Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

Pode ser que alguém com uma placa gráfica decente arranje o genérico em melhores condições. A captação sonora da câmara do meu Xiaomi não é decente face a uma televisão. Eu julgava que em 1979 já se usava o genérico com o símbolo de 1980 a aparecer letra a letra com cópias azuis a aparecerem por trás, mas estava enganado.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, ATVTQsV disse:

Pode ser que alguém com uma placa gráfica decente arranje o genérico em melhores condições. A captação sonora da câmara do meu Xiaomi não é decente face a uma televisão. Eu julgava que em 1979 já se usava o genérico com o símbolo de 1980 a aparecer letra a letra com cópias azuis a aparecerem por trás, mas estava enganado.

 

  • Obrigado 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LP 98 disse:

Portanto, aqui a maioria acha que este genérico é o que veio a seguir ao Jornal RTP-1? Essa deve ser a única hipótese.

Sim, aliás é bem vintage, imagens da redacção entrecortadas por uma imagem fixa com o nome do noticiário num tipo de letra qualqier e lá está, genérico feito.

Eu gostava era de ver como seria este genérico em pleno século XXI, mas afinal os bielorrussos fizeram algo parecido, se fosse com o mesmo método da RTP em 1979 pareceria algo feito à pressa por um canal de baixíssimo orçamento algures na Europa de Leste ou em África:

 

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

Sim, aliás é bem vintage, imagens da redacção entrecortadas por uma imagem fixa com o nome do noticiário num tipo de letra qualqier e lá está, genérico feito.

Sim, e devem ter considerado esse tão amador que em outubro de 1979 já tinham outro genérico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

Sim, e devem ter considerado esse tão amador que em outubro de 1979 já tinham outro genérico.

Muitos programas da RTP tinham genéricos assim na altura, era barato. Hoje em dia o equivalente seria colocar uns textos num programa tipo Adobe Premiere ou Sony Vegas e pronto, genérico feito. Só não é tão rasca como a Fadinha do Brasil (ver próxima THdS esta semana).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Muitos programas da RTP tinham genéricos assim na altura, era barato. Hoje em dia o equivalente seria colocar uns textos num programa tipo Adobe Premiere ou Sony Vegas e pronto, genérico feito. Só não é tão rasca como a Fadinha do Brasil (ver próxima THdS esta semana).

Pois, mas também não é como se a RTP pudesse auto-criticar-se muito nesse aspeto, tendo em conta o estado dos seus genéricos atuais ? Claro que os meios hoje em dia são completamente diferentes em comparação com 1979, agora que tudo é feito em computadores, mas realmente podiam esforçar-se mais e usarem melhor as ferramentas que têm à mão. O que eu quero dizer é: convenhamos que muitos dos genéricos atuais da RTP são tão preguiçosos quanto esse do TJ de 1979.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, LP 98 said:

Sim, e devem ter considerado esse tão amador que em outubro de 1979 já tinham outro genérico.

Pois, ideia era boa, mostrar todo o trabalho que há por trás de um Telejornal, mas é mal concretizada. Aliás, um genérico do mesmo estilo - o de 1975 - está muito melhor. 
Também me parece que a RTP tinha vontade de mudar de genéricos por tudo e por nada, sobretudo a seguir ao 25 de abril e até ao final dos 80, o que também está relacionado com a instabilidade que existia dentro da própria empresa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rangel disse:

Pois, ideia era boa, mostrar todo o trabalho que há por trás de um Telejornal, mas é mal concretizada. Aliás, um genérico do mesmo estilo - o de 1975 - está muito melhor. 
Também me parece que a RTP tinha vontade de mudar de genéricos por tudo e por nada, sobretudo a seguir ao 25 de abril e até ao final dos 80, o que também está relacionado com a instabilidade que existia dentro da própria empresa.

Devia ser para mostra serviço  ?.

Todos sao melhores pois a pior linha grafica da RTP e Atual. e nao tou exagerar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Dafiel disse:

Devia ser para mostra serviço  ?.

Todos sao melhores pois a pior linha grafica da RTP e Atual. e nao tou exagerar.

Presumo que estejas com saudades daqueles sons magníficos que usavam na RTP Informação na era do Portugal, em que quase parecia que ia aterrar uma nave cheia de ETs.

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Numa das várias partes das Eleições Presidenciais de 1976, destaque para este link:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/presidenciais-76-parte-20/

Este link (vindo do segundo e último dia do "Presidenciais 1976", realizado no dia 28 de Junho de 1976) inclui um final de 1º periodo de emissão (incompleto) dessa altura - a locutora de continuidade nesse dia era a Ana Zanatti

Editado por LAboy 456
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, LAboy 456 disse:

Numa das várias partes das Eleições Presidenciais de 1976, destaque para este link:

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/presidenciais-76-parte-20/

No segundo e último dia de "Presidenciais 76", destaque para um final de 1º periodo de emissão (não completo) dessa altura - a locutora de continuidade nesse dia era a Ana Zanatti

O fim de emissão mais antigo da RTP na internet com indicação de data.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...