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Publicidade & Marketing


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  • 2 semanas depois...

Aqui está um estudo interessante sobre o investimento publicitário: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~29ef.aspx

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Quando lemos alguma dramatização, aqui no fórum, sobre a decadência audiométrica da televisão, em particular das generalistas, fica este gráfico que evidencia que "Entre janeiro e junho de 2023, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 89.2% do total."

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há 41 minutos, scinun disse:

Quando lemos alguma dramatização, aqui no fórum, sobre a decadência audiométrica da televisão, em particular das generalistas, fica este gráfico que evidencia que "Entre janeiro e junho de 2023, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 89.2% do total."

 

A dramatização é mais em relação às audiências em constante queda nos últimos 2/3 anos, que como sabemos não tem propriamente correlação com o investimento publicitário das marcas nos canais generalistas. Nos últimos 20 anos a audiência conjunta das privadas caiu para menos de metade e as receitas de publicidade reduziram de 277,8 M € em 2003 para 230 milhões de euros o ano passado (-17%).

Mesmo com todas as novas formas de marketing mais eficazes e diretas ao consumidor target, a verdade é que as grandes marcas continuam (e vão continuar durante muitos anos) a suportar as suas estratégias de marketing nas campanhas publicitárias na televisão. E os canais só podem agradecer e mesmo assim continuam com apostas e programas miseráveis (to say the least) sempre com a desculpa dos orçamentos apertados. 

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há 21 minutos, JM26 disse:

A dramatização é mais em relação às audiências em constante queda nos últimos 2/3 anos, que como sabemos não tem propriamente correlação com o investimento publicitário das marcas nos canais generalistas. Nos últimos 20 anos a audiência conjunta das privadas caiu para menos de metade e as receitas de publicidade reduziram de 277,8 M € em 2003 para 230 milhões de euros o ano passado (-17%).

Acho que resumes tudo. É um campo a refletirmos sempre quando pedimos uma televisão diferente aos programadores, mesmo que, como espetadores, todos queiramos algo diferente do que temos. :)

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há 17 minutos, scinun disse:

Acho que resumes tudo. É um campo a refletirmos sempre quando pedimos uma televisão diferente aos programadores, mesmo que, como espetadores, todos queiramos algo diferente do que temos. :)

Indeed. Ainda que ache que os canais não podem sempre repetir o chavão do orçamento para defender o modelo de televisão actual que a nível "audiometrico" se vai ressentindo. Mais ainda quando já tivemos vários programas com orçamento mais baixo que resultaram bem. Acredito que no futuro tenhamos mais programas de sponsor tipo o Cabelo Pantene o que até não acho mal se forem bons e bem produzidos (O Cabelo Pantene não sei porque nunca vi mais de 5 minutos, mas por exemplo o Querido comprei uma casa! e o Temos Negócio eram dois bons programas do género e com boas/razoáveis audiências). 

Editado por JM26
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há 1 minuto, Free Live disse:

Não se percebe, a publicidade em televisão é cheia de falhas. Mais valia fazerem como o Mercadona, que aposta no digital e no boca-a-boca.

Ainda há muito preconceito com a rádio, ainda se pensa que é apenas um ruído de fundo quando a TV em casa faz muito mais esse papel... muitos anunciantes não sabem o que estão a perder.

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há 4 horas, JM26 disse:

A dramatização é mais em relação às audiências em constante queda nos últimos 2/3 anos, que como sabemos não tem propriamente correlação com o investimento publicitário das marcas nos canais generalistas. Nos últimos 20 anos a audiência conjunta das privadas caiu para menos de metade e as receitas de publicidade reduziram de 277,8 M € em 2003 para 230 milhões de euros o ano passado (-17%).

Mesmo com todas as novas formas de marketing mais eficazes e diretas ao consumidor target, a verdade é que as grandes marcas continuam (e vão continuar durante muitos anos) a suportar as suas estratégias de marketing nas campanhas publicitárias na televisão. E os canais só podem agradecer e mesmo assim continuam com apostas e programas miseráveis (to say the least) sempre com a desculpa dos orçamentos apertados. 

O problema de ler apenas os valores nominais é que te esqueces de um factor importante: inflacção.

Se já é um problema o valor nominal ter descido, temos que ver que para as receitas estarem sequer próximas em valor real às de 2003, estaríamos a falar em algo acima dos 400 milhões de euros. Ou seja, na realidade, as receitas "desceram" bem mais que esses 17%. Como é que se faz TV sem dinheiro? Simples: não se faz! Portanto, sim, a queda das audiências tem tido impacto nos investimentos em publicidade, porque obrigou as generalistas a venderem espaço bem abaixo dos preços de tabela e cujos valores reais não são sequer equiparáveis aos de há 20 anos. Para além da inflacção, temos que juntar o pormenor de custos não directamente impactados pela inflacção que subiram também, porque não se faz TV em HD de borla.

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há 5 horas, scinun disse:

Aqui está um estudo interessante sobre o investimento publicitário: https://www.marktest.com/wap/a/n/id~29ef.aspx

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Quando lemos alguma dramatização, aqui no fórum, sobre a decadência audiométrica da televisão, em particular das generalistas, fica este gráfico que evidencia que "Entre janeiro e junho de 2023, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 89.2% do total."

