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há 5 horas, JM26 disse:

Só não acredito que ganhem alguma quota de mercado, pelo contrário devem perder ainda mais quota quando o Mercadona começar a abrir no sul do pais

Queres dizer Alentejo e Algarve? Já que o Mercadona já chegou a Setúbal e ao Montijo... (margem sul do tejo)

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há 11 minutos, TV1_22 disse:

Queres dizer Alentejo e Algarve? Já que o Mercadona já chegou a Setúbal e ao Montijo... (margem sul do tejo)

Sim, e numa maior escala. E por falar no Mercadona, acho interessante que não publicitem nos midia e sejam os clientes os seus melhores "publicitários". É uma estratégia que só funciona com um grande nível de excelência de serviço e até agora o Mercadona tem sido exímio. Quando estiver instalando em todo o território nacional vai ser uma concorrência à altura do Intermarche, Aldi e Lidl.

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há 23 minutos, JM26 disse:

 Quando estiver instalando em todo o território nacional vai ser uma concorrência à altura do Intermarche, Aldi e Lidl.

Não creio que a expansão seja por aí, a mercadona deverá apenas expandir-se nos grandes centros urbanos, não pretendendo essa abrangência de território.

É uma cadeia com um segmento "premium affordable" com uma aposta fortíssima na qualidade da marca própria (detergentes e produtos de higiene ao nível das marcas mais comerciais).

Aliás, a ideia é comprar barato mas como um atendimento "pipi" como se estivéssemos no supermercado do El Corte Inglês.

O intermarché é puramente um discount, o Aldi tenta seguir as pisadas do Lidl a nível de posicionamento, mas ambos estão na linha do discount.

O maior rombo em todos os retalhistas tem sido na enorme competitividade da marca própria da mercadona e num sortido mais  diferenciado dos concorrentes (ai as empanadas do Mercadona,...nham nham).

Mais uma boa campanha de natal do Pingo Doce, lá vamos nós ficar com mais um refrão na cabeça (nãoooooo).

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há 11 horas, scinun disse:

Não creio que a expansão seja por aí, a mercadona deverá apenas expandir-se nos grandes centros urbanos, não pretendendo essa abrangência de território.

É uma cadeia com um segmento "premium affordable" com uma aposta fortíssima na qualidade da marca própria (detergentes e produtos de higiene ao nível das marcas mais comerciais).

Aliás, a ideia é comprar barato mas como um atendimento "pipi" como se estivéssemos no supermercado do El Corte Inglês.

O intermarché é puramente um discount, o Aldi tenta seguir as pisadas do Lidl a nível de posicionamento, mas ambos estão na linha do discount.

O maior rombo em todos os retalhistas tem sido na enorme competitividade da marca própria da mercadona e num sortido mais  diferenciado dos concorrentes (ai as empanadas do Mercadona,...nham nham).

Mais uma boa campanha de natal do Pingo Doce, lá vamos nós ficar com mais um refrão na cabeça (nãoooooo).

Sim, percebo o teu ponto. Ainda que hoje em dia haja mais concertação de preços e as cadeias de discount como o Intermarche, Lidl e o Aldi pratiquem, grosso modo, preços similares às grandes cadeias de distribuição.

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On 03/11/2022 at 22:54, scinun disse:

Não creio que a expansão seja por aí, a mercadona deverá apenas expandir-se nos grandes centros urbanos, não pretendendo essa abrangência de território.

É uma cadeia com um segmento "premium affordable" com uma aposta fortíssima na qualidade da marca própria (detergentes e produtos de higiene ao nível das marcas mais comerciais).

Aliás, a ideia é comprar barato mas como um atendimento "pipi" como se estivéssemos no supermercado do El Corte Inglês.

O intermarché é puramente um discount, o Aldi tenta seguir as pisadas do Lidl a nível de posicionamento, mas ambos estão na linha do discount.

O maior rombo em todos os retalhistas tem sido na enorme competitividade da marca própria da mercadona e num sortido mais  diferenciado dos concorrentes (ai as empanadas do Mercadona,...nham nham).

Mais uma boa campanha de natal do Pingo Doce, lá vamos nós ficar com mais um refrão na cabeça (nãoooooo).

Já que pareces estar por dentro do marketing não achas que o Continente passou de ser um "discount" também para um "premium affordable", até pelas campanhas publicitárias que têm feito nos últimos anos?

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há 9 horas, canal5 disse:

Já que pareces estar por dentro do marketing não achas que o Continente passou de ser um "discount" também para um "premium affordable", até pelas campanhas publicitárias que têm feito nos últimos anos?

