Jump to content

Globo [tópico geral]


_zapping_

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
11 minutos atrás, Rafael A. disse: Os sons e o fundo branco acho horrível. Mas as figuras estão tão perfeitas e bonitas! Amo! Quantos níveis acima de Portugal...

Não acho assim tão acima de Portugal....

Acredita que eu sou daqueles que defende Portugal acima de tudo. Critico a Globo porque com um auditório tão grande faz tv de lixo. Se nós tivéssemos os orçamentos deles ladeávamos com a TV americana que era o que eles deviam fazer. A própria Record já é mais arrojada que a Globo. Mas aqueles separadores estão mesmo muito bem feitos e superiores a qualquer coisa, a nível gráfico, feita pelos nossos canais. Só mudava mesmo o fundo e aquele som terrível!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 horas atrás, Rafael A. disse:

Acredita que eu sou daqueles que defende Portugal acima de tudo. Critico a Globo porque com um auditório tão grande faz tv de lixo. Se nós tivéssemos os orçamentos deles ladeávamos com a TV americana que era o que eles deviam fazer. A própria Record já é mais arrojada que a Globo. Mas aqueles separadores estão mesmo muito bem feitos e superiores a qualquer coisa, a nível gráfico, feita pelos nossos canais. Só mudava mesmo o fundo e aquele som terrível!

Pergunto-me quando será o dia que as TVs de Portugal alcançarão o calcanhar desse "lixo".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 horas atrás, Rafael A. disse:

Acredita que eu sou daqueles que defende Portugal acima de tudo. Critico a Globo porque com um auditório tão grande faz tv de lixo. Se nós tivéssemos os orçamentos deles ladeávamos com a TV americana que era o que eles deviam fazer. A própria Record já é mais arrojada que a Globo. Mas aqueles separadores estão mesmo muito bem feitos e superiores a qualquer coisa, a nível gráfico, feita pelos nossos canais. Só mudava mesmo o fundo e aquele som terrível!

Bem, eu nem me queria meter à conversa, até porque não estou para ter mais chatices desnecessárias contigo, mas tenho que salientar uma coisa. Acho que não estás nada a par do que é produzido tanto num canal, como no outro, para fazeres no mesmo parágrafo as afirmações que salientei.

Em primeiro lugar, qualquer canal (independentemente do tamanho do seu auditório) tem que oferecer produtos que sejam familiares para esse mesmo auditório. E é isso que a Globo faz, tanto é, que sempre que inova e aposta em produções mais arrojadas o público tem tendência a rejeitar. Tens os mais recentes exemplos de O Rebu e Babilônia. 

A Globo é dos canais mais variados que conheço. Consegue ter vários blocos informativos, blocos desportivos (e até Formula 1 passa, não se resumindo a futebol), séries nacionais e internacionais, talk-shows variados, cinema, novelas e ainda talent ou reality shows consoante a época. Produz um Big Brother que a última temporada que vi arruma com todos os reality-shows já feitos por cá a um canto. O The Voice idem, também muito bem produzido. Não me pronuncio sobre os outros porque os outros não acompanho.

Produz novelas como ninguém. Novelas de ambientes variados (desde uma novela como Meu Pedacinho de Chão a uma Verdades Secretas) e mesmo quando as histórias pecam a realização nunca, ou raramente falha. Séries e mini-séries únicas (A Casa das Sete Mulheres, Felizes para Sempre, Amores Roubados, etc,etc,etc), e as que exigem efeitos especiais conseguem muitas vezes superar a qualidade de efeitos especiais de séries americanas, incluindo os que vimos em Once Upon a Time que é de um dos maiores canais americanos e, gostos à parte, à que saber ver que aqueles efeitos deixam um bocado a desejar. 

Tudo o que a Record teve (que diga-se já, de arrojado não é nada) foi uma simples novela de época que teve sucesso em que até os efeitos especiais que teve foram encomendados a Hollywood. Fora este fenómeno a Record consegue ser ainda pior do que o SBT. 

