Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 5 horas, LAboy 456 disse:

É quase certo que este genérico seja do último trimestre de 1974, já que esta primeira versão do logotipo "placard eletrónico" do TJ foi usada naquela época (ver a reportagem sobre o Telejornal que dá capa à edição 48 da Gente). Depois voltaram a usar este logotipo, mas com um nove genérico, a 22 de março de 1976, quando começa a ser usado o Estúdio 4.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Vascof2001 disse:

É quase certo que este genérico seja do último trimestre de 1974, já que esta primeira versão do logotipo "placard eletrónico" do TJ foi usada naquela época (ver a reportagem sobre o Telejornal que dá capa à edição 48 da Gente). Depois voltaram a usar este logotipo, mas com um nove genérico, a 22 de março de 1976, quando começa a ser usado o Estúdio 4.

Qual era a música usada em ambos os casos, sabes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a verificar grelhas nos arquivos do DL para verificar se houve mesmo uma quinta edição do Telejornal na fase do genérico da tômbola (1966 a 1974) e depois do alargamento da hora de início para o meio-dia (1970 a 1974)

Não sei se tal quinta edição era esporádica ou fictícia, mas eu parti do princípio que haveria uma breve edição por volta das 16:30, e é-me provável que esteja a misturar com grelhas anteriores, onde a emissão de sábado começava a esta hora. No máximo, tinha quatro edições.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Estou a verificar grelhas nos arquivos do DL para verificar se houve mesmo uma quinta edição do Telejornal na fase do genérico da tômbola (1966 a 1974) e depois do alargamento da hora de início para o meio-dia (1970 a 1974)

Não sei se tal quinta edição era esporádica ou fictícia, mas eu parti do princípio que haveria uma breve edição por volta das 16:30, e é-me provável que esteja a misturar com grelhas anteriores, onde a emissão de sábado começava a esta hora. No máximo, tinha quatro edições.

Na segunda metade da década de 60, costumava haver cinco edições do Telejornais aos domingos, eis os horários na grelha para 9/3/1969:

12:30 - Primeira edição (+/- 15 minutos)

15:00 - Segunda edição (+/- 10 minutos)

19:30 - Terceira edição (+/- 20 minutos)

21:30 - Quarta edição (a principal, +/- 25 minutos)

23:55 - Quinta edição (+/- 5 minutos)

 

há 3 horas, AG. disse:

Qual era a música usada em ambos os casos, sabes?

O genérico de março de 1976 é o que tem a música dos Camel. Do de 1974 não faço ideia.

  • Gosto 2
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Estou a verificar grelhas nos arquivos do DL para verificar se houve mesmo uma quinta edição do Telejornal na fase do genérico da tômbola (1966 a 1974) e depois do alargamento da hora de início para o meio-dia (1970 a 1974)

Não sei se tal quinta edição era esporádica ou fictícia, mas eu parti do princípio que haveria uma breve edição por volta das 16:30, e é-me provável que esteja a misturar com grelhas anteriores, onde a emissão de sábado começava a esta hora. No máximo, tinha quatro edições.

Em 74 tinham 4 edições: 13:45 (15 minutos), 19:30 (15 minutos), 21:30 (30 minutos), 23:30 (10 minutos).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, AG. disse:

Em 74 tinham 4 edições: 13:45 (15 minutos), 19:30 (15 minutos), 21:30 (30 minutos), 23:30 (10 minutos).

 

Era assim até à segunda semana de junho, quando a edição da 19:30 (que começou a ser regional para o norte e sul do país desde setembro de 1973) deu lugar a um "Minijornal" de cinco minutos que esteve no ar até 5 de outubro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Na segunda metade da década de 60, costumava haver cinco edições do Telejornais aos domingos, eis os horários na grelha para 9/3/1969:

12:30 - Primeira edição (+/- 15 minutos)

15:00 - Segunda edição (+/- 10 minutos)

19:30 - Terceira edição (+/- 20 minutos)

21:30 - Quarta edição (a principal, +/- 25 minutos)

23:55 - Quinta edição (+/- 5 minutos)

 

O genérico de março de 1976 é o que tem a música dos Camel. Do de 1974 não faço ideia.