Gosto bastante da dinâmica do retalho alimentar.

É uma questão muitíssimo interessante, não é muito fácil responder, porque tem muito a ver com a perceção do cliente e com os "conceitos" do mercado e a opinião de cada um, claro. Desculpa se a resposta for muito extensa e um pouco maçadora.

Por partes, o conceito discount está relacionado com o sortido (produtos a venda no supermercado) e não com o fator preço (por si só), assim os discount acabam por ser aquelas lojas, mais pequenas, em que encontras mais marcas próprias que as "comerciais", daí normalmente associar-se a casos como o Lidl, o Minipreço e o Aldi, sendo super e hipermercados o Pingo Doce e o Continente (o Intermarché tb é super mas eu gosto de o "castigar" como discount porque basicamente agora só publicitam a marca própria Por Si ehehe).

Nesta definição o Continente foi-se tornando mais discount com a forte aposta na marca própria, mas não deixa de ser um hipermercado, agora com cada vez mais lojas de conveniência/ proximidade (os Bom Dia) e ultraproximidade (Meu Super) que são mais similares aos discount.

Agora falando a nível de perceção do cliente, a política do preço baixo é transversal a quase todas. O que se verificou é que praticamente todas as cadeias interviram na experiência de compra, com espaços mais "premium", com maior índice de conforto e com vista a aumentar o tempo de permanência em loja.

O que a SONAE faz, na minha opinião, melhor que ninguém,  é conseguir campanhas publicitárias para segmentos muito diferenciados, daí essa perceção que tens de uma certa evolução: eles comunicam os preços baixos, a qualidade da marca própria e depois tem anúncios em que comunicam isso para classe média alta (os exemplos da garrafeira e vinhos) e aqueles anúncios menos popularuchos e de família. Chegas à loja e há essa simbiose cliente-marca por estares na loja e sentires aquele conforto premium (no Pingo Doce não sentes tanto isso, lojas mais frias e caóticas).

Pessoalmente, o "premium affordable" encaixa muito no que a Mercadona trouxe ao mercado, e associo a um conceito relacionado com produtos de gamas mais altas, exclusivos, a preços interessantes, sem promoções e um atendimento superior. Antes da minha experiência de compra no Mercadona, encaixaria o Continente nesse conceito, mas premium mais pela experiência em loja do que por gamas mais exclusivas ou atendimento que só encontrávamos no El Corte Inglês.

Qual está a ser a "surpresa" do mercado, é que se víamos inicialmente a Mercadona posicionar-se numa gama de El Corte Inglês  (eles tiveram de ajustar a gama de produtos e preços, podes ler aqui) agora está-se a impor fortemente no discount estando a deteriorar as vendas dos concorrentes nos centros urbanos.

O passa palavra está a funcionar lindamente, como falou o @JM26 e ouvimos agora pessoas, principalmente nos detergentes, a dizer que trocaram a marca comercial pela marca própria da Mercadona e que lhe reconhecem uma qualidade que não vem no Continente, Pingo Doce ou Lidl.

Se gostarem do tema, há aqui uma entrevista de 2019 top: https://www.anilact.pt/info/actual/mercado/item/3585-a-pressao-que-os-discounters-poem-no-mercado-ainda-ira-mais-longe

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há 39 minutos, scinun disse:

Gosto bastante da dinâmica do retalho alimentar.

É uma questão muitíssimo interessante, não é muito fácil responder, porque tem muito a ver com a perceção do cliente e com os "conceitos" do mercado e a opinião de cada um, claro. Desculpa se a resposta for muito extensa e um pouco maçadora.

Por partes, o conceito discount está relacionado com o sortido (produtos a venda no supermercado) e não com o fator preço (por si só), assim os discount acabam por ser aquelas lojas, mais pequenas, em que encontras mais marcas próprias que as "comerciais", daí normalmente associar-se a casos como o Lidl, o Minipreço e o Aldi, sendo super e hipermercados o Pingo Doce e o Continente (o Intermarché tb é super mas eu gosto de o "castigar" como discount porque basicamente agora só publicitam a marca própria Por Si ehehe).

Nesta definição o Continente foi-se tornando mais discount com a forte aposta na marca própria, mas não deixa de ser um hipermercado, agora com cada vez mais lojas de conveniência/ proximidade (os Bom Dia) e ultraproximidade (Meu Super) que são mais similares aos discount.

