Jump to content

Novelas [Tópico Geral]


k3o4

Posts Recomendados

  • Respostas 4,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

  • 2 semanas depois...

Novelas desse género não são bem a minha praia querida @Vitória. Bem sei que a forma de escrever do "mestre" Rui Vilhena se assemelha em muito à escrita do malogrado Gilberto Braga, mas sou fã daquele humor muito "sui geheris" e tão característico das novelas do Rui, sem falar do talento nato que ele tem para criar grandes personagens e boas histórias, com muito romance e algumas reviravoltas alucinantes à mistura.  
'Ninguém como Tu' e 'Tempo de Viver' são os dois grandes clássicos da carreira do Rui Vilhena, embora ache que 'Boogie Oogie' seja a mais "charmosa" e bem conseguida em termos gerais do repertório do autor. 

'O Clone' é para mim a maior obra prima da televisão brasileira. Com um plot aparentemente incongruente e fora do vulgar, a autora conseguiu navegar por narrativas complexas em grande estilo e soube guiar o seu leme com uma mestria incrível, tendo criado aqui alguns dos melhores e mais icónicos personagens de sempre! O casal protagonista e os próprios núcleos muçulmanos transbordavam uma magia que nem dá para descrever em palavras, sendo que a Jade e o Albieri são indiscutivelmente dois dos personagens mais geniais e complexos da história da ficção. Aqui os astros não podiam ter-se alinhado com maior eficácia: a escrita da Glória Perez, a banda sonora extraordinária e a realização magistral do Jayme Monjardim complementam-se nesta que é sem dúvida uma das novelas mais belas e emblemáticas da teledramaturgia falada na língua de Camões. 

Gostei muito de 'Senhora do Destino', mas reconheço que a novela teve os seus defeitos, nomeadamente o facto da história ter chegado a um determinado ponto em que era a Nazaré que basicamente "carregava" aquela gente toda ás costas. Fora isso, não deixa de ser sem dúvida um dos grandes marcos da ficção brasileira. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Maya disse:

Novelas desse género não são bem a minha praia querida @Vitória. Bem sei que a forma de escrever do "mestre" Rui Vilhena se assemelha em muito à escrita do malogrado Gilberto Braga, mas sou fã daquele humor muito "sui geheris" e tão característico das novelas do Rui, sem falar do talento nato que ele tem para criar grandes personagens e boas histórias, com muito romance e algumas reviravoltas alucinantes à mistura.  
'Ninguém como Tu' e 'Tempo de Viver' são os dois grandes clássicos da carreira do Rui Vilhena, embora ache que 'Boogie Oogie' seja a mais "charmosa" e bem conseguida em termos gerais do repertório do autor. 

'O Clone' é para mim a maior obra prima da televisão brasileira. Com um plot aparentemente incongruente e fora do vulgar, a autora conseguiu navegar por narrativas complexas em grande estilo e soube guiar o seu leme com uma mestria incrível, tendo criado aqui alguns dos melhores e mais icónicos personagens de sempre! O casal protagonista e os próprios núcleos muçulmanos transbordavam uma magia que nem dá para descrever em palavras, sendo que a Jade e o Albieri são indiscutivelmente dois dos personagens mais geniais e complexos da história da ficção. Aqui os astros não podiam ter-se alinhado com maior eficácia: a escrita da Glória Perez, a banda sonora extraordinária e a realização magistral do Jayme Monjardim complementam-se nesta que é sem dúvida uma das novelas mais belas e emblemáticas da teledramaturgia falada na língua de Camões. 

Gostei muito de 'Senhora do Destino', mas reconheço que a novela teve os seus defeitos, nomeadamente o facto da história ter chegado a um determinado ponto em que era a Nazaré que basicamente "carregava" aquela gente toda ás costas. Fora isso, não deixa de ser sem dúvida um dos grandes marcos da ficção brasileira. 

O Rui Vilhena é um dos melhores autores, lamento que não tenha sido aproveitado pela Globo. Boogie Oogie não resultou em números, mas é seguramente uma das melhores do autor e do horário das seis. Nestes últimos tempos conheci mais trabalhos do Gilberto Braga e é, com certeza, o melhor autor da teledramaturgia brasileira. As suas novelas são tão bem arquitetadas e escritas. Um mestre, sem dúvida. Por isso considero Vale Tudo a maior obra prima da Globo, embora não integre o meu top 3.

Acredito que O Clone tenha grande qualidade e magia, mas não consegui ser conquistado. Considerei uma novela maçante e sem grandes avanços na história. 

Editado por Vitória
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Dimitri disse:

Porque a novela não tem nada de especial, grande parte do tempo é bastante monótona e até é um pouco parvo mete-la no mesmo rol duma ilha dos amores. 

