Jump to content

Agora Escolha


Corppiz

Posts Recomendados

É preciso não esquecer que a questão da duração (os dois programas à escolha têm de ter uma duração parecida) e dos direitos limita as opções da RTP.

Faz todo o sentido que as duas alternativas sejam de géneros diferentes. O problema é que a escolha tem sido sempre entre uma comédia e outra coisa qualquer. E se vires as séries que têm sido escolhidas, verás que têm episódios fechados e que essa questão da continuação não se coloca assim tanto.

Sim, é verdade que são séries com episódios fechados, mas o conceito de série é exatamente o de um programa com um determinado número de episódios. Logo, dar apenas um episódio de uma série sem transmitir o resto é algo que não vai de encontro a esse conceito.

Compreendo a questão da alternativa, mas para mim não faz sentido haver opções tão distintas. Tanto em termos de género como de antiguidade. Comparar "A minha sogra é uma bruxa" a um programa ainda a preto e branco do "João Villaret"? Não são opções equilibradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 225
  • Criado
  • Última Resposta

Sim, é verdade que são séries com episódios fechados, mas o conceito de série é exatamente o de um programa com um determinado número de episódios. Logo, dar apenas um episódio de uma série sem transmitir o resto é algo que não vai de encontro a esse conceito.

Compreendo a questão da alternativa, mas para mim não faz sentido haver opções tão distintas. Tanto em termos de género como de antiguidade. Comparar "A minha sogra é uma bruxa" a um programa ainda a preto e branco do "João Villaret"? Não são opções equilibradas.

Hoje as escolhas são

Bloco A: Estado de graça
Bloco B: José Afonso no Coliseu

isto não faz sentido nenhum... por uma questão de tornar o programa um pouco mais competitivo e menos óbvio deviam ser dois programas do mesmo género... claro que vai ganhar o primeiro.

Além disso pensei que as opções se repetiam (pelo menos as series) a cada semana... pelos vistos vai ser só um episódio de cada coisa não há continuidade.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Breve reflexão: como é que, na altura em que O Tal Canal foi feito, a RTP não esboçou os planos para um terceiro canal?

Não havia dinheiro, nem os meios tecnológicos para isso. A própria RTP2 emitia muito poucas horas por dia, chegou a ser das 18h às 24h.

O que poderíamos ter tido eram as televisões privadas muito mais cedo por volta de 1989/90, a RTP nessa altura sim poderia ter aberto um novo canal e a partir da revisão da constituição (que liberalizou a actividade da televisão) privatizava esse terceiro canal. Um pouco com a França fez com a TF1 em 1987, antes disso o Estado francês detinha 3 canais que faziam concorrência entre si.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não havia dinheiro, nem os meios tecnológicos para isso. A própria RTP2 emitia muito poucas horas por dia, chegou a ser das 18h às 24h.

O que poderíamos ter tido eram as televisões privadas muito mais cedo por volta de 1989/90, a RTP nessa altura sim poderia ter aberto um novo canal e a partir da revisão da constituição (que liberalizou a actividade da televisão) privatizava esse terceiro canal. Um pouco com a França fez com a TF1 em 1987, antes disso o Estado francês detinha 3 canais que faziam concorrência entre si.

Pelo menos deveria ter começado com canais regionais para depois, nos anos 90, passar a um canal nacional. Os canais regionais deixariam de estar ligadas à RTP 3.

Lembro-me de uma reportagem que passou incompleta (falhou o som) no Jornal da Tarde no dia em que a RTP fez 49 anos e mostraram o genérico do Informação 3 d'O Tal Canal. Na altura julgava que este noticiário não era um sketch mas sim um programa que dava antes da emissão da RTP 1 encerrar. Depois soube da existência de um Informação 2 numa reportagem e a minha mente disse "será que já houve uma Informação 1?". Só algum tempo depois constatei que o tal "Informação 3" era uma sátira do Informação 2 mas só em nome e com o formato do Telejornal.

E agora, imagine se fosse feita uma versão 2015 deste programa: como seria o Informação 3? Jornal 5?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo menos deveria ter começado com canais regionais para depois, nos anos 90, passar a um canal nacional. Os canais regionais deixariam de estar ligadas à RTP 3.

Lembro-me de uma reportagem que passou incompleta (falhou o som) no Jornal da Tarde no dia em que a RTP fez 49 anos e mostraram o genérico do Informação 3 d'O Tal Canal. Na altura julgava que este noticiário não era um sketch mas sim um programa que dava antes da emissão da RTP 1 encerrar. Depois soube da existência de um Informação 2 numa reportagem e a minha mente disse "será que já houve uma Informação 1?". Só algum tempo depois constatei que o tal "Informação 3" era uma sátira do Informação 2 mas só em nome e com o formato do Telejornal.