Agora falando a nível de perceção do cliente, a política do preço baixo é transversal a quase todas. O que se verificou é que praticamente todas as cadeias interviram na experiência de compra, com espaços mais "premium", com maior índice de conforto e com vista a aumentar o tempo de permanência em loja.

O que a SONAE faz, na minha opinião, melhor que ninguém,  é conseguir campanhas publicitárias para segmentos muito diferenciados, daí essa perceção que tens de uma certa evolução: eles comunicam os preços baixos, a qualidade da marca própria e depois tem anúncios em que comunicam isso para classe média alta (os exemplos da garrafeira e vinhos) e aqueles anúncios menos popularuchos e de família. Chegas à loja e há essa simbiose cliente-marca por estares na loja e sentires aquele conforto premium (no Pingo Doce não sentes tanto isso, lojas mais frias e caóticas).

Pessoalmente, o "premium affordable" encaixa muito no que a Mercadona trouxe ao mercado, e associo a um conceito relacionado com produtos de gamas mais altas, exclusivos, a preços interessantes, sem promoções e um atendimento superior. Antes da minha experiência de compra no Mercadona, encaixaria o Continente nesse conceito, mas premium mais pela experiência em loja do que por gamas mais exclusivas ou atendimento que só encontrávamos no El Corte Inglês.

Qual está a ser a "surpresa" do mercado, é que se víamos inicialmente a Mercadona posicionar-se numa gama de El Corte Inglês  (eles tiveram de ajustar a gama de produtos e preços, podes ler aqui) agora está-se a impor fortemente no discount estando a deteriorar as vendas dos concorrentes nos centros urbanos.

O passa palavra está a funcionar lindamente, como falou o @JM26 e ouvimos agora pessoas, principalmente nos detergentes, a dizer que trocaram a marca comercial pela marca própria da Mercadona e que lhe reconhecem uma qualidade que não vem no Continente, Pingo Doce ou Lidl.

Se gostarem do tema, há aqui uma entrevista de 2019 top: https://www.anilact.pt/info/actual/mercado/item/3585-a-pressao-que-os-discounters-poem-no-mercado-ainda-ira-mais-longe

Concordo 100%. O Continente é para mim a cadeia de distribuição mais abrangente e "eclética" e que melhor soube analisar e reagir às exigências do mercado, nomeadamente a uniformização da marca Continente, a proximidade ao cliente (como referiste). Só tinha uma falha grave que era aquela sub-marca discount É, de muito má qualidade e que acho que entretanto já foi (finalmente) descontinuada.

Além disso foi adicionando serviços e vantagens ao cartão Continente, tal como o Pingo Doce (aqui perdi o rasto de quem foi pioneiro mas creio que tenha sido mesmo a Sonae), que é outra estratégia de fidelização do cliente (e que agora o Lidl também já entrou na luta. Só falta o Aldi e o Mercadona :mosking:).

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há 2 horas, JM26 disse:

Só tinha uma falha grave que era aquela sub-marca discount É, de muito má qualidade e que acho que entretanto já foi (finalmente) descontinuada.

Ainda há alguns produtos da marca. 

Falando disto, acho curioso que o Auchan tenha voltado a ter recentemente a marca Polegar.

há 2 horas, JM26 disse:

Além disso foi adicionando serviços e vantagens ao cartão Continente, tal como o Pingo Doce (aqui perdi o rasto de quem foi pioneiro mas creio que tenha sido mesmo a Sonae), que é outra estratégia de fidelização do cliente (e que agora o Lidl também já entrou na luta. Só falta o Aldi e o Mercadona :mosking:).

Ainda me lembro do tempo em que o Pingo Doce publicitava que não tinha cartões, nem promoções, nem talões. Agora, é exatamente o inverso. 

Parece-me que o Mercadona não vai entrar nessa estratégia.

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há 4 horas, JM26 disse:

Só tinha uma falha grave que era aquela sub-marca discount É, de muito má qualidade e que acho que entretanto já foi (finalmente) descontinuada.

Além disso foi adicionando serviços e vantagens ao cartão Continente, tal como o Pingo Doce (aqui perdi o rasto de quem foi pioneiro mas creio que tenha sido mesmo a Sonae), que é outra estratégia de fidelização do cliente (e que agora o Lidl também já entrou na luta. Só falta o Aldi e o Mercadona :mosking:).

Sim, a marca É existe especialmente para produtos de baixo valor. Eles fizeram um trabalho em acabar com boa parte da gama de "primeiro preço" e desenvolver várias Marcas Próprias fora do nome continente (Zoko, Kasa, Boost, etc.). Na alimentação melhoraram a Continente e desenvolveram um pouco mais o Continente Seleção. Neste caso foram beber muito da força da marca própria do pingo doce.

