Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

há 7 minutos, Diogo O. disse:

Nota-se claramente, uma decadência do Marcelo do primeiro para o segundo mandato. O homem está muito mais velho e nota-se cansaço extremo. Os micos que passou este ano são mais do que os que passou nos outros 6 anos de mandato. :cryhappy:Um dos problemas da população envelhecida acaba por ser este: o envelhecimento dos quadros dirigentes. A polémica do Qatar associado à polémica da Igreja... Enfim. 

Mesmo o Costa acaba por estar muito mais desgastado e com a maioria absoluta, o problema torna-se ainda maior. Aquilo que disse do Moedas não ficou nada bem, mesmo. 

O Costa é outro insuportável. Pelo menos aí não tenho nada com que me arrepender, que o meu voto não o teve. :haha: Já o Marcelo é outra história. :haha:

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou orgulhoso de nunca ter votado no Marcelo, eu entendo que seja popular e sei bem as razões porque as pessoas gostam dele, mas para mim é um conservadorzeco debaixo das múltiplas máscaras, que não o diferencia assim tanto de um Cavaco nas suas opiniões e visão política para o país. É muito sonso, como já disseram aqui.

Embora nunca tenha votado PS na vida, já do António Costa acho que é um político profissional de muita qualidade, principalmente entre 2015 e 2018, depois foi sempre a cair, embora seja um bocado bronco, mas mil vezes o António Costa que um Passos Coelho ou um Rui Rio ou agora Luís Montenegro, que no fundo todos sabemos que são a alternativa ao Costa, para não falar do André Ventura, um azeiteiro de primeira.

O problema é continuarmos dependentes da UE em que basicamente não temos soberania para absolutamente nada no nosso país, e também por termos uma oposição fraquíssima à esquerda e à direita, e que deixaram de apresentar alternativas, desistiram de lutar por algo diferente e inovador, simplesmente desistiram do povo e de lutar poe ele, deixando a oposição mais emocional para o Chega que cativam as pessoas pondo pobres contra pobres, achando que a culpa é de minorias pelo estado do nosso país, etc.
Acho que Portugal vai continuar assim uns bons anos - infelizmente, um país resignado, conformado e de baixos salários. :(

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Maria Patiño disse:

Eu estou orgulhoso de nunca ter votado no Marcelo, eu entendo que seja popular e sei bem as razões porque as pessoas gostam dele, mas para mim é um conservadorzeco debaixo das múltiplas máscaras, que não o diferencia assim tanto de um Cavaco nas suas opiniões e visão política para o país. É muito sonso, como já disseram aqui.

Embora nunca tenha votado PS na vida, já do António Costa acho que é um político profissional de muita qualidade, principalmente entre 2015 e 2018, depois foi sempre a cair, embora seja um bocado bronco, mas mil vezes o António Costa que um Passos Coelho ou um Rui Rio ou agora Luís Montenegro, que no fundo todos sabemos que são a alternativa ao Costa, para não falar do André Ventura, um azeiteiro de primeira.

O problema é continuarmos dependentes da UE em que basicamente não temos soberania para absolutamente nada no nosso país, e também por termos uma oposição fraquíssima à esquerda e à direita, e que deixaram de apresentar alternativas, desistiram de lutar por algo diferente e inovador, simplesmente desistiram do povo e de lutar poe ele, deixando a oposição mais emocional para o Chega que cativam as pessoas pondo pobres contra pobres, achando que a culpa é de minorias pelo estado do nosso país, etc.
Acho que Portugal vai continuar assim uns bons anos - infelizmente, um país resignado, conformado e de baixos salários. :(

Acho o Costa péssimo. É um ótimo político, mas no mau sentido, em termos de saber falar e contornar as coisas de forma dissimulada. Nunca teve um voto meu. Já o Marcelo, a última vez votei a contragosto, mas não via nenhuma alternativa. Era isso ou em branco, e lá votei nele.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 2026, vou votar pela primeira vez, penso eu, e sinceramente dos canditados apresentados não me identifico com nenhum. Não gostava de pensar que teríamos, novamente, um General como Presidente da República, mesmo que tenha tido o sucesso da campanha de vacinação, que vale o que vale. O Luís Marques Mendes, talvez seja mesmo o que me identifique mais, embora também não seja o meu político de eleição. O André Ventura jamais teria o meu voto, que horror. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 3 minutos, Pedro M. disse:

Acho o Costa péssimo. É um ótimo político, mas no mau sentido, em termos de saber falar e contornar as coisas de forma dissimulada. Nunca teve um voto meu. Já o Marcelo, a última vez votei a contragosto, mas não via nenhuma alternativa. Era isso ou em branco, e lá votei nele.

