal não fechou desta forma (imagens de membros do exército a praticarem os tiros), pois como já disse era um problema do site cambodjano onde fui ver o tal fecho. Infelizmente quando fui gravar o início no ano passado também tinha o mesmo problema, mas o som da marcha estava intacto.

O canal emite das 06:00 à meia-noite (23:00 às 17 em Portugal). A forma como o canal fecha é tipo aqueles cortes que a RTP 1 faz em cima da hora em que o apresentador do Bom Dia Portugal só diz "até já". Neste caso era um noticiário que estava a acabar (um noticiário em imagens) e, de repente, e sem música, passa para o genérico de abertura e fecho do canal, como se o próprio canal disesse "xau, fui".

Aliás, não sei se o canal ainda é do exército - este artigo diz que o canal foi "comprado" por um milionário tailandês que afirma que o mercado local é ultra-competitivo (estamos a falar de uns 17 canais). Diz que o canal começou a produzir as suas telenovelas para combater com as tailandesas e acha que a televisão deve sobreviver só em cinco canais. Este canal também foi pioneiro na emissão em TDT no Camboja, apesar de já existir uma empresa privada com os seus pacotes de subscrição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um fecho de emissão do Camboja:

A CTV9 é o primeiro canal privado do país, surgiu quando o país estava a voltar à monarquia. Até 2016 (calculo, já que em 2014/2015 via tantos streams asiáticos) o canal fechava às 23 e abria às 6 mais ou menos. Ontem vi o canal para ver se ainda fechava. Eram quase 16 (23 no fuso horário local) e quando terminavam os telediscos de "enchimento", começou a tocar aquela musiquinha de fecho, um ecrã verde com umas imagens de monumentos e coisas agrícolas, em vez de aparecer uma simpática senhora a encerrar a emissão, chafurdam-nos com (adivinhem) mais telediscos. Antes dos tais passavam um genérico, o bloco de telediscos de madrugada chama-se "My Original Song" (é verdade, sei que nesta região da Ásia os erros de inglês são mais frequentes, o que dá para explicar o erro na mira técnica da Thai PBS). Só sei a imagem da locutora foi alterada com a passagem para 16:9 em 2014 mas infelizmente não captei uma imagem, uma pena.

Mudemos de CTV e viajemos para um país menos exótico, o Canadá. Pelo que vi nos meus torrents da Teoria do Big Bang gravados da CTV, aquelas promos nos programas ainda têem um elemento que a CTV canadiana recusa tirar, elemento que já veio dos anos 90:

É verdade, a CTV, em pleno século XXI, continua a usar as fitas. Há meses vi episódios de umas temporadas anteriores e nas promos de programas que metem quando voltam dos intervalos (a SIC faz isto mas na esquerda e não em baixo) ainda tinham as fitas na parte da direita dos anúncios de rodapé. Podem ter avançado para o 16:9 HD com sucesso mas o separador continua a ser velho (de conceito).

E já que falei daquelas "promos de rodapé" vou dar agora uma opinião sobre o da CBS. Basicamente é minimalista, opta por usar preto e branco. Tipo o "NEXT" é preto (salvo erro) e o que vem a seguir (ou o programa a seguir ou quaçquer outro) é branco. As filiais nas grandes cidades das quais a CBS é dona também já aderiram a este tipo de grafismo sobretudo quando antecede as notícias (como pude comprovar nuns torrents da série Scorpion) onde destacam dois títulos do noticiário das 23. Sei que vem de uma "CBS 2" e calculo que seja a de Los Angeles. O problema é que, apesar da FCC impingir com as leis horárias de fazer um separador legal (tipo "WCBS, channel 2, New York") isto não acontece em certos canais (supostamente nestas cidades metem nos separadores?) mas noutras cidades como Norfolk (WTKR) metem no início do programa.

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Swarnavahini, canal privado do Sri Lanka, país com símbolos de canais de televisão "atrasados", acordou para a vida, ou seja, abandonou o azul e amarelo que usou durante vinte anos.
com.microimage.swarnavahini.pngSwarnavahini_logo.png
À esquerda temos o símbolo clássico, que é, aparentemente, um pavão. Agora o símbolo do dito melhorou e é mais colorido. Porém a minha primeira reacção quando vi este novo símbolo foi mais ou menos uma fusão entre os símbolos da NBC e do Picasa (programa que já não existe). As cores das penas do novo símbolo e as do símbolo da Picasa são quase iguais.

O símbolo foi adoptado a 17 de Setembro, até 31 de Outubro o novo e o antigo eram postos ao mesmo tempo. No Facebook do canal, vi comentários que deram boas críticas ao símbolo, ao contrário da ITN, que mudou no ano passado para pior - em vez de progredir, regrediu.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, ATVTQsV disse:

No dia 6, o noticiário georgiano Moambe mudou o seu genérico:

Porém, o Moambe ainda é transmitido em 4:3 apesar da GPB ter a capacidade de emitir conteúdo em alta definição. Faz-me lembrar a RTP entre 2012 e 2015. Isto é uma vergonha em pleno século XXI.

