ATVTQsV Postado 14 de julho 2023 Partilhar Postado 14 de julho 2023 agora aquela campanha do Auchan está na Globo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
InesMig Postado 16 de julho 2023 Partilhar Postado 16 de julho 2023 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
scinun Postado 25 de julho 2023 Partilhar Postado 25 de julho 2023 Aqui está um estudo interessante sobre o investimento publicitário: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~29ef.aspx Quando lemos alguma dramatização, aqui no fórum, sobre a decadência audiométrica da televisão, em particular das generalistas, fica este gráfico que evidencia que "Entre janeiro e junho de 2023, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 89.2% do total." 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
JM26 Postado 25 de julho 2023 Partilhar Postado 25 de julho 2023 há 41 minutos, scinun disse: Quando lemos alguma dramatização, aqui no fórum, sobre a decadência audiométrica da televisão, em particular das generalistas, fica este gráfico que evidencia que "Entre janeiro e junho de 2023, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 89.2% do total." A dramatização é mais em relação às audiências em constante queda nos últimos 2/3 anos, que como sabemos não tem propriamente correlação com o investimento publicitário das marcas nos canais generalistas. Nos últimos 20 anos a audiência conjunta das privadas caiu para menos de metade e as receitas de publicidade reduziram de 277,8 M € em 2003 para 230 milhões de euros o ano passado (-17%). Mesmo com todas as novas formas de marketing mais eficazes e diretas ao consumidor target, a verdade é que as grandes marcas continuam (e vão continuar durante muitos anos) a suportar as suas estratégias de marketing nas campanhas publicitárias na televisão. E os canais só podem agradecer e mesmo assim continuam com apostas e programas miseráveis (to say the least) sempre com a desculpa dos orçamentos apertados. 2 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
scinun Postado 25 de julho 2023 Partilhar Postado 25 de julho 2023 há 21 minutos, JM26 disse: A dramatização é mais em relação às audiências em constante queda nos últimos 2/3 anos, que como sabemos não tem propriamente correlação com o investimento publicitário das marcas nos canais generalistas. Nos últimos 20 anos a audiência conjunta das privadas caiu para menos de metade e as receitas de publicidade reduziram de 277,8 M € em 2003 para 230 milhões de euros o ano passado (-17%). Acho que resumes tudo. É um campo a refletirmos sempre quando pedimos uma televisão diferente aos programadores, mesmo que, como espetadores, todos queiramos algo diferente do que temos. 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
JM26 Postado 25 de julho 2023 Partilhar Postado 25 de julho 2023 (editado) há 17 minutos, scinun disse: Acho que resumes tudo. É um campo a refletirmos sempre quando pedimos uma televisão diferente aos programadores, mesmo que, como espetadores, todos queiramos algo diferente do que temos. Indeed. Ainda que ache que os canais não podem sempre repetir o chavão do orçamento para defender o modelo de televisão actual que a nível "audiometrico" se vai ressentindo. Mais ainda quando já tivemos vários programas com orçamento mais baixo que resultaram bem. Acredito que no futuro tenhamos mais programas de sponsor tipo o Cabelo Pantene o que até não acho mal se forem bons e bem produzidos (O Cabelo Pantene não sei porque nunca vi mais de 5 minutos, mas por exemplo o Querido comprei uma casa! e o Temos Negócio eram dois bons programas do género e com boas/razoáveis audiências). Editado 25 de julho 2023 por JM26 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Free Live Postado 25 de julho 2023 Partilhar Postado 25 de julho 2023 Não se percebe, a publicidade em televisão é cheia de falhas. Mais valia fazerem como o Mercadona, que aposta no digital e no boca-a-boca. 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
canal5 Postado 25 de julho 2023 Partilhar Postado 25 de julho 2023 há 1 minuto, Free Live disse: Não se percebe, a publicidade em televisão é cheia de falhas. Mais valia fazerem como o Mercadona, que aposta no digital e no boca-a-boca. Ainda há muito preconceito com a rádio, ainda se pensa que é apenas um ruído de fundo quando a TV em casa faz muito mais esse papel... muitos anunciantes não sabem o que estão a perder. 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