O Costa e só o aprendiz do Sócrates, é isso diz tudo sobre esse sujeito.

spacer.png

  • Obrigado 1
  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, D91 disse:

Eu nunca entendi a popularidade do Marcelo. Eu sempre o achei um sonso. Felizmente a popularidade e a máscara já caíram e o povão já percebeu quem ele é. 

^Isto. Eu nunca votei no Marcelo, nem em 2016, nem em 2021, porque o achei um demagogo pateta. Aliás, um presidente conseguir a re-eleição sem campanha e sem apresentar qualquer tipo de proposta ou programa diz muito do ridículo espectáculo que os OCS fizeram dele desde 2000 até ao final do seu primeiro mandato como PR e de quem decidiu ir atrás. O Marcelo era uma anedota política no anos 90, que com o brilho do comentário político nos anos 2000 na TVI e na RTP1 limpou a sua imagem patética e passou a ser acarinhado. O problema é que sempre foi tudo imagem, porque ele nunca deixou de ser uma anedota política, mesmo no primeiro mandato como PR.

há 14 minutos, Rolisus disse:

 

O Costa e só o aprendiz do Sócrates, é isso diz tudo sobre esse sujeito.

spacer.png

Aponta-me um caso de corrupção em que ele esteja envolvido. Ladrão, Criminoso? Andas a cheirar a farinha do Chega?

Eu não gosto do António Costa e sempre o achei alguém mais interessado em fazer crescer a sua carreira política que outra coisa, mas essa imagem é só um absurdo, ainda por cima retirada do sítio onde foi retirada.

Editado por JDaman
  • Gosto 3
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Rolisus disse:

 

O Costa e só o aprendiz do Sócrates, é isso diz tudo sobre esse sujeito.

spacer.png

Chamar corrupto, criminoso e ladrao a alguém sem ter provas nenhumas é duma leviandade extrema. Podes estar de acordo ou ñ com as políticas dele, mas que roubou ele? Podes dizer? Além de que essa página (direita política) que postou isto sao uns fanfarroes chegófilos populistas.

  • Gosto 4
  • Obrigado 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, Diogo O. disse:

Em 2026, vou votar pela primeira vez, penso eu, e sinceramente dos canditados apresentados não me identifico com nenhum. Não gostava de pensar que teríamos, novamente, um General como Presidente da República, mesmo que tenha tido o sucesso da campanha de vacinação, que vale o que vale. O Luís Marques Mendes, talvez seja mesmo o que me identifique mais, embora também não seja o meu político de eleição. O André Ventura jamais teria o meu voto, que horror. 

Eu gostava de ver o Passos Coelho, mas ele não se deve candidatar. 

O Gouveia e Melo nem pensar, ia ser outro Marselfie, espero que nem se candidate.

O Paulo Portas podia ser interessante, mas não sei até que ponto ele estará interessado nisso.

O Marques Mendes podia ser uma boa opção, dentro dos possíveis candidatos. 

Gostava de ver alguém mais fora da caixa mas com perfil para PR, mas não estou a ver quem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, D91 disse:

Eu gostava de ver o Passos Coelho, mas ele não se deve candidatar. 

O Gouveia e Melo nem pensar, ia ser outro Marselfie, espero que nem se candidate.

O Paulo Portas podia ser interessante, mas não sei até que ponto ele estará interessado nisso.

O Marques Mendes podia ser uma boa opção, dentro dos possíveis candidatos. 

Gostava de ver alguém mais fora da caixa mas com perfil para PR, mas não estou a ver quem...

Ainda estamos no final de 2022, só para o Inicio de 2025 e que se iria iniciar o processo das presidências de 2026.

há 20 minutos, JDaman disse:

^Isto. Eu nunca votei no Marcelo, nem em 2016, nem em 2021, porque o achei um demagogo pateta. Aliás, um presidente conseguir a re-eleição sem campanha e sem apresentar qualquer tipo de proposta ou programa diz muito do ridículo espectáculo que os OCS fizeram dele desde 2000 até ao final do seu primeiro mandato como PR e de quem decidiu ir atrás. O Marcelo era uma anedota política no anos 90, que com o brilho do comentário político nos anos 2000 na TVI e na RTP1 limpou a sua imagem patética e passou a ser acarinhado. O problema é que sempre foi tudo imagem, porque ele nunca deixou de ser uma anedota política, mesmo no primeiro mandato como PR.