E comparar à tv americana tem muito o que se diga. A tv americana, tirando as suas as suas séries de sucesso, não é nada de especial e vive muito à custa de repetições.... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 minutos atrás, JoãoM94 disse:

Bem, eu nem me queria meter à conversa, até porque não estou para ter mais chatices desnecessárias contigo, mas tenho que salientar uma coisa. Acho que não estás nada a par do que é produzido tanto num canal, como no outro, para fazeres no mesmo parágrafo as afirmações que salientei.

Em primeiro lugar, qualquer canal (independentemente do tamanho do seu auditório) tem que oferecer produtos que sejam familiares para esse mesmo auditório. E é isso que a Globo faz, tanto é, que sempre que inova e aposta em produções mais arrojadas o público tem tendência a rejeitar. Tens os mais recentes exemplos de O Rebu e Babilônia. 

A Globo é dos canais mais variados que conheço. Consegue ter vários blocos informativos, blocos desportivos (e até Formula 1 passa, não se resumindo a futebol), séries nacionais e internacionais, talk-shows variados, cinema, novelas e ainda talent ou reality shows consoante a época. Produz um Big Brother que a última temporada que vi arruma com todos os reality-shows já feitos por cá a um canto. O The Voice idem, também muito bem produzido. Não me pronuncio sobre os outros porque os outros não acompanho.

Produz novelas como ninguém. Novelas de ambientes variados (desde uma novela como Meu Pedacinho de Chão a uma Verdades Secretas) e mesmo quando as histórias pecam a realização nunca, ou raramente falha. Séries e mini-séries únicas (A Casa das Sete Mulheres, Felizes para Sempre, Amores Roubados, etc,etc,etc), e as que exigem efeitos especiais conseguem muitas vezes superar a qualidade de efeitos especiais de séries americanas, incluindo os que vimos em Once Upon a Time que é de um dos maiores canais americanos e, gostos à parte, à que saber ver que aqueles efeitos deixam um bocado a desejar. 

Tudo o que a Record teve (que diga-se já, de arrojado não é nada) foi uma simples novela de época que teve sucesso em que até os efeitos especiais que teve foram encomendados a Hollywood. Fora este fenómeno a Record consegue ser ainda pior do que o SBT. 

E comparar à tv americana tem muito o que se diga. A tv americana, tirando as suas as suas séries de sucesso, não é nada de especial e vive muito à custa de repetições.... 

Não percebeste de todo o que quis dizer... Assim sem me alongar, o que eu acho é que a Globo já devia estar a deixar para trás as novelas e começar a investir em mais séries. Enquanto não o fizer claro que o público não se habitua. A TV americana tirando a ficção e algum entretenimento, é básica demais, mas eu referia-me à ficção. Acho que a Globo tem potencial para fazer ficção ao nível da americana. Eu não estou a dizer que o que fazem não tem qualidade, estou a dizer que para o auditório e dinheiro que têm podiam fazer muito mais. 

ps.: Não tens chatices desnecessárias comigo se não disseres que o meu comentário é infantil e pateta como da última vez. De resto estamos apenas a fazer o que se faz num fórum, trocar ideias e aprender mutuamente. Como deves calcular não me dá prazer nenhum ter "chatices" contigo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutos atrás, Rafael A. disse:

Não percebeste de todo o que quis dizer... Assim sem me alongar, o que eu acho é que a Globo já devia estar a deixar para trás as novelas e começar a investir em mais séries. Enquanto não o fizer claro que o público não se habitua. A TV americana tirando a ficção e algum entretenimento, é básica demais, mas eu referia-me à ficção. Acho que a Globo tem potencial para fazer ficção ao nível da americana. Eu não estou a dizer que o que fazem não tem qualidade, estou a dizer que para o auditório e dinheiro que têm podiam fazer muito mais. 

ps.: Não tens chatices desnecessárias comigo se não disseres que o meu comentário é infantil e pateta como da última vez. De resto estamos apenas a fazer o que se faz num fórum, trocar ideias e aprender mutuamente. Como deves calcular não me dá prazer nenhum ter "chatices" contigo. 

Mas qual é a necessidade de estar a copiar a TV Americana? :O A TV Globo sempre soube conciliar as novelas brasileiras (que conseguem ser muito diversificadas) com as séries. Aliás, a TV Globo cada vez produz mais séries, para mais horários, umas de comédia, umas de crime, e muitas outras... (Não esquecer da Supermax).

