Jump to content

Os Dias Eram Assim


RRtelenovelas

Posts Recomendados

  • Respostas 284
  • Criado
  • Última Resposta

Estes últimos episódios estão a ser muito bons, com claro destaque para a Sophie Charlotte, Júlia Dalávia e Natália do Vale que me têm feito chorar baba e ranho! :crying:

Aquele Amaral é mesmo monstruoso! Coitada da Evy! :|

E o que dizer daquela cena da Monique com a Maria?! :O Vais ficar perplexo, chocado, boquiaberto meu querido @Duarte com D

15 hours ago, Duarte com D said:

Quero grande resumo quando acabares @Maya :) 

Nem precisavas pedir meu caro Duarte! :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que linda a cena em que o Valentim descobre que é irmão do Lucas! :crying:Foi tão emocionante ver a reacção instintiva dele! Não disse uma única palavra, afinal palavras para quê quando com um único gesto podemos demonstrar o quanto ama-mos uma pessoa?! :giveheart:

Estes últimos episódios têm sido muito emocionantes. A ação tem-se desenvolvido muito tranquilamente, de forma a que o espectador a compreenda e se vá envolvendo mais intensamente com estes episódios finais.

A doença da Nanda está a ser mesmo um murro no estômago! A atriz, bem como o Felipe Simas, estão maravilhosos e foi de partir o coração ver este último a desabafar com o pai! :crying:Foi uma lição de vida vê-la falar sobre este assunto tão delicado perante todas aquelas pessoas. "Isso não se pega com carinho. O preconceito doi mais que a próprio doença". :crying: Foi arrepiante!

O Amaral lá continua o mesmo ser execrável! Tanto ele como o Vítor sao dois bandalhos da pior espécie! E que horror de cena em que a Cora dá duas bofetadas ao Lucas! :| Como eu amei o confronto entre esta víbora e a Kiki, com esta última a sair por cima e a mandar aquela bruxa ao chão, literalmente! :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que verdadeiros murros no estômago foram estes antepenúltimo e penúltimo episódios! :crying:Ainda estou emocionada com tudo aquilo que vi! Renato e Alice ficam oficialmente para a história como um dos casais mais sofridos de sempre vistos em novela!

A Nanda também tem sido um sofrimento só!:crying:Estas últimas cenas dela estao a ser muito emocionantes. È uma personagem linda em todos os sentidos! E que querido que o Caíque se tem revelado durante todo este processo! Não é qualquer homem que seria capaz de continuar ao lado de uma pessoa com aquela doença, ele é mesmo um príncipe encantado! :giveheart:

Aquele verme do Amaral recebeu uma lição muito bem executada por um personagem o qual eu nunca imaginei que fosse capaz de agir de tal forma! Foi bem feito para aquele monstro!

Já a revelação sobre quem matou o Arnaldo é que me deixou totalmente chocada! :O Achei, no entanto, que foi tudo muito bem justificado e acabou por fazer todo o sentido.

O Gustavo e a Rimena ficam tão bem juntos! Gosto genuinamente desta casal e têm sido tão bonitas as cenas dele. Ela é sem dúvida a personagem feminina com a qual me identifico mais, cheia de fibra e tão compreensiva! :giveheart:

Hoje vai ser o "grande" dia meu querido @Duarte com D Vou finalmente despedir-me desta maravilhosa produção que me tem prendido, encantado e sobretudo emocionado ao longo destes episódios todos! :crying:Vai ser muito difícil, mas tambem já me senti assim com outras novelas por isso olha... é a vida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

image.png.8e1267cae613399c6a6525f291a2d985.png

Acabou! :crying:Não tinha como adiar mais esta despedida. É muito difícil despedires-te de um determinado produto de ficção quando já te afeiçoas-te tanto á sua narrativa e aos seus personagens de forma tão intensa e emocional! Foi o que me aconteceu com 'Os Dias Eram Assim'. Este último episódio foi sem duvida dos finais mais emocionantes de sempre que eu já vi! :crying:Chorei baba e ranho em várias cenas, das quais vou ter oportunidade de falar no desenrolar desta que é a minha análise final da supersérie.