JDaman Postado 26 de julho 2023 Partilhar Postado 26 de julho 2023 há 4 horas, JM26 disse: A dramatização é mais em relação às audiências em constante queda nos últimos 2/3 anos, que como sabemos não tem propriamente correlação com o investimento publicitário das marcas nos canais generalistas. Nos últimos 20 anos a audiência conjunta das privadas caiu para menos de metade e as receitas de publicidade reduziram de 277,8 M € em 2003 para 230 milhões de euros o ano passado (-17%). Mesmo com todas as novas formas de marketing mais eficazes e diretas ao consumidor target, a verdade é que as grandes marcas continuam (e vão continuar durante muitos anos) a suportar as suas estratégias de marketing nas campanhas publicitárias na televisão. E os canais só podem agradecer e mesmo assim continuam com apostas e programas miseráveis (to say the least) sempre com a desculpa dos orçamentos apertados. O problema de ler apenas os valores nominais é que te esqueces de um factor importante: inflacção. Se já é um problema o valor nominal ter descido, temos que ver que para as receitas estarem sequer próximas em valor real às de 2003, estaríamos a falar em algo acima dos 400 milhões de euros. Ou seja, na realidade, as receitas "desceram" bem mais que esses 17%. Como é que se faz TV sem dinheiro? Simples: não se faz! Portanto, sim, a queda das audiências tem tido impacto nos investimentos em publicidade, porque obrigou as generalistas a venderem espaço bem abaixo dos preços de tabela e cujos valores reais não são sequer equiparáveis aos de há 20 anos. Para além da inflacção, temos que juntar o pormenor de custos não directamente impactados pela inflacção que subiram também, porque não se faz TV em HD de borla. 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Magazine Postado 26 de julho 2023 Partilhar Postado 26 de julho 2023 há 5 horas, scinun disse: Aqui está um estudo interessante sobre o investimento publicitário: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~29ef.aspx Quando lemos alguma dramatização, aqui no fórum, sobre a decadência audiométrica da televisão, em particular das generalistas, fica este gráfico que evidencia que "Entre janeiro e junho de 2023, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 89.2% do total." Não podiam ter escolhido piores cores para fazer um gráfico Rádio devidamente surrada pela Televisão e choca o tio patinhas 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
JM26 Postado 26 de julho 2023 Partilhar Postado 26 de julho 2023 há 9 horas, JDaman disse: O problema de ler apenas os valores nominais é que te esqueces de um factor importante: inflacção. Se já é um problema o valor nominal ter descido, temos que ver que para as receitas estarem sequer próximas em valor real às de 2003, estaríamos a falar em algo acima dos 400 milhões de euros. Ou seja, na realidade, as receitas "desceram" bem mais que esses 17%. Como é que se faz TV sem dinheiro? Simples: não se faz! Portanto, sim, a queda das audiências tem tido impacto nos investimentos em publicidade, porque obrigou as generalistas a venderem espaço bem abaixo dos preços de tabela e cujos valores reais não são sequer equiparáveis aos de há 20 anos. Para além da inflacção, temos que juntar o pormenor de custos não directamente impactados pela inflacção que subiram também, porque não se faz TV em HD de borla. Sim, é verdade que temos que considerar a inflação (não sei se aplicar somente o índice de preços seja o correcto, mas infelizmente não temos outros dados mais accurate), agora ao contrário do que referiste os custos com as grelhas também tenderam a descer nestes 20 anos em termos brutos,ainda mais em termos reais. Tanto é que os grupos de media continuam a conseguir algum lucro no final das contas (a MC parece ir nesse caminho já que o ano passado foi muito influenciado pela venda das rádios) enquanto em muitos anos estiveram no negativo. Numa análise aprofundada daria para perceber onde surgiu o problema, se os canais começaram a desinvestir na grelha e a perder anunciantes por consequência disso ou se foi a perda de receitas publicitárias que criou restrições de orçamento. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
JDaman Postado 26 de julho 2023 Partilhar Postado 26 de julho 2023 há 2 horas, JM26 disse: Sim, é verdade que temos que considerar a inflação (não sei se aplicar somente o índice de preços seja o correcto, mas infelizmente não temos outros dados mais accurate), agora ao contrário do que referiste os custos com as grelhas também tenderam a descer nestes 20 anos em termos brutos,ainda mais em termos reais. Tanto é que os grupos de media continuam a conseguir algum lucro no final das contas (a MC parece ir nesse caminho já que o ano passado foi muito influenciado pela venda das rádios) enquanto em muitos anos estiveram no negativo. Numa análise aprofundada daria para perceber onde surgiu o problema, se os canais começaram a desinvestir na grelha e a perder anunciantes por consequência disso ou se foi a perda de receitas publicitárias que criou restrições de orçamento. Honestamente, penso ter sido uma combinação de ambos. Não nos podemos esquecer que a recessão que começou em 2007 e a crise das dívidas soberanas que começou em 2008/2009 tiveram alto impacto, com os anunciantes a cortarem no investimento em publicidade, algo que deixou SIC e TVI num ligeiro pânico. Aliás, foi nessa altura em que alguns cortes começaram a ser mais visíveis, quando começaram a colocar enlatados de apanhados e vídeos caseiros no ar em horários já com alguma exposição. Juntas isto a outros factores que já referi e é sempre uma receita para o desastre. 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