O público brasileiro está habituado a novelas, estas sempre tiveram qualidade, tirando uma ou outra e dão muito lucro. Para quê substituir por séries? Para gastar mais dinheiro, para copiar a televisão americana?

Só porque a TV Globo não investe em mais séries, faz dela uma tv de lixo? A televisão que menos se deve considerar de lixo é a TV Globo, te garanto. Quem dera americanos, sim americanos, ter uma televisão como a Globo. Porque a ABC, CBS, NBC e FOX transmitem em alguns horários específicos e depois é repetições a dar com um pau, como bem disse o João. Com o dinheiro que eles têm, adaptam segundo os gostos do público, de modo, a manter aquele auditório. Isso não a faz uma tv de lixo, faz dela uma tv de qualidade, ao contrário de muitas outras, como a SIC ou TVI (essas considero tvs de lixo), porque apesar do orçamento que têm (pode ser pouco), não conseguem ter criatividade para fazer uma programação de qualidade.

Editado por Jtv
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutos atrás, Jtv disse:

Mas qual é a necessidade de estar a copiar a TV Americana? :O A TV Globo sempre soube conciliar as novelas brasileiras (que conseguem ser muito diversificadas) com as séries. Aliás, a TV Globo cada vez produz mais séries, para mais horários, umas de comédia, umas de crime, e muitas outras... (Não esquecer da Supermax).

O público brasileiro está habituado a novelas, estas sempre tiveram qualidade, tirando uma ou outra e dão muito lucro. Para quê substituir por séries? Para gastar mais dinheiro, para copiar a televisão americana?

Só porque a TV Globo não investe em mais séries, faz dela uma tv de lixo? A televisão que menos se deve considerar de lixo é a TV Globo, te garanto. Quem dera americanos, sim americanos, ter uma televisão como a Globo. Porque a ABC, CBS, NBC e FOX transmitem em alguns horários específicos e depois é repetições a dar com um pau, como bem disse o João. Com o dinheiro que eles têm, adaptam segundo os gostos do público, de modo, a manter aquele auditório. Isso não a faz uma tv de lixo, faz dela uma tv de qualidade, ao contrário de muitas outras, como a SIC ou TVI (essas considero tvs de lixo), porque apesar do orçamento que têm (pode ser pouco), não conseguem ter criatividade para fazer uma programação de qualidade.

Obviamente que dizer que a Globo é uma TV de lixo foi um exagero. Mas as séries são uma evolução. As novelas têm obrigatoriamente que se cingir aos mesmos temas, nas séries não. Toda uma panóplia de coisas novas a fazer com a benece de ter poucos episódios e manter o ritmo. A Globo também tem muitas reposições. lol Para nós portugueses, sim, é heróico fazer boas novelas. Não temos dinheironpra fazer muito mais. Nós somos um país de 10 milhões, o auditório média não chega de perto a isso. Fazer o que fazemos não é mau. Podia ser melhor, sim. Há coisas a corrigir, claro. Só acho que a Globo já devia ter dado o salto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 horas atrás, TvReal disse:

Pergunto-me quando será o dia que as TVs de Portugal alcançarão o calcanhar desse "lixo".

Não é por nada, mas as ultimas novelas da Globo são todas flops... mas claro, eles tem muito mais dinheiro que nos por isso fazem muitas mais novelas e podem fazer coisas que nos nao podemos (novelas de epoca, por exemplo). De resto, eu acho que as novelas da Globo desceram muito de qualidade nos ultimos anos, acho que ultima grande novela da Globo foi Amor a Vida.

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutos atrás, Rafael A. disse:

Obviamente que dizer que a Globo é uma TV de lixo foi um exagero. Mas as séries são uma evolução. As novelas têm obrigatoriamente que se cingir aos mesmos temas, nas séries não. Toda uma panóplia de coisas novas a fazer com a benece de ter poucos episódios e manter o ritmo. A Globo também tem muitas reposições. lol Para nós portugueses, sim, é heróico fazer boas novelas. Não temos dinheironpra fazer muito mais. Nós somos um país de 10 milhões, o auditório média não chega de perto a isso. Fazer o que fazemos não é mau. Podia ser melhor, sim. Há coisas a corrigir, claro. Só acho que a Globo já devia ter dado o salto. 