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Não podiam ter escolhido piores cores para fazer um gráfico :haha:

Rádio devidamente surrada pela Televisão e choca o tio patinhas

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há 9 horas, JDaman disse:

O problema de ler apenas os valores nominais é que te esqueces de um factor importante: inflacção.

Se já é um problema o valor nominal ter descido, temos que ver que para as receitas estarem sequer próximas em valor real às de 2003, estaríamos a falar em algo acima dos 400 milhões de euros. Ou seja, na realidade, as receitas "desceram" bem mais que esses 17%. Como é que se faz TV sem dinheiro? Simples: não se faz! Portanto, sim, a queda das audiências tem tido impacto nos investimentos em publicidade, porque obrigou as generalistas a venderem espaço bem abaixo dos preços de tabela e cujos valores reais não são sequer equiparáveis aos de há 20 anos. Para além da inflacção, temos que juntar o pormenor de custos não directamente impactados pela inflacção que subiram também, porque não se faz TV em HD de borla.

Sim, é verdade que temos que considerar a inflação (não sei se aplicar somente o índice de preços seja o correcto, mas infelizmente não temos outros dados mais accurate), agora ao contrário do que referiste os custos com as grelhas também tenderam a descer nestes 20 anos em termos brutos,ainda mais em termos reais.

Tanto é que os grupos de media continuam a conseguir algum lucro no final das contas (a MC parece ir nesse caminho já que o ano passado foi muito influenciado pela venda das rádios) enquanto em muitos anos estiveram no negativo. 

Numa análise aprofundada daria para perceber onde surgiu o problema, se os canais começaram a desinvestir na grelha e a perder anunciantes por consequência disso ou se foi a perda de receitas publicitárias que criou restrições de orçamento. 

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há 2 horas, JM26 disse:

Sim, é verdade que temos que considerar a inflação (não sei se aplicar somente o índice de preços seja o correcto, mas infelizmente não temos outros dados mais accurate), agora ao contrário do que referiste os custos com as grelhas também tenderam a descer nestes 20 anos em termos brutos,ainda mais em termos reais.

Tanto é que os grupos de media continuam a conseguir algum lucro no final das contas (a MC parece ir nesse caminho já que o ano passado foi muito influenciado pela venda das rádios) enquanto em muitos anos estiveram no negativo. 

Numa análise aprofundada daria para perceber onde surgiu o problema, se os canais começaram a desinvestir na grelha e a perder anunciantes por consequência disso ou se foi a perda de receitas publicitárias que criou restrições de orçamento. 

Honestamente, penso ter sido uma combinação de ambos. Não nos podemos esquecer que a recessão que começou em 2007 e a crise das dívidas soberanas que começou em 2008/2009 tiveram alto impacto, com os anunciantes a cortarem no investimento em publicidade, algo que deixou SIC e TVI num ligeiro pânico. Aliás, foi nessa altura em que alguns cortes começaram a ser mais visíveis, quando começaram a colocar enlatados de apanhados e vídeos caseiros no ar em horários já com alguma exposição. Juntas isto a outros factores que já referi e é sempre uma receita para o desastre.

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E 2 anúncios, que estão a passar, em simultâneo na TV e cuja música é a mesma?

O outro é do Dacia em que um adulto e 1 criança estão na fila do supermercado e como estão fartos de esperar vão buscar o leite, queijo e mel directamente aos locais de produção

PS: entretanto encontrei

 

Editado por InesMig
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há 2 horas, InesMig disse:

E 2 anúncios, que estão a passar, em simultâneo na TV e cuja música é a mesma?

O outro é do Dacia em que um adulto e 1 criança estão na fila do supermercado e como estão fartos de esperar vão buscar o leite, queijo e mel directamente aos locais de produção

Pois, às vezes pensava que era o anúncio da Sumol mas na verdade era o anúncio da Dacia :lol:

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há 3 horas, InesMig disse:

E 2 anúncios, que estão a passar, em simultâneo na TV e cuja música é a mesma?

O outro é do Dacia em que um adulto e 1 criança estão na fila do supermercado e como estão fartos de esperar vão buscar o leite, queijo e mel directamente aos locais de produção

Já agora aqui fica ela, e é um clássico de 1966!

Mas não deixa de ser uma lufada de ar fresco no meio de tanta banda sonora deprimente que anda por aí.

Editado por canal5
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há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Uma vez que aqui se costuma também falar de logótipos, estava a acompanhar uma conferência das Jornadas e reparei que mudaram o logótipo institucional da República Portuguesa.

Antes > Agora

republica-portuguesa-vector-logo.png > 0XqragC.png

Acho que piorou. :unsure:

Está muito pior. :surpresa_manuela:

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há 10 minutos, Televisão 10 disse:

Uma vez que aqui se costuma também falar de logótipos, estava a acompanhar uma conferência das Jornadas e reparei que mudaram o logótipo institucional da República Portuguesa.

Antes > Agora

republica-portuguesa-vector-logo.png > 0XqragC.png

Acho que piorou. :unsure:

que horror

estava tao bem antes, trocaram porque?

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