Aponta-me um caso de corrupção em que ele esteja envolvido. Ladrão, Criminoso? Andas a cheirar a farinha do Chega?

Eu não gosto do António Costa e sempre o achei alguém mais interessado em fazer crescer a sua carreira política que outra coisa, mas essa imagem é só um absurdo, ainda por cima retirada do sítio onde foi retirada.

Supostamente consegui meter-se no processo Casa Pia e safar alguns "PS" da condenação enquanto era ministro da justiça, ou o golpe de estado que fez em 2015 a partir daqui a justiça nunca mais funcionou, por exemplo para ajudar o seu aprendiz "José Socrates" e restantes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Rolisus disse:

Ainda estamos no final de 2022, só para o Inicio de 2025 e que se iria iniciar o processo das presidências de 2026.

Sim claro, ainda é cedo. É só especulação. Mas vai ser interessante acompanhar as candidaturas para próximo PR.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Rolisus disse:

Supostamente consegui meter-se no processo Casa Pia e safar alguns "PS" da condenação enquanto era ministro da justiça, ou o golpe de estado que fez em 2015 a partir daqui a justiça nunca mais funcionou, por exemplo para ajudar o seu aprendiz "José Socrates" e restantes.

Além de seres um demagogo o que dizes ñ bate a bota com a perdigota. Costa foi ministro da justiça no governo do Guterres e o escândalo casa pia estourou no governo do Durao. Como é que ele ia safar? E depois estás a dizer que ñ há separaçao entre governo e justiça? 20 anos depois gostava que me explicassem como é que certa gente do PS foi metida no caso casa pia sem haver provas nenhumas e o único que foi preso recebeu uma indemnizaçao do estado depois de ter recorrido ao tribunal europeu. Ah claro... mas o Costa também manda na Europa!:xmas_riso:

E o tal "golpe de estado" a que te referes? Viste tanques a passear na rua? Deve ter sido por isso que o Sócrates nem foi acusado no mandato dele. Opah a sério se queres ser demagogo e populista ao menos devias informar-te mais para o teu discurso fazer um mínimo de sentido (isto para quem o quiser comprar...)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Rolisus disse:

Supostamente consegui meter-se no processo Casa Pia e safar alguns "PS" da condenação enquanto era ministro da justiça, ou o golpe de estado que fez em 2015 a partir daqui a justiça nunca mais funcionou, por exemplo para ajudar o seu aprendiz "José Socrates" e restantes.

Li isto e cresceu-me um nódulo no pescoço de tamanha irritação acumulada.

Primeiro, como o @thass_hot disse, o escândalo "Casa Pia" arrebentou durante o governo do Durão e o único que foi realmente preso acabou a ter que recorrer à instâncias europeias que obrigaram o estado português a compensá-lo. Isto para não falar da constante perseguição a figuras do PS na altura.

Segundo: golpe de estado? lol O que aconteceu em 2015 é algo perfeitamente legítimo e inscrito na nossa Constituição. Segundo a Constituição, as Legislativas elegem os deputados para a Assembleia da República e olhando para os resultados o PR deve indicar uma pessoa para PM e esta formar governo, o que aconteceu. O Cavaco, contudo, ignorou que aritmeticamente o PS (que demonstrou publicamente querer iniciar uma solução de governação que envolvesse apoio do BE e da CDU) conseguia ter mais deputados que o PSD na AR e preferiu, por birra política, nomear Passos Coelho quando havia claras indicações de que um governo nomeado por Passos iria logo cair com uma moção de censura na primeira semana. Pasme-se, foi o que aconteceu e Cavaco, amuado, viu-se obrigado a nomear António Costa para PM, continuando sempre a mandar indirectas para o mesmo e para o governo PS da altura. Não houve golpe de estado nenhum. Apenas uso de mecanismos perfeitamente inscritos na nossa Constituição. Se houve alguém que esteve mal aqui foram Cavaco Silva (que ignorou, por birra política, todos os sinais que indicariam a queda de um governo Passos em pouco tempo) e todos os envolvidos naquele governo de Passos Coelho, que antes das eleições e mesmo depois desataram-se a iniciar processos de concessão e privatização de certos organismos públicos, de forma a evitar que a reversão dessas privatizações fosse possível. (Nesse aspecto, o governo de António Costa esteve muito bem, findou com os acordos de concessão assinados à pressa e cedeu o controlo dos transportes públicos a quem os podia gerir melhor tendo em conta as suas realidades: os municípios de Lisboa e Porto.)