Eu acho que o primeiro até foi o Minipreço, depois todos são "inovadores" e iguais uns aos outros eheheh.

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Falando disto, acho curioso que o Auchan tenha voltado a ter recentemente a marca Polegar.

Sim, é a marca de "primeiro preço" deles, por acaso não sei se tem alguma marca premium deles, mas no fundo a proposta de valor deles é o primeiro preço e a marca própria. Nesta fase de "crise" isso vende que é uma maravilha.

há 1 hora, Televisão 10 disse:

Ainda me lembro do tempo em que o Pingo Doce publicitava que não tinha cartões, nem promoções, nem talões. Agora, é exatamente o inverso. 

Parece-me que o Mercadona não vai entrar nessa estratégia.

Eiii, pois era. Daz me sempre lembrar p Jornal Sol quando houve a debandada do Expresso com o "sem brindes valemos pelo que somos" e passado uns meses lá vieram os brindes.

Concordo, acho que a Mercadona não deverá ir por aí, mas isto é tudo dinâmico.

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há 1 minuto, scinun disse:

Sim, é a marca de "primeiro preço" deles, por acaso não sei se tem alguma marca premium deles, mas no fundo a proposta de valor deles é o primeiro preço e a marca própria. Nesta fase de "crise" isso vende que é uma maravilha.

Têm a marca Auchan Gourmet. Também têm a marca Auchan Essencial, que substituiu a marca Polegar e está agora a ser substituída pela marca Polegar. :mosking:

https://www.auchan.pt/pt/sobre-a-auchan/marcas-proprias-auchan-alimentar.html

O E.Leclerc também continua com a sua marca de "primeiro preço" (Eco +).

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há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Têm a marca Auchan Gourmet. Também têm a marca Auchan Essencial, que substituiu a marca Polegar e está agora a ser substituída pela marca Polegar. :mosking:

https://www.auchan.pt/pt/sobre-a-auchan/marcas-proprias-auchan-alimentar.html

O E.Leclerc também continua com a sua marca de "primeiro preço" (Eco +).

Obrigado, desculpem ter sido preguiçoso eheheh

Por acaso não conheço muito do Auchan agora, só la vou de propósito para comprar um produto porque são a única marca branca que tem (Leite S/Lactose Magro e é económico, as outras só tem o Meio Gordo).

Acredito, tenho visto cada vez mais ruturas nas marcas próprias e excedente nas comerciais, esta inflação. :/ 

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5 hours ago, scinun said:

Obrigado, desculpem ter sido preguiçoso eheheh

Por acaso não conheço muito do Auchan agora, só la vou de propósito para comprar um produto porque são a única marca branca que tem (Leite S/Lactose Magro e é económico, as outras só tem o Meio Gordo).

Acredito, tenho visto cada vez mais ruturas nas marcas próprias e excedente nas comerciais, esta inflação. :/ 

O LIDL também tem Leite Magro s/ Lactose. :D Custa 0,99€.

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há 1 hora, Cláudio. disse:

Acho que a Popota este ano tirou férias, a publicidade da campanha de brinquedos de inicio de novembro este ano não a tem como protagonista.

Pensei o mesmo, mas a Popota aparece no folheto dos brinquedos, logo deve continuar a ser a protagonista da campanha.

https://blog200porcento.com/antevisao-folheto-continente-brinquedos-14954481

Parece é que partillha o destaque com... o Luccas Neto. :ph34r:

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On 06/11/2022 at 01:34, Televisão 10 disse:

Pensei o mesmo, mas a Popota aparece no folheto dos brinquedos, logo deve continuar a ser a protagonista da campanha.

https://blog200porcento.com/antevisao-folheto-continente-brinquedos-14954481

Parece é que partillha o destaque com... o Luccas Neto.

Deu há bocado na SIC a campanha publicitária e efectivamente a Popota e o Luccas Neto são os protagonistas.

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On 06/11/2022 at 01:34, Televisão 10 disse:

Pensei o mesmo, mas a Popota aparece no folheto dos brinquedos, logo deve continuar a ser a protagonista da campanha.

https://blog200porcento.com/antevisao-folheto-continente-brinquedos-14954481

Parece é que partillha o destaque com... o Luccas Neto. :ph34r:

Injusto, desde os 35 anos deveria ser um dueto entre a Popota e a Leopoldina.

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