Portanto a quinta edição saiu em 1970.

há 1 hora, AG. disse:

Em 74 tinham 4 edições: 13:45 (15 minutos), 19:30 (15 minutos), 21:30 (30 minutos), 23:30 (10 minutos).

 

Assim sendo, em 1972 tal também era o caso.

A quarta costumava ser listada nos jornais como "Telejornal - Últimas Notícias" desrespeitando a numeração das edições diárias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, D91 disse:

Existe em algum lado a primeira programação da RTP? 

Qual foi o primeiro programa da RTP? 

Se é sobre as emissões regulares que começaram no dia 7 de Março de 1957... esta foi a primeira programação da RTP nesse dia:

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06528.066.15249#!15

Editado por LAboy 456
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, D91 disse:

Existe em algum lado a primeira programação da RTP? 

Qual foi o primeiro programa da RTP? 

Nas emissões experimentais em Setembro de 1956 foi um tal de Nervos com Raúl Feio.

Acho que o discurso que comparava a televisão àquilo do Ali Babá foi naquela noite.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Vascof2001 disse:

Era assim até à segunda semana de junho, quando a edição da 19:30 (que começou a ser regional para o norte e sul do país desde setembro de 1973) deu lugar a um "Minijornal" de cinco minutos que esteve no ar até 5 de outubro.

O primeiro antepassado do Portugal em Directo, Regiões, País Regiões, País País, País Real, etc.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Nas emissões experimentais em Setembro de 1956 foi um tal de Nervos com Raúl Feio.

Acho que o discurso que comparava a televisão àquilo do Ali Babá foi naquela noite.

O programa não se chamava Nervos, leste mal no livro dos 50 anos da RTP. Não creio que tenha tido qualquer título, foi um momento de apresentação e discursos. Citando:

Citação

4 de Setembro de 1956.
Meia hora depois das 21 horas.
Uma câmara assesta uma das suas objectivas sobre um locutor. Foca-o. E logo após ser retirada a mira técnica, a central técnica “mete-o no ar”. Imagem ao vivo pela primeira vez. Raúl Feio apresentou o programa da noite. Nervos – estaria alguém no estúdio que os não sentisse à flor da pele?! – apenas de início se terão dado a conhecer, porque, entretanto, já o locutor “segurara” o público com a teia da sua conversa. Falava da satisfação que sentia em apresentar o primeiro programa de TV, “uma das maiores revelações do nosso tempo”. Evocou a lenda de Ali-Bábá, para declarar que ali, como na caverna, o “abre-te, sésamo!” correspondia a um desfile de maravilhas perante os olhos inquietos e deslumbrados do espectador. Confessou a felicidade que todos sentiam em proporcionar ao lisboeta “o maior espectáculo do Mundo” e como estavam desejosos de o poder fazer em breve a todos os portugueses. Terminou apresentando monsenhor Lopes da Cruz, presidente da Assembleia Geral da RTP e director da sua accionista, a Rádio Renascença, que proferiu uma declaração – espécie de “artigo de fundo” da primeira página que se estava a abrir para o público-espectador. Palavras finais: “Como portugueses, felicitamo-nos mutuamente pelo grande acontecimento deste dia: a inauguração de sessões regulares, embora experimentais, de Televisão em Lisboa. Outras nações começaram mais cedo. É porém incontestável que estamos a andar mais depressa e melhor do que muitas delas. Demo-nos parabéns uns aos outros e cooperemos todos para que o difícil empreendimento seja coroado de pleno êxito. Trata-se da Televisão Portuguesa, isto é, para Portugal e digna de Portugal – digna da nossa história, do nosso patriotismo, das nossas tradições e das nossas crenças, instrumento e alavanca da elevação cultural, artística e espiritual da boa gente lusitana.”

A programação dessa noite segundo o Diário de Lisboa:
spacer.png

Pode-se dizer que o primeiro programa da RTP após a apresentação foi o tal documentário Tesouros da Ourivesaria Portuguesa, seguido da Revista Desportiva com a entrevista ao vencedor da Volta a Portugal (que tinha terminado a 15 de Agosto). Filmado no ano anterior, Lisboa - Pequena Biografia duma Capital foi o primeiro documentário nacional a cores (obviamente exibido a preto e branco).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, miguelalex23 disse:

O programa não se chamava Nervos, leste mal no livro dos 50 anos da RTP. Não creio que tenha tido qualquer título, foi um momento de apresentação e discursos. Citando:

A programação dessa noite segundo o Diário de Lisboa:
spacer.png

Pode-se dizer que o primeiro programa da RTP após a apresentação foi o tal documentário Tesouros da Ourivesaria Portuguesa, seguido da Revista Desportiva com a entrevista ao vencedor da Volta a Portugal (que tinha terminado a 15 de Agosto). Filmado no ano anterior, Lisboa - Pequena Biografia duma Capital foi o primeiro documentário nacional a cores (obviamente exibido a preto e branco).

O alinhamento desta mesma edição:

https://museu.rtp.pt/exposicoes-temporarias/3/uma-televisao-com-historia/110/alinhamento-da-primeira-emissao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De acordo com o Quim Barreiros (A Nossa Tarde de quinta-feira), no início dos anos 80 havia um programa na RTP chamado Canal 3, 3 por causa dos apresentadores.

Acho que ele esteve a fazer confusão com o Foguete, de 1983, mas os mesmos profissionais estavam naquele programa que o próprio mencionou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

De acordo com o Quim Barreiros (A Nossa Tarde de quinta-feira), no início dos anos 80 havia um programa na RTP chamado Canal 3, 3 por causa dos apresentadores.

Acho que ele esteve a fazer confusão com o Foguete, de 1983, mas os mesmos profissionais estavam naquele programa que o próprio mencionou.

E se não me foge a memória, o Herman disse que o primeiro nome pretendido para "O Tal Canal" era "Terceiro Canal", mas já tinha sido registado esse nome para um programa que nunca chegou a sair do papel.

Mas de facto houve programas da RTP completamente diferentes um do outro mas com o mesmo nome. Por exemplo, "A Semana que Vem" foi tanto o nome de um programa do estilo Cartaz TV em 1983-84 como um programa de informação que fazia a prévia para a semana seguinte, apresentado pelo Mário Zambujal, no ano seguinte.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emissão do Canal 1 no dia 2 de Julho de 1993 - incluindo o "Telejornal" desse dia (com intervalos antes, durante e após) + intervalos durante e após mais um episódio da telenovela "Pedra sobre pedra" + intervalo antes de mais um episódio da série "Marina, Marina", assim como os primeiros minutos da mesma:

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na RTP Arquivos

Jogos-I-1.png?crop=top&fit=crop&h=286&ix
Jogos D'Água: Água É Vida (1989), na Praia das Maçãs com apresentação de Luís Arriaga e Júlia Pinheiro e actuações dos Ban e de Rão Kyao. As equipas participantes eram de seis freguesias do concelho de Sintra: Sintra, Santa Maria, São Martinho, Terrugem, Colares e São João das Lampas.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/jogos-d-agua-89-agua-e-vida-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/jogos-d-agua-89-agua-e-vida-parte-ii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/jogos-d-agua-89-agua-e-vida-parte-iii/

Golo-IV.png?crop=top&fit=crop&h=286&ixli

Uma edição de "Golo! Golo! Golo!" (1-11-1995) com Luís Manuel, então guarda-redes do Sp. Espinho e Jaime Pacheco.

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/golo-golo-golo-parte-i-2/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/golo-golo-golo-parte-ii-2/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/golo-golo-golo-parte-iii/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/golo-golo-golo-parte-iv/

27-Festival-I.png?crop=top&fit=crop&h=28
27.º Festival da Canção Infantil da Madeira (2008)

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/27o-festival-da-cancao-infantil-da-madeira-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/27o-festival-da-cancao-infantil-da-madeira-parte-ii/


28-Festival.png?crop=top&fit=crop&h=286&

Mais a edição do ano seguinte (2009)
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/28o-festival-da-cancao-infantil-da-madeira-parte-i/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/28o-festival-da-cancao-infantil-da-madeira-parte-ii/

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...