Pode ser parvo para ti, mas para muitos acredito que não é. 

A novela tem diálogos muito profundos, que apelam aos sentimentos do telespectador. O Tozé foi o único autor a fazer esse tipo de diálogo, daí tu gostares tanto de "Todo o Tempo do Mundo". Ele usa e abusa de diálogos emotivos, fê-los em todas as suas novelas. É claro que a novela não é perfeita, mas não é um poço de "monotonicidade". Infelizmente, a novela teve o azar de perder a sua protagonista e o autor fez de um 8 num 80 para continuar a história. 

Para mim, merece estar no top da ficção nacional. Mas, opiniões são opiniões, cada um com a sua. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, xfinity disse:

Pode ser parvo para ti, mas para muitos acredito que não é. 

A novela tem diálogos muito profundos, que apelam aos sentimentos do telespectador. O Tozé foi o único autor a fazer esse tipo de diálogo, daí tu gostares tanto de "Todo o Tempo do Mundo". Ele usa e abusa de diálogos emotivos, fê-los em todas as suas novelas. É claro que a novela não é perfeita, mas não é um poço de "monotonicidade". Infelizmente, a novela teve o azar de perder a sua protagonista e o autor fez de um 8 num 80 para continuar a história. 

Para mim, merece estar no top da ficção nacional. Mas, opiniões são opiniões, cada um com a sua. 

Cada vez que vejo mais as novelas da tvi menos importância dou a Ninguém Como Tu, eu adorei a novela, mas essa coisa das novelas depois dessa terem sido mais ágeis cada vez discordo mais e isso foi tudo balela que começou a ser repetida pelos Vilhenetes muitas vezes. Queridas Feras nada enfadonha, O Teu Olhar também não é, Tudo por Amor, Coração Malandro são adaptações muito fáceis de ver e que agarram, Mistura Fina... Claro, 2001's e assim, Sonhos Traídos, sim, Olhos de Água tudo bem concordo que hoje em dia para quem vê já não seja tão apelativo.

Porque neste fórum é assim, já se torna um pouco cansativo pessoas que ou só veem praticamente novelas brasileiras, ou foristas que já nem veem novelas a última foi já 8 anos ou mais e já nem veem tv, virem para aqui praticamente todos os meses a dizer sempre o mesmo, que o Rui vilhena é o melhor, antes dele as novelas da TVI eram aborrecidas, que desde há muitos anos nada presta (quando tens Mulheres, Mundo ao Contrário, A Única Mulher que para o bem e para o mal teve uma grande história e investimento, à exceção da 3ª temporada), e depois que Ilha dos Amores é a melhor juntamente com Tempo de Viver. Não é de todo mentira o que estão a dizer, mas é uma forma muito simplista e superficial de ver a nossa ficção, até datada pois já apareceu tanta coisa boa depois.

Sobre A Outra, não há novelas 100% perfeitas mas para ser das melhores, os núcleos tinham que ser todos minimamente bons e há coisas na outra que.... por favor, e mesmo antes da morte da Teresa. A Outra tem uma premissa espetacular, sim, a mulher na identidade nova é ótima mas parece que o Tozé só tinha isso e os outros núcleos ele criou depois em torno disso, o que não é necessariamente mau mas fez com que nenhum núcleo tivesse metade do interesse do principal. Havia algumas coisas boas de vez em quando, a empregada e a relação com a Teresa, o filho que ela queria adotar, algumas cenas da Maria, mas cenas pontuais, no geral era tudo bastante fraco principalmente personagens como da Maria José Paschoal, João Perry grande parte das vezes. Nada igualava o núcleo principal, a mudança entre uma cena muito boa e uma nada a ver era muito brusca, passas duma cena épica da Margarida Marinho para a Marta andrino e o Pedro Carvalho a tomar café a falar sobre nada, coisa tipo ela ter ficado rica com o Euromilhões bla bla bla, os problemas dele com o pai como está farto daquela casa. Mesmo a personagem da Dalila sempre me pareceu muito ambígua, mas não propositadamente, ela parecia-me que era para ser má mas não parecia má o suficiente não sei explicar se foi ela que não soube dar verdade à personagem, e ela foi "amansada" ao longo de tempo ou se foi o Tozé que não soube potencializar a vilã que criou.