E agora, imagine se fosse feita uma versão 2015 deste programa: como seria o Informação 3? Jornal 5?

Já foi feito... o Hora H da sic era basicamente um remake do Tal Canal... na altura usavam o gozo ao a um suposto canal 5 penso...

Seja como for a rtp não tinha meios na altura e nem se justificava um terceiro canal... havia no entanto pressões no inicio dos anos 90 para abrir o mercado às privadas e foi isso que aconteceu. Daí até agora como se vê pelo processo do quinto canal a pressão é no sentido contrário em que não haja mais canais abertos porque as privadas nao querem mais concorrência....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi feito... o Hora H da sic era basicamente um remake do Tal Canal... na altura usavam o gozo ao a um suposto canal 5 penso...

Seja como for a rtp não tinha meios na altura e nem se justificava um terceiro canal... havia no entanto pressões no inicio dos anos 90 para abrir o mercado às privadas e foi isso que aconteceu. Daí até agora como se vê pelo processo do quinto canal a pressão é no sentido contrário em que não haja mais canais abertos porque as privadas nao querem mais concorrência....

O Hora H gozava com um canal de cabo e não com um quinto canal.

Já agora: passaram o primeiro episódio na semana passada (aquele do "AGORDAMOS LIGASSAO AO ESTERIOR").

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seja como for a rtp não tinha meios na altura e nem se justificava um terceiro canal... havia no entanto pressões no inicio dos anos 90 para abrir o mercado às privadas e foi isso que aconteceu. Daí até agora como se vê pelo processo do quinto canal a pressão é no sentido contrário em que não haja mais canais abertos porque as privadas nao querem mais concorrência....

As pressões já vinham de mais atrás, de meados dos anos 80. 

http://www.fmsoares.pt/aeb_online/visualizador.php?bd=IMPRENSA&nome_da_pasta=06882.199.30685&numero_da_pagina=6

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quinta: A Minha Sogra é uma Bruxa e Documentário sobre Sérgio Godinho. Mas então as séries que costumam ganhar vão voltar sempre a dar? Assim ainda se vê a série inteira!

Pois é, com estas limitações acontecem sempre inconvenientes como este, mas podem ser beneficiantes para ver a série.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que a comédia não pode ganhar sempre? Ainda agora estive a fazer zapping e a esta hora há algum programa de humor mesmo entre cento e tal no cabo? Não.

Não podem é andar a repetir séries tão cedo, senão nem chega a meio de Agosto. Deviam incluir programas como Herman Enciclopédia ou mesmo as Lições do Tonecas, são 2 históricos da comédia na RTP.
Por mim o humor ganha sempre...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser que o Agora Escolha faça abrir os olhos à administração da RTP que fazem falta programas de humor em prime-time diferentes do 5PMN. :)
Estou a pensar por exemplo num programa de sátira ligado à actualidade (são um sucesso em Espanha e em França), ou então simplesmente numa nova série puramente de humor (e não uma nova "série longa" aka "novela disfarçada", sff...). Afinal de contas, o que procuram mais os telespectadores de Bem-vindos a Beirais, para além do enredo, é a vertente humorística da série. Pelo menos é o meu caso. ;)

O Agora Escolha até é um bom formato para testar os gostos dos telespectadores da RTP1, e o canal ajustar em consequência a sua oferta nos próximos meses. :P
(se bem que o objectivo principal do programa deve ser de poupar de €€€, claro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faz sentido, agora repetirem as séries que ganharam como opção... enfim. Quero mesmo rever Santos da Casa! Podiam era usar opções do Agora Escolha 2011 que chegou a disponibilizar concertos,Alf, MacGavyr, Knight Rider, entre muitas outras series internacionais. 

 

MacGavyr? Não conheço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As séries internacionais não podem dar ali por questões de direitos...

claro que vão ter de insistir em algumas séries repetidas, embora n o sejam porque são outros episódios... mas ao fim de duas ou tres semanas já deviam saber que não vale a pena insistirem nestes combates desiguais entre doc ou dramas contra comédias...

Porque não meter a herman enciclopédia contra o tal canal? aposto que seria mais renhido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As séries internacionais não podem dar ali por questões de direitos...

claro que vão ter de insistir em algumas séries repetidas, embora n o sejam porque são outros episódios... mas ao fim de duas ou tres semanas já deviam saber que não vale a pena insistirem nestes combates desiguais entre doc ou dramas contra comédias...

Porque não meter a herman enciclopédia contra o tal canal? aposto que seria mais renhido.

Queria ver um episódio da Herman Enciclopédia a ganhar. E da segunda temporada, já que gosto mais dessa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...