Nas séries não?  Então se a série em si, for estilo Once Upon a Time, dá para mudar de tema? Mexer numa novela, é igual como mexer numa série. Se quisermos mudar de tema é possível nos dois casos. O único senão da novela, tal como disseste, é haver mais episódios e a ação tem de ser mais prolongada, enquanto numa série não, é possível transmitir um momento logo num episódio, enquanto na novela, exploram-no durante mais episódios.

Sinceramente, a nossa desculpa não é dinheiro, nem um auditório. Okay, as televisões tentam chegar a um auditório médio de 2/3 milhões portugueses, mas claro, é preciso agradar e fazem tudo menos agradar. Eu não defendo a televisão em Portugal, porque simplesmente não dá. Nós temos quê? Em 4 televisões quantos produtos de qualidade? Poucos muito poucos. Para não falar do abuso de programas de nojo que transmitem. (Sim porque qualidade não é igual a quantidade). Com o dinheiro que temos, para mim, fazemos pouco, porque se gerissem melhor o dinheiro, talvez conseguiam uma programação de qualidade, ao invés, de apenas um horário com qualidade.

A Globo deve ter umas 3/4 reposições por dia, se não menos.

Se a TV Globo desse tal salto, de que falas, te garanto que o auditório ia dispersar e o seu monópolio desaparecia. E porquê? Os brasileiros estão habituados a ver novelas diariamente e a acompanhar a sua história. Agora se for uma série com 40 episódios que dá durante 1 mês, okay. Mas aí, não compensava uma novela brasileira? Se numa novela é possível mudar de tema constantemente, porque não?

23 minutos atrás, Forbidden disse:

Não é por nada, mas as ultimas novelas da Globo são todas flops... mas claro, eles tem muito mais dinheiro que nos por isso fazem muitas mais novelas e podem fazer coisas que nos nao podemos (novelas de epoca, por exemplo). De resto, eu acho que as novelas da Globo desceram muito de qualidade nos ultima anos, acho que ultima grande novela foi Amor a Vida.

E dizes que desceram em qualidade porque? Se viste, okay, desceram em qualidade na tua opinião. Eu não posso dizer que desceram em qualidade, não vejo nenhuma neste momento. Acho que não foi a qualidade que desceu, mas sim a diversidade que aumentou, que fez estranhar no público. Tirando as novelas das 9, que o tema tem vindo a ser o mesmo, mas a TV Globo já irá atuar nisso.

Editado por Jtv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Jtv disse:

 

A última novela que foi flop, Babilónia, fez uma média de 25 pontos e foi a novela mais vista no Brasil. Está abaixo dos padrões da Globo, está. Está muito acima de "Os Dez Mandamentos", sim, e em mais de 10 a 15 pontos. :)

E dizes que desceram em qualidade porque? Se viste, okay, desceram em qualidade na tua opinião. Eu não posso dizer que desceram em qualidade, não vejo nenhuma neste momento.

Não sei bem explicar, mas penso que perderam a magia. Eu so posso falar das que passam na SIC, e eles ja nao passam as de época há anos, que eram das que eu mais gostava. Das ultimas que acompanhei foram Avenida Brasil e Amor a Vida, e gostei bastante de ambas (apesar de me irritar algumas coisas em AaV, mas no geral foi uma boa novela). Depois vi um pouco de Imperio, mas não gostei, o protagonista foi das personagens mais intragáveis que ja vi... e depois nunca vi mais nenhuma porque não me interessaram pra ver. Agora o porque não sei bem explicar, acho que é falta de personagens marcantes e originalidade, e os temas não me apelam muito (por exemplo, o tema dos gangues de A Regra do Jogo não é coisa que me interesse, por isso nem perdi tempo a ver). E eu próprio fui ficando cada vez mais exigente, já não como qualquer coisa que me põe a frente, mesmo com as novelas portuguesas sou exigente.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutos atrás, Forbidden disse:

Não sei bem explicar, mas penso que perderam a magia. Eu so posso falar das que passam na SIC, e eles ja nao passam as de época há anos, que eram das que eu mais gostava. Das ultimas que acompanhei foram Avenida Brasil e Amor a Vida, e gostei bastante de ambas (apesar de me irritar algumas coisas em AaV, mas no geral foi uma boa novela). Depois vi um pouco de Imperio, mas não gostei, o protagonista foi das personagens mais intragáveis que ja vi... e depois nunca vi mais nenhuma porque não me interessaram pra ver. Agora o porque não sei bem explicar, acho que é falta de personagens marcantes e originalidade, e os temas não me apelam muito (por exemplo, o tema dos gangues de A Regra do Jogo não é coisa que me interesse, por isso nem perdi tempo a ver). E eu próprio fui ficando cada vez mais exigente, já não como qualquer coisa que me põe a frente, mesmo com as novelas portuguesas sou exigente.

Sim, e concordo na totalidade. Não tive qualquer interesse na novela Império e achei-a intragável. Nem parecia uma novela do Aguinaldo Silva. Babilónia, nunca vi mesmo.

A Regra do Jogo, outra novela intragável. Temas mais que batidos. Mas como disse a TV Globo vai mudar e vai apostar numa diferente do habitual naquele horário.

Editado por Jtv
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

37 minutos atrás, Rafael A. disse:

Obviamente que dizer que a Globo é uma TV de lixo foi um exagero. Mas as séries são uma evolução. As novelas têm obrigatoriamente que se cingir aos mesmos temas, nas séries não. Toda uma panóplia de coisas novas a fazer com a benece de ter poucos episódios e manter o ritmo. A Globo também tem muitas reposições. lol Para nós portugueses, sim, é heróico fazer boas novelas. Não temos dinheironpra fazer muito mais. Nós somos um país de 10 milhões, o auditório média não chega de perto a isso. Fazer o que fazemos não é mau. Podia ser melhor, sim. Há coisas a corrigir, claro. Só acho que a Globo já devia ter dado o salto. 

Eu não vejo as séries como sendo uma evolução. A Tv é como as tradições que vivemos no dia a dia nos nossos países. Se neste momento fosse entregue à TVI o orçamento da Globo e eles começassem a fazer séries ao estilo americano e a SIC se mantivesse exactamente como está, a audiência da TVI ia fugir toda para a SIC. Porque Portugal, tal como o Brasil é um país de novela. Não se trata, a meu ver, de uma evolução, a televisão tem que viver em função daquilo que o auditório gosta e não se vai obrigar as pessoas a gostar de determinado produto só porque os americanos usam e abusam disso (e de notar que as séries nos EUA também já começam a ficar mais do mesmo).

A Globo evolui dentro do seu registo, que é a novela. Ainda agora com ARDJ foram usadas novas técnicas para gravar a novela que até então ainda não tinham usado. 

33 minutos atrás, Forbidden disse:

Não é por nada, mas as ultimas novelas da Globo são todas flops... mas claro, eles tem muito mais dinheiro que nos por isso fazem muitas mais novelas e podem fazer coisas que nos nao podemos (novelas de epoca, por exemplo). De resto, eu acho que as novelas da Globo desceram muito de qualidade nos ultimos anos, acho que ultima grande novela da Globo foi Amor a Vida.

Todas, como tu disseste, as que chegaram à SIC. Coisa que todos estamos fartos de dizer que a SIC podia escolher melhor as novelas. A Globo deve ser raro o ano que não faz uma novela de época. xD Acho que Amor à Vida (embora eu tenha gostado) está longe de ser considerada de qualidade. O que não falta é variedade na Globo, umas melhores outras piores, umas mais viradas para a fantasia, outras para a realidade, só que não podemos moldar o nosso olhar sobre a Globo baseado apenas no que chega à SIC. 