Ninguém Como Tu também não está no meu TOP5 embora esteja no TOP10 mas por exemplo esta mantém alguma consistência, todos os núcleos têm mais ou menos o mesmo nível de interesse, claro que o da Luiza tem um pouco mais mas os restantes não estão mal, A Outra tinha uma diferença entre eles abismal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Maya disse:

Novelas desse género não são bem a minha praia querida @Vitória. Bem sei que a forma de escrever do "mestre" Rui Vilhena se assemelha em muito à escrita do malogrado Gilberto Braga, mas sou fã daquele humor muito "sui geheris" e tão característico das novelas do Rui, sem falar do talento nato que ele tem para criar grandes personagens e boas histórias, com muito romance e algumas reviravoltas alucinantes à mistura.  
'Ninguém como Tu' e 'Tempo de Viver' são os dois grandes clássicos da carreira do Rui Vilhena, embora ache que 'Boogie Oogie' seja a mais "charmosa" e bem conseguida em termos gerais do repertório do autor. 

'O Clone' é para mim a maior obra prima da televisão brasileira. Com um plot aparentemente incongruente e fora do vulgar, a autora conseguiu navegar por narrativas complexas em grande estilo e soube guiar o seu leme com uma mestria incrível, tendo criado aqui alguns dos melhores e mais icónicos personagens de sempre! O casal protagonista e os próprios núcleos muçulmanos transbordavam uma magia que nem dá para descrever em palavras, sendo que a Jade e o Albieri são indiscutivelmente dois dos personagens mais geniais e complexos da história da ficção. Aqui os astros não podiam ter-se alinhado com maior eficácia: a escrita da Glória Perez, a banda sonora extraordinária e a realização magistral do Jayme Monjardim complementam-se nesta que é sem dúvida uma das novelas mais belas e emblemáticas da teledramaturgia falada na língua de Camões. 

Gostei muito de 'Senhora do Destino', mas reconheço que a novela teve os seus defeitos, nomeadamente o facto da história ter chegado a um determinado ponto em que era a Nazaré que basicamente "carregava" aquela gente toda ás costas. Fora isso, não deixa de ser sem dúvida um dos grandes marcos da ficção brasileira. 

"sui generis" *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Dimitri disse:

Porque neste fórum é assim, já se torna um pouco cansativo pessoas que ou só veem praticamente novelas brasileiras, ou foristas que já nem veem novelas a última foi já 8 anos ou mais e já nem veem tv, virem para aqui praticamente todos os meses a dizer sempre o mesmo, que o Rui vilhena é o melhor, antes dele as novelas da TVI eram aborrecidas, que desde há muitos anos nada presta (quando tens Mulheres, Mundo ao Contrário, A Única Mulher que para o bem e para o mal teve uma grande história e investimento, à exceção da 3ª temporada), e depois que Ilha dos Amores é a melhor juntamente com Tempo de Viver. Não é de todo mentira o que estão a dizer, mas é uma forma muito simplista e superficial de ver a nossa ficção, até datada pois já apareceu tanta coisa boa depois.

Ok, percebi o teu ponto de vista. Em relação a isso, eu realmente não me sinto "encantado" desde A Outra, mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado da ficção da 4 depois dessa novela. 

Eu gostei dessas que mencionaste, excepto AÚM, "Mulheres" é muito boa e "Mundo ao Contrário" também foi uma novela controversa que mostrou o brilhantismo do João Matos. 

Eu sempre vi ficção brasileira e, "infelizmente", atualmente prefiro-a à nossa ficção nacional. Eu gosto muito de rever os grandes clássicos de ambas as ficções, pois nos dias de hoje a nossa ficção não está nos melhores dias. 

Em relação ao que disseste sobre a era pré-Vilhena, eu concordo. Há novelas muito boas sim, "Jardins Proibidos", "Olhos de Água", "Saber Amar", "Anjo Selvagem" e a própria "Queridas Feras" que tem me surpreendido imenso e tem sido uma ótima companhia no pós-trabalho.  

O que tem de se colocar em causa aqui é que o Vilhena trouxe uma realidade diferente para a ficção portuguesa, os grandes conflitos familiares e o urbanismo excessivo são marcas de qualidade do autor, bem como o seu roteiro recheado de sarcasmos e ironias, coisa que na época não era comum em Portugal. É claro que ele teve as suas inspirações, a "Ninguém Como Tu" tem um núcleo que é totalmente inspirado na "Por Amor" da TV Globo, e a Luíza Albuquerque tinha uns traços da vilã de "Pátria Minha". A "Tempo de Viver" também tem uma história central inspirada na "Vale Tudo".

É um excelente autor dos anos 2000, como tantos outros que marcaram as nossas memórias. 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, xfinity disse:

Eu sempre vi ficção brasileira e, "infelizmente", atualmente prefiro-a à nossa ficção nacional. Eu gosto muito de rever os grandes clássicos de ambas as ficções, pois nos dias de hoje a nossa ficção não está nos melhores dias. 

