Jump to content
Eurovisão 2024: Escolhe os 10 finalistas da Semifinal 2 ×

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 11 minutos, LAboy 456 disse:

Vendo outra vez o de 2011... e especialmente a parte dos resultados e após essa parte

...faz-me desejar ques estes tempos sombríos do FC não voltem tão depressa

Também estive a ver a parte das votações.

O júri a colocar no fundo da tabela as canções mais animadas. :mosking: Os risos quando a porta-voz de Coimbra referiu que um dos membros do júri era mediador de seguros. 

Salva-se a apresentação da Sílvia Alberto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois momentos de emissão na RTP 1 - ambos a uma Quarta-Feira. E ambos durante a exibição de um filme na rúbrica "Lotação esgotada"

20 de Julho de 1988, "O fabricante de ídolos" (1980) - publicade após o ínicio do mesmo:

19 de Outubro de 1988, "O síndroma da China" (1979) - continuidade em jeito de introdução ao filme por Fátima Medina antes do filme (que ainda era precedido por uma curta metragem de animação):

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Momentos de publicidade no dia 11 de Abril de 1991

Dois excerptos de publicidade no Canal 1 durante e após mais um episódio da telenovela "Tieta":

E publicidade após mais um episódio de "Eternos novatos" e antes de mais um episódio de "Twin Peaks":

 

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 12/02/2024 at 17:13, AndreRob disse:

Remasterizar 180 capitulos é um custo bem alto, sobretudo porque falamos de dezenas de novelas... lembro-me da rtp ter mandado remasterizar algumas novelas do SBT que exibiu porque a qualidade era muito fraca e falamos dos anos 90... imagina recuperar material dos anos 70 e 80.

Mas sim esse devia ser uma tarefa para ser feita ao longo do tempo...

 

Não sabia que a RTP tinha mandado remasterizar novelas do SBT. Sabes se ela fez isso com "O Direito de Nascer"? É que eu lembro dessa novela dar na RTP e até parecia ser boa, mas tinha uma qualidade de imagem e sobretudo de som terríveis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, srcbica disse:

Não sabia que a RTP tinha mandado remasterizar novelas do SBT. Sabes se ela fez isso com "O Direito de Nascer"? É que eu lembro dessa novela dar na RTP e até parecia ser boa, mas tinha uma qualidade de imagem e sobretudo de som terríveis!

Penso que foi Os Ossos do Barão e Sangue do Meu Sangue... Talvez o Direito de Nascer também tenha sido.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além da RTP Arquivos, a maior parte das finais do Festival da Canção estão disponíveis na RTP Play (secção Palco)

https://www.rtp.pt/play/palco/colecao/festivaldacancao60anos

De momento não estão incluídas as edições de 1966, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1977, 1981 e 2001 nem as selectivas de 2003 e 2004.  

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, FraisesSucrées disse:

Além da RTP Arquivos, a maior parte das finais do Festival da Canção estão disponíveis na RTP Play (secção Palco)

https://www.rtp.pt/play/palco/colecao/festivaldacancao60anos

De momento não estão incluídas as edições de 1966, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1977, 1981 e 2001 nem as selectivas de 2003 e 2004.  

De referir que na secção de 1976 na secção Palco do RTP Play...:

https://www.rtp.pt/play/palco/p12929/e746271/festival-da-cancao-1976

...em vez de terem posto a 1ª parte do de 1976, eles puseram a cópia em telegravação por pelicula das actuações das canções participantes do FC 1972 (a que muitas vezes foi transmitida na RTP Memória)

------------------------------------------------------

É curioso que eles ainda não tenham posto a Final de 2001 - ela está praticamente completa no site de arquivos da RTP

Editado por LAboy 456
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalos no Canal 1 durante o especial "Crime na Pensão Estrelinha" e a exibição do filme "O caça-policias 2" (1987) - isto no último dia de 1990 (31 de Dezembro):

E o final de emissão após o filme:

Locutora de continuidade nesse dia: Ana Maria Cordeiro

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, LAboy 456 disse:

Intervalos no Canal 1 durante o especial "Crime na Pensão Estrelinha" e a exibição do filme "O caça-policias 2" (1987) - isto no último dia de 1990 (31 de Dezembro):

E o final de emissão após o programa:

Locutora de continuidade nesse dia: Ana Maria Cordeiro

Gosto do detalhe de das bolas de Natal terem a esfera armilar do logo do Canal 1.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que a Maria Leal tem em comum com o Vitinho?

Sei que já se falou sobre a mãe da Maria Leal, Maria Helena d'Eça Leal, há alguns anos neste mesmo tópico. Segundo o Brinca Brincando, no primeiro Vitinho, a mãe que se ouve no fim tem a voz dela, cabe ressaltar que ela era uma das principais locutoras portuguesas da época, principalmente na rádio.