Editado por JDaman
  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Maria Patiño said:

O problema é continuarmos dependentes da UE em que basicamente não temos soberania para absolutamente nada no nosso país,

A UE não só não põem em causa a soberania, como permite que este país ainda seja funcionável porque sem o dinheiro dos fundos europeus, que já são mal geridos mas isso é outra conversa, onde é que Portugal já tinha ido, seja economicamente, seja financeiramente e arrisco a dizer mesmo politicamente. A entrada na CEE, posteriormente denominada UE, é crucial na História deste país no pós-25 de abril, com as suas boas e más consequências. 

Quanto à questão do Costa/Marcelo, não há muito a fazer. Dissolveu-se o parlamento, foi-se a eleições há um ano e a escolha dos portugueses foi bastante clara, já com provas dadas do que aí vinha, já tinham sido 6 anos de um pequeno forrobodó com o apoio da esquerda parlamentar que começou a sacudir a água do capote no orçamento de Estado de 2019, lembrar o voto contra do BE na altura. Agora é que se adensou esse forrobodó porque o PS se sente à vontade e não . A sorte do PS é que o PSD está bastante morto, a esquerda portuguesa "tradicional" tem muito pouco a oferecer - e se continuar com a mesma estratégia e o mesmo discurso arrisca-se a acabar como o PSD - e partidos como o Livre e a IL ainda não estão bastante maduros para assumir o poder, nem têm estruturas, para já, para tal. Depois há uns que já não dão para a caixa como o CDS ou PAN, sendo que este último também já podia começar a decidir-se se quer ser um partido ambientalista a sério ou o partido das mezinhas :read: 

No entanto, eu vejo o Costa num futuro próximo a demitir-se, principalmente, quando começar a ver as coisas a não correr bem para o lado dele, resta saber se vai passar o testemunho ao inarrável Pedro Nuno Santos ou se vai aparecer entretanto alguém. Quanto ao Marcelo, vai acabar o mandato completamente no charco, o homem já não está bem e conseguiu a proeza de ser ainda pior que o Cavaco, algo que nunca esperaria dizer. No entanto, não se avizinha algo muito bom para as Presidenciais de 2026, qualquer um dos nomes que lançam é de meter medo ao susto. Ainda vai acabar toda a gente a votar na Cristina porque ainda vai ser o melhor nome :clap: q

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Fernando disse:

A UE não só não põem em causa a soberania, como permite que este país ainda seja funcionável porque sem o dinheiro dos fundos europeus, que já são mal geridos mas isso é outra conversa, onde é que Portugal já tinha ido, seja economicamente, seja financeiramente e arrisco a dizer mesmo politicamente. A entrada na CEE, posteriormente denominada UE, é crucial na História deste país no pós-25 de abril, com as suas boas e más consequências. 

Quanto à questão do Costa/Marcelo, não há muito a fazer. Dissolveu-se o parlamento, foi-se a eleições há um ano e a escolha dos portugueses foi bastante clara, já com provas dadas do que aí vinha, já tinham sido 6 anos de um pequeno forrobodó com o apoio da esquerda parlamentar que começou a sacudir a água do capote no orçamento de Estado de 2019, lembrar o voto contra do BE na altura. Agora é que se adensou esse forrobodó porque o PS se sente à vontade e não . A sorte do PS é que o PSD está bastante morto, a esquerda portuguesa "tradicional" tem muito pouco a oferecer - e se continuar com a mesma estratégia e o mesmo discurso arrisca-se a acabar como o PSD - e partidos como o Livre e a IL ainda não estão bastante maduros para assumir o poder, nem têm estruturas, para já, para tal. Depois há uns que já não dão para a caixa como o CDS ou PAN, sendo que este último também já podia começar a decidir-se se quer ser um partido ambientalista a sério ou o partido das mezinhas :read: 

No entanto, eu vejo o Costa num futuro próximo a demitir-se, principalmente, quando começar a ver as coisas a não correr bem para o lado dele, resta saber se vai passar o testemunho ao inarrável Pedro Nuno Santos ou se vai aparecer entretanto alguém. Quanto ao Marcelo, vai acabar o mandato completamente no charco, o homem já não está bem e conseguiu a proeza de ser ainda pior que o Cavaco, algo que nunca esperaria dizer. No entanto, não se avizinha algo muito bom para as Presidenciais de 2026, qualquer um dos nomes que lançam é de meter medo ao susto. Ainda vai acabar toda a gente a votar na Cristina porque ainda vai ser o melhor nome :clap: q

Eu diria que temos mais vantagens neste momento em estarmos na UE que desvantagens, mesmo não olhando para o contexto histórico da nossa presença na UE. Devíamos era ter uma política económica mais arrojada, mas que também não jogasse ao "race-to-the-bottom" (que era basicamente o que era pretendido no primeiro governo de Passos Coelho).