Esse estúdio parece uma imitação fraca do estúdio da ARD da Alemanha, pelo menos no fundo. Mudaram novamente de logótipo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, Televisão 10 disse:

Mudaram novamente de logótipo...

Ambos os canais retiraram os algarismos. Agora é basicamente a forma parecida com um losango e os canais são estritamente referidos pelos seus nomes em georgiano: "Primeiro Canal" (Pirveli Arkhi) e "Segundo Canal" (Meore Arkhi).

O Moambe é emitido em várias línguas. Algumas edições (como a georgiana) são no primeiro e outras no segundo. Existem também edições em ossete, abecásio, azeri, arménio, russo e inglês. O site da televisão pública está disponível nas sete línguas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo símbolo da ABC 2, que doravante (por "doravante" entenda-se "dia 4") passará a ser um canal de comédia, a ABC Comedy:
ABC-Comedy.png
Eu até gosto do símbolo, mas o canal não me parece prometedor. Isto quer dizer que a ABC, se lançar este canal na próxima semana, passará a ter um canal generalista, que é a ABC (a outrora ABC 1). Eu até entendo a mudança, porque em 2014 a ABC 1 deixou de usar o 1, dizem que muitos australianos ainda chamavam à ABC 1 de "ABC". É tipo chamar "RTP" à RTP 1.

Mas um canal de comédia financiado pelo governo? Não acredito, aliás a outra televisão pública da Austrália, a SBS, tinha a SBS 2 mas passou a ser a SBS Viceland. Apesar disto manteve todos os noticiários estrangeiros que tinha de manhã porque a SBS ainda tem um estatuto étnico. Direi apenas que esta mudança tem menos piada do que boa parte das séries do Chaser (a primeira temporada da CNNNN ainda se safa)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vinhetas da RTC

RTC-Radio Televisão Comercial era em palavras resumidas, a parte comercial da RTP, operou entre os anos de Mil-nove e oitenta e três e 2003 (a pub desde de 1984), entre 1984 e 1996, os blocos eram intercalados com estas vinhetas lendárias

Geração 1: A torre futurista/Losangulo

Possílvemente a 1ª vinheta, diz-se de 1984 mas foi usada duarante o o ano de 1985

Inicios de 1985, Janeiro(?)-Junho de 1986

Meados de 1985

Junho-Outubro 1986

 

Outubro 1986--Junho 1987

Junho(?)1987-Dezembro 1988

Geração 2: O Olho que pisca

Janeiro de 1989-Dezembro 1991

A mais conhecida: Setembro de 1991-Setembro 1994

Longa(1991-1992)

Curta(até Setembro 1992)

Curta (versão normal e mais recordada de todas)

Supercurta(1994)

C2

Geração 3: Grafismo

Canal1 da RTP

1994-1995

1995

 

Verão 1995

1995-1996

Tv2

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DQhk73zWAAAdeyp.jpg:large
Bato palmas e dou pinotes no ar. Depois de meses (muitos meses) à espera, os novos símbolos dos canais da France Télévisions foram revelados por alguém que procurou algures na net. Seguem a linha do portal france.tv criado em Maio.

Pessoalmente gosto do conceito, mas existem dois problemas: as nuances das cores, em particular o da France 5 que opta pela menta. A France Ô optou por usar a mesma cor dos canais de ultramar (na foto acima está lá "toda a gente") mas não sei se é uma desculpa, aliás a France Ô foi criada em plena era RFO e a mudança da RFO para a Outre-Mer Première efectuou-se com uma mudança de cor.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, ATVTQsV disse:

Bato palmas e dou pinotes no ar. Depois de meses (muitos meses) à espera, os novos símbolos dos canais da France Télévisions foram revelados por alguém que procurou algures na net. Seguem a linha do portal france.tv criado em Maio.

Pessoalmente gosto do conceito, mas existem dois problemas: as nuances das cores, em particular o da France 5 que opta pela menta. A France Ô optou por usar a mesma cor dos canais de ultramar (na foto acima está lá "toda a gente") mas não sei se é uma desculpa, aliás a France Ô foi criada em plena era RFO e a mudança da RFO para a Outre-Mer Première efectuou-se com uma mudança de cor.

Costumo gostar das mudanças de logótipos. Por exemplo, gostei da mudança dos logótipos da RTP e da TVI. Neste caso, acho um retrocesso. Penso que os retângulos já eram uma imagem de marca da televisão pública francesa e eram mais elaborados. Agora, colocam só um círculo e o número, que até no PowerPoint se faz. Até parece o logótipo da PRO TV, da Roménia. As nuances de cor também são piores. Fazem-me lembrar as alterações nas cores da RAI, de Itália.