Vou desde já começar por falar de alguns aspectos negativos desta recta final, começando pelo pouco destaque que foi dado aos desfechos de vários personagens secundários. :| Fiquei mesmo decepcionada, por exemplo, por nunca ninguém ter descoberto o que o verme do Amaral fez á pobre da Ive, mas neste caso já se sabia que este e todos os outros crimes que este monstro cometeu iriam ficar impunes, já que este personagem acabou por ser o retrato mais fidedigno dos muitos "Amarais" que cometeram os crimes mais bárbaros e os abusos mais desumanos durante o período da ditadura. Eu queria mesmo que tivessem desenvolvido melhor os desfechos da maior parte dos personagens secundários, mas fora isso mantenho a minha opinião de que este foi dos finais mais bonitos, emocionantes e didáticos de sempre!

 

image.png.cfd00c26290967468c186b92b51b827f.png

Agora vou falar do casal protagonista. O Renato e Alice ficaram para a história como um dos casais que mais sofreu em toda a ficção brasileira! :crying:A quantidade de obstáculos que estes dois tiveram que enfrentar para puderem ficar juntos! Foi um verdadeiro "canavial de emoções" que estes dois viveram durante toda a trama, e com uma intensidade sem precedentes! Que dor no coração foram estes dois últimos episódios! :crying:O sofrimento do Renatinho foi algo quase insuportável de assistir! :crying:O final que as autoras reservaram ao casal "Renalice" não podia ter sido mais justo! Eles não podiam acabar de outra forma depois de tudo o que sofreram! Foi das histórias de amor mais bonitas de sempre, pois mesmo com tantas intrigas e planos maquiavélicos que os afastaram por tantos anos, nunca se esqueceram um do outro! :wub: Foi lindo, lindo, lindo aquele final na praia! :giveheart:

O final do Vítor foi aceitável, mas eu preferia que ele tivesse acabado preso a pagar legalmente por todas as patifarias que fez ao longo da história, já que o mesmo não se verificou com o Amaral ou com o Arnaldo! Foi muito comovente a reação da Cora quando esta soube do que tinha acontecido ao filho. :crying:Tive mesmo pena que ela tivesse acabado daquela forma, mesmo com todos os disparates que disse (e fez) durante todo o seu percurso. 

Que dizer do casal Rimena e Gustavo?! :wub: Foi linda a forma como eles se foram aproximando um do outro, primeiro com conversas tímidas, que levaram á descoberta de uma afinidade e interesses em comum, que por sua vez fez com que ambos se tornassem grandes amigos, amizade essa que resultou numa atração espontânea entre ambos, até que puf... acabaram por se apaixonar perdidamente um pelo outro! :giveheart: Nunca pensei que fosse torcer tanto para que estes dois ficassem juntos, já que o casal formado pelo Gustavo e pela Cátia na primeira fase era muito forte! Felizmente as novelas têm destas coisas, surpreendem-nos sempre com os desenvolvimentos das suas respectivas tramas. Ainda bem que a Rimena e o Gustavo acabaram juntos no fim!

Por falar nos casais "Renalice" e "Gusmena", que cena tão emotiva a do discurso da Vera com a família toda á volta da mesa! :crying:Mais uma que me deixou bastante comovida neste último episódio. Ver o amor e o carinho que ela sentia pelos filhos, netos, noras e os amigos que nunca lhe faltaram quando ela tanto precisou deles, estampado no rosto dela foi muito bonito! Só não concordei muito com o facto dela ter terminado ao lado do Ernesto, embora compreenda que ele tenha tido motivos muito fortes para ter feito o que fez, confesso que me fez uma certa confusão este desfecho. :|  

 

image.png.0a9a15717f205efcc37df06502d0cba4.png

Vou falar agora da personagem que mais me marcou em toda a história. :crying:A Nanda foi sem dúvida a melhor personagem feminina da supersérie. Ela teve todo um percurso ascendente e muito interessante na história, pois foi crescendo á medida que a trama se desenvolvia. A última cena dela com o Caíque foi de uma sensibilidade e emoção singulares! :crying:A questão do aparecimento do vírus da SIDA foi abordada com uma delicadeza e realismo ímpares pelas autoras! E a homenagem verídica que o elenco prestou ás primeiras pessoas que morreram por conta deste vírus no Brasil foi das cenas mais bonitas e comoventes que eu já vi em novelas!  :crying:Doenças como a SIDA, cancro, ou sejam elas quais forem, não se pegam com um beijo, com um abraço, ou qualquer outro gesto de carinho... o preconceito dói mais que a própria doença! Obrigada pela lição de vida Nanda. :giveheart: A Júlia Dalávia brilhou tanto aqui! Já tinha gostado muito de a ver em 'Boogie Oogie' com a sua Alê, mas aqui ela teve um desafio muito maior com uma personagem também ela completamente diferente!

