Rdrigx Posted September 1, 2016 Posted September 1, 2016 Um canal “sobre os músicos portugueses e de música portuguesa” era a forma como em Janeiro Jaime Fernandes descrevia o RTP Música, canal que iria centrar a sua programação na emissão de música portuguesa, brasileira e africana de língua portuguesa, e que pretendia funcionar como uma plataforma de divulgação dos jovens músicos. Nas metas estava ainda reforçar a audiências da RTP entre os jovens dos 13 aos 34 anos. Existe bastante informação on-line sobre o canal, e fui por isso que criei este tópico, para podermos juntar a maior informação possível. Datas de lançamento previstas: 1ª - 7 de Março de 2011 Realço ainda que o canal era suposto ser exclusivo da Cabo & também iria estar na RTP Play, como sempre nada de TDT. Em 2012 foi lançado um novo vídeo de apresentação, porém o canal outra vez não arrancou, por causa de medidas do governo e crise da RTP. 6 Quote
ATVTQsV Posted September 1, 2016 Posted September 1, 2016 Lembro-me de estar à espera do lançamento do novo canal em 2011, mas infelizmente não avançou. Todos os novos canais da RTP que estão nos planos acabam sempre por nunca lançar. 3 Quote
Rdrigx Posted September 1, 2016 Author Posted September 1, 2016 há 4 horas, ATVTQsV disse: Lembro-me de estar à espera do lançamento do novo canal em 2011, mas infelizmente não avançou. Todos os novos canais da RTP que estão nos planos acabam sempre por nunca lançar. Isso é triste, eu queria mesmo o canal 2 Quote
LFTV Posted September 1, 2016 Posted September 1, 2016 Infelizmente nunca foi em frente. Hoje a ideia de lançar este canal já deve estar posta de parte. 2 Quote
Rdrigx Posted September 1, 2016 Author Posted September 1, 2016 Só sei que se essa canal existisse e tivesse o design uniforme, ia ser horrível 2 Quote
Rmeteora Posted October 12, 2016 Posted October 12, 2016 Foi pena esse canal não ter arrancado. O perfil do canal era bastante interessante, o serviço público tinha espaço para uma oferta diferente e em português, e o target era complementar aos outros canais da RTP. O canal esteve mesmo quase por arrancar e tinha data e lançamento agendados, só que na última hora a sua estreia foi sempre adiada até nunca. Foi a bem dizer o início do período de vacas magras que passou pela RTP graças a esse grande defensor do serviço público audiovisual que era Miguel Relvas... Um dia pode ser que este projecto volte. Se quisermos ser optimistas, em França o canal público de informação em França também foi cancelado à última hora e só 14 anos é que o projecto ficou concretizado. Vamos ver se a RTP Música também terá direito a esse destino. Por curiosidade, para além do vídeo meu publicado mais acima (e recuperado por sorte ) houve um resto da RTP Música nos canais RTP : uns oráculos em videoclipes transmitidos na RTP Internacional :(cortesia Valentin89000) Na temática dos canais de música, em finais de 2012 falou-se que a SIC estudava a oportunidade de lançar junto à SIC Caras outro canal associado a uma revista do grupo Impresa. Suspeito que era uma SIC Blitz, não? 6 Quote
Rdrigx Posted October 16, 2016 Author Posted October 16, 2016 On 12/10/2016 at 22:37, Rmeteora disse: Foi pena esse canal não ter arrancado. O perfil do canal era bastante interessante, o serviço público tinha espaço para uma oferta diferente e em português, e o target era complementar aos outros canais da RTP. O canal esteve mesmo quase por arrancar e tinha data e lançamento agendados, só que na última hora a sua estreia foi sempre adiada até nunca. Foi a bem dizer o início do período de vacas magras que passou pela RTP graças a esse grande defensor do serviço público audiovisual que era Miguel Relvas... Um dia pode ser que este projecto volte. Se quisermos ser optimistas, em França o canal público de informação em França também foi cancelado à última hora e só 14 anos é que o projecto ficou concretizado. Vamos ver se a RTP Música também terá direito a esse destino. Por curiosidade, para além do vídeo meu publicado mais acima (e recuperado por sorte ) houve um resto da RTP Música nos canais RTP : uns oráculos em videoclipes transmitidos na RTP Internacional :(cortesia Valentin89000) Na temática dos canais de música, em finais de 2012 falou-se que a SIC estudava a oportunidade de lançar junto à SIC Caras outro canal associado a uma revista do grupo Impresa. Suspeito que era uma SIC Blitz, não? O oráculo movia se com o beat da música tal como o logo? Quote
mavb98 Posted July 21, 2020 Posted July 21, 2020 Grafismo que era para ser usado por este canal. Elaborado pela mesma agência que fez o grafismo da RTP Memória de 2010, da RTP1 de 2011 e da RTP Informação de 2012-2015. 7 3 Quote
miguelalex23 Posted July 21, 2020 Posted July 21, 2020 Na altura seria aceitável, mas esse grafismo envelheceu mal. E o logo sempre foi pavoroso. 3 Quote
mavb98 Posted July 21, 2020 Posted July 21, 2020 há 6 minutos, miguelalex23 disse: Na altura seria aceitável, mas esse grafismo envelheceu mal. E o logo sempre foi pavoroso. O problema principal é que a direção da RTP nessa altura decidiu fazer logos diferentes para cada canal. Felizmente agora estão todos uniformizados. 3 Quote
ATVTQsV Posted July 21, 2020 Posted July 21, 2020 há 7 minutos, miguelalex23 disse: Na altura seria aceitável, mas esse grafismo envelheceu mal. E o logo sempre foi pavoroso. Porém foi tipo uma antevisão daquilo que iriam ser as renovações da RTP Informação, África e Internacional, ao seguir uma ruptura da RTP, com linhas verticais. Quote
D91 Posted September 4, 2022 Posted September 4, 2022 Acho que este programa era para a RTP Música. Depois acabou por passar na RTP1. https://www.rtp.pt/programa/tv/p28042 1 Quote
JDaman Posted September 4, 2022 Posted September 4, 2022 há 1 hora, D91 disse: Acho que este programa era para a RTP Música. Depois acabou por passar na RTP1. https://www.rtp.pt/programa/tv/p28042 Por acaso gostava deste formato e gostava que voltasse a dar. Seria perfeito para a RTP2, por exemplo. Era quase um Jools Holland à portuguesa. 4 Quote
AndreRob Posted January 8, 2024 Posted January 8, 2024 Por acaso agora olhando para o digital neste momento seria interessante isto ser lançado como canal Fast. Pegando em muitos conteudos fosse da rtpplay ou arquivo para criar um canal digital. É obvio que hoje em dia não se justifica criar um novo canal linear mas no digital seria alem de barato com potencial de retorno. 3 Quote
miguelalex23 Posted January 8, 2024 Posted January 8, 2024 há 5 horas, AndreRob disse: Por acaso agora olhando para o digital neste momento seria interessante isto ser lançado como canal Fast. Pegando em muitos conteudos fosse da rtpplay ou arquivo para criar um canal digital. É obvio que hoje em dia não se justifica criar um novo canal linear mas no digital seria alem de barato com potencial de retorno. A RTP Palco podia ter um canal fast. 5 Quote
Recommended Posts