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei como é as emissoras mundo afora, como brasileiro assisto a Globo, Record, SBT enfim, posso dizer que a Globo aqui é a única a oferecer uma programação diversificada, com conteúdos  que mesclam com várias faixas etárias, apesar de extinguir recentemente a programação infantil da emissora. As novelas são e sempre será o carro chefe da Globo, foi nesse conteúdo que se especializou com competência, apesar que na década de 60 e 70 brigou pau a pau com as extintas Tupi e Excelso que faziam novelas e algumas eram líderes de audiência. A Globo é a única emissora ter condições ou verbas para fazer 6 novelas por ano, e ter um vasto elenco de atores, autores, diretores e muito mais. Sobre os desgaste envolvendo as novelas é normal acontecer, mas não é só ela, o mundo inteiro vive essa crise de falta de criatividade, visto que agora até os Estados Unido estão importando versões de novelas latinas como a ''Ugly Betty'' (Betty, a feia), ''Jane the Virgen'' (Joana, a virgem), e olha que sempre os Estados Unidos teve aquela vantagem de ser orgulhar de trazer algo novo para o público. Porém, este ano tivermos mais sucessos do que anos anteriores tirando a das nove que vive uma crise, a das sete e das seis viveram uma de suas melhores fases, ''Sete Vidas'' foi bem elogiada e ''Além do Tempo'' conseguiu reerguer o horário das seis em dois pontos, mesmo a sem noção ''I Love Paraisópolis'' fez história com as consecutivas vitórias para ''Babilônia'' e ''Totalmente Demais'' mostra que novela simples pode prender o público na frente da televisão e a elogiada ''Verdades Secretas'' se mostrou ousada e polêmica ao abordar temas pesados como as drogas e a prostituição no mundo da moda Suas minisséries é bem caprichadas sempre trazendo a história do país como ''A Casa das Sete Mulheres'', ''JK'', ''Mad Maria'', ''Anos Rebeldes'' que mostraram um pouco desta história que está escrita nos livros de história e tão despercebida pelo público, além de contar com histórias sublimes de ''O Canto da Sereia'', ''Amores Roubados'' e a recente ''Felizes Para Sempre?''. A Globo tenta se inovar, mas o público rejeita como aconteceu com as novelas das sete ''Além do Horizonte'' que contava uma história parecida com ''Lost'' e ''Geração Brasil'' que quis colocar as duas mídias juntas televisão e internet, mas não deram certo, o público não comprou a ideia.  Agora sobre os seriados, ela começa a engatinhar, os seriados não é aquela maravilha, o melhor dela mesmo é a comédia, tivemos muitos seriados voltados para comédia do que o drama, ou suspense ou policial, contudo uma leva de seriados desta década mostra que a Globo melhorou muito visto que ''A Cura'' ou ''Dupla Identidade'' foram bem avaliados pela crítica, e agora com a estreia de SuperMax para janeiro mostra que a Globo evoloiu muito com as temáticas e mostra amadurecimento com seriados que ela mesmo fazia por fazer antigamente.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atriz pede demissão da Globo após descobrir câncer no intestino 

 

Quando soube que estava com câncer no intestino, há dois anos, a atriz Ilva Niño decidiu pedir demissão da Globo. A eterna intérprete de Mina, a empregada de Viúva Porcina (Regina Duarte) em Roque Santeiro (1985), tinha acabado de atuar em Saramandaia (2013). Tinha na época um contrato de dois anos com a emissora.

"O médico havia me dito que era câncer em estágio terminal. Então, resolvi sair [da Globo] porque achei que estava ocupando o lugar dos outros", afirma a atriz de 82 anos. Em 2014, ela fez duas cirurgias. Na semana passada, recebeu a melhor notícia da década. "Tive alta médica. Estou praticamente curada. Pronta para carregar pedra! Meus amigos ainda não sabem, então, aviso: Quero voltar a trabalhar".

Pernambucana, Ilva tem 60 anos de carreira. Na Globo, trabalhava desde 1971. Foram mais de 30 novelas, boa parte delas dando vida a empregadas, nordestinas ou barraqueiras. A atriz tem o apartamento repleto de cruzes e imagens de santos, mas, para ela, a energia positiva dos amigos foi fundamental para a recuperação. 

ilva_nino_roque_santeiro_mina_free_big.j

Ilva Niño como Mina em Roque Santeiro, de 1985

"Acredito que isso me fez reagir durante o tratamento. Agora, estou bem. Estou remontando a peça do meu filho, Cabaré da Humanidade, que deve estrear depois do Carnaval. É um musical lindo em que atuo e dirijo", conta. A peça será encenada no teatro que ela e seu ex-marido, o diretor Luiz Mendonça (1931-1995), criaram no Rio de Janeiro, o Niño de Artes Luiz Mendonça. "Mantenho o teatro para que a história dele continue viva", diz.  O filho do casal, o também diretor Luiz Carlos Niño, morreu aos 40 anos de idade.