A professora Natália foi outra das grandes heroínas desta supersérie! È extraordinário como esta personagem transmitia inteligência e esperança com um simples olhar! As cenas das aulas da Natália foram das melhores que esta supersérie teve, um verdadeiro hino á sabedoria e uma homenagem sentida a todos os professores! Nem quero imaginar o que será para um professor exercer a sua profissão em pleno período de fascismo!

E que lindo foi ver o Lucas a chamar pai ao Renatinho! :giveheart: A amizade que ele e o Valentim foram construindo ao longo da segunda fase foi do mais enternecedor que pode existir! Cada vez que me lembro da cena em que o Lucas revela ao Valentim que eles são irmãos... foi tão comovente! :crying:Também gostei muito das cenas que o Lucas teve com o Vítor, e embora este último tivesse todos os defeitos, acredito que ele amava verdadeiramente o filho, o que só prova que mãe ou pai são quem cria e que os laços de sangue não são nada comparados com os laços afetivos!   
Incrível como todos os atores, desde os miúdos aos mais graúdos, conseguiram brilhar e ter o seu próprio espaço nesta supersérie! 

O triângulo Monique, Tony e Maria foi também ele bastante interessante e foi mais um ponto que serviu para mostrar o quão á frente do seu tempo era esta família. Nem percebi muito bem o final deles, mas lá esta esta foi uma situação que se verificou com muitos dos personagens secundários. A Cátia e o Serginho foram outros dois que nem deu para perceber se terminaram juntos ou não. :| Tive muito pena que não tenham dado a estes atores a oportunidade de terem uma despedida mais justa. 

O Leon e o Rudá também tiveram uma história muito bonita. Foram dois personagens muito corajosos pela forma como assumiram o amor que sentiam um pelo outro em plena sociedade brasileira dos anos 80. 

image.jpeg.6b8a2845d88699e54289551b0bcd14fe.jpeg

Sobre a temática da ditadura militar, tema principal da história, devo dizer que fiquei bastante impressionada com alguns dos factos verídicos que a novela retratou. Eu sempre ouvi os meus avós falarem do quão difícil era viver cá em Portugal no tempo do Salazar, tão difícil que eles tiveram que deixar o país que tanto amavam ainda muito novos com os pais deles, em busca de um futuro melhor, mas não tinha a menor ideia do quão dilacerante era viver em plena época de ditatorial. Aqueles que ousaram em lutar contra o "todo poderoso" regime militar no Brasil, em nome da liberdade de expressão e direito ao voto, pagaram um preço terrível na altura, mas costuma-se de dizer que "depois da tempestade vem a bonança", e graças ás verdadeiras aulas de didatismo histórico com que esta produção nos presenteou, agora toda uma nova geração de brasileiros conhece a fundo a coragem de muitos dos seus antepassados, e todos os sacrifícios e sanções que estes sofreram na pele simplesmente porque acreditaram e lutaram para que o país que tanto amavam fosse mais justo, em nome da democracia e da liberdade de expressão. Esta supersérie permitiu-me enquanto espectadora fazer uma das viagens mais emocionantes e didáticas da minha vida, "artisticamente" falando evidentemente. 'Os Dias Eram Assim' acabou por ser uma verdadeira declaração de amor ao Brasil e a todos os seus heróis, transmitindo aos seus espectadores uma mensagem que vai muito além do enredo, personagens ou qualquer outra característica técnica desta grande produção. Aproveito para deixar aqui os mais sinceros parabéns ás autoras, Ângela Chaves e Alessandra Poggi, pela sensibilidade e didatismo com que conduziram a sua obra! Nesta supersérie não houveram ligações "desnecessárias" entre todos os núcleos ou mortes para servirem como pano de fundo. Os momentos mais pesados da trama, na sua maioria, foram muito bem justificados, afinal a obra estava inserida num contexto que permite esse tipo de abordagem. 
Aplausos também para o elenco fenomenal desta supersérie! Sophie Charlotte, Renato Goés, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone, Maria Casadevall, Júlia Dalávia, Marco Ricca, Natália do Vale, Felipe Simas, Cássia Kiss, Susana Vieira, Maurício Destri, José de Abreu, Letícia Spiller, Konstantinos Sarris, Antonio Calloni, Mariana Lima, Luiz Felipe Mello, Xande Valois... entre tantos outros! 'Os Dias Eram Assim' está basicamente ao mesmo nível de 'A Força do Querer' no que aos desempenhos dos atores diz respeito. Estiveram todos fantásticos! :giveheart:    