Vou ter saudades destes logótipos...

dims?crop=670%2C214%2C0%2C116&quality=85&format=jpg&resize=630%2C201&image_uri=http%3A%2F%2Fo.aolcdn.com%2Fhss%2Fstorage%2Fmidas%2F4a9e6fd9fd5f463e2d579024c5544178%2F205933980%2FUne-chaine-d-information-en-continu-pour-France-Television_news_full.png&client=a1acac3e1b3290917d92&signature=533dd69fe75196dd0fb33334b2316d4e6612b3c5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já queria uma mudança, aliás há uns anos vi num fórum francês uma proposta que consistia num símbolo que era um hexágono (por razões simbólicas já que a forma do país num mapa é claramente a de um hexágono) repartido igualmente para as cores de cada canal. Pena não ouvirem a tal sugestão.

@Televisão 10, quando vi a comparação com a Pro TV, só uma coisa veio-me à cabeça:
"Un nom, une vision, nous sommes [la] France"

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos separadores natalícios deste ano do canal espanhol Antena 3. A música é a mesma do ano passado...

 

A Telecinco, outro canal privado espanhol, tem este separador de Natal:

 

Outro canal privado espanhol, la Sexta, da família da Antena 3, lançou vários separadores, dos quais não gosto. Fica aqui um deles:

 

Separador longo, como habitual no Reino Unido, do Channel 5, canal privado do país.

 

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Televisão 10 disse:

Separadores natalícios deste ano da BBC One.

Estes são da Rai 1, também deste ano.

Gosto dos da BBC One, só não gosto da voz-off a falar nos mesmos, mas sei que é comum no Reino Unido, é tipo os nossos separadores de continuidade. Mas o grafismo em si está muito giro.

Os da Rai 1 também gosto, mas são quase iguais aos do ano passado...

há 17 horas, Televisão 10 disse:

Um dos separadores natalícios deste ano do canal espanhol Antena 3. A música é a mesma do ano passado...

A Telecinco, outro canal privado espanhol, tem este separador de Natal.

Outro canal privado espanhol, la Sexta, da família da Antena 3, lançou vários separadores, dos quais não gosto. Fica aqui um deles:

Separador longo, como habitual no Reino Unido, do Channel 5, canal privado do país.

Antena 3: Semelhantes aos do ano passado, mas este ano ficaram melhores, na minha opinião, os balões de ar quente ficaram giros.

Telecinco: Muito pouco natalícios, não gostei.

La Sexta: Credo, que aberração é essa? :O Horríveis!

Channel 5: O mesmo que disse acerca da BBC One.

Resumindo, ao ver estes grafismos estrangeiros, sinceramente prefiro os nossos deste ano, são muito mais natalícios do que os de Espanha, sobretudo (que ultimamente cada vez menos o são, deve ser por darem menos importância ao Natal e mais aos Reis, não sei...).

E os da TVE, alguém sabe como são? @Televisão 10

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ambrósio disse:

 

E os da TVE, alguém sabe como são? @Televisão 10

Procurei os da TVE 1 e não encontrei. Talvez sejam iguais aos de 2015/2016. Na TVE também não usam muitos separadores. Muitas vezes começam os programas abruptamente. Sabe-se que o programa começa, pois aparece primeiro o TVE e só depois o 1/2/24h/clan/tdp.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Procurei os da TVE 1 e não encontrei. Talvez sejam iguais aos de 2015/2016. Na TVE também não usam muitos separadores. Muitas vezes começam os programas abruptamente. Sabe-se que o programa começa, pois aparece primeiro o TVE e só depois o 1/2/24h/clan/tdp.

Pois, eles em Espanha não usam tanto os separadores como nós, pelo que já vi, ou vão para intervalo promovendo programas do canal (sem separador antes) ou usam mais aqueles separadores do "voltamos em...".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi todos menos o genérico da RTV Ljubljana dos anos 80, um genérico de Skopje dos anos 80 (não se ouve o som do genérico), aquele aos cinco minutos e meio não sei de que país é (Bósnia e Herzegovina? Montenegro antes da separação?), um da RTS aos seis minutos, um outro genérico antigo da Bósnia e Herzegovina anterior a 2004, o genérico kosovar anterior a 2008 e mais um deles, que deve ser mais recente. Do montenegrino perto do fim acho que é um genérico amador.

Aquele com o mapa da Cróacia era usado em 1993 para preencher tempo antes das notícias, antes do relógio.

E olha o genérico do Dnevnik da HRT de 1999! Já não o via há que tempos! Estava na conta do TVmasterNS mas (segundo o que me contou) a HRT retirou o vídeo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...