Já não me lembro do trabalho onde se mencionou tal ligação familiar, mas ela (Maria Helena) tinha muitos trabalhos na época entre rádio, discos e televisão, sobretudo estes primeiros dois. A filha só entrou para a fama em 2016, já sabem porquê.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

O que é que a Maria Leal tem em comum com o Vitinho?

Sei que já se falou sobre a mãe da Maria Leal, Maria Helena d'Eça Leal, há alguns anos neste mesmo tópico. Segundo o Brinca Brincando, no primeiro Vitinho, a mãe que se ouve no fim tem a voz dela, cabe ressaltar que ela era uma das principais locutoras portuguesas da época, principalmente na rádio.

Já não me lembro do trabalho onde se mencionou tal ligação familiar, mas ela (Maria Helena) tinha muitos trabalhos na época entre rádio, discos e televisão, sobretudo estes primeiros dois. A filha só entrou para a fama em 2016, já sabem porquê.

Não é mãe dessa Maria Leal nem nada que se pareça. O apelido Leal vem da relação (atribulada) que teve com o filho adoptivo do famoso artista plástico Paulo Guilherme Eça Leal, que era sobrinho da Maria Helena d'Eça Leal.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, AG. said:

Não é mãe dessa Maria Leal nem nada que se pareça. O apelido Leal vem da relação (atribulada) que teve com o filho adoptivo do famoso artista plástico Paulo Guilherme Eça Leal, que era sobrinho da Maria Helena d'Eça Leal.

A mãe do ex-namorado, Francisco D'Eça Leal,  também é conhecida, ou era conhecida. É nada mais nada menos que Júlia Correia Lagos, que participou em A Banqueira do Povo, interpretando Rosário. 

https://sicnoticias.pt/programas/vidas-suspensas/2018-10-19-Mae-de-Francisco-Nao-encontrei-razoes-para-interditar-o-meu-filho-0d420545 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/11/2023 at 00:54, FraisesSucrées disse:

Algo que eu há muitos anos rogava aos deuses da internet finalmente surgiu. Um seguidor do Facebook da Enciclopédia de Cromos enviou-me uma lista (incompleta, porém bem abrangente) dos filmes exibidos na "Sessão da Noite" da RTP1 (de Setembro de 1990 a Abril de 1994)!

https://enciclopediadecromos.blogspot.com/2023/11/sessao-da-noite-1990-1994.html

On 11/11/2023 at 13:31, Vascof2001 disse:

Tirei fotos do Anuário RTP 1990 há mais de um ano, o que dá para completar a lista de filmes de 1990:

7/12/1990 - No limiar da realidade (The Twilight Zone)

14/12/1990 - Um Lugar no Coração (Places in the Heart)

21/12/1990 - Três Homens e um Bebé (Three men and a Baby)

28/12/1990 - A Boneca Mecânica (Cherry 2000)

O Regresso ao Futuro foi exibido no dia de Natal de 1990, sem estar inserido em qualquer das sessões da RTP1.

Ora viva.
Fui eu que fiz essa lista, cruzando informação da Comarca de Arganil, ABC Sevilha e Diario de Noticas da Madeira graças aqui ao forum por me terem ensinado a consultar essas fontes. Quem me dera arranjar mais fontes! Porque essas são muito pouco fiaveis.

Vascof2001, eu ando há anos a tentar encontrar quando é que o "Regresso ao Futuro" deu na RTP, porque eu tenho uma memoria de ter dado de facto num dia de feriado importante. Tu confirmas que passou no dia 25 à noite? Ou foi no dia 24 à noite? A Comarca de Arganil não tem programação desses dias, pelo que não sei se a RTP1 transmitiu filmes no dia 24 ou 25 à noite.
No dia 25 à tarde deu o "Fievel". E ja agora sabes que filme deu na Lotação Esgotada de dia 26/12/90?
Ja no dia 31/12/90 às 00:30 depois do espcial de fim de ano (Herman - Crime na Pensão Estrelinha) deu "Beverly Hills Cop II", pelo que consegui apurar ontem mesmo graças ao Youtube! Ja o 1o "Beverly Hills Cop" tinha dado na tarde a 3a feira de Carnaval de 1990, ou seja 27/02/90. Eu lembrava-me de o ter visto, e temos o Diario de Lisboa que cobre essa altura, e assim o confirma.

Outro filme que também me lembro de ver num feriado importante, à noite, foi o "Crocodilo Dundee 2". Ontem pelo que consegui apurar deu no final de 1991, mas não sei em que dia ao certo. Penso que foi a 31/12/1991 em "Sessão Especial". Alguém me sabe confirmar?
Acho que na tarde dum desses dias deu também o filme "Beat Street", em pt: "A Loucura do Ritmo", no espaço "Primeira Matinée". Talvez dia 24/12/91.
Dia 25/12/91 de acordo com uns videos da Maquina do Tempo no YT deu o Popeye, era 4a feira portanto dia de "Lotação Esgotada". E no dia 01/01/92 deu talvez o "Cinema Paraiso", portanto também em "Lotação Esgotada". Mas não tenho a certeza.