Mais uma vez faço uma vénia gigante á Globo, por continuar a inovar, a surpreender e por consequente a brindar o seu público com o que de melhor se faz em televisão! Parabéns!

image.jpeg.38b6eb19af301984e48204259f698819.jpeg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Linda homenagem sobre "Os Dias Eram Assim". Para mim não foi uma história que me cativou, mas devo admitir que fiquei com um gostinho de conferir a novela pela análise de @Maya. Para aqueles que gostaram da história sobre a ditadura ou anos de chumbo no Brasil, indico a minissérie "Anos Rebeldes", uma minissérie de Gilberto Braga em 20 capítulos. Conta a história do casal João e Maria Lúcia, ele um estudante revolucionário e ela uma estudante que não faz parte em querer mudar querer o mudar o mundo. A minissérie quebrou barreiras em 92, ao colocar na rua os "caras pintadas", ao pedirem o afastamento total do Presidente Collor. Com a minissérie o público e o povo viram que tinham vozes e tirou o Presidente do poder.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acabei de ver há umas semanas, e confesso que não gostei muito da reta final da novela. :S O Vítor já começava a irritar-me com as atitudes dele, e estava a ter maldades tão clichés!! :S A Alice também já me andava a irritar um bocado com os choros e lamentações dela. Mas tudo isso foi nickles comparado com a perda de destaque que vários personagens secundários perderam nos últimos episódios. :( O Leon e o Rudá, que tiveram cenas tão lindas, foram alguns deles. :crying:Por um lado percebo, porque a tragédia que se abateu no ceio dos Sampaio relativamente á doença da Nanda foi bombástica e ocupou grande parte desses episódios, mas acho que as autoras deviam ter programado melhor os últimos episódios de forma a que todos os personagens conseguissem ter o seu momento final.

Apesar de tudo, concordo com a análise final da @Maya e acho que a novela merece muito mais elogios que critícas. O elenco foi espetacular, sendo que os destaques para mim foram o Daniel de Oliveira, Júlia Dalávia, Maria Casadevall, Maurício Destri e Cássia Kiss Magro. :wub: Não acho que ODEA tenha sido melhor que A Força do Querer ou Novo Mundo de um ponto de vista mais critico, mas foi (é) infinitamente melhor que O Outro Lado do Paraíso, é que nem há comparação possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Duarte com D said:

Adorei o resumo @Maya obrigado por o fazeres.

Eu já o ia fazer de qualquer das formas meu querido Duarte. Esta sou eu!

On 2/19/2018 at 2:32 PM, Harry Cameron said:

Eu acabei de ver há umas semanas, e confesso que não gostei muito da reta final da novela. :S O Vítor já começava a irritar-me com as atitudes dele, e estava a ter maldades tão clichés!! :S A Alice também já me andava a irritar um bocado com os choros e lamentações dela. Mas tudo isso foi nickles comparado com a perda de destaque que vários personagens secundários perderam nos últimos episódios. :( O Leon e o Rudá, que tiveram cenas tão lindas, foram alguns deles. :crying:Por um lado percebo, porque a tragédia que se abateu no ceio dos Sampaio relativamente á doença da Nanda foi bombástica e ocupou grande parte desses episódios, mas acho que as autoras deviam ter programado melhor os últimos episódios de forma a que todos os personagens conseguissem ter o seu momento final.

Apesar de tudo, concordo com a análise final da @Maya e acho que a novela merece muito mais elogios que critícas. O elenco foi espetacular, sendo que os destaques para mim foram o Daniel de Oliveira, Júlia Dalávia, Maria Casadevall, Maurício Destri e Cássia Kiss Magro. :wub: Não acho que ODEA tenha sido melhor que A Força do Querer ou Novo Mundo de um ponto de vista mais critico, mas foi (é) infinitamente melhor que O Outro Lado do Paraíso, é que nem há comparação possível.

Tive mesmo muita pena com o pouco destaque que deram a uns quantos personagens nesta recta final, ainda por cima personagens tão relevantes!