 

Embora veja menos brasileira, gosto, mas não gosto de comparar as duas pois é injusto para ambos os lados. Há novelas portuguesas melhores que brasileiras? Há, mas na mesma, não é comparável mesmo dentro de Portugal já é injusto e pouco comparável , comparar Sic com Tvi mesmo que Ilha dos Amores seja maravilhosa, e comparar com uma novela mediana brasileira continua a não ser comparável. Porque mesmo que a portuguesa seja melhor, foi feita para outra dimensão, para outro público, orçamentos diferentes, realidades diferentes. Mesmo entre tvi e sic já se nota coisas que se formos a comparar já é injusto porque a sic por exemplo se for a nível de exteriores e investimento em nenhum top10 estava. É preciso pôr as coisas no seu lugar e espaço, Telhados de Vidro o que é que é comparada com uma novela da globo de 1993? Nada, mas para Portugal para o que a rtp fazia , telhados conseguiu ter uma história muito boa e ser bem feita.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Vitória disse:

Acredito que O Clone tenha grande qualidade e magia, mas não consegui ser conquistado. Considerei uma novela maçante e sem grandes avanços na história. 

Não acho nada Vitória. A novela até é bastante dinâmica, com diálogos extraordinariamente bem escritos e acontecimentos muito marcantes. No entanto, sou obrigada a dar-te razão no sentido em que existe efetivamente uma breve fase de "enrola aqui, enrola ali" no núcleo protagonista a meio da história. Contudo a novela continua maravilhosa, e mesmo nessa fase mais "morna" como se costuma dizer, ainda és surpreendido com cenas absolutamente magníficas! O tema da toxicodependência, inserido na história através dos personagens Lobato e Mel, domina quase por completo o último ato da novela e é desenvolvido com uma mestria notável pela autora. A história chega mesmo a um ponto em que a Mel é elevada ao posto de protagonista da novela, protagonizando algumas das cenas mais violentas e emocionalmente impactantes de que há registo. 

'Terra Nostra' é outra novela que amo de paixão e que acompanhei com relativa frequência quando passou recentemente na Globo Portugal. Ainda assim reconheço que, ao contrário de 'O Clone', tem uma trama bastante lenta e há fases em que basicamente nada acontece na história. Claro que não deixa de ser uma das "novelas das oito" que mais me marcou. com uma das histórias de amor mais avassaladoras de sempre e um retrato histórico muito interessante e fiel da imigração italiana no Brasil no início do século XX.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@DimitriEu percebo e concordo com a tua opinião da Outra. É uma novela com uma premissa fabulosa e tem algumas cenas icónicas, como o ataque do leão e mais uma ou outra cena. Pessoalmente também considero uma novela sobrevalorizada, com muitos núcleos chatos e muitas vezes não acontecia nada de especial. É uma novela que vale pelo seu inicio e pela cena final emocionante em que a Teresa aparece à família. De resto o final também deixa a desejar com a saída da Marinho.

  • Gosto 2
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

As Novelas Mais Longas da TVI, segundo os episódios de produção 

  1. Festa é Festa - 781 episódios 
  2. A Única Mulher - 545 episódios 
  3. Anjo Selvagem - 366 episódios 
  4. Remédio Santo - 321 episódios 
  5. Jardins Proibidos 2014 - 308 episódios 
  6. Anjo Meu - 300 episódios 
  7. A Impostora - 300 episódios 
  8. A Herdeira - 289 episódios 
  9. Louco Amor - 271 episódios 
  10. Espírito Indomável - 266 episódios 
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Rui Melo disse:

As Novelas Mais Longas da TVI, segundo os episódios de produção 

  1. Festa é Festa - 781 episódios 
  2. A Única Mulher - 545 episódios 
  3. Anjo Selvagem - 366 episódios 
  4. Remédio Santo - 321 episódios 
  5. Jardins Proibidos 2014 - 308 episódios 
  6. Anjo Meu - 300 episódios 
  7. A Impostora - 300 episódios 
  8. A Herdeira - 289 episódios 
  9. Louco Amor - 271 episódios 
  10. Espírito Indomável - 266 episódios 

Festa é Festa ainda vai passar dos 1000 episódios :triste:

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Rui Melo disse:

As Novelas Mais Longas da TVI, segundo os episódios de produção 

  1. Festa é Festa - 781 episódios 
  2. A Única Mulher - 545 episódios 
  3. Anjo Selvagem - 366 episódios 
  4. Remédio Santo - 321 episódios 
  5. Jardins Proibidos 2014 - 308 episódios 
  6. Anjo Meu - 300 episódios 
  7. A Impostora - 300 episódios 
  8. A Herdeira - 289 episódios 
  9. Louco Amor - 271 episódios 
  10. Espírito Indomável - 266 episódios 

Fef não tem esses eps ainda, só tem 500. Sei que está no site da plural mas não pode ser de todo verdade. Não os vejo a ter uma frente de 200 eps quase 300 :haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...