 Mina, a mãe de Porcina

Na TV, a personagem de maior sucesso de Ilva foi Mina. E ela faz questão ressaltar: é a única atriz viva que esteve nas três versões de Roque Santeiro. A novela é inspirada na peça O Berço do Herói (1965), de Dias Gomes (1922-1999). O espetáculo foi censurado durante a Ditadura Militar (1964-1985). Dez anos depois, virou a primeira versão da novela Roque Santeiro (1975), que acabou vetada no dia da estreia. Em 1985, finalmente, a trama foi liberada, mas boa parte do elenco já havia mudado.

"Eu fiquei. Na peça, eu era uma prostituta que na segunda versão da novela ficou com a Isis de Oliveira. Na primeira versão [da novela], eu era a Mina. Quando me chamaram para fazer a trama novamente, continuei com o mesmo papel. Me lembro de pensar:  'Será que agora vai?' E foi".

Até hoje Nilva ouve um "Minaaaaaa" pelos lugares onde passa. Sua personagem era chamada assim, aos berros, pela Viúva Porcina. O que poucos sabem é que Mina era para ser a mãe da amante de Sinhozinho Malta (Lima Duarte).  

ilva_nino_sem_lenco_sem_documento_cotinh

Ilva Niño, deitada, em Sem Lenço, Sem Documento

"Regina Duarte era demais no estúdio comigo. Um amor. Foi ela quem inventou esse grito. Com a Beth Faria [a primeira Porcina] não tinha isso, não. Mina e Porcina brigavam muito porque se amavam. Era uma amizade feminina sem interesse. No final da história, Mina seria a mãe da Porcina, mas aí o Dias voltou ao comando da trama e essa ideia, que era de Aguinaldo Silva, não se concretizou", lembra.

Dias Gomes escreveu os primeiros 40 capítulos de Roque Santeiro. A partir daí, o texto ficou com Aguinaldo Silva. A novela virou um sucesso, um dos maiores da teledramaturgia nacional. Na reta final, Dias reassumiu o folhetim. "Aguinaldo ficou muito chateado com isso porque esteve na maior parte da história, mas não havia o que fazer", conta Ilva.

Muitas empregadas e um baú de histórias

A atriz acreditava que trama seria proibida de novo por causa do padre vivido por Paulo Gracindo. "Ele ia visitar as meninas na zona, era um padre meio revolucionário. Mexeram com a igreja, né? Foi Aguinaldo que botou porque ela era jornalista e conhecia muita gente diferente. Hoje existem muitos padres como aquele de Roque. Ele previu o futuro", diverte-se.

Ela ganhou alguns prêmios ao longo de sua extensa carreira. O maior deles foi ao dar vida a mulher do padeiro (Dorinha) em O Auto da Compadecida. "A peça está completando 60 anos e eu fui a primeira mulher do padeiro. Ganhei o prêmio de melhor atriz na época, e o Ariano Suassuna [1927-2014], meu amigo, ganhou de melhor autor", relembra. A atriz, aliás, estudou teatro com Suassuna.Ilva fez muitas empregadas nas novelas. Antes de Mina, deu vida à doméstica Cotinha, conhecida como Cotinha da Vieira Souto no folhetim Sem Lenço, Sem Documento (1977), de Mário Prata.

ilva_nino_casa_vertical_free_big.jpg

Ilva exibe livro sobre seu marido, Luiz Mendonça

"A trama não fez sucesso, mas a personagem ficou muito famosa. Não posso reclamar porque interpretei muitos personagens coadjuvantes bons. Fui uma cangaceira, a mãe de Lampião, em Cordel Encantando [2011], e a parteira Epifânia de Cheias de Charme [2012], por exemplo. Fiz e faço muitos papéis bons tanto no teatro como na TV", argumenta.