Quanto ao PAN, está condenado a ser o partido das mezinhas. Quando começas a conhecer algumas das figuras que estão dentro do partido, o que defendem (ou nem sabem o que estão a defender...), dá para ver que é um partido meme são qualquer tipo de solução para os problemas que são a sua bandeira política. Aliás, termos partidos que querem promover políticas verdes, mas depois ignoram e demonizam o nuclear e os OGM e ainda promovem práticas "médicas" que levam à extinção de espécies animais é só ridículo. São os Marcelos da ecologia.

Editado por JDaman
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo defender muito os lados até porque não ligo a política mas a bem dizer o Costa não tem tido uma vida de primeiro ministro descansado, os incêndios de 2017, a pandemia de 2020 e a guerra de 2022. Apanhou 3 acontecimentos que foram um rombo para todos nós, ele tem governado basicamente 90% a resolver problemas sociais e económicos ligados a estes eventos 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é certa, a crise no governo do Santana Lopes ao lado deste foi uma brincadeira de meninos e acabou como acabou...
E para os tantos que massacravam o Rui Rio, o Passos Coelho 2.0 ainda não se pronunciou sobre isto e deixa ser o Venturita o primeiro a reagir... Isto está bonito.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk











Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, canal5 disse:

Uma coisa é certa, a crise no governo do Santana Lopes ao lado deste foi uma brincadeira de meninos e acabou como acabou...
E para os tantos que massacravam o Rui Rio, o Passos Coelho 2.0 ainda não se pronunciou sobre isto e deixa ser o Venturita o primeiro a reagir... Isto está bonito.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk










 

Nao exageremos, o governo do Santana Lopes nem meio ano durou...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, canal5 disse:

Pois não, nem teve tempo sequer de resolver essa crise...

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk
 

Resolver qual crise? Só se fosse as que o próprio criou. Paulo Portas que soube no dia da tomada de posse que ia ser ministro do mar (a cara dele quando o Jorge Sampaio diz "ministro do mar" é um poema), caos na colocaçao dos professores (as aulas começaram quase em outubro), ministro que manda calar o Marcelo quando era comentador na TVI... se isto ñ te chega.

Editado por thass_hot
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, thass_hot disse:

Resolver qual crise? Só se fosse as que o próprio criou. Paulo Portas que soube no dia da tomada de posse que ia ser ministro do mar (a cara dele quando o Jorge Sampaio diz "ministro do mar" é um poema), caos na colocaçao dos professores (as aulas começaram quase em outubro), ministro que manda calar o Marcelo quando era comentador na TVI... se isto ñ te chega.

E 10 demissões em 8 meses não te chega?

Editado por canal5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes esquemas e compadrios acontecem seja quem for que esteja no poder, embora exista mais fugas de informação quando estão uns do que quando estão outros. Eu gostava de ter visto como o Passos Coelho teria lidado com incêndios, pandemias e afins, limitou-se a escudar-se na troika e a mandar os descontentes emigrar. Eu sinceramente acho que o PS é o menos mau dos partidos políticos atuais, mas isso não significa que devamos deixar passar estas situações. Somos um país com elevada distância ao poder, achamos que podem tudo, e muito falamos, mas nada fazemos. Até quando vão existir ordenados e indemnizações deste género e tantas pessoas com dificuldades para fazer face às despesas? Sinceramente acho que este governo vai cair, mas mais do que uma intervenção do PR é necessária uma intervenção do povo, manifestações e protestos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enfim, o governo não vai abaixo porque tem maioria absoluta, o de Passos que colocou 1 milhão de pessoas na rua a exigir a demissão não conseguiu sequer. Os sindicatos e os partidos de esquerda estão completamente amorfos, isto é absolutamente ridículo. Um governo que parece uma casa de big brother, com polémicas constantes e saídas e desistências/demissões, enfim. Depois querem que as pessoas acreditem nos partidos políticos e que votem... Que grande credibilidade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...