Para mim 'Os Dias Eram Assim' foi uma das melhores produções do ano passado, a par de 'A Força do Querer', 'Rock Story' e 'Novo Mundo'. Adorava que fosse aos emmys, mas na categoria de "melhor série" de forma a ter maiores probabilidades de ser nomeada. AFdQ, RS e NV são efetivamente adversárias de peso, e ainda há 'Tempo de Amar' e 'O Outro Lado do Paraíso'!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Harry Cameron said:

@Maya Eu fiquei bué lixado com isso. :( Só que prontos, não é por isso que a série perdeu qualidade.

A Força do Querer, Novo Mundo e Tempo de Amar merecem ser candidatas. O Outro Lado do Paraíso nem por isso. :rolleyes:

Eu, apesar desse pequeno detalhe menos positivo, gostei muito da reta final e posso dizer que fiquei satisfeita com a maioria dos desfechos. Foi uma história linda, emocionante e muito marcante. Já tenho tantas saudades :giveheart:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
5 hours ago, Duarte com D said:

@Maya Esta novela está mesmo emocionante, e as atuações brilhantes mesmo, que personagens bem escritos, Alice, Kiki, Dª Vera, Cora, Rimena... Quanta emoção. :crying:

Os desempenhos dos atores foram muito bons Duarte! O elenco regra geral esteve muito coeso, não bouve propriamente uma grande nódoa nesta novela, tal e qual como aconteceu com 'A Força do Querer'.

Já chegaste á parte em que a Nanda descobre que tem a "tal" doença?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Maya disse:

Os desempenhos dos atores foram muito bons Duarte! O elenco regra geral esteve muito coeso, não bouve propriamente uma grande nódoa nesta novela, tal e qual como aconteceu com 'A Força do Querer'.

Já chegaste á parte em que a Nanda descobre que tem a "tal" doença?!

Ela está meio adoentada, a mãe preocupada e o Dr Domingos está investigando sobre o HIV, vou no episodio em que a Rimena volta do Chile para o Brasil e faz o exame de gravidez.

Mais uma musica linda desta banda sonora:

:crying:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Duarte com D said:

Ela está meio adoentada, a mãe preocupada e o Dr Domingos está investigando sobre o HIV, vou no episodio em que a Rimena volta do Chile para o Brasil e faz o exame de gravidez.

Mais uma musica linda desta banda sonora:

:crying:

Então aperta o cinto e segura o coração, porque os próximos episódios vão ser muito emocionantes!

Estas são as minhas favoritas da banda sonora:

 

Nem fazia ideia de que a música brasileira dos anos 70 já tinha esta qualidade! Em 'Boogie Oogie', que também retratava esta época (embora num contexto totalmente diferente) a banda sonora era "90%" internacional. A novela de Rui Vilhena devia ter dado ás gerações mais novas a oportunidade de ouvir/conhecer temas como estes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Maya disse:

Então aperta o cinto e segura o coração, porque os próximos episódios vão ser muito emocionantes!

Já vou no do Renato a confrontar a Alice com o facto do Lucas ser filo dele, este casal. :crying:

Outra que me está a apertar o coração é a Nanda, pois já estou a adivinhar que no final ela vai morrer e não queria nada. :(

E a Cora que víbora, quando levou os filhos a Alice ao atelier para eles apanharem a mãe com o Renato. :|@Maya

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Duarte com D said:

Já vou no do Renato a confrontar a Alice com o facto do Lucas ser filo dele, este casal. :crying:

Outra que me está a apertar o coração é a Nanda, pois já estou a adivinhar que no final ela vai morrer e não queria nada. :(

E a Cora que víbora, quando levou os filhos a Alice ao atelier para eles apanharem a mãe com o Renato. :|@Maya

A descoberta da doença da Nanda, e posteriormente quando ela conta á Kiki e a Alice da mesma foram para mim as cenas mais emocionantes, culminando depois com a cena final e a homenagem á personagem que foram arrepiantes!

A Cora é uma mulher desprezível. Ela e o Amaral bem podiam ter terminado juntos no fim, assim só se estragava uma casa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Maya disse:

A descoberta da doença da Nanda, e posteriormente quando ela conta á Kiki e a Alice da mesma foram para mim as cenas mais emocionantes, culminando depois com a cena final e a homenagem á personagem que foram arrepiantes!

A Cora é uma mulher desprezível. Ela e o Amaral bem podiam ter terminado juntos no fim, assim só se estragava uma casa!

Já vou no sequestro da Alice e na escavação do terreno que pode ser uma vala de "desaparecidos", esta tarde decidi fazer uma maratona e não me arrependo, que novela deliciosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...