InesMig Postado 28 de julho 2023 Partilhar Postado 28 de julho 2023 (editado) E 2 anúncios, que estão a passar, em simultâneo na TV e cuja música é a mesma? O outro é do Dacia em que um adulto e 1 criança estão na fila do supermercado e como estão fartos de esperar vão buscar o leite, queijo e mel directamente aos locais de produção PS: entretanto encontrei Editado 29 de julho 2023 por InesMig 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
ATVTQsV Postado 28 de julho 2023 Partilhar Postado 28 de julho 2023 É, eu já fiquei confuso das primeiras vezes que passou o anúncio da Dacia Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
TV1_22 Postado 28 de julho 2023 Partilhar Postado 28 de julho 2023 há 2 horas, InesMig disse: E 2 anúncios, que estão a passar, em simultâneo na TV e cuja música é a mesma? O outro é do Dacia em que um adulto e 1 criança estão na fila do supermercado e como estão fartos de esperar vão buscar o leite, queijo e mel directamente aos locais de produção Pois, às vezes pensava que era o anúncio da Sumol mas na verdade era o anúncio da Dacia 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
canal5 Postado 28 de julho 2023 Partilhar Postado 28 de julho 2023 (editado) há 3 horas, InesMig disse: E 2 anúncios, que estão a passar, em simultâneo na TV e cuja música é a mesma? O outro é do Dacia em que um adulto e 1 criança estão na fila do supermercado e como estão fartos de esperar vão buscar o leite, queijo e mel directamente aos locais de produção Já agora aqui fica ela, e é um clássico de 1966! Mas não deixa de ser uma lufada de ar fresco no meio de tanta banda sonora deprimente que anda por aí. Editado 28 de julho 2023 por canal5 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
ATVTQsV Postado 28 de julho 2023 Partilhar Postado 28 de julho 2023 há 7 minutos, canal5 disse: Já agora aqui fica ela, e é um clássico de 1966! Mas não deixa de ser uma lufada de ar fresco no meio de tanta banda sonora deprimente que anda por aí. Orgulhosamente Dacia. 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
TV1_22 Postado 28 de julho 2023 Partilhar Postado 28 de julho 2023 há 13 minutos, ATVTQsV disse: Orgulhosamente Dacia. Também pensei nisso! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
InesMig Postado 29 de julho 2023 Partilhar Postado 29 de julho 2023 (editado) @ATVTQsV @TV1_22 @canal5 Encontrei Editado 29 de julho 2023 por InesMig 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
TV1_22 Postado 29 de julho 2023 Partilhar Postado 29 de julho 2023 há 7 horas, InesMig disse: Encontrei Esse não é exatamente o mesmo anúncio que passa na TV, mas valeu a pena encontrar. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Televisão 10 Postado 1 de agosto 2023 Partilhar Postado 1 de agosto 2023 Uma vez que aqui se costuma também falar de logótipos, estava a acompanhar uma conferência das Jornadas e reparei que mudaram o logótipo institucional da República Portuguesa. Antes > Agora > Acho que piorou. 1 1 2 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
D91 Postado 1 de agosto 2023 Partilhar Postado 1 de agosto 2023 há 9 minutos, Televisão 10 disse: Uma vez que aqui se costuma também falar de logótipos, estava a acompanhar uma conferência das Jornadas e reparei que mudaram o logótipo institucional da República Portuguesa. Antes > Agora > Acho que piorou. Está muito pior. 4 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
jt9 Postado 1 de agosto 2023 Partilhar Postado 1 de agosto 2023 há 10 minutos, Televisão 10 disse: Uma vez que aqui se costuma também falar de logótipos, estava a acompanhar uma conferência das Jornadas e reparei que mudaram o logótipo institucional da República Portuguesa. Antes > Agora > Acho que piorou. que horror estava tao bem antes, trocaram porque? 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Laurindinha Postado 1 de agosto 2023 Partilhar Postado 1 de agosto 2023 há 45 minutos, Televisão 10 disse: Uma vez que aqui se costuma também falar de logótipos, estava a acompanhar uma conferência das Jornadas e reparei que mudaram o logótipo institucional da República Portuguesa. Antes > Agora > Acho que piorou. Que horror, o low-budget... 2 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
canal5 Postado 1 de agosto 2023 Partilhar Postado 1 de agosto 2023 Condiz bem com um país a cair aos bocados... 3 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais Mais opções de partilha...
Posts Recomendados
Junta-te a nós!
Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.