Ilva é um baú repleto de histórias. Passou por inúmeros desafios na vida, a perda do filho, do ex-marido (eles ficaram casados durante 15 anos, porém continuaram grandes amigos). Pernambucanos, ela e Mendonça foram dois dos criadores do Movimento de Cultura Popular (o MCP), que tinha a pretensão de educar por meio do teatro. Ambos eram filiados ao Partido Comunista. No golpe militar de 1964, tiveram que fugir sem avisar ninguém.

"Esse foi o pior momento da minha vida porque tivemos de largar tudo, ficamos dias sem comer e viajando. Tivemos de recomeçar a vida no Rio. Quem defende a ditadura não o que está falando", afirma.

O MCP ajudou muitos artistas, entre eles José Wilker (1944-2014). "Meu ex-marido morreu segurando a mão do Wilker", conta. Entre os vários artistas que ficaram conhecidos por causa de Luiz Mendonça estão muitos nomes hoje famosos. "Elba Ramalho, Tonico Pereira, a Elke Maravilha, Tânia Alves. Todos foram lançados pelo Luiz e são amigos muito queridos", diz a atriz.

Para Ilva, é impossível separar a arte de atuar da parte social. "Sempre fui pelo social e amo o que faço. Tive e tenho uma vida privilegiada. Só tenho a festejar".



Original: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/atriz-pede-demissao-da-globo-apos-descobrir-cancer-no-intestino-9955#ixzz3uaYzS1FL 
Follow us: @danielkastro on Twitter | noticiasdatvoficial on Facebook

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Catálogo 2016 Globo

 

«Alto Astral»

Título internacional: «Para Sempre»

Versão original: 161 episódios

Versão internacional: 120 episódios

 

«Sete Vidas»

Título internacional: «Partes de Mim»

Versão original: 106 episódios

Versão internacional: 70 episódios

 

«Boogie Oogie»

Título internacional: «Boogie Oogie»

Versão original: 185 episódios

Versão internacional: 90 episódios

 

«Babilónia»

Título internacional: «Mulheres Ambiciosas»

Versão original: 143 episódios

Versão internacional: 100 episódios

 

«Verdades Secretas»

Título internacional: «Verdades Secretas»

Versão original: 64 episódios

Versão internacional: 50 episódios

 

«A Regra do Jogo»

Não se sabem detalhes por razões óbvias

 

Editado por Pedro M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Citar

Vamos começar 2016 com uma super novidade! A partir do dia 1º de janeiro, quem tiver uma TV conectada 4K poderá assistir ao primeiro capítulo de ‪#‎LigaçõesPerigosas‬ no formato em ultra-alta definição antes mesmo de ir ao ar na TV aberta! Como? Pelo ‪#‎GloboPlay‬! Que demais, hein?! 

10370998_958219064274474_565299082391218

 

É bom ver que investem e trbalham já a pensar na tecnologia mais recente. Outros, em pleno ano de 2015, ainda tinham emissão em 4:3. :haha:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Globo reunirá autores medalhões para dar fôlego às novelas

No início de 2016 a TV Globo reunirá - numa sigilosa reunião - seus principais autores de novelas. O objetivo, segundo informações da jornalista Keila Jimenez, do Portal R7, é tentar entender a fuga dos telespectadores e pontuar os acertos e erros de 2015. O debate interno será comandado por Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia do canal.

Nos últimos meses, a emissora perdeu audiência no horário nobre. A queda começou em março, com Babilônia. À tarde, o público também fugiu, após o término da reapresentação de O Rei do Gado.  

A atual temporada de Malhação não alcança índices satisfatórios e Além do Tempo, em sua reta final, oscilou para baixo.

Verdades Secretas, internamente, é apontada como um dos acertos da emissora no ano. 

No primeiro semestre de 2016, a Globo apostará em Velho Chico (título provisório), que marcará o retorno à faixa das 21h de Benedito Ruy Barbosa. Walcyr Carrasco também regressará à faixa das 18h. 

http://oplanetatv.clickgratis.com.br/noticias/bastidores/globo-reunira-autores-medalhoes-para-dar-folego-as-novelas.html

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...