Ja agora essas fotos do Anuario da RTP, não seria eventualmente possivel partilhar? Também tens doutros anos? Encontraste isso nalguma biblioteca municipal?

Editado por Chicória
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Chicória disse:

Ora viva.
Fui eu que fiz essa lista, cruzando informação da Comarca de Arganil, ABC Sevilha e Diario de Noticas da Madeira graças aqui ao forum por me terem ensinado a consultar essas fontes. Quem me dera arranjar mais fontes! Porque essas são muito pouco fiaveis.

Vascof2001, eu ando há anos a tentar encontrar quando é que o "Regresso ao Futuro" deu na RTP, porque eu tenho uma memoria de ter dado de facto num dia de feriado importante. Tu confirmas que passou no dia 25 à noite? Ou foi no dia 24 à noite? A Comarca de Arganil não tem programação desses dias, pelo que não sei se a RTP1 transmitiu filmes no dia 24 ou 25 à noite.
No dia 25 à tarde deu o "Fievel". E ja agora sabes que filme deu na Lotação Esgotada de dia 26/12/90?
Ja no dia 31/12/90 às 00:30 depois do espcial de fim de ano (Herman - Crime na Pensão Estrelinha) deu "Beverly Hills Cop II", pelo que consegui apurar ontem mesmo graças ao Youtube! Ja o 1o "Beverly Hills Cop" tinha dado na tarde a 3a feira de Carnaval de 1990, ou seja 27/02/90. Eu lembrava-me de o ter visto, e temos o Diario de Lisboa que cobre essa altura, e assim o confirma.

Outro filme que também me lembro de ver num feriado importante, à noite, foi o "Crocodilo Dundee 2". Ontem pelo que consegui apurar deu no final de 1991, mas não sei em que dia ao certo. Penso que foi a 31/12/1991 em "Sessão Especial". Alguém me sabe confirmar?
Acho que na tarde dum desses dias deu também o filme "Beat Street", em pt: "A Loucura do Ritmo", no espaço "Primeira Matinée". Talvez dia 24/12/91.
Dia 25/12/91 de acordo com uns videos da Maquina do Tempo no YT deu o Popeye, era 4a feira portanto dia de "Lotação Esgotada". E no dia 01/01/92 deu talvez o "Cinema Paraiso", portanto também em "Lotação Esgotada". Mas não tenho a certeza.

Ja agora essas fotos do Anuario da RTP, não seria eventualmente possivel partilhar? Também tens doutros anos? Encontraste isso nalguma biblioteca municipal?

O Regresso ao Futuro deu na Sessão Especial de 25 de Dezembro de 1990.

Tirei da Biblioteca Municipal do Porto, tem lá os de 1986 até 1990, por isso recomendo-te que mandes mail aos Serviços de Documentação da RTP que eles mandam-te.

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maravilha! Assim sendo isso é uma novidade fantastica.

Voltando ao tema da conversa dos filmes da Sessão da Noite, vi agora este upload do Ricardo Loureiro que menciona que a 28/12/90 o filme foi "Big Business - Cuidado com as Gémeas", mas segundo tu e o tal anuario da RTP, foi antes "A Boneca Mecância"...

Seria facil cruzar o dado com o filme da Primeira Matinée "Planicie Vermelha" do dia seguinte, mas nenhum jornal que eu tenha mencione tal coisa. Ou então com a data de estreia nos cinemas do filme "A Casa da Russia"... mas o imdb n menciona data de estreia em PT!! :/

há 6 minutos, Vascof2001 disse:

Sim, eles têm em pdf, manda mail a pedir e a dizer as razões.

Não é preciso conta nenhuma.

ja agora o mail é arquivo at rtp?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, LAboy 456 disse:

Dois intervalos da RTP 1 durante episódios da telenovela "Amor com amor se paga" - algures entre Setembro e Dezembro de 1989:

 

Por acaso não sabes se ha algum upload com o anuncio do chocolate Raider (antes de se transformar em Twix) com o jingle "dois bons biscoitos crocantes... cobertos de caramelo e chocolate! Raider... satisfaz duas vezes... raaaaaider!" :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Chicória disse:

Por acaso não sabes se ha algum upload com o anuncio do chocolate Raider (antes de se transformar em Twix) com o jingle "dois bons biscoitos crocantes... cobertos de caramelo e chocolate! Raider... satisfaz duas vezes... raaaaaider!" :D

A versão americana que era a que passava cá mas